Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,
    possuo uma casa no campo com cerca de 15 anos.
    A casa foi construída na altura por um familiar numa propriedade agrícola, infelizmente com materiais de baixa qualidade e provavelmente não muito bem planeada, pois nunca foi pensada como casa de habitação permanente mas sim como casa de férias/fim-de-semana para ser ocupada ocasionalmente.

    Para além dos típicos problemas de construção barata e mal planeada como os salitres, as humidades, etc. (assuntos para outro dia) também existe o tema aquecimento. Porém como a casa é maioritariamente utilizada no verão este ponto sempre foi tratado pontualmente e acho que nunca investigado a fundo:
    A única fonte de calor é um recuperador de calor instalado na divisão principal. Nos quartos usam-se pequenos aquecedores.
    Tem uma grelha por cima para suposta saída de ar quente e ventoinhas automáticas por baixo. Quando chega a uma determinada temperatura ligam.
    Este recuperador sempre teve problemas desde o início. Para começar, julgo que não tem nenhuma marca e pelo que percebi foi construído à medida para a parede por quem o instalou (ou reciclado de outro local).
    Nas primeiras vezes saía fumo pela porta. Quem o instalou veio cá e voltou a vedar a porta.
    Parecia estar a funcionar bem até que por vezes começou a sair outra vez fumo e cheiro (agora não tão visivelmente pela porta, mas existia fumo).
    Foi-nos dito que provavelmente seriam problemas de exaustão e da chaminé. Seguindo os conselhos de quem o instalou foram feitas várias experiências: fechar um pouco a chaminé, abrir diferentes buracos no topo para o fumo sair melhor, alterar o formato do topo da chaminé pra esta “fumar” melhor, ajustar o tubo de inox que vai até ao topo, etc.
    Todos estes testes foram feitos em anos diferentes, de cada vez que acontecia alguém usar a casa durante o inverno e obviamente querer aquecer a casa.
    Após várias tentativas parece que estabilizou, e embora o recuperador sempre emitisse um certo odor, nunca foi problemático e calculámos que seria devido à porta ser aberta de vez em quando para colocar mais lenha.
    A semana passada estive na casa e como fez algum frio de noite fiz lume e, para evitar os cheiros de abrir e fechar a porta, coloquei uma quantidade considerável de lenha para arder durante algumas horas sem ter necessidade de estar sempre a colocar mais um pouco.
    Inicialmente correu tudo bem, sem cheiros nenhuns e o fumo saía bem pela chaminé.
    No entanto, quando chegou a altura das ventoinhas ligarem automaticamente, apercebi-me imediatamente do cheiro a fumo. Inicialmente subtil, mas passado duas horas era impossível estar na divisão. Não se via fumo a sair por lado nenhum mas o cheiro era intenso e tornava o ar irrespirável.
    No dia seguinte tentei o mesmo e voltou a acontecer. Tudo bem até as ventoinhas ligarem e o cheiro aparecer.

    Já fiz alguma pesquisa no fórum e, embora algumas pessoas tenham o mesmo problema, ninguém o tem apenas quando as ventoinhas ligam.
    Como estas são automáticas considerei desligar os fios aos quais elas estão conectadas para nunca ligarem.
    Para ser sincero, nunca me apercebi de mais calor quando elas ligam, por isso tanto me faz que estejam a ventilar ou não.
    Existirá algum inconveniente por as desligar completamente e fazer um teste ou isso poderá estragar alguma coisa?

    Obviamente irei tentar entrar em contacto mais uma vez com quem colocou o aparelho, mas se tivesse melhor entendimento do que estará a acontecer já teria alguma margem de manobra para argumentar contra a possível resposta “ah… isso é ajustar a chaminé outra vez por causa do vento”.

    Alguém teve ou tem uma experiência similar?
  2.  # 2

    As ventoinhas servem para enviar calor e o recuperador não sobreaquecer, portanto têm de trabalhar.

    Quando a fumo, naturalmente será da chaminé com má tiragem.
  3.  # 3

    Obrigado pela resposta.
    Problema com a chaminé foi o que sempre foi dito nos anos passados. Desta vez já está a considerar-se levantar um pouco mais a chaminé.
    Porém, qual será a razão de o cheiro só ser perceptível após as ventoinhas ligarem?
  4.  # 4

    O circuito de aquecimento com ventiladores e independente do ar da câmara de combustão, se estiver a fumar mal, algum fumo começa a sair pela zona da porta, quando ligam as ventoinhas vão espalhar esse fumo.
    • ClioII
    • 19 março 2024 editado

     # 5

    Haverá rachadela na câmara de combustão?
  5.  # 6

    Se só deita cheiro depois das ventoinhas começarem a funcionar, podem ocorrer duas coisas. Estar a defumar mal e haver algum tipo de comunicação da camara de ar quente com o interior da queima. Mesmo que não haja e defumar mal dará origem a cheiro intenso.
    Como é a chaminé? É em tubo até fora do telhado? Se sim, não devia haver problemas de fumos. Ou é em alvenaria e só tem uma ponta de tubo ou nenhum? Aí, terá de subir a chaminé.
  6.  # 7

    Racha na câmara de combustão é fácil de ver, é só procurar.

