Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde :)

    Estou a ponderar a compra de uma moradia de pedra(1952)que neste momento precisaria de uma reabilitação total.
    A moradia tem 2 pisos (cada 52m2) mas apenas o piso superior era habitação o rés-do chão era loja e curral.


    Gostaria de saber quais sãos os profissionais que recomendariam que me acompanhassem na visita ao imóvel para averiguar se não há problemas graves estruturais.Pois desse modo a compra já não seria um bom investimento.

    - Que problemas devo esperar tendo isto em conta?
    - poderei ser impedida de reconstruir por esse motivo? É possível tornar um curral (fachada de casa) em habitação?

    Aparentemente apenas a estrutura exterior; 1°piso(madeira) e as vigas e traves do telhado está bom. TUDO o resto teria de ser substituído.

    A propriedade está inserida num terreno plano com excelente exposição solar, tem 4 frentes, excelentes vistas numa zona tranquila e segura.Tem ainda um poço funcional, tanque e terreno com cultivo.

    A área útil está perfeita para o uso que queríamos para a casa:
    - rés do chão teria foyer com escadas, wc completo, cozinha, uma sala com zona de janatr e estar com acesso para o exterior.
    -1° piso com varanda hall, 2 quartos pequenos,1 quarto casal e wc completo.


    A localidade também é a predilecta.

    O lote total é de 575m2 e o preço ronda os 100 000euros negociáveis.

    Considerando isto, vejo potencial para a casa que idealizo mas estou na dúvida se reconstruir os 100m2 ficaria abaixo dos 60 000€. Que seria o meu orçamento.

    A zona é Santo tirso e é uma zona ARU.
    Pretendo o melhor serviço de isolamento térmico tanto para o telhado como para o revestimento exterior. Todos os materiais para fins estéticos e de acabamentos seriam qualidade média. A prioridade seria uma construção segura e bem isolada.

    Alguém pode me orientar,por favor? São 60 000euros suficientes para toda a reabilitação?

    Obrigada desde já caso alguém me responda. :)
  2.  # 2

    Muito honestamente, pelo que descreve, os 60K podem ser bastante curtos, mesmo tendo muito mão de obra própria.
    Pode partilhar umas fotos?
    Concordam com este comentário: Donasemcasa, marize
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Donasemcasa
  3.  # 3

    Posso partilhar imagens não sendo a proprietária do imóvel?
  4.  # 4

    Colocado por: DonasemcasaPosso partilhar imagens não sendo a proprietária do imóvel?


    Só agora reparei que o imóvel não é seu.
    Nesse caso, e por questões de privacidade e de proteção de dados, o melhor será questionar o vendedor se a Donasemcasa pode fazer-se acompanhar de um técnico para uma avaliação da viabilidade de reconstrução junto do imóvel.
    Concordam com este comentário: Donasemcasa
  5.  # 5

    Dona, em primeiro lugar seja muito benvinda ao Forum e os meus parabéns pela aventura que estão a ponderar 🙌

    Santo Tirso da minha perspectiva não será muito longe da área de actuação do arquitecto Antony Lemos, que tal como o arquitecto Pedro Barradas (que penso que está geograficamente bem mais abaixo) são dos profissionais que além de darem grande contributo aqui no Forum, têm vasto conhecimento no que pretende.

    Ao ler o seu texto, sinto que tal como em grande parte dos aventureiros, há uma preocupação com dinheiro, mas no seu caso em particular, todo o resto é exactamente o que procura! Dizendo isso, e mesmo que o orçamento seja ultrapassado (com essa dimensão acredito que facilmente aconteça), que não seja um impedimento, mesmo que tenham de esperar um pouco mais de tempo para a concretização do que pretendem 🙌

    p.s.: não referiu no seu texto, mas a análise de toda a documentação é mesmo muito importante! nós optámos por contratar uma advogada para o efeito
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Donasemcasa
    • nvale
    • 26 fevereiro 2024

     # 6

    Mesmo que fosse ao contrário, 60 no terreno e 100 na casa tenho duvidas que conseguisse.
    Daquilo que descreve também tenho duvidas que não tenha de colocar projeto, com os inerentes custos, taxas e taxinhas. 52m2 de área não me parece que chegue para o que quer no 1º andar por exemplo. Não esquecer que tem de obedecer às áreas mínimas tal como obedecer às regras das acessibilidades - sugestão era deixar um quarto no R/C e wc acessível. Mais duvido que a "placa" do 1º andar sustente o que pretende fazer sem reforços. Em resumo, fale com um arquiteto para uma ida ao local e logo verá, mas....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Donasemcasa
  6.  # 7

