Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: powerPTEstá aí um tuti-fruti que no seu todo tenho muitas reticências,

    Até a imagem do projecto é "tuti-fruti" ;)
  2.  # 2

    Colocado por: keyisthekeyNão tenho conhecimento suficiente para lhe responder a isso

    Tem fotos das fachadas em que dê para ver duas ou mais casa?
    Se a construção já estiver no google é mais fácil de perceber
  3.  # 3

    Colocado por: zedasilva
    Tem fotos das fachadas em que dê para ver duas ou mais casa?
    Se a construção já estiver no google é mais fácil de perceber


    Infelizmente ainda nao está no google e só tenho duas fotos onde se ve "parte" de duas casas mas nao sei se é suficiente?
      Screenshot 2024-03-25 151713.png
      Screenshot 2024-03-25 151731.png
  4.  # 4

    Colocado por: keyisthekeynao sei se é suficiente?

    É!
    A estrutura é comum para todas as casas.
    o empreiteiro/promotor irá dizer que acusticamente as casa são bem insonorizadas por força do método construtivo.
    Na prática, quando alguém na casa A deixar cair uma colher ao chão, o som via-se ouvir na casa B pois o som é transmitido pela estrutura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  5.  # 5

    Nesta ultimas imagens é possível verificar que há muito pouco brio e profissionalismo nos trabalhos que são visíveis e facilmente percebidos pelo olhar menos habituado.
    Assim sendo, imagino os cuidados que foram postos nos trabalhos mais técnicos e que não se vêm
    Concordam com este comentário: Iko, marize
  6.  # 6

    Colocado por: keyisthekeyAinda vou a tempo de acrescentar alguma coisa que nao involva alteração de projeto... Sugere algo?
    instalação para radiadores
  7.  # 7

    Colocado por: antonylemosinstalação para radiadores


    Seriam a gás ou por bomba de calor?
  8.  # 8

    BC e apoio por paineis FV. claro está o sistema para preparação de aguas quentes sanitárias podem estar em conjunto.
  9.  # 9

    Pelo que vejo das fotos, ainda vai a tempo de colocar piso radiante. Estude essa possibilidade, ligado a bomba de calor.
  10.  # 10

    Colocado por: cesarcarvalhoPelo que vejo das fotos, ainda vai a tempo de colocar piso radiante. Estude essa possibilidade, ligado a bomba de calor.

    Piso radiante é sem dúvida uma boa solução mas será que compensa investir 20k ou 30k nesta casa?
    Estas questões o potencial comprador tem que ponderar muito bem.
    Sem esquecer que valor de uma casa não está só relacionado com o seu tamanho ou qualidade construtiva.
    Por vezes a localização é aquilo que mais contribui para o maior ou menor valor do investimento
  11.  # 11

    Colocado por: Nostradamus


    Porque tem todo o miolo do interior da habitação forrada com materiais leves e isolantes.

    Tem esferovite a isolar as paredes exteriores pelo interior, e ainda tem o o pladur quando poderia ter tijolo para ajudar a falta de inércia térmica.

    Tal como um carro num dia de verão, que precisa sempre de AC ligado, você também vai precisar. E mesmo que o AC esteja ligado durante 5h seguidas, assim que o desligar durante apenas 5 min, vai querer logo ligar novamente.

    Isto porque tal como num carro, a sua casa não tem materiais densos como o tijolo ou betão na estrutura interior para guardar o frio (e calor) produzido pelo sistema de climatização.
    Concordam com este comentário:zedasilva



    Uma arca térmica também não tem materiais densos como o tijolo ou o betão, mas o EPS é mais que suficiente para manter a temperatura interior quer seja quente ou frio.

    Um carro não tem isolamento, nem inercia térmica, e ainda por cima é em metal que é optimo para condução térmica. Ou seja não tem nada a ver com uma moradia.
  12.  # 12

    Colocado por: Nalotil


    Uma arca térmica também não tem materiais densos como o tijolo ou o betão, mas o EPS é mais que suficiente para manter a temperatura interior quer seja quente ou frio.

    Um carro não tem isolamento, nem inercia térmica, e ainda por cima é em metal que é optimo para condução térmica. Ou seja não tem nada a ver com uma moradia.

    Uma