Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Só questionei a lacagem do contraplacado porque nas bordas vê-se as diferentes folhas de madeira, normalmente com tons diferentes umas das outras e por vezes têm alguns vazios visíveis nessa zona. Se calhar cobrem com alguma massa antes de lacar...não sei....
  2.  # 2

    Colocado por: elfo106Só questionei a lacagem do contraplacado porque nas bordas vê-se as diferentes folhas de madeira, normalmente com tons diferentes umas das outras e por vezes têm alguns vazios visíveis nessa zona. Se calhar cobrem com alguma massa antes de lacar...não sei....

    O contraplacado para lacar tem que ser preparado para tal.
    Em todo o caso, um contraplacado com falhas nas laterais e com nós ou outros defeitos mais notórios na sua superfície não é uma escolha para lacar. Tenho comigo amostras de contraplacado de uma qualidade tal que parece que está orlado com orla com padrão riscado.

    Em todo o caso, o contraplacado acaba por ser o painel mais estável dimensionalmente graças às folhas de madeira serem cruzadas e uns movimentos anularem os outros (contração e expansão com o frio/humidade e com o calor).
  3.  # 3

    Colocado por: elfo106Tenho comigo amostras de contraplacado de uma qualidade tal que parece que está orlado com orla com padrão riscado.


    €€€€ :)

    Colocado por: Vítor Magalhãeso contraplacado acaba por ser o painel mais estável dimensionalmente


    Neste aspeto o mdf não deve ficar atrás. Onde o contraplacado deve ganhar é na robustez. Pode-se por mais peso em cima e se num mdf precisar de trocar ferragens...boa sorte...o mais certo é esfarelar no sitio onde se está a querer trocar os parafusos...digo eu..
    • sltd
    • 22 março 2024

     # 4

    Aproveitando o tópico que me dizem disto:
    Termolaminado, com interior em aglomerado
    de melamina de linho
  4.  # 5

    Colocado por: sltdAproveitando o tópico que me dizem disto:
    Termolaminado, com interior em aglomerado
    de melamina de linho

    Para roupeiros, certo?
    • sltd
    • 22 março 2024

     # 6

    Não, cozinha.
    Para roupeiros é isto:
    contraplacado folheado a madeira
    exótica
  5.  # 7

    Eu fugiria sempre do aglomerado em cozinhas e WCs.
    O termolaminado é vulgarmente conhecido por "formica", são muitos papeis (melamina) prensados a alta temperatura e por isso deve ter uma espessura de 0,6-0,8mm. É mais resistente ao impacto que a melamina, mas não deixa de ter a zona dos vértices (encontro entre faces e zona de orla) mais vulnerável. Em todo o caso é largamente preferível que o acabamento melamínico mais básico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sltd
  6.  # 8

    Tinha cozinha em aglomerado com termo laminado. Até se aguentou bem em 10 anos mas tive um contratempo com a máquina de lavar de encastrar. Saiu água e entrou em contato com o caixote. Pois inchou logo. Acho que aglomerado e soalho flutuante têm o mesmo problema...
    A cozinha nova está em produção , vai ser MDF hidrofugo com revestimento lacado mate branco.
    Bem sei que ficava melhor servida com o miolo contraplacado mas a diferença de preços não justifica.
    Concordam com este comentário: rituais
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sltd
  7.  # 9

    Colocado por: pedrodmsousaCozinhas- Melamina branca hidrófuga lacada? Bem, que salsada aí vai.... Tem a certeza que é isso que diz no papel?
    Sim, convém que o material principal seja em MDF hidrófugo e o acabamento lacado ou termolaminado. Acabamento em melamina sáo muito frágeis e a probabilidade de entrar humidades pelas juntas das orlas é bastante grande.

    Roupeiros- Ok
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães


    Já tem aqui alguma info. Era bom que de facto esclarece-se o mais detalhadamente possível de forma a que seja possível ajudá-lo.
  8.  # 10

    .
    • trap3d
    • 22 março 2024 editado

     # 11

    Na minha moradia está a levar o seguinte,

    Cozinha

    Aglomerado hidrofugo(laminado cinza alumínio) -interior
    Fénix termolaminado anti-dedadas(orlas fechadas a laser)-portas

    Roupeiros

    Aglomerado hidrófugo(laminado linho)-interior
    Mdf hidrófugo lacado branco-portas

    Segundo o meu carpinteiro, qualquer material que tenha uma “fenda “ do material exterior seja mdf,aglomerado ou até mesmo contraplacado não há material que resista a uma inundação.

