Colocado por: Pedro BarradasSeleciona o texto quer quer citar, depois carrega em "citar", na mensagem/ utilizador referente.
Colocado por: Pedro BarradasSeleciona o texto quer quer citar, depois carrega em "citar", na mensagem/ utilizador referente.
Colocado por: DomCada resposta a este tópico, tem do lado direito um botão que diz "citar". Basta carregar nele, e aparecerá na caixa de texto a citação à qual poderá responder.
Colocado por: Vítor Magalhães
Só agora reparei que o imóvel não é seu.
Nesse caso, e por questões de privacidade e de proteção de dados, o melhor será questionar o vendedor se aDonasemcasapode fazer-se acompanhar de um técnico para uma avaliação da viabilidade de reconstrução junto do imóvel.
Colocado por: marizeDona, em primeiro lugar seja muito benvinda ao Forum e os meus parabéns pela aventura que estão a ponderar 🙌
Santo Tirso da minha perspectiva não será muito longe da área de actuação do arquitectoAntony Lemos, que tal como o arquitectoPedro Barradas(que penso que está geograficamente bem mais abaixo) são dos profissionais que além de darem grande contributo aqui no Forum, têm vasto conhecimento no que pretende.
Ao ler o seu texto, sinto que tal como em grande parte dos aventureiros, há uma preocupação com dinheiro, mas no seu caso em particular, todo o resto é exactamente o que procura! Dizendo isso, e mesmo que o orçamento seja ultrapassado (com essa dimensão acredito que facilmente aconteça), que não seja um impedimento, mesmo que tenham de esperar um pouco mais de tempo para a concretização do que pretendem 🙌
p.s.: não referiu no seu texto, mas a análise de toda a documentação é mesmo muito importante! nós optámos por contratar uma advogada para o efeito
Colocado por: nvaleMesmo que fosse ao contrário, 60 no terreno e 100 na casa tenho duvidas que conseguisse.
Daquilo que descreve também tenho duvidas que não tenha de colocar projeto, com os inerentes custos, taxas e taxinhas. 52m2 de área não me parece que chegue para o que quer no 1º andar por exemplo. Não esquecer que tem de obedecer às áreas mínimas tal como obedecer às regras das acessibilidades - sugestão era deixar um quarto no R/C e wc acessível. Mais duvido que a "placa" do 1º andar sustente o que pretende fazer sem reforços. Em resumo, fale com um arquiteto para uma ida ao local e logo verá, mas....
Colocado por: AnibalventuraPara uma restauração, só o metro quadrado já fica caro.
Colocado por: Vítor MagalhãesMuito honestamente, pelo que descreve, os 60K podem ser bastante curtos, mesmo tendo muito mão de obra própria.
Pode partilhar umas fotos?
Colocado por: marizeSente-se o entusiasmo 🙌
Sugiro que:
. analise a documentação da conservatória e autoridade tributária a verificar se as áreas batem certo (esta parte é mesmo muito importante, porque basicamente as pessoas fazem-se valer somente do documento das finanças e ambos têm de estar alinhados)
. pondere que o seu familiar possa estar acostumado a construção e reconstrução de alvenaria, tijolo, cimento e que este mundo das pedras é todo um mundo à parte..
. considere que se vai ter um projecto e legalização associadas, o "junto à casa foi adicionada mais uma parte (1° pedra e 2°piso em tijolo) que me daria os metrinhos em falta" , muito provavelmente não está previsto no que compra; ou seja, está lá mas como construção ilegal e embora seja comprado, pode exigir uma despesa superior para ser legalizado.
Colocado por: AMG1Tem a certeza (...) não é facil...
Colocado por: AMG1Tem a certeza de que o arquitecto com quem falou é a pessoa indicada para a esclarecer sobre a recuperação dessa casa?
Colocado por: AMG1Se a opcao de recuperar for apenas economica, muito provavelmente sera melhor pensar em construir novo. Se a ideia era dar uma nova vida e habitar um espaço que tem uma história única, entao não desista assim tão facilmente. Recuperar é sempre um enorme desafio para
Colocado por: DR1982As reabilitações rapidamente ficam mais caras que fazer de novo,
A menos que seja uma “lavadela de cara”…