Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    As imagens não parecem estar a carregar, posso deixar antes aqui o link com o conjunto.

    https://imgur.com/a/ETtwsxe
  2.  # 2

    (não consigo ver as imagens, não sei se é erro do lado de cá ou carregamento)
    • marize
    • 4 março 2024 editado

     # 3

    Eu tentava reparar e se a de entrada não fosse muito pesada, ainda a aproveitava como deslizando para o tal hall
  3.  # 4

    Só pra dizer que o "DIY", é cada vez mais uma opção na remodelação, portando deveria ser bem visto e apoiado pelo FdC e não o contrário. Parece haver um certo lobby dos profissionais da construção contra esta opção, pena.

    Boa sorte.
  4.  # 5

    Conseguiu ver pelo ultimo link? De facto a porta de entrada é extremamente leve, talvez mais leve que as interiores.
    Concordam com este comentário: marize
  5.  # 6

    Colocado por: NTORIONSó pra dizer que o "DIY", é cada vez mais uma opção na remodelação, portando deveria ser bem visto e apoiado pelo FdC e não o contrário. Parece haver um certo lobby dos profissionais da construção contra esta opção, pena.

    Boa sorte.


    Eu entendo perfeitamente muitos dos comentários, requer bastante sabedoria para executar muitos trabalhos e como disseram são varias profissões que fazem uma remodelação completa, no entanto penso que não é só na minha opinião, tanto os trabalhos, como os materiais estão extremamente caros o que impede a contratação de profissionais para ter uma casa realmente bem tratada, ora teria duas opção, continuar ano após ano a ver a casa degradar ou tentar fazer alguma coisa por pouco que seja. Infelizmente não tenho conhecidos que trabalhem em nenhuma das áreas para me orientarem portanto é tudo à base do que conseguir tirar deste forum ou da Internet com o tempo. Fico extremamente agradecido pela ajuda aqui no post.
  6.  # 7

    Ntorion, honestamente até sinto que muitas vezes são os profissionais a dar boas dicas e alguns usuários a desincentivar 😬

    Mas quanto a este caso no geral, Zi,
    não desperdice as portas!
    Vi as imagens sim, e daqui a 10anos se calhar está a morar em outro lugar e neste momento tem aí boa base de trabalho 🙌
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  7.  # 8

    Este tipo de portas já é difícil arranjar, a não ser que as peça directamente numa carpintaria, as portas em si no geral, tirando as marcas e arranhadelas que lixando e pintando deve restaurar elas não estão péssimas, umas mais que outras, no entanto depois vem os rodapés que estão velhos, poderia mais uma vez comprar numa carpintaria a pedido. O chão tem que ser mudado para algo mais recente, não gosto nada do que tenho aqui e especialmente porque já há zonas na casa com tijoleiras partidas, tenho ouvido bastante mal do vinil, apesar de ser barato se for para andar a trocar daqui a um par de anos passo. Eu gosto de piso laminado, acaba por ser a mesma aparência do vinil mas de melhor qualidade, faria algo com piso cerâmico na cozinha mas parece-me que esse tipo de chão necessita de muito mais cuidado e ao longo do tempo a perder o brilho inicial, a ficar fosco se me faço entender.

    De qualquer maneira eu posso sempre ficar com as portas para uma outra eventualidade.
  8.  # 9

    Afinal o que pretende fazer e o que pretende contratar?
    • eu
    • 4 março 2024

     # 10

    Colocado por: marizenão desperdice as portas!

    Recuperadas e pintadas de branco, ficam muito boas.
    Concordam com este comentário: marize, Vítor Magalhães
    • marize
    • 5 março 2024 editado

     # 11

    eu> até recuperadas e pintadas de verde alface 😅

    trocar portas de qualidade por contraplacadas, não pode ser 🥸

    Zi> espreite em anexo o que uma mudança de cor e ferragens pode fazer e como aproveitava a porta de entrada para o tal corredor

    Os rodapés se não estiverem podres, podem ser lixados, restaurados com massa e pintados sem os desmontar 🥸

    🌿 Lista de Compras:

    . lixadora de qualidade 😬
      Screenshot_20240304_231016_Chrome.jpg
      Screenshot_20240304_231139_Chrome.jpg
  9.  # 12

    Colocado por: NTORIONSó pra dizer que o "DIY", é cada vez mais uma opção na remodelação, portando deveria ser bem visto e apoiado pelo FdC e não o contrário. Parece haver um certo lobby dos profissionais da construção contra esta opção, pena.