    Devido aos problemas há anos, vou continuar a apontar para a chaminé.
  7.  # 8

    Tire umas fotos com o telemovel pela grelha que tem em cima, para dentro da hotte cima e baixo e meta aqui para ver.
    Não deixe cair o telemovel lá dentro!
  8.  # 9

    Obrigado pelas opiniões. A chaminé é de alvenaria e tem tubo desde o recuperador até à ponta da chaminé.
    Infelizmente não estou lá nos próximos tempos, pelo que não posso tirar fotos. No entanto, antes de me vir embora, retirei a grelha e olhei para dentro e pareceu-me tudo correcto. A alvenaria no interior não parece estar escura, pelo que presumo que o fumo circule apenas pelo tubo e não haja fuga. Provavelmente teremos então que subir um pouco mais a chaminé.
  9.  # 10

    Quantos metros tem de tubo até lá cima e qual o diâmetro?
  10.  # 11

    O meu recuperador não tem tubo até cima, aliás não tem nenhum, porque a lareira já estava feita e teria de rebentar tudo para o pôr. Está no rés do chão com chaminé de alvenaria, e não tem (nunca teve até agora) nenhum problema de fumos ou defumagens. O que acontece, ainda mais agora, depois de ter reparado a borboleta da chaminé, ficou com menos folga, é que tenho-a de manter um pouco aberta, senão acontece começar a cheirara lenha queimada, e caso mais grave mesmo algum fumo.
    E não tem fugas nem nada que se pareça, temos de garantir que há circulação de ar.
  11.  # 12

    POde ter um diâmetro mínimo e se nunca foi limpo, pode ficar obstruído com fuligem e aí ter menor tiragem.

    Na imagem um tubo de 150 ou 180mm reduzido a 60mm
      fuligem.jpg
  12.  # 13

    Diâmetro não sei exactamente, pelo que vi pareceu-me pelo menos 150mm. De altura diria uns 3 metros, desde o encaixe no recuperador até ao topo da chaminé.
    Em anexo algumas fotos antigas. Inicialmente a chaminé estava toda aberta e foi aconselhado fechar e deixar só uma saída de cada lado (4 no total).
    Como se pode ver o vidro fica extremamente negro após uma única utilização.
      IMG_9627.jpeg
      IMG_9626.jpeg
      IMG_9625.jpeg
  13.  # 14

    Porra, com esse buraquinho como quer que a chaminé funcione bem?!! Provavelmente esse pequeno buraco até já está obstruído.
    Isso assim está terrivelmente mal.
  14.  # 15

    Exactamente. Essa foi a minha primeira reação. O problema é que outros familiares já tentarem resolver a situação inúmeras vezes com ajuda de quem instalou e de outros „especialistas“ da zona. Eu não sei a 100% todo o historial e o porquê de algo ter sido feito e quando.
    O que me foi informado foi que:
    1. a porta necessitava de ser melhor selada
    2. como continuava a existir fumo e cheiro o tubo foi ajustado (talvez colocado mais alto ou outro ajuste)
    3. problema ainda não resolvido, pelo que houve a sugestão de fechar a chaminé visto a área ser muito ventosa e o „vento empurrar o fumo para baixo“. Ficaram só quatro buracos como o da foto, um de cada lado. Na foto só um é visível, mas são quatro.
  15.  # 16

    A chaminé tem de ser aberta em toda a volta, para o vento passar e levar o fumo. Com o calor dentro do recuperador a força que o fumo tem a subir é grande, precisa de mesmo muito vento para o empurrar para baixo.

    Em zonas ventosas costuma-se usar a chaminé em H que é a que segundo li, que funciona melhor.

    Deverá certificar se a dimensão do tubo é a correta (nunca inferior à saída do recuperador) e se o tubo está limpo, desobstruido e sem mais que 2 curvas (45º no máximo).

    Respeitando essas regras, tem de funcionar corretamente a não ser que tenha exaustores de cozinha/wc a puxar o ar para fora e para compensar entre pelo tubo da chaminé.

    Tire fotos como já disse (para cima e para baixo) ao interior para se tentar perceber como está o tubo.
  16.  # 17

    Colocado por: paulosA chaminé tem de ser aberta em toda a volta, para o vento passar e levar o fumo. Com o calor dentro do recuperador a força que o fumo tem a subir é grande, precisa de mesmo muito vento para o empurrar para baixo.

    Em zonas ventosas costuma-se usar a chaminé em H que é a que segundo li, que funciona melhor.

    Deverá certificar se a dimensão do tubo é a correta (nunca inferior à saída do recuperador) e se o tubo está limpo, desobstruido e sem mais que 2 curvas (45º no máximo).

    Respeitando essas regras, tem de funcionar corretamente a não ser que tenha exaustores de cozinha/wc a puxar o ar para fora e para compensar entre pelo tubo da chaminé.

    Tire fotos como já disse (para cima e para baixo) ao interior para se tentar perceber como está o tubo.


    A chaminé já esteve aberta pelo que se vê na terceira foto do "antes".
  17.  # 18

    Colocado por: Varejote

    A chaminé já esteve aberta pelo que se vê na terceira foto do "antes".

    Sim, pode estar o tubo obstruído e o pouco que estiver mais a fraca tiragem da chaminé, ser suficiente para não funcionar corretamente.
 
0.0201 seg. NEW