Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: Pedro BarradasSeleciona o texto quer quer citar, depois carrega em "citar", na mensagem/ utilizador referente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Donasemcasa


    Muito Obrigada :)
  2.  # 2

    Colocado por: Pedro BarradasSeleciona o texto quer quer citar, depois carrega em "citar", na mensagem/ utilizador referente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Donasemcasa


    Muito Obrigada :)
  3.  # 3

    Colocado por: DomCada resposta a este tópico, tem do lado direito um botão que diz "citar". Basta carregar nele, e aparecerá na caixa de texto a citação à qual poderá responder.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Donasemcasa


    Muito Obrigada :(
  4.  # 4

    Colocado por: Vítor Magalhães

    Só agora reparei que o imóvel não é seu.
    Nesse caso, e por questões de privacidade e de proteção de dados, o melhor será questionar o vendedor se aDonasemcasapode fazer-se acompanhar de um técnico para uma avaliação da viabilidade de reconstrução junto do imóvel.
    Concordam com este comentário:Donasemcasa


    Vou partilhar apenas uma parte da imagem de modo a não ser possível identificar o imóvel mas que pernite ter uma ideia do estado de conservação exterior.

    - todo o imóvel tem esse revestimento(inclusive a parte inferior (antigo curral)

    - essa armação metálica que está exposta e enferrujada, indica alguma patologia grave ou pode ser consertada?
  5.  # 5

    (aguardando a imagem)
  6.  # 6

    Ainda não me adaptei ao formato do fórum, sendo que após várias tentativas falhadas, resolvi simplificar e partilhar aqui as imagens em questão.

    -Tendo em conta que o estado de conservação da casa é o que está visível na foto, qual o vosso parecer inicial?

    -a parte interior está toda defumada e cheia de infiltrações porque o telhado está danificado (seria para substituir)

    -parece valer a pena o restauro?
      Screenshot_20240226_154553_Gmail.jpg
  7.  # 7

    Fachada exterior
      Screenshot_20240226_154659_Maps.jpg
  8.  # 8

    Colocado por: marizeDona, em primeiro lugar seja muito benvinda ao Forum e os meus parabéns pela aventura que estão a ponderar 🙌

    Santo Tirso da minha perspectiva não será muito longe da área de actuação do arquitectoAntony Lemos, que tal como o arquitectoPedro Barradas(que penso que está geograficamente bem mais abaixo) são dos profissionais que além de darem grande contributo aqui no Forum, têm vasto conhecimento no que pretende.

    Ao ler o seu texto, sinto que tal como em grande parte dos aventureiros, há uma preocupação com dinheiro, mas no seu caso em particular, todo o resto é exactamente o que procura! Dizendo isso, e mesmo que o orçamento seja ultrapassado (com essa dimensão acredito que facilmente aconteça), que não seja um impedimento, mesmo que tenham de esperar um pouco mais de tempo para a concretização do que pretendem 🙌

    p.s.: não referiu no seu texto, mas a análise de toda a documentação é mesmo muito importante! nós optámos por contratar uma advogada para o efeito
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Donasemcasa


    Muito obrigada pela calorosa mensagem de boas-vindas :)

    Realmente,como mencionou, a propriedade preenche todos os requisitos restantes , daí estarmos a tentar arranjar uma solução para a parte habitacional. Mesmo que isso implique ultrapassar um pouco o orçamento, se fosse exequível seria um "pequeno" 😅 preço a pagar pelo sonho .ehe

    Referiu papeladas no seu comentário, a que se refere exactamente?
  9.  # 9

    Colocado por: nvaleMesmo que fosse ao contrário, 60 no terreno e 100 na casa tenho duvidas que conseguisse.
    Daquilo que descreve também tenho duvidas que não tenha de colocar projeto, com os inerentes custos, taxas e taxinhas. 52m2 de área não me parece que chegue para o que quer no 1º andar por exemplo. Não esquecer que tem de obedecer às áreas mínimas tal como obedecer às regras das acessibilidades - sugestão era deixar um quarto no R/C e wc acessível. Mais duvido que a "placa" do 1º andar sustente o que pretende fazer sem reforços. Em resumo, fale com um arquiteto para uma ida ao local e logo verá, mas....
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Donasemcasa


    Boa tarde :)

    - a parte de licenças, projectos e taxinhas, estou disposta a pagar pois a segurança e legalidade da construção é a prioridade.

    -a laje do 1° piso poderia ser reforçada ou substituída se necessário.