    Boa sorte.
    Concordam com este comentário:marize,HAL_9000


    Dos poucos que falaram neste tópico, creio que nenhum é profissional da construção, não sei se engloba também engenheiros e arquitetos.

    Pela minha parte, não ando nesse campeonato.
  10.  # 13

    No Youtube vê carradas de profissionais de determinadas áreas a fazer de tudo, remodelação de pisos, troca de portas, canalização, etc. Louvo o espirito DIY, mesmo que faça borrada aprendeu e da próxima faz melhor, só é pena quando o material foi custoso.

    Mas não é por um profissional fazer assim que deve fazê-lo igual, veja outros a fazer para ver se fazem igual.

    Eu adquiri um wall scanner para alguns situações em que necessitei de furar paredes, funciona mais ou menos para ser sincero, consegue detectar metal e fios atrás das paredes mas já deu falsos positivos e existe sempre a questão da distância a que esses canos/fios passam da parede. Digo isto porque na casa da minha mãe os gajos da Vodafone a passar um fio do hall para a sala já furaram canos de gás. O ideal é mesmo fechar o gás, água e desligar o quadro antes lol.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, marize
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zieksd12
  11.  # 14

    Colocado por: Zieksd12(...)
    ...simplesmente quero combater um pouco a degradação natural do imóvel até ter possibilidades de contratar especialistas.
    (...)

    Caríssimo, bem vindo ao forum.

    Entro na discussão para conselhar cautela no plano que vai adoptar.

    É certo que há várias coisas que se podem fazer em modo "faça-você-mesmo" (ou DIY, como se chama agora), mas nos seus posts tanto fala em tapar buracos e pintar paredes (fácil), como em mudar canalização e aros de porta (whaaaaat?!?!).

    Pessoalmente sou adepto do DIY, mas de há algum tempo para cá deixo cada vez mais tarefas para os profissionais.

    Também era da opinião que fazia as coisas por mim próprio porque não tinha dinheiro para contratar, mas é um erro:
    - As ferramentas que temos que comprar;
    - as horas que passamos a aprender (e a refazer o que ficou errado);
    - o tempo que demora a terminar qualquer projecto simples (não é só a obra a demorar o dobro, há também a pesquisa, as compras, as encomendas, as trocas, as garantias, tudo isso...);
    - o constante stress/desconforto por termos a nossa casa sempre transformada num estaleiro...

    Honestamente, faça as tarefas simples por si, e encontre bons profissionais (isto é o mais dificil mesmo!!) para o resto. Poupe o investimento em ferramentas e use-o para pagar as empreitadas; poupe as horas de aprendizagem e invista-as no seu emprego (ou num emprego secundario)... Assim conseguirá mais facilmente reunir as verbas necessárias.

    No fim, vai ter as coisas mais perfeitas, com menos stress, com menos compras desnecessárias, com menos lixo e confusão... Vai com certeza ter as coisas prontas mais cedo e, se contabilizar todos os aspectos, mais baratas!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zieksd12
  12.  # 15

    Colocado por: jorgemlflorencioHonestamente, faça as tarefas simples por si, e encontre bons profissionais


    Vou realçar isto no que vou escrever, de facto o ideal seria contratar especialistas, isto seria caso não necessitasse de uma renovação total do apartamento e passo a explicar:

    - O custo dos materiais aumentou, por exemplo o meu apartamento tem 92m2, li aqui uns posts sobre auto-nivelantes e afins ( não que me queira meter nisso) e fui fazer os cálculos para 3mm de espessura, necessitaria à volta de 25 sacos de 25kg e ficaria por volta de 800 euros a primeira marca que vi. Fora as ferramentas necessárias vamos apontar para 1k. Este mesmo trabalho vai para alem dos 3k com um profissional, se for um bom profissional consigo ver a sair bem mais caro.

    Ora 2k aqui ora 2k ali em TUDO o que precisa de ser renovado e sabemos que os valores de um restauro completo ficariam por volta de 25k+ com tudo o que já tinha enumerado em cima que precisaria de mudanças, onde me esqueci de colocar certos electrodomésticos avariados. Entendo perfeitamente o que me diz mas os preços estão altos demais, imaginando que sou um português médio a ganhar 1200 líquidos ao mês e deixar 400 para obras todos os meses, numa obra de 25k demoraria 63 meses a pagar, fora as obras estruturais do prédio que já se anda a pensar fazer para o ano + 8k e com o passar dos anos cada vez vai ficar tudo mais caro e os salários não acompanham.

