Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos comprei um apartamento T3 com 40 anos e vou remodela-lo incluindo o circuito elétrico e o quadro. Eu tenho conhecimentos para o fazer , mas não estou a par das novidades da legislação. Assim pensei nesta configuração de disjuntores:
    1x32A Diferencial(300MA) Geral de entrada, e pendurado neste:
    -->2x10A Luzes
    -->3x16A Tomadas
    -->1x10A Frigorifico
    -->1x16A Mq Roupa
    -->1x16A Mq Louça
    -->1x16A Tomadas Cozinha
    -->1x32A Placa indução
    -->1x16A Forno
    -->1x16A Ar condicionado
    -->1x10A Estores
    -->1x32A Diferencial para WC (30mA) e pendurado neste:
    -->1x16A Tomadas WC + Seca Toalhas
    -->1x16A Bomba de Calor AQS

    O que acham? posso meter o diferencial de entrada também a 30MA?
    E incluir o frigorifico no Diferencial de 30mA?
    E o que acham dos disjuntores AFCI (anti-arco)?
    Obrigado
  2.  # 2

    Qual é a potência contratada?
    Vai aproveitar a tubagem que já tem ou também vai passar nova? Se vai aproveitar a que tem, precisa de ver se os fios que quer passar cabem...

    Em vez de diferencial de 300mA eu punha de 30mA, provavelmente mais do que um.
    Frigorifico tem que levar com 16A
    Estores também é fio 2,5 e disjuntor de 16A

    Colocado por: systema32O que acham? posso meter o diferencial de entrada também a 30MA?
    E incluir o frigorifico no Diferencial de 30mA?


    Acho que já respondi...sim é melhor usar 30mA e se usar vários para dividir os equipamentos ainda melhor (pode até ser mesmo necessário ter mais do que um)

    Colocado por: systema32E o que acham dos disjuntores AFCI (anti-arco)?

    Nunca usei mas em teoria parece ser boa ideia. Talvez alguém tenha experiência prática com eles para dar uma opinião
  3.  # 3

    A instalação original pode ir até 30A e não vou mudar.
    a parte de iluminação vou manter a canalização, já as tomadas vou mudar pois vou dividir mais as tomadas.
    Qual a vantagem de por vários Diferenciais iguais? Já previ um de 30 mA para a parte mais sensíveis e em contacto directo.
    Não poderá haver problemas com o diferenciais de 30ma em certos aparelhos?
    OK para amperagem de Frigorifico
    OK para a amperagem para os estores.
    Obrigado


    Colocado por: elfo106Qual é a potência contratada?
    Vai aproveitar a tubagem que já tem ou também vai passar nova? Se vai aproveitar a que tem, precisa de ver se os fios que quer passar cabem...

    Em vez de diferencial de 300mA eu punha de 30mA, provavelmente mais do que um.
    Frigorifico tem que levar com 16A
    Estores também é fio 2,5 e disjuntor de 16A



    Acho que já respondi...sim é melhor usar 30mA e se usar vários para dividir os equipamentos ainda melhor (pode até ser mesmo necessário ter mais do que um)


    Nunca usei mas em teoria parece ser boa ideia. Talvez alguém tenha experiência prática com eles para dar uma opinião
  4.  # 4

    Colocado por: systema32Qual a vantagem de por vários Diferenciais iguais? Já previ um de 30 mA para a parte mais sensíveis e em contacto directo.


    Pensei que a dúvida era só de legislação mas vamos lá :)

    Previu um diferencial de 30mA no WC e fez bem. Cumpre a legislação (em princípio, porque há nuances e sem saber exatamente onde vai colocar o quê não consigo dizer com certeza que está tudo ok)
    Tem várias vantagens, por exemplo:
    - Não fica totalmente às escuras e com tudo desligado se o único diferencial disparar
    - Ter um diferencial de 30mA em vez de 300mA diminui a tensão de contacto, o que diminui a probabilidade de haver consequências mais graves em caso de eletrocussão.

    Colocado por: systema32Não poderá haver problemas com o diferenciais de 30ma em certos aparelhos?


    Um único aparelho ligado a um diferencial de 30mA não dá problemas (a menos que o aparelho esteja com problemas claro). O que pode acontecer é se puser muitos aparelhos ligados a um único diferencial, este pode disparar constantemente ou de forma esporádica "sem motivo aparente". Com os equipamentos certos é possível diagnosticar isso.
    Por estas razões eu sugeri ter vários. Imagino que não consiga medir correntes de fuga para saber se lhe bastaria um diferencial ou se precisa de mais e ao ter mais, se um deles disparasse, só essa parte da instalação é que ficava sem corrente.
  5.  # 5

    Ok,
    Já agora para finalizar que características dos Diferenciais recomenda-se para uma instalação domestica: Tipico AC?, curvas (típico C ou outro)?, corrente máxima (6KA, 10KVA?), etc)
    Muito obrigado pela ajuda.
  6.  # 6

    Colocado por: systema32Ok,
    Já agora para finalizar que características dos Diferenciais recomenda-se para uma instalação domestica: Tipico AC?, curvas (típico C ou outro)?, corrente máxima (6KA, 10KVA?), etc)
    Muito obrigado pela ajuda.


    Parece-me que está a misturar coisas.
    Em relação ao tipo dos interruptores diferenciais, hoje em dia, se fosse eu ia para os tipo A em vez dos AC mas não é garantido que vá ter problemas se optar pelo tipo AC que devem ser substancialmente mais baratos.

    Os interruptores diferenciais não têm curva. Se estava a falar nos disjuntores, sim curva C.
    Fala em corrente máxima mas depois dá exemplos de 6KA que são típicos de correntes de curto-circuito portanto vou assumir que está a falar em curto-circuito. Em relação a isso é-me difícil dar-lhe um valor com certezas porque isso são coisas calculadas em projeto e depende de caso para caso, mas tanto quanto sei, em residências, não é muito usual ser necessário mais do que 3KA. Se o que comprar tiver mais, mal não faz. Talvez outro colega esteja disposto a partilhar sua experiência.
  7.  # 7

    Sim, são correntes de Curto circuito, ok pelos vistos 3KA chega, ótimo.
    e obrigado pelos restantes esclarecimentos.
 
0.0133 seg. NEW