Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Obrigados pelas infos.
    Já me puseram a magicar umas ideias com essa do tubo de saída de ar quente para cima :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rguerreiro79
  2.  # 22

Colocado por: powerPTObrigados pelas infos.
    Já me puseram a magicar umas ideias com essa do tubo de saída de ar quente para cima :)

Atenção ao recuperador que vai colocar ou tem, pois nem todos têm um ventilador com força suficiente para que isso funcione em condições.
  3.  # 23

Ainda não tenho mas estou inclinado para o ADF Linea 100, o 80 ou 70 ficariam pequenos na parede/area que é
  4.  # 24

Colocado por: powerPTAinda não tenho mas estou inclinado para o ADF Linea 100, o 80 ou 70 ficariam pequenos na parede/area que é

Vai para o Clare 100 é mais eficiente, estanque e tem melhor controlo da queima.
  5.  # 25

Nem tinha reparado no pormenor do modelo, sim seria o Clare, tinha aqui aberto um separador do Linea mas erradamente
    Concordam com este comentário: paulos
  6.  # 26

Nâo sabia que era possível forçar o ventilador do recuperador a funcionar na velocidade 2 apesar de não haver temperatura. Como tal ontem liguei a velocidade dois (ainda sem lenha pois a casa mantem-se em 21/22ºc) e fiquei admirado, pois no piso de cima sai ar com mesmo muito caudal (fechando 1 das 2 alhetas na parte superior do recuperador para forçar o ar a ir para as saídas superiores).

Isto para dizer que neste recuperador será possível enviar ar quente para uma distância ainda bem boa e que no piso superior (no meu caso é a suite) vai aquecer e bem.
  7.  # 27

Eu tenho o meu recuperador a mandar ar quente para um quarto que fica logo acima e aquece perfeitamente o quarto.
    Diria que na fase de planeamento de uma nova casa, se esta possibilidade for tida em consideração é perfeitamente viável aquecer dois quartos contíguos usando o recuperador.
  8.  # 28

No meu Ecoforest deixei logo instalado um variador de velocidade Efapel, apesar do recuperador ter velocidade variável com a temperatura é bujarda a mais, colocar um variador para capar a velocidade quando não quero tanto caudal.
  9.  # 29

Pelo que me disseram na velocidade 1 faz pouco ruído ou quase nenhum (na 2 nota-se bem mas tb tem um caudal tremendo), vou ver até que ponto justifica um variador. Na antiga casa tinha um bodar&gonnay e tinha variador, era impecavel.
    • paulos
    • 9 janeiro 2025 editado

# 30

Ontem foi dia de acender o bicho.

O recuperador é fantástico, tem uma regulação de ar brutal que se o fechar totalmente o fogo praticamente apaga (não chega a apagar pois tem uma quantidade de ar minima a entrar)

Na velocidade 1 praticamente não se ouve, podia a ventilação ser mais forte um pouco. (basta mudar o valor da resistência que limita a velocidade).
    Na velocidade 2 tem muita força mas já incomoda, não dá para estar no sofá a ver TV. (é bom para aquecer o ambiente rapidamente).

Já queimou umas 12h e o vidro continua limpo como estava (madeira seca de eucalipto de 2022).

Mesmo não tendo as alhetas fechadas para forçar o ar a ir para a conduta de cima, sai um caudal q.b.(velocidade 1) e com temperaturas entre os 35 e 40ºC. (na velocidade 2 sai muito mais).

Foi uma boa compra e dá para ver que quando se quer, cá por PT ainda se fazem coisas boas.
    • paulos
    • 9 janeiro 2025 editado

# 31

Temperatura no quarto de cima.
      saida quarto.jpg
  10.  # 32

Das imagens que colocou do recuperador, falta-lhe alguma tampa na frente? é que no site aparece com uma imagem bem mais clean... https://adfire.pt/produto/clare-70-inseriveis/
  11.  # 33

Colocado por: R3volutionDas imagens que colocou do recuperador, falta-lhe alguma tampa na frente? é que no site aparece com uma imagem bem mais clean...https://adfire.pt/produto/clare-70-inseriveis/

Essa versão é com a porta em chapa+vidro, a do meu é a porta com a frente toda em vidro.