    Contraplacado vai ser nos wcs e em duas portas da cozinha que ficam por cima do nicho.
  9.  # 12

    Colocado por: trap3dNa minha moradia está a levar o seguinte,

    Cozinha

    Aglomerado hidrofugo(laminado cinza alumínio) -interior
    Fénix termolaminado anti-dedadas(orlas fechadas a laser)-portas

    Roupeiros

    Aglomerado hidrófugo(laminado linho)-interior
    Mdf hidrófugo lacado branco-portas

    Segundo o meu carpinteiro, qualquer material que tenha uma “fenda “ do material exterior seja mdf,aglomerado ou até mesmo contraplacado não há material que resista a uma inundação.

    Contraplacado vai ser nos wcs e em duas portas da cozinha que ficam por cima do nicho.

    Eu trocava o Aglomerado por MDF na cozinha.
  10.  # 13

    Colocado por: trap3dNa minha moradia está a levar o seguinte,

    Cozinha

    Aglomerado hidrofugo(laminado cinza alumínio) -interior
    Fénix termolaminado anti-dedadas(orlas fechadas a laser)-portas

    Roupeiros

    Aglomerado hidrófugo(laminado linho)-interior
    Mdf hidrófugo lacado branco-portas

    Segundo o meu carpinteiro, qualquer material que tenha uma “fenda “ do material exterior seja mdf,aglomerado ou até mesmo contraplacado não há material que resista a uma inundação.

    Contraplacado vai ser nos wcs e em duas portas da cozinha que ficam por cima do nicho.


    Trap pode dizer quem é o seu carpinteiro?! 😁

    Ah e já agora BragasV se passar por aqui, quem foi o seu?!! 😁
  11.  # 14

    Colocado por: Vítor MagalhãesPois, mas isso está muito omisso.
    Para começar, "melamina" é um revestimento (papel) e nunca um tipo de placa. Normalmente, e de uma forma errada, algumas pessoas referem-se ao aglomerado de partículas revestido nas faces com papel melamina como simplesmente "melamina".

    Portanto, no seu orçamento poderá presumir-se que se trata de painéis de aglomerado de partículas, provavelmente hidrófugo, revestido na face interior por melamina e na face exterior por revestimento lacado... O que é que isto tem de mal? Tudo, não conheço quem é que laca uma face de aglomerado e a outra reveste com papel...
    Depois, aglomerado e melamina numa cozinha ou WC é meio caminho andado para daqui a meia duzia de anos, ou menos, o aglomerado começar a inchar com a humidade e ficar uma valente miséria, seja hidrófugo ou não a diferença é residual para uma situação destas.
    Nestes casos a solução mais barata utilizada é o MDF hidrófugo, e ainda assim com muitas reservas.

    Roupeiros, aglomerado de partículas serve, afinal é o mais utilizado normalmente, agora esteja atento às espessuras dos painéis (portas e caixotes), se vier tudo com 16mm... Desconfie.

    Por ultimo, um painel lacado é um painel virtualmente selado em todas as faces, a probabilidade de absorção de humidade e dano é muito reduzida, considerando que a lacagem é bem feita. Um painel revestido a melamina (muito barato) ou termolaminado (um pouco mais caro) tem nos seus vértices os pontos mais fracos e propícios à absorção de humidade, se ela existir vai começar a expandir o substrato nestes locais e em pouco tempo isso acaba por ser fatal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rituais,rpmmsantos

    Vitor Magalhães, as suas explicações são efetivamente muito úteis.

    Antes de ler os comentários, tinha ideia que o MDF Hidrófugo era uma muito melhor solução para cozinhas, que qualquer coisa numa base de aglomerado. O que me deixou confuso foi a afirmação de vários fabricantes de cozinhas, que dizem que o atual aglomerado hidrófugo, é superior ao MDF e dois até disseram que deixaram de trabalhar com MDF, pelos problemas que por vezes tinham.

    A seguir à madeira com que já ninguém trabalha (encontrei um mas que só faz cozinhas muito rusticas) suponho que o contraplacado seja a opção seguinte. Mas mesmo sem ter noção da diferença de preços, a verdade é que ainda não encontrei quem me dessa essa opção.

    Tenho pedido cotação com MDF Hidrófugo mas os caixotes lá vêm com aglomerado. Pedi proposta no Leroy Merlin, por exemplo, e quando fui ver as especificações dos componentes... aglomerado (mesmo tendo confirmado por telefone que a proposta era baseada em MDF hidrófugo).