    O melhor que posso fazer é mesmo usar o meu tempo como moeda, evitar ao máximo erros e fazer só o que já estou minimamente preparado, realçou a parte de eu falar de canalização mas deve ter lido que eu não me quero meter nisso, da mesma forma que não me quero meter com a parte eléctrica da casa, não tenho competências para isso. Se eventualmente me sentir seguro em fazer experimento, até lá é ganhar informação, caso veja que me é impossível ai sim deixarei o que não conseguir para os profissionais.
  13.  # 16

    Colocado por: PedroMSNo Youtube vê carradas de profissionais de determinadas áreas a fazer de tudo, remodelação de pisos, troca de portas, canalização, etc. Louvo o espirito DIY, mesmo que faça borrada aprendeu e da próxima faz melhor, só é pena quando o material foi custoso.

    Mas não é por um profissional fazer assim que deve fazê-lo igual, veja outros a fazer para ver se fazem igual.


    Sim é mesmo isso que tenho explorado ao máximo, quando meter as mãos na massa é porque tenho tudo bem planeado e porque muito provavelmente já tirei as minhas dúvidas aqui antes, dessa maneira consigo evitar borradas e caso aconteçam que não sejam muito caras. Ainda bem que falou no wall scanner isso pode-me dar jeito no futuro.
  14.  # 17

    Zieksd12 eu apoio-o a 100% principalmente vindo de alguém que pagou pra que fizessem e fizeram mal D: euzinha eng informatica de profissao teria remodelado melhor a wc da minha casa do que o palerma a quem paguei 2500 euros só mao de obra pra o fazer. Meti maos a obra e restaurei e pintei todas as portas da casa inclusivé uma blindada e já me disseram que parece trabalho profissional (palmadinhas nas costas a mim mesma). A ultima foi o tecto novo da wc tar a cair, e só não o vou refazer eu porque e tal como já disseram aqui há ferramentas que é necessário adquirir que nós não temos nem queremos adquirir e além disso já arranjámos alguém de confiança que já veio corrigir borradas do sr dos 2500 euros e vem corrigir mais esta.

    Muitooo youtube, eu aprendi imenso na internet, nao vou mentir que ter algum jeito ajuda, mas isso você vendo é imitar! Se tiver alguém curioso por perto juntem-se, principalmente se a pessoa foi jeitosa pra coisas manuais, 2 pensam melhor que 1 e cada casa tem o seu desafio, acredite que há coisas que lhe vão obrigar a pensar e não há respostas no youtube, mas aqui no FdC alguem safa :)


    Boa sorte!!!
    Concordam com este comentário: marize, sognim, NTORION, Iko, Vítor Magalhães
    • bit0
    • 7 março 2024

     # 18

    Colocado por: desofiapedroZieksd12 eu apoio-o a 100% principalmente vindo de alguém que pagou pra que fizessem e fizeram mal D: euzinha eng informatica de profissao teria remodelado melhor a wc da minha casa do que o palerma a quem paguei 2500 euros só mao de obra pra o fazer. Meti maos a obra e restaurei e pintei todas as portas da casa inclusivé uma blindada e já me disseram que parece trabalho profissional (palmadinhas nas costas a mim mesma). A ultima foi o tecto novo da wc tar a cair, e só não o vou refazer eu porque e tal como já disseram aqui há ferramentas que é necessário adquirir que nós não temos nem queremos adquirir e além disso já arranjámos alguém de confiança que já veio corrigir borradas do sr dos 2500 euros e vem corrigir mais esta.

    Muitooo youtube, eu aprendi imenso na internet, nao vou mentir que ter algum jeito ajuda, mas isso você vendo é imitar! Se tiver alguém curioso por perto juntem-se, principalmente se a pessoa foi jeitosa pra coisas manuais, 2 pensam melhor que 1 e cada casa tem o seu desafio, acredite que há coisas que lhe vão obrigar a pensar e não há respostas no youtube, mas aqui no FdC alguem safa :)


    Boa sorte!!!
    Concordam com este comentário:marize,sognim,NTORION,Iko


    Tenho de comentar pois podia ser eu a escrever esse comentário :) menos a parte de já ter arranjado alguém de confiança… infelizmente não.
  15.  # 19

    Somos 3, talvez venha daí a vontade de sermos nós a fazer também, pagar bem para ficar mal feito dói.
    Concordam com este comentário: Palhava, bit0, marize
  16.  # 20

    Ficar mal feito por nós, custa menos...
    Hahaha
    Concordam com este comentário: Zieksd12, bit0, marize, desofiapedro
 
0.0278 seg. NEW