Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Recentemente mudei-me para um apartamento num edifício construído no primeiro semestre de 2023, e tenho notado alguns problemas significativos com o isolamento acústico que gostaria de discutir aqui para obter vossas opiniões e conselhos, se possível.

    Apesar de haver cortiça a separar os apartamentos no mesmo piso, parece que não existe uma barreira acústica (como deve ser) entre os andares. Consigo ouvir claramente os meus vizinhos de cima e de baixo a falar, a música, o som de tomar banho, a água a correr da sanita e do chuveiro, e até os estores a levantar e a baixar. Isto acontece apesar de, segundo a ficha técnica acústica do edifício, existir isolamento com cortiça (faz parte do chão flutuante vinílico) no chão entre os andares. No entanto, as paredes entre os apartamentos e especialmente nas extremidades do edifício (onde não há vizinhos do outro lado) parecem ser apenas de tijolo e estuque, sem qualquer tipo de isolamento acústico adicional ou cortes acústicos específicos para reduzir a propagação do som. É daí que vem o ruído, estas paredes espalham o som com uma facilidade, que até assusta.

    Estou a questionar-me se esta situação é normal e aceitável segundo as leis de ruído e os padrões de construção para um edifício tão recente. A minha preocupação é se o edifício está realmente em conformidade com Regulamento Geral do Ruído, penso que seja esse a regulamentação. Eu entendo que seja através do ensaio acústico do qual o edifício foi alvo, mas caramba... Parece-me que os standards são demasiados baixos. Imaginem convidarem os vossos pais a almoçar com vocês em casa, e os vizinhos enviarem logo mensagem "já estão a fazer barulho!", sendo apenas conversa de almoço sem gritos. Uma noite desta semana nem consegui adormecer tal era as conversas, gritos, música, idas ao wc, de um jantar que o vizinho de cima fez com 2 amigos.

    Gostaria de saber se alguém aqui tem experiência semelhante ou conhecimento técnico sobre o assunto. Será que vale a pena solicitar outro teste acústico para verificar se o isolamento acústico atual está de acordo com as normas legais? Estou particularmente interessado em entender se a construção das paredes, como descrito, é uma prática comum e se deveria esperar um melhor isolamento acústico num edifício construído em 2023.

    Agradeço desde já, por qualquer insight ou conselho que possam dar.
  2.  # 2

    Vá a câmara e solicite o relatório do ensaio acústico que foi entregue para a licença de habitabilidade.. depois contrate você um de outra empresa e compare.

    Cortiça como isolamento? Isso não conta para ruídos aéreos.. tem tecto falso? Tire um foco e veja que isolamento tem
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carrambaa2, hibik
  3.  # 3

    Muito obrigado pela resposta e ajuda.

    Eu queria dizer que a cortiça está apenas no chão, diretamente no pavimento flutuante (vinílico), compra-se o pavimento já dessa forma. Só aí tenho cortiça e nas paredes dos apartamentos "colados" ao meu, ou seja, no mesmo piso.
    Se eu tirar um foco do tecto falso, vou ver o tecto cru, sem tratamento, diria que é a laje. Não tem lã de rocha, nada mesmo. Eu diria que é normal nos prédios novos não terem esse isolamento pois vi outros examente com a mesma estrutura, tecto falso seguindo-se diretamente a laje. Parece-me não ser obrigatório.

    Esse relatório não está na ficha técnica quando fiz a escritura. Vou pedir ao construtor, deve ser mais fácil do que ir à câmara.

    Já agora, quanto ficaria um estudo desses? Os meus vizinhos, já me confirmaram a disposição em contribuir para o custo do estudo. Ainda assim, gostaríamos de ter uma ideia mais clara dos custos envolvidos antes de prosseguir.

    Sinto-me frustrado por estar nesta posição, especialmente considerando o esforço financeiro que fiz, esperando por um ambiente de vida mais tranquilo e confortável pois trabalho em casa todo o dia. Os apartamentos novos são caros, e pensei mesmo que as regras fossem diferentes quando comparados a um prédio de 20 / 30 anos.
  4.  # 4

    Diria que senão tem isolamento no tecto falso dificilmente cumpre os requisitos acústicos.

