Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,


    Tenho uma duvida, recentemente construí uma casa e deixei pré-instalação para o sistema de ventilação nos WC.
    Comprei um ventilador Cata E100 que tem temporizador e sensor de humidade, aquando da instalação deparo-me que só tenho um fio neutro, outro Fase e outro terra.

    O aparelho tem 3 ligações. L - N - SL

    Sendo o L para estar sempre ligado, o N de neutro e o SL de switch para ligar ao interruptor.

    Pelo que percebi, eu a fase que tenho no sitio da instalação do ventilador e' o SL, pois vem do interruptor.
    Alguém que perceba deste tipo de instalações, sabe se posso só ligar o SL e o N? Mesmo que isso signifique que só ira ligar quando tiver ligado o interruptor?

    Perco alguma função importante por não ter o L ligado? Pela instalacao que foi feita, e' impossivel mandar mais um fio de alimentacao sem estar a abrir o pladur do teto uma vez que nao tenho tubo nos fios.


    Obrigado,
    Jaime
  2.  # 2

    Bom dia,
    O condutor SL é para dar o sinal ao ventilador para o funcionamento temporizado.

    O condutor que pode deixar desligado é o SL, o L tem que ligar obrigatoriamente.


    Pode ligar somente os condutores L e N e o ventilador funciona normalmente em função da humidade relativa com o higrostato incorporado.

    O nível de humidade a partir do qual o ventilador liga, pode ajustá-lo você mesmo no respetivo potênciometro.

    Se tiver o microswitch S1 ligado, o ventilador funciona em modo contínuo, ou seja, quando a humidade subir acima do valor selecionado o ventilador aumenta para a velocidade máxima e quando o nível de humidade voltar a baixar o ventilador fica a funcionar constantemente a uma velocidade muito reduzida.

    Se tiver o interruptor S1 na posição “OFF” o ventilador liga e desliga em função da humidade relativa. Neste caso o ventilador desliga completamente quando o nível de humidade descer abaixo do nível selecionado .

    Também existe este ventilador com sensor de movimento incorporado, e neste caso o funcionamento temporizado é acionado pelo sensor PIR incorporado, não sei se é este o seu modelo.

    No manual do ventilador encontra certamente toda a informação necessária…
  3.  # 3

    Será algo deste género:
      19.03.2024.png
  4.  # 4

    Colocado por: CiccardiBom dia,
    O condutor SL é para dar o sinal ao ventilador para o funcionamento temporizado.

    O condutor que pode deixar desligado é o SL, o L tem que ligar obrigatoriamente.


    Pode ligar somente os condutores L e N e o ventilador funciona normalmente em função da humidade relativa com o higrostato incorporado.

    O nível de humidade a partir do qual o ventilador liga, pode ajustá-lo você mesmo no respetivo potênciometro.

    Se tiver o microswitch S1 ligado, o ventilador funciona em modo contínuo, ou seja, quando a humidade subir acima do valor selecionado o ventilador aumenta para a velocidade máxima e quando o nível de humidade voltar a baixar o ventilador fica a funcionar constantemente a uma velocidade muito reduzida.

    Se tiver o interruptor S1 na posição “OFF” o ventilador liga e desliga em função da humidade relativa. Neste caso o ventilador desliga completamente quando o nível de humidade descer abaixo do nível selecionado .

    Também existe este ventilador com sensor de movimento incorporado, e neste caso o funcionamento temporizado é acionado pelo sensor PIR incorporado, não sei se é este o seu modelo.

    No manual do ventilador encontra certamente toda a informação necessária…



    Sim, mas o manual não e' muito especifico nas ligações e na responsabilidade de cada um dos condutores. E na verdade eu sou um nabo nisto.
    Portanto, segundo o que me disse, se eu conectar o fio fase que vem do interruptor ao L, poderei usar o extrator normalmente, sempre que o switch do interruptor tiver On, ele ligar-se-a' e executar baseado nos parametros de humidade e de velocidade estabelecidas, e' isso?
      Screenshot 2024-03-19 173146.png
  5.  # 5

    Colocado por: PoweronPortanto, segundo o que me disse, se eu conectar o fio fase que vem do interruptor ao L, poderei usar o extrator normalmente, sempre que o switch do interruptor tiver On, ele ligar-se-a' e executar baseado nos parametros de humidade e de velocidade estabelecidas, e' isso?


    A fase que tem no local da instalação do ventilador é interrompida pelo interruptor da luz da divisão?

    O ventilador tem que ser alimentado constantemente com energia elétrica pela fase e neutro (Ligação L e N).

    A ligação SL é opcional e serve para dar sinal ao ventilador que alguém usou a divisão da casa onde está instalado e depois de desligar o interruptor, o ventilador vai funcionar durante um determinado período de tempo (que você pode ajustar no respetivo potênciómetro).

    Se a fase que tem agora a alimentar o ventilador está em paralelo com a lâmpada, aconselho-o a ir ao interruptor e lugá-la no pólo do interruptor onde entra a fase.

    De qualquer das formas, acautele a sua segurança ao efetuar qualquer intervenção na instalação ou em equipamentos elétricos.
    Desligue o interruptor geral da instalação elétrica e certifique-se de que ninguém o liga inadvertidamente.
    A corrente elétrica é perigosa e pode provocar graves danos.

    Se não se sente à vontade para efetuar a reparação você mesmo, seria aconselhável chamar alguém credenciado para fazer esse trabalho.
  6.  # 6

    Colocado por: Ciccardi

    A fase que tem no local da instalação do ventilador é interrompida pelo interruptor da luz da divisão?

    O ventilador tem que ser alimentado constantemente com energia elétrica pela fase e neutro (Ligação L e N).

    A ligação SL é opcional e serve para dar sinal ao ventilador que alguém usou a divisão da casa onde está instalado e depois de desligar o interruptor, o ventilador vai funcionar durante um determinado período de tempo (que você pode ajustar no respetivo potênciómetro).

    Se a fase que tem agora a alimentar o ventilador está em paralelo com a lâmpada, aconselho-o a ir ao interruptor e lugá-la no pólo do interruptor onde entra a fase.

    De qualquer das formas, acautele a sua segurança ao efetuar qualquer intervenção na instalação ou em equipamentos elétricos.
    Desligue o interruptor geral da instalação elétrica e certifique-se de que ninguém o liga inadvertidamente.
    A corrente elétrica é perigosa e pode provocar graves danos.

    Se não se sente à vontade para efetuar a reparação você mesmo, seria aconselhável chamar alguém credenciado para fazer esse trabalho.


    Não,tenho dois interruptores. Um para a luz e outro para o extrator.

    Por isso perguntei se podia ligar a fase que vem do interruptor do extractor ao L. E só ligar o extrator quando quisesse. E se podia deixar o SL de lado. Portanto a fase que chega ao extrator só fica ativa no ventilador com o interruptor. Mas se calhar posso anular a tecla do interruptor e po-lo direto a ir ao ventilador.
  7.  # 7

    Qual é a variante do seu ventilador?
    E-100 G?
    E-100 GT?
    E-100 GTH?
  8.  # 8

    Colocado por: CiccardiQual é a variante do seu ventilador?
    E-100 G?
    E-100 GT?
    E-100 GTH?



    Gth essa mesmo
  9.  # 9

    Então ligue os condutores de alimentação nos respetivos logadores L e N e deixe o interruptor da parede sempre ligado.

    Ajuste o nível de humidade e deixe o higrostáto incorporado fazer o resto do trabalho…
 
0.0149 seg. NEW