Iniciar sessão ou registar-se
    • north
    • 24 fevereiro 2024

     # 1

    Boa tarde,
    Acontece a alguém que tenha instalado um sistema de 6 fotovoltaicos, com um inversor solax X1, em dias de nevoeiro ou nuvens mais fortes quando está a arrancar pela manhã deita o diferencial do quadro elétrico abaixo, por mais que insista assim que tenta arrancar desliga o diferencial.
    Tenho de desligar os fotovoltaicos/inversor paravconseguir ter luz em casa.
    Posso colocar um vídeo com o que acontece.
    Passado meia hora, se o sol já estiver mais alto e já houver mais luminosidade deixa de acontecer.
    Se alguém tiver uma ideia seria util.
    Obrigado.
    North
    • hangas
    • 24 fevereiro 2024 editado

     # 2

    Colocado por: northAcontece a alguém que tenha instalado um sistema d



    Deve acontecer a toda a gente que não tenha instalado as proteções adequadas e/ou ligado o inversor de forma correcta.
    O inversor está ligado imediatamente a seguir ao corte geral (não diferencial) e protegido por um diferencial de classe A?
    O que diz o seu instalador?
    Concordam com este comentário: fpacardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: north
    • north
    • 25 fevereiro 2024

     # 3

    Olá hangas,
    Efetivamente não está ligado da forma que dizes, aliás está ligado bastante longe do corte geral.... quanto a "diferencial de classe A", não tenho a certeza até porque não domino muito a materia.
    A dificuldade com o instalador (não vou dizer nomes aqui porque é uma "grande" empresa nacional e poderia sofrer represálias) querem 250€ apenas para deslocação ao local da instalação!!!
    Já está instalado há 2 anos, há cerca de 1 ano que acontece isto, no inicio andei à luta com a E-redes porque acho que me entra tensão elevada em casa (praticamente senmpre perto dos 245/250V) efetuaram medições dizemque está ni limite do aceitavél (10% acima dos 230 - 256V) e que não alteram nada.
    Estava por aqui a ver se alguém com problema identico tinha solucionado.
    Já me falaram em trocaro diferencial (só tenho 1 num único quadro) de 30A p/300A, não me parece util, além de que é potencialmente mais perigoso.
    O estranho é acontecer apenas no arranque e em dias de nevoeiro!!
    De qualquer modo, agradeço.
  1.  # 4

    North, lamento a situação com que está a lidar, mas fica com receio de que tipo de represálias tem receio, caso torne pública a sua reclamação:

    . cobrarem-lhe 250€ só para virem ver do que se queixa há mais de 1 ano?
    . ou prestarem um serviço pós venda de m****?

    É que na boa verdade o pior que lhe poderia acontecer (como represália, por assim dizer), já está a ocorrer, pelo que visite o link abaixo, carregue comprovativos e andamento com isso!

    A menos que lhe pareça bem, pagar por um serviço que ainda está na garantia e sentir que não tem direito à resolução de problemas.

    https://portaldaqueixa.com/

    Colocado por: north
    não vou dizer nomes aqui porque é uma "grande" empresa nacional e poderia sofrer represálias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: north
  2.  # 5

    Colocado por: northsó tenho 1 num único quadro) de 30A
    quer dizer 30mA?

    é habitual os onduladores (vulgo inverter)fazerem actuar os diferenciais de alta sensibilidade.

    isso é mais com a instalação elétrica do edifício e não tanto com a instalação solar fotovoltaica
    Concordam com este comentário: north
    Estas pessoas agradeceram este comentário: north
  3.  # 6

    Colocado por: marizehttps://portaldaqueixa.com/
    nem noção que o portal é meramente informativo não tendo qualquer valor além desse mesmo e que basta uma ordem judicial para apagar toda e qualquer publicação.
    Concordam com este comentário: fpacardoso
  4.  # 7

    Tenho o mesmo problema, paineis com inversor da Solax já com alguns anos sem problemas e este ano começaram a fazer cair o quadro em dias de muita chuva.
    Entretanto detetei que há alguns pingos de agua que nesses dias entram no quadro de eletricidade e suponho que seja essa a fonte do problema.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: north
  5.  # 8

    Os Solax não têm 10 anos de garantia?
  6.  # 9

    Colocado por: paulosOs Solax não têm 10 anos de garantia?


    Não terá nada a ver com o equipamento, mas sim com a instalação.

    Quase todos os inversores desse tipo são transformerless, ou seja a parte DC está fisicamente ligada à parte AC. Não existe um transformador pelo meio em que há uma separação fisica. Entre outras coisas isto causa algum ruido na instalação AC.

    Se o inversor estiver ligado debaixo de um diferencial "normal" (classe AC) de 30mA é quase certo que vai ter disparos frequentes.
    Concordam com este comentário: north
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulos, north
    • hangas
    • 26 fevereiro 2024 editado

     # 10

    Colocado por: marizeA menos que lhe pareça bem, pagar por um serviço que ainda está na garantia e sentir que não tem direito à resolução de problemas.


