Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, eu moro no 1º andar de uma residência, e ontem reparei que o contador da minha vizinha do rés do chão está desligado, mas ela sempre teve eletricidade.
    Depois de conversar com ela e de analisarmos a situação, constatamos que a ligação do rés do chão foi feita no meu contador, e desde de 01 de janeiro de 2023 que andamos a pagar faturas em duplicado, porque é tudo registado no meu contador.
    Podem-me ajudar em como resolver esta situação?
    • size
    • 18 março 2024

     # 2

    Explique em que condições está a habitar essa casa. Casa própria ou arrendamento ?
    O imóvel em causa, com 2 habitações, é propriedade de quem ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BrunoDFM
  2.  # 3

    O imóvel, constituído por rés do chão e 1ºandar, pertence ao meu pai. Eu moro no 1º e ele arrendou o rés do chão. A 01 de janeiro de 2023, a quando o arrendamento, a inquilina, depois de contrato assinado, pediu a ligação de luz, gás e água. Ontem por mero acaso reparei que o contador dela estava desligado. A inquilina, nunca enviou contagem, por isso nunca reparou nesta situação.
  3.  # 4

    Não percebo porque que diz que estão a pagar em duplicado.

    Ela não tem contrato de eletricidade e a energia está a vir do contador do 1 andar.

    Tem de falar com o "senhorio", que interligou os 2 pisos e quando arrendou, esqueceu de mandar retirar a interligação.
  4.  # 5

    Os dois contadores estão em caixas separadas, lado a lado.
    O que eu suponho que tenha acontecido é que quem foi ligar, depois de se ter requisitado a ligação, ligou ao meu contador.
    O facto de pagar em duplicado, é que eu pago a minha fatura de luz à Endesa, e ela paga pelos mesmos kw/h à Galp.
    Como está a ser tudo registado no mesmo contador, eu estou a pagar os kw que eu consumo mais os da vizinha, e ela está a pagar os que ela consome mais os meus...
  5.  # 6

    Não podem estar a faturar 2 CPE's no mesmo comtador.
    • size
    • 18 março 2024 editado

     # 7

    Colocado por: BrunoDFM
    O imóvel, constituído por rés do chão e 1ºandar, pertence ao meu pai. Eu moro no 1º e ele arrendou o rés do chão. A 01 de janeiro de 2023, a quando o arrendamento, a inquilina, depois de contrato assinado, pediu a ligação de luz, gás e água. Ontem por mero acaso reparei que o contador dela estava desligado. A inquilina, nunca enviou contagem, por isso nunca reparou nesta situação.


    Impossível a inquilina ter requisitado energia com o seu CPE, uma vez que este se encontra ocupado/titulado em seu nome. A ser verdade o que relata, o problema residirá na instalação electrica das 2 casas, que estarão ligadas no mesmo quadro/contador. No seu.
    Tem a certeza que o seu pai requereu um CPE próprio para o rés do chão ?
    Tem a certeza que o seu pai não mandou fazer ligação da instalação eléctrica do r/c à do 1º andar ?

    Salvo, possível marosca....
  6.  # 8

    Se após a inquilina entrar, o consumo não aumentou substancialmente é porque provavelmente tem algum gato agarrado.
  7.  # 9

    Colocado por: VarejoteSe após a inquilina entrar, o consumo não aumentou substancialmente é porque provavelmente tem algum gato agarrado.


    Mas se tivesse "gato agarrado" como se justifica haver contrato com 2 empresas?
    Ou há 2 CPEs e os 2 contratos estão corretos e a e.redes anda a enganar.se nas contagens.
    Ou há o tal gato a alimentar o res.do.chao e as empresas estão a faturar o mesmo CPE.

    De qualquer maneira vou ficar aqui à espera de novos desenvolvimentos.

    Não percam o próximo episódio... porque nós também não. ahahah
  8.  # 10

    Colocado por: Dias12

    Mas se tivesse "gato agarrado" como se justifica haver contrato com 2 empresas?
    Ou há 2 CPEs e os 2 contratos estão corretos e a e.redes anda a enganar.se nas contagens.
    Ou há o tal gato a alimentar o res.do.chao e as empresas estão a faturar o mesmo CPE.

    De qualquer maneira vou ficar aqui à espera de novos desenvolvimentos.

    Não percam o próximo episódio... porque nós também não. ahahah


    Onde está o contrato?

    A inquilina disse que ia pedir eletricidade...

    Isto não bate certo, como eles iam ativar contrato com CPE X e contador Y, quando o contador já tinha energia quando os técnicos lá foram ligar.

    O número de série do contador também aparece no CPE, ao inserir os dados ia dar alerta que estava em exploração.

    Para mim a inquilina não chegou a fazer nenhum contrato por ter eletricidade em casa.

    Se o OP não notou aumento substacial no consumo desde que lá está a inquilina é porque provavelmente já tinha gato feito pelo senhorio e esqueceram de retirar.
    • Dias12
    • 18 março 2024 editado

     # 11

    Colocado por: BrunoDFMOs dois contadores estão em caixas separadas, lado a lado.
    O que eu suponho que tenha acontecido é que quem foi ligar, depois de se ter requisitado a ligação, ligou ao meu contador.
    O facto de pagar em duplicado, é que eu pago a minha fatura de luz à Endesa, e ela paga pelos mesmos kw/h à Galp.
    Como está a ser tudo registado no mesmo contador, eu estou a pagar os kw que eu consumo mais os da vizinha, e ela está a pagar os que ela consome mais os meus...


    Aqui o user referiu que existem 2 contratos de fornecimento de eletricidade.

    A hipotese que eu estava a teorizar é que existem 2 CPEs, 2 contratos e quando vai lá a e.redes fazer a contagem o sujeito engana.se e coloca a mesma contagem nos dois CPEs o que acho estranho porque já se teria de enganar pelo menos 4 vezes (se fizer as contagens trimestrais)

    Ao mesmo tempo o res.do.chao ou está em gato ou ligado ao circuito do piso 1 daí o contador estar desligado.
  9.  # 12

    Colocado por: Dias12

    Aqui o user referiu que existem 2 contratos de fornecimento de eletricidade.


    Não tinha reparado nesse post, têm de reclamar com a eredes e comercializadores.

    Pode telefonar já para a eredes para confirmar os dados.
  10.  # 13

    Colocado por: Varejote
    Pode telefonar já para a eredes para confirmar os dados.

    EXATO:
    https://www.e-redes.pt/pt-pt/particulares

    Tenha à mão a sua factura de electricidade e se conseguir, peça também a do seu vizinho. Pelo menos tire uma foto dos dados do contador/ CPE
  11.  # 14

    Tenho um amigo que morou em Campolide, mudou de fornecedora de electricidade e chegavam -lhe facturas dos mesmos períodos de várias empresas...
    Para o mesmo CPE.
    Não sei como ele fez.
  12.  # 15

    Boa tarde a todos.

    Entretanto, reportei à E-redes, juntando fotos dos contadores e devidas identificações...

    Na próxima segunda, um técnico da E-redes, vai verificar o que se passa com os contadores.

    Depois darei feedback.

    Bom fim de semana.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Varejote, Dias12
 
0.0175 seg. NEW