    Para uma restauração, só o metro quadrado já fica caro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Donasemcasa
  7.  # 8

    O melhor seria levar um construtor à casa e questionar se conseguiria fazer o que pretende com os 60.000€
    Se ele disser que sim, conte gastar mais 30.000, porque nos acabamentos os olhos tornam-se muito fidalgos :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Donasemcasa
  8.  # 9

    Colocado por: Na_mouchO melhor seria levar um construtor à casa e questionar se conseguiria fazer o que pretende com os 60.000€
    Se ele disser que sim, conte gastar mais 30.000, porque nos acabamentos os olhos tornam-se muito fidalgos :)

    E a isso juntar o custo de projetos, licenças, certificações, taxas, taxinhas, etc...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Donasemcasa
  9.  # 10

    Quando diz que a casa é uma ruína, está a falar no sentido legal ou no sentido lato?

    Se for de facto uma ruína, provavelmente sai mais caro reconstruir do que começar com um terreno limpo e fazer uma casa de raiz. O custo em projectos etc é o mesmo, o custo em materiais e mão de obra é praticamente o mesmo, e ainda tem a trabalheira de demolir cuidadosamente o que precisa de demolir sem deitar abaixo o resto. É sempre a perder em tudo menos no charme. Não a vejo a gastar menos de 100-150k na obra.

    Se a casa não estiver considerada devoluta...pode-se ganhar espaço de manobra fazendo obras na candonga e prescindindo de certas escolhas. Mas é preciso uma personalidade muito prática. Nesse caso, e só nesse caso, 60k podem chegar e sobejar.
    Concordam com este comentário: marize
  10.  # 11

    Boa tarde,
    Aproveitanto que estou com algumas dúvidas também relacionadas com este tópico.
    Em caso de casa para em ruínas, com paredes de pedra (que é o que se aproveita), sendo anterior ao RGEU e com cerca de 100m2 planos. Acham que entre colocar tudo novo (excepto paredes exteriores) ou construir de raiz, fica mais barato construir de raiz?
  11.  # 12

    filipa, se for construir no mesmo local, quando estiver a comparar valores, conte também com as despesas de demolição, que no caso de casas em pedra, ainda é considerável e requer máquina para suspender as pedras (um pouco diferente das demolições de construção de tijolo que com epi's, um martelo pneumatico, marreta e carro de mão, faz a festa).
  12.  # 13

    Colocado por: marizefilipa, se for construir no mesmo local, quando estiver a comparar valores, conte também com as despesas de demolição, que no caso de casas em pedra, ainda é considerável e requer máquina para suspender as pedras (um pouco diferente das demolições de construção de tijolo que com epi's, um martelo pneumatico, marreta e carro de mão, faz a festa).


    Mas a ideia não é demolir nada. é manter o que existe por fora, por dentro é retirar o que está velho.
  13.  # 14

    Colocado por: filipasousa23

    Mas a ideia não é demolir nada. é manter o que existe por fora, por dentro é retirar o que está velho.

    E o que existe por fora está em condições estruturais para se adequar ao novo edifício?
  14.  # 15

    Colocado por: zedasilva
    E o que existe por fora está em condições estruturais para se adequar ao novo edifício?


    A estrutura não está má, pelo que não faz sentido refazer. Pode é necessitar de algum reforço. Mas percebo 0.
  15.  # 16

    Bom dia 😃

    Gostaria de saber como responder individualmente a cada comentário porque deste modo não consigo ajustar as ideias 😅 (lerdice, eu sei)


    Sem querer abusar mas abusando, se me puderem auxiliar ficaria mais uma vez muito grata.
    •  
      Dom
    • 1 março 2024

     # 17

    Cada resposta a este tópico, tem do lado direito um botão que diz "citar". Basta carregar nele, e aparecerá na caixa de texto a citação à qual poderá responder.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Donasemcasa
  16.  # 18

    Seleciona o texto quer quer citar, depois carrega em "citar", na mensagem/ utilizador referente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Donasemcasa
  17.  # 19

    Obrigada :)
  18.  # 20

    Colocado por: DomCada resposta a este tópico, tem do lado direito um botão que diz "citar". Basta carregar nele, e aparecerá na caixa de texto a citação à qual poderá responder.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Donasemcasa


    Muito Obrigada :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: primavera
 
0.0214 seg. NEW