    O problema, é que se eventualmente lá for alguém para resolver o problema, não vai gastar mais de 10 minutos a trocar o diferencial de 30mA por um de 300mA, e o cliente que se lixe. ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: north
  7.  # 11

    Colocado por: northO estranho é acontecer apenas no arranque e em dias de nevoeiro!!


    Nada de estranho. É precisamente nesses regimes que os inversores têm mais distorção e são mais susceptiveis de introduzir ruidos. E no arranque é quase certo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio, north
  8.  # 12

    .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas, Dias12
    • marize
    • 27 fevereiro 2024 editado

     # 13

    Caro Jorge, tenho noção de que já resolvi três questões (e uma delas no Brasil, em que fiz queixa nesse portal e no brasileiro), exactamente por não aceitar que como parte de Zé Povinho, tenha de ter receio do que for quando paguei por um serviço que não me foi entregue.
    Uma das questões foi em relação a um posto de venda de combustíveis, mas se calhar era uma empresa pequena ;)


    Hangas> percebo perfeitamente o que quer dizer e a certa altura, eu também só quereria resolver a situação e pagava a alguém, mas assim a frio (ou a quente!), não me faz sentido nenhum, pagar por um serviço especializado, ainda para mais uma "grande empresa nacional" como o OP lhe chama e não exigir apoio técnico devido e dentro do garantia.
  9.  # 14

    Colocado por: marizeresolvi três questões
    se resolveu melhor para si, pois somente resolveu porque os visados voluntariamente assim o entenderam pois o portal não tem qualquer função além da mera publicitação da reclamação.
  10.  # 15

    Colocado por: marizee não exigir apoio técnico devido e dentro do garantia.
    o problema podera estar que o caso não tem nada a ver com defeito de funcionamento do produto mas sim da instalção electrica do imovél sobre a qual o fornecedor pode não ter rigorosamente nada a ver com isso.

    desabafo: estou a comentar isto porque tenho guerras permanentes com os eletricistas por causa disto mesmo: diferenciais de alta sensibilidade á cabeça dos quadros e nem querem saber, o ultimo teimosamente o ID desligou 8 vezes em 10 minutos e o teimoso só depois de estoirar com uma placa da bomba de calor é que acedeu a trocar e mesmo assim foi continuou com único á cabeça do quadro mas de menor sensibilidade, isto numa habitação com 300m2 de área e com uma panóplia de ligações elétricas nos 1900m2 de jardim e piscina .

    a instalação só tem um unico diferencial para isto tudo
  11.  # 16

    Colocado por: jorgealves
    a instalação só tem um unico diferencial para isto tudo


    Então qual é a solução inteligente para este problema?
  12.  # 17

    Dividir a instalação e colocar múltiplos diferenciais.

    É a maneira correta
    Concordam com este comentário: hangas, fpacardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, RUIOLI, north
  13.  # 18

    Ter a instalação devidamente dimensionada.

    Ter os circuitos repartidos por vários diferenciais e não ter cascatas de diferenciais como acontece a maior parte das vezes, quando tem quadros parciais.

    Colocado por: RUIOLI

    Então qual é a solução inteligente para este problema?
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, RUIOLI
  14.  # 19

    jorgealves, naturalmente que são as suas feridas a falar por si, porque lamentavelmente no seu caso sente que não funcionou a queixa, mas a meu ver, a exposição de algo (que é para o que o portal serve) e correcta identificação da empresa (que o portal assim o permite) são uma possibilidade de futuros clientes escolherem ou não lidar com a situação.

    Já agora digo-lhe que uma das reclamações estava associada a falsificação/fraude de compra através de um site que se fazia passar por uma marca, em que além de queixa junto da polícia judiciária, fizemos reclamação no portal e a marca original contactou-nos directamente e voluntariamente enviou o artigo sem qualquer custo para nós.

    E se calhar aqui estamos a tocar também em uma das minhas feridas, que é entender que pior do que uma situação mal resolvida, só mesmo um reclamante que não tenta por todos os meios resolver.
    Concordam com este comentário: Joao Miguel Tavares
    • north
    • 27 fevereiro 2024

     # 20

    Colocado por: marizeNorth, lamento a situação com que está a lidar, mas fica com receio de que tipo de represálias tem receio, caso torne pública a sua reclamação:

    . cobrarem-lhe 250€ só para virem ver do que se queixa há mais de 1 ano?
    . ou prestarem um serviço pós venda de m****?

    É que na boa verdade o pior que lhe poderia acontecer (como represália, por assim dizer), já está a ocorrer, pelo que visite o link abaixo, carregue comprovativos e andamento com isso!

    A menos que lhe pareça bem, pagar por um serviço que ainda está na garantia e sentir que não tem direito à resolução de problemas.

    https://portaldaqueixa.com/

    Estas pessoas agradeceram este comentário:north
 
0.0183 seg. NEW