    Ou seja, se quero chegar a ter uma cozinha, aparentemente sou forçado a aceitar caixotes de aglomerado hidrófugo
  12.  # 15

    Este também é um tema pelo qual tenho algum interesse, e bastantes dúvidas, e como tal terei de perceber melhor por onde seguir.

    Colocado por: rituaisOu seja, se quero chegar a ter uma cozinha, aparentemente sou forçado a aceitar caixotes de aglomerado hidrófugo

    Sobre isto, a ideia que tenho é que de forma generalizada os caixotes serão de aglomerado (julgo que seja a norma), sendo que poderá sim existir alguma escolha para os painéis de porta e gavetas, entre os mdf, aglomerados e contraplacados (já excluindo a madeira maciça do mainstream), e respetivos acabamentos lacados, laminados...
    Concordam com este comentário: rituais
  13.  # 16

    Na minha opinião os caixotes em si são o que menos 'falha' numa cozinha. Mesmo os de pior qualidade quando esmilha para apertar um parafuso que se soltou tem sempre solução mais ou menos simples.

    O maior investimento pensando na longevidade é, na minha opinião, a bancada, as ferragens, escolher gavetões em vez de portas e o material/acabamento das portas.
  14.  # 17

    Colocado por: RuikodeEste também é um tema pelo qual tenho algum interesse, e bastantes dúvidas, e como tal terei de perceber melhor por onde seguir.


    Sobre isto, a ideia que tenho é que de forma generalizada os caixotes serão de aglomerado (julgo que seja a norma), sendo que poderá sim existir alguma escolha para os painéis de porta e gavetas, entre os mdf, aglomerados e contraplacados (já excluindo a madeira maciça do mainstream), e respetivos acabamentos lacados, laminados...
    Concordam com este comentário:rituais

    Essa "norma" resulta provavelmente do facto do "tipico" cliente (normalmente, pouco informado), escolher pelo preço e estética, sem saber exatamente o que está a comprar. Por isso, aos fabricantes dá-lhes jeito a desinformação (ou pouca informação), porque assim nivelam tudo por baixo e tendo um preço também ele muito semelhante, o cliente faz menos perguntas.

    Aglomerado hidrófugo já parece ser uma inovação. Mas pedir um material diferente, cria-lhes o problema da gestão de stocks e, tendo todos muito trabalho, parece mais simples desqualificar melhores (e mais caras) alternativas.

    Estou a pedir preço para tudo em MDF hirófugo lacado e para caixotes em MDF hirófugo e portas/frentes em madeira com pintura decapê e... nem me respondem :-(
  15.  # 18

    Colocado por: LrLisboaNa minha opinião os caixotes em si são o que menos 'falha' numa cozinha. Mesmo os de pior qualidade quando esmilha para apertar um parafuso que se soltou tem sempre solução mais ou menos simples.

    O maior investimento pensando na longevidade é, na minha opinião, a bancada, as ferragens, escolher gavetões em vez de portas e o material/acabamento das portas.

    Tenho uma cozinha MOB que parece ser de aglomerado e dura há mais de 15 anos tendo apenas um inicio de problema na porta da máquina de lavar-loiça, por conta do valor de água ao abrir a máquina.

    A minha preocupação em relação aos caixotes em aglomerado é exatamente o que referiu... aperto de parafusos. Qual seria a "solução mais ou menos simples"?

    Quando diz que escolher gavetões em vez de portas é uma vantagem, quer dizer que "corrediças" dão menos problemas que "dobradiças"?
  16.  # 19

    Os problemas dos caixotes são nas infiltrações das bancadas junto à parede (mal seladas, silicone velho, etc...) em volta do lava-loiça, a própria humidade/falta de ventilação no interior, e na fixação das dobradiças. De qualquer forma, não é linear que o MDF hidrofugo dure mais 5, 10 ou 15 anos só por ser melhor que o aglomerado, é uma solução de compromisso e prevenção de patologias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rituais
  17.  # 20

    Colocado por: rituaisQual seria a "solução mais ou menos simples"?

    Quando diz que escolher gavetões em vez de portas é uma vantagem, quer dizer que "corrediças" dão menos problemas que "dobradiças"?


    As soluções são alargar o furo e meter um taco de madeira da medida do furo.

    Sim. Na minha experiência as ferragens de gaveta dão muito menos problemas que as dobradiças. Para além de que permitem um acesso muito melhor ao conteúdo. Isto para os móveis baixos, nos móveis de parede só é possível portas.
 
0.0215 seg. NEW