Mas tem razão, nas fotos que coloquei não coloquei uma foto versão final. Falta o aro. Logo já coloco uma.
  12.  # 34

Aqui foi quando coloquei o aro final.
      recup.jpg
  13.  # 35

exactamente, assim fica bem mais vistoso =)
    Concordam com este comentário: paulos
  14.  # 36

Tire-me umas dúvidas paulos, senão for incomodo:

Quando disse que tem o tubo para o exterior fiquei sem perceber se era para o quarto abaixo ou para o exterior mesmo, pode explicar? Ou melhor eu coloco a pergunta exacta para a qual pretendo resposta, esse exterior pode ser o desvao?!!

Tem duas saídas, que no seu caso estão unidas, mas podemos colocar para duas divisões?!!

Não consegui perceber como o calor sai para a sala é pelas alhetas?!! Chega?!!

E agora a pergunta mais estúpida, tendo AC por condutas pode-se ligar os.tubos por onde sai o calor ao "pleno" por onde sai o ar das condutas??? O que aconteceria quando o AC estiver a trabalhar para o frio, existe a possibilidade de o ar frio ir para o recuperador??? Eu sei é rebuscado, mas existem cérebros rebuscados 🤣

Obrigada
    • paulos
    • 10 janeiro 2025 editado

# 37

Colocado por: FresiasQuando disse que tem o tubo para o exterior fiquei sem perceber se era para o quarto abaixo ou para o exterior mesmo, pode explicar? Ou melhor eu coloco a pergunta exacta para a qual pretendo resposta, esse exterior pode ser o desvao?!!

O tubo do exterior vai para dentro da hotte, quando a hotte aquecer vai puxar ar frio da rua, aquecer o mesmo e sair para dentro da sala pelas grelhas superiores do pladur.

Colocado por: FresiasTem duas saídas, que no seu caso estão unidas, mas podemos colocar para duas divisões?!!

Sim pode, mas claro vai ter menos caudal.

Colocado por: FresiasNão consegui perceber como o calor sai para a sala é pelas alhetas?!! Chega?!!

O calor sai atraves do ventilador que puxa o ar pela parte inferior do recuperador passa por trás do recuperador e sai pela abertura no topo do recuperador. Sai tb ar pelas grelhas superiores do pladur devido ao calor do tubo de exaustão e do recuperador em si.
    As alhetas que falo são um género de portinholas que fecha a saída superior do recuperador e força o ar quente a ir para cima pela tubagem colocada.

Colocado por: FresiasE agora a pergunta mais estúpida, tendo AC por condutas pode-se ligar os.tubos por onde sai o calor ao "pleno" por onde sai o ar das condutas??? O que aconteceria quando o AC estiver a trabalhar para o frio, existe a possibilidade de o ar frio ir para o recuperador??? Eu sei é rebuscado, mas existem cérebros rebuscados 🤣

Não me parece boa ideia, cada macaco no seu galho :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fresias
  15.  # 38

Video de controlo do ar

https://youtu.be/WB-b2P4ZHiw?si=6ZZ0dRO7g1X6R4t4
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fresias
    • Troino
    • 11 fevereiro 2025 editado

# 39

Colocado por: FresiasE agora a pergunta mais estúpida, tendo AC por condutas pode-se ligar os.tubos por onde sai o calor ao "pleno" por onde sai o ar das condutas??? O que aconteceria quando o AC estiver a trabalhar para o frio, existe a possibilidade de o ar frio ir para o recuperador??? Eu sei é rebuscado, mas existem cérebros rebuscados 🤣

Não me parece boa ideia, cada macaco no seu galho :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Fresias

no seguimento das perguntas estúpidas deixo aqui a minha:

E se em vez de ligar nessas condutas, ligar na caixa de destribuição de uma VMC que faz a insuflação do ar ou apenas nas tubagens destinadas a insuflar os quartos??
  16.  # 40

Colocado por: TroinoE se em vez de ligar nessas condutas, ligar na caixa de destribuição de uma VMC que faz a insuflação do ar ou apenas nas tubagens destinadas a insuflar os quartos??

A conduta perde a temperatura. Eu só tenho depois da hotte 1.5m na horizontal e uns 50cm para cima e apesar de bem isolado, a temperatura que sai da boca no quarto de cima é de 45º vs os bem mais de 100º que sai pela frente do recuperador.

0.0248 seg. NEW