    Um ensaio desses não chega a 500€
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carrambaa2
  5.  # 5

    Outro caso relatado por um vizinho que vive abaixo do ultimo andar, duplex, é o ruído do uso das escadas internas. Segundo ele, o som do vizinho de cima a subir e descer as escadas, é tão alto durante a noite que acorda qualquer um.

    Os requisitos acústicos são diferentes de concelho para concelho? Ou distrito para distrito? Estou mesmo desolado com o caso. Se tivesse alugado o apartamento, já o tinha deixado. O simples abrir ou fechar portas dentro do apartamento é audível entre andares com uma facilidade tremenda.

    Parece-me caso para tribunal, mas só depois desse ensaio.
  6.  # 6

    Gostaria de mais umas opiniões aqui do fórum. Será que isto teria pernas para andar, e forçar o isolamento por parte do construtor? É normal acontecer este tipo de problemas em apartamentos novos?
    Não sei se escolhi a melhor secção para discutir este tema
  7.  # 7

    São os belos apartamentos a custar 2500€/m2 e construídos com tijolo de 11 em tudo.

    Não, não é normal ter esses sons vindos de cima baixo e lados.

    Como já lhe sugeriram, deve ir à CM, pedir ensaio acústico. O construtor/promotor não lhe vai entregar nenhuma documentação a mais aquela exigida. Portanto, tem que gastar €€ e tempo na procura das respostas.
  8.  # 8

    Colocado por: carrambaa2Gostaria de mais umas opiniões aqui do fórum. Será que isto teria pernas para andar, e forçar o isolamento por parte do construtor?

    Como já muito bem referiram, deve ir à câmara e pedir uma copia dos projetos.
    Com isso, contrata um técnico para os analisar e confrontar com o que está construído.
    depois dessa analise então é que dá para ver se tem ou não pernas para andar
  9.  # 9

    Ok muito obrigado!
    Vou averiguar. Infelizmente o m2 saiu-me mais caro que €2500 tal é a procura nesta zona (é o que acontece por querer ficar perto da minha família...)
  10.  # 10

    Colocado por: zedasilva
    Como já muito bem referiram, deve ir à câmara e pedir uma copia dos projetos.
    Com isso, contrata um técnico para os analisar e confrontar com o que está construído.
    depois dessa analise então é que dá para ver se tem ou não pernas para andar


    Mas aqui tenho uma pergunta. De acordo com a ficha técnica, parece-me que está tudo em concordância, ou seja, os isolamentos, materiais usados etc estão efectivamente presentes. O que me parece é que estes materiais não foram suficiente para isolamento acústico. Desconfio muito do relatório acústico que foi entregue na camara - com certeza que deixaram passar pontos que eram fulcrais para ser um relatório positivo.
  11.  # 11

    Colocado por: carrambaa2

    Mas aqui tenho uma pergunta. De acordo com a ficha técnica, parece-me que está tudo em concordância, ou seja, os isolamentos, materiais usados etc estão efectivamente presentes. O que me parece é que estes materiais não foram suficiente para isolamento acústico. Desconfio muito do relatório acústico que foi entregue na camara - com certeza que deixaram passar pontos que eram fulcrais para ser um relatório positivo.

    E a ficha técnica corresponde ao que foi prescrito nos projetos?
    A ficha técnica ninguém valida ou aprova, posso lá escrever o que quiser.
    O que conta é o que foi prescrito nos projetos.
    Nos documentos entregues para a licença de utilização teve certamente um estudo acústico, deve pedir igualmente esse documento
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carrambaa2
  12.  # 12

    Ou seja, até que ponto o que foi prescrito nos projetos foi efectivamente implementado? Lá diz que iria ser usado material X ou Y para isolamento? O projecto foi com certeza aprovado pela camara, mas... Ele determina o que iria ser usado a nível de ruído?

    Eu vi a ficha técnica, e sim, o que lá está, é o que está implementado.