    -relativamente à planta, já tenho um desenho preliminar e realmente seria dificil colocar as 4 divisoes necessarias nos 52m2 .
    Contudo, para minha sorte 😅 junto à casa foi adicionada mais uma parte (1° pedra e 2°piso em tijolo) que me daria os metrinhos em falta .
  10.  # 10

    Colocado por: AnibalventuraPara uma restauração, só o metro quadrado já fica caro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Donasemcasa



    -pois, tb vi orçamentos "assim por alto" no Dr.google que referiam cerca de 1700€/m2.

    O que é bastante elevado e ainda por cima, nem sei o que contemplam exactamente.

    Se for 1700€ desde o estado em que está aré a ter cozinha completa e focos é suportável, se for só para ter paredes branquinhas e ter de adicionar tudo o resto...já não seria viável
  11.  # 11

    Colocado por: Vítor MagalhãesMuito honestamente, pelo que descreve, os 60K podem ser bastante curtos, mesmo tendo muito mão de obra própria.
    Pode partilhar umas fotos?
    Concordam com este comentário:Donasemcasa,marize
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Donasemcasa


    - poderia ter mão de obra gratuíta em todas as etapas em que não seria preciso certificados ou licanciamentos. Do Tipo:

    - demolição de paredes interiores
    - limpeza e remoção de entulho
    - restauro de madeiras e metais (se possivel para manter ao máximo os elementos originais)
    - reboco e pinturas interiores


    Mais tarde, tb tenho um familiar que tem muita experiência em construção,que construiu a própria casa sozinho de raíz e já realizou N obras.
    - poderia fazer alguns trabalhos como: colocação de revestimentos e louças sanitárias, torneiras etc. Colocação de focos , paredes falsas, isolamentos interiores, pinturas,carpintaria e serralharia.

    Ele basicamente sabe fazer tudo e iria recorrer aos serviços dele porque conheço o trabalho dele (já me fez imensos trabalhos (com perfeição no detalhe)numa casa onde vivi e tambem me daria um pouco de desconto na mao de obra. (Fora o factor confiança que nestas horas interessa e bastante)

    -todos os trabalhos desde o projecto até à fase de revestimentos seriam feitos por empresa de construção com devidos certificados.
  12.  # 12

    Sente-se o entusiasmo 🙌
    Sugiro que:

    . analise a documentação da conservatória e autoridade tributária a verificar se as áreas batem certo (esta parte é mesmo muito importante, porque basicamente as pessoas fazem-se valer somente do documento das finanças e ambos têm de estar alinhados)

    . pondere que o seu familiar possa estar acostumado a construção e reconstrução de alvenaria, tijolo, cimento e que este mundo das pedras é todo um mundo à parte..

    . considere que se vai ter um projecto e legalização associadas, o "junto à casa foi adicionada mais uma parte (1° pedra e 2°piso em tijolo) que me daria os metrinhos em falta" , muito provavelmente não está previsto no que compra; ou seja, está lá mas como construção ilegal e embora seja comprado, pode exigir uma despesa superior para ser legalizado.
    Concordam com este comentário: Donasemcasa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Donasemcasa
  13.  # 13

    Colocado por: marizeSente-se o entusiasmo 🙌
    Sugiro que:

    . analise a documentação da conservatória e autoridade tributária a verificar se as áreas batem certo (esta parte é mesmo muito importante, porque basicamente as pessoas fazem-se valer somente do documento das finanças e ambos têm de estar alinhados)

    . pondere que o seu familiar possa estar acostumado a construção e reconstrução de alvenaria, tijolo, cimento e que este mundo das pedras é todo um mundo à parte..

    . considere que se vai ter um projecto e legalização associadas, o "junto à casa foi adicionada mais uma parte (1° pedra e 2°piso em tijolo) que me daria os metrinhos em falta" , muito provavelmente não está previsto no que compra; ou seja, está lá mas como construção ilegal e embora seja comprado, pode exigir uma despesa superior para ser legalizado.


    Bom Dia :)

    Pois..no entretanto já conversei com um arquitecto e o parecer não foi muito favorável.

    A reconstrução desse imóvel ficaria ainda mais dispendiosa do que previ e ao preço ainda se iria agregar muitas dores de cabeça com licenciamentos e oitros problemas que agora já conheço associados a essa propriedade.

    De modo que agora estou a ponderar uma construção nova em LSF. (Sugestão do arquitecto).

