Iniciar sessão ou registar-se
    • nina40
    • 24 fevereiro 2010 editado

# 1

Boa noite
    Moro numa casa com um terreno que foi uma herança da minha avó. Vivo nessa casa, no campo, com a minha mãe a cerca de 2 anos. A cerca de 10 anos atrás, um senhor comprou uma casa que está implantada no meu terreno, a qual dou serventia de passagem. Como estou rodeada de varias arvores, e por uma questão de segurança, pensei em colocar um portão na entrada dessa mesma servidão, facultando uma chave ao meu vizinho. Acontece que o senhor não quer o portão e tem nos feito a vida num inferno. Consultei mais do que um advogado , que ao consultar todos os documentos que provam a minha legitimidade como proprietária, me disseram que posso colocar o portão, porque o terreno é meu. mas o meu vizinho consultou um advogado também, que se encarregou de me enviar uma carta, a dizer que não posso colocar portão, e se o fizer, age judicialmente. Afinal, posso ou não colocar um portão no que é meu?
    Obrigada
  1.  # 2

Hummm serventias, acho que não deve poder pois era o mesmo que estar a "fazer o favor" ao seu vizinho de lhe dar uma chave. Conheço um caso idêntico que tb não foi possivel por portão, apenas foram feitas as colunatas e ficou sem portão. Estou a supor que essa servidão está registada em certidão, caso contrário o caso muda de figura a seu favor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nina40
  2.  # 3

duvido que esteja registada. como posso saber isso? E se não estiver registada posso colocar o portão?
  3.  # 4

Peça a certidão do seu terreno na conservatória.

Se não estiver lá a servidão de passagem, em princípio, o seu vizinho ...enfim deverá, penso, requerer uma. Mas aí o caso vira a seu favor

É claro que o seu vizinho vai ter que ter um acesso à casa dele, não o pode encurralar, mas talvez possa colocar o portão.

O caso q mencionei era uma connstrução nova, diferente do seu portanto, acho.
  4.  # 5

No meu terreno não há registo de nenhuma servidão de passagem.
    Na escritura do meu vizinho, tb não menciona nenhuma servidão de passagem
    E agora??????????
  5.  # 6

e ele tem outro acesso ao terreno??
    é que se tiver essa servidão pode ser anulada, isto embora nem sequer esteja registrada.
  6.  # 7

Não, não tm. Mas eu não quero proibir-lhe a passagem. Só quero colocar um portão e facultar-lhe a chave
  7.  # 8

pois isso pode não dar, se ele não quizer.
  8.  # 9

Eu acho que podia por o potão, se não existirem servidões registsdas, embora legalmente acho que ele pode ( e deve) requerer uma servidão, e aí você tem uma certa margem de manobra...pois em princípio tem que a dar, mas tb pode, legalmente ser obrigada a dar, mesmo que não queira, isto se ele não tiver outro caminho.

0.0132 seg. NEW