Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Há muito que acompanho este fórum sem estar registada e já aprendi bastante, uma vez que as dúvidas de outras pessoas eram também as minhas.

    Agora exponho a minha dúvida, uma vez que não encontrei nenhuma informação para o meu caso específico no fórum. Em 2022 comprei a minha primeira casa (HPP) com recurso a crédito e em 2023 fiz obras de remodelação total. Entretanto, surgiu a oportunidade de ir viver com o meu namorado e alugar a minha casa. Já tenho pessoas interessadas (estrangeiros com rendimentos noutro pais - trabalhadores remotos). A minha questão é se posso manter a minha casa como HPP e manter a minha morada fiscal, mesmo arrendando? Isto porque, sendo os arrendatários estrangeiros com rendimentos também no estrangeiro, à partida não irão declarar as rendas no IRS para obter o benefício fiscal, mas vão querer mudar a sua morada para o imóvel. Já eu mantendo como HPP não perderia a isenção de IMI (ainda tenho este ano - é o último) nem teria de pagar o diferencial de IMT.

    Influencia o facto de registar o contrato de arrendamento como habitação permanente ou como habitação não permanente? O contrato é de prazo certo (1 ano), sem renovações automáticas.

    Aproveito ainda para perguntar se posso deduzir o valor das obras que fiz em 2023 nos rendimentos deste ano e, em caso afirmativo, como devo proceder.

    Obrigada
  2.  # 2

    O apartamento inicial está pago ou está a ser pago crédito bancário?
  3.  # 3

  4.  # 4

    Colocado por: patoliveiraJá eu mantendo como HPP não perderia a isenção de IMI (ainda tenho este ano - é o último) nem teria de pagar o diferencial de IMT.


    Tudo correrá "bem" se não fizer contrato nas Finanças.

    Ao fazer o contrato de arrendamento, o fisco vai detectar uma sobreposição de moradas? Não?

    Será que não detectam?
  5.  # 5

    Colocado por: PalhavaO apartamento inicial está pago ou está a ser pago crédito bancário?


    Não declare nada ao banco.
    Se souberem que houve mudança de HPP para Habilitação secundária pode vir a ter que pagar mais por prestação ao empréstimo.
  6.  # 6

    Colocado por: patoliveiraAproveito ainda para perguntar se posso deduzir o valor das obras que fiz em 2023 nos rendimentos deste ano e, em caso afirmativo, como devo proceder.

    Ponha tudo depois as finanças aceitam ou não...
    No entanto o prazo de validação das facturas já terminou.

    Guarde essas facturas pois se vender o apartamento pode abater nas mais valias, se o fisco aceitar.
  7.  # 7

    Colocado por: PalhavaO apartamento inicial está pago ou está a ser pago crédito bancário?


    Está a ser pago por crédito bancário
  8.  # 8

    Colocado por: Palhava

    Tudo correrá "bem" senãofizer contrato nas Finanças.

    Ao fazer o contrato de arrendamento, o fisco vai detectar uma sobreposição de moradas? Não?

    Será que não detectam?


    Pois, essa seria a minha dúvida. Hipoteticamente há algo que me impeça de colocar a casa a alugar e continuar lá a viver?
  9.  # 9

    Colocado por: Palhava
    Ponha tudo depois as finanças aceitam ou não...
    No entanto o prazo de validação das facturas já terminou.

    Guarde essas facturas pois se vender o apartamento pode abater nas mais valias, se o fisco aceitar.


    Como assim o prazo para validar as facturas? O que é que devia ter feito e não fiz? As faturas aparecem-me no e-fatura. Devia de ter categorizado de alguma forma especial? As facturas contêm o meu NIF e morada do imóvel.
  10.  # 10

    Fale com as pessoas a ver se estão dispostas a alugar "parte" da casa. Ao invés de alugar a casa, alugava os quartos com acesso ao resto (refiro me apenas ao descrito no contrato obviamente). Se as pessoas aceitarem esse tipo de contrato, você tem o problema resolvido.
  11.  # 11

    Era isto:

    https://forumdacasa.com/discussion/96130/validacao-de-faturas-mais-alguem-nao-conseguiu/#Item_1


    Mas não sei se é obrigatório.
    Não tenho muita experiência em IRS.

    --------
    Contacte um contabilista se achar que é preciso, para ajudar em toda a situação.
    "Arrendar os quartos" parece ser uma boa ideia.
 
0.0154 seg. NEW