    Parece-me que a unica alternativa é efectuar um novo estudo acústico e levar o resultado dele à camara. Diria que não iria passar nos pontos definidos por lei, tenho quase a certeza de tal... todos os vizinhos se queixam do ruído que uns provocam aos outros, não intencionalmente. Em principio vou fazer este teste à minha conta e apenas no meu apartamento.

    Obrigado pelas respostas até agora
  13.  # 13

    Porque não se juntam pra fazer esse teste?? Deve ficar mais em conta.
  14.  # 14

    Sem ensaios só vai ter divagações… mas nunca pense que não vai existir ruído
  15.  # 15

    Colocado por: carrambaa2foi com certeza aprovado pela camara,

    A câmara não tem competência para aprovar nenhum dos projetos de especialidade. A câmara limita-se a aceitar o que lhe entregam mesmo que isso não esteja correto. O único responsável pelo projeto é o técnico que subscreve o termo de responsabilidade.

    Colocado por: carrambaa2efectuar um novo estudo acústico e levar o resultado dele à camara. Diria que não iria passar nos pontos definidos por lei

    Se isso acontecer, a câmara está obrigada a suspender a licença de autorização. Isto implica que toda a construção fique em situação ilegal. Quem tem obrigação de repor a legalidade serão os proprietários, é evidente que estes podem ir pedir responsabilidades a quem lhe vendeu os apartamentos mas atenção que a empresa que lhos vendeu pode desaparecer de um dia para o outro e os proprietários ficam com o menino nas mãoes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carrambaa2
  16.  # 16

    O meu vizinho já disse que me ajuda a pagar o teste, mas depois faz-se no andar dele e no meu? Só num? Felizmente tenho um vizinho como deve ser, podemos decidir isso mais tarde.

    Entretanto liguei para a camara, o que me disseram e que é comum acontecer, são as paredes internas e as da periferia do prédio (que dão para fora) não terem isolamento no piso, ou seja, são feitas verticalmente sem qualquer bloqueio entre pisos. O problema pode estar aí... Pode ser que o teste acústico seja negativo, quando feito perto destas paredes, pois é onde se propaga o som de todo o prédio. Mas isto para reparar não deve ser fácil. Que situação... prédio novo e já com problemas deste género
  17.  # 17

    Colocado por: carrambaa2prédio novo e já com problemas deste género

    Muito provavelmente terá outros que ainda não são evidentes mas que com o uso se irão revelar
  18.  # 18

    Colocado por: bettencourtSem ensaios só vai ter divagações… mas nunca pense que não vai existir ruído

    Eu entendo que vai haver sempre ruído, é normal nos prédios. Agora... Um simples almoço de família ouvir-se pelo prédio acima e abaixo, não acho normal. Já na lateral, está tudo em condições, não existe ruído incomodativo entre apartamentos do mesmo piso.
    O problema aqui são mesmo as paredes internas e da periferia do prédio, transportam o som com uma facilidade. Imaginem ouvir-se a TV do vizinho de baixo, por estar encostada à parede.
  19.  # 19

    Esqueça isso. Precisa de uma equipa técnica para avaliar isso e com ensaios, obviamente não é barato mas certamente será menos de um décimo do bem. Para instruir o processo tem de pensar no início uns 5k€ e depois outros tantos mas em princípio terá os de volta
  20.  # 20

    Pelo preço que paguei pelo apartamento, e que tenho de empréstimo, vale bem investir 10k para ter isto como deve ser. Primeiro vou analisar o projecto, tentar perceber se o que foi entregue na camara é o que foi construído, depois contrato uma empresa para me fazer o teste acústico. Não me parece assim tão complicado.

    Até porque sei que existem instituições que ajudam neste tipo de situações, um género de julgados da paz. Não me recordo do nome...

    Por outro lado, penso que o projecto deste prédio deu entrada na camara em 2019, e houve actualizações na lei do ruído para construção em 2020. Isto é que eu acho mais preocupante.
 
0.0215 seg. NEW