    Vou abrir novo tópico sovre o assunto.
    • AMG1
    • 4 março 2024

     # 14

    Tem a certeza de que o arquitecto com quem falou é a pessoa indicada para a esclarecer sobre a recuperação dessa casa?
    Nao colocou muitas fotos mas a avaliar por essa parede exterior, não parece que isso não seja recuperável. Claro que interessa o resto e isso nao vimos. Também interessa se o que realmente pretende é possivel nesse edificado.
    Uma recuperação pode ficar mais cara, ou mais barata do que construir de novo. Se a opcao de recuperar for apenas economica, muito provavelmente sera melhor pensar em construir novo. Se a ideia era dar uma nova vida e habitar um espaço que tem uma história única, entao não desista assim tão facilmente. Recuperar é sempre um enorme desafio para DO, empreiteiros e técnicos, por isso é necessario que estejam todos alinhados e isso é muito dificil de conseguir, mas quando se consegue nascem maravilhas só possíveis fruto do empenhamento e envolvimento de todos.
    Nao sou técnico, nem construtor, mas ja recuperei três casas e posso dizer-lhe que foram muitas dores de cabeça, custos muito maiores do que imaginei no principio, para resultado que nunca foi o que tinha imaginado no início, mas o possivel e não estou nada arrependido, de tal forma que ja comprei aquele que vai ser o proximo desafio, mas só quando tiver a certeza que encontrei as pessoas certas, o que não é facil...
    Concordam com este comentário: marize
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, Donasemcasa
  14.  # 15

    Concordo tim tim por tim tim!

    Colocado por: AMG1Tem a certeza (...) não é facil...
  15.  # 16

    Colocado por: AMG1Tem a certeza de que o arquitecto com quem falou é a pessoa indicada para a esclarecer sobre a recuperação dessa casa?


    Certeza certeza, não saberia.mas é um arquitecto da minha confiança. Nunca trabalhei com ele mas conheço-o muito bem e sei que é alguém honesto e que tem todo o interesse em recomendar-me o que julga ser o melhor .

    Em termos de experiência em restaurações, não tem muita mas parece ter o suficiente para saber estimar os custos e riscos envolvidos numa obra desse género.

    Confio nele mas também nunca se perde em ter o parecer de outros profissionais,DO que estejam dentro do assunto.
  16.  # 17

    Colocado por: AMG1Se a opcao de recuperar for apenas economica, muito provavelmente sera melhor pensar em construir novo. Se a ideia era dar uma nova vida e habitar um espaço que tem uma história única, entao não desista assim tão facilmente. Recuperar é sempre um enorme desafio para



    Pois...seria uma questão financeira porque o edificio em questão não tem elementos arquitectonicos interessantes que valesse a pena. Os edíficios que os têm estão completamente fora do meu orçamento ( uma pena) mas é o que é 😅


    Basicamente, procuro uma casinha de qualidade a um preço acessível.sem luxos mas mimosa.
  17.  # 18

    Donasemcasa,a escolha e aconselhamento do arquitecto se me permite, deve estar diretamente relacionada com o projecto.

    No comentário #5 falei-lhe exatamente de dois que já acompanharam projectos semelhantes e seriam pessoas a considerar para um estudo prévio (e seguramente há aqui mais, eu é que sigo atenta às sugestões que dão de restauros em pedra)

    Vamos comparar com cantores.
    O meu melhor amigo é professor de bateria, toca um pouco de todos os instrumentos, mas a sua praia é percussão. É meu amigo, sei que nunca me iria enganar e posso confiar nele a pés juntos, mas será a pessoa ideal para me aconselhar na escolha de um acordeon?! Ou poderia acompanhar-me numa visita a alguém que me fosse falar de acordeons?

    No fim de contas, a carta final é sempre vossa, mas o que me iria demover desse negócio (principalmente porque tinha tantos pontos que gostava, seria a questão de eventual dificuldade na legalização, caso não estivesse registado como urbano por ex)
    Concordam com este comentário: Donasemcasa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Donasemcasa
  18.  # 19

    As reabilitações rapidamente ficam mais caras que fazer de novo,
    A menos que seja uma “lavadela de cara”…
    Concordam com este comentário: Donasemcasa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Donasemcasa
    • AMG1
    • 4 março 2024

     # 20

    Colocado por: DR1982As reabilitações rapidamente ficam mais caras que fazer de novo,
    A menos que seja uma “lavadela de cara”…


    Por isso é que a decisão de recuperar não deve ser tomada a pensar na expectativa de custos mais baixos.
    Depois tal como na construção nova, pode haver projectos mais racionais do que outros, mesmo até do ponto de vista puramente económico.
    Não o DR que passa a vida a dizer que nao faz sentido gastar mais do que 250k na sua casa?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Donasemcasa
 
0.0234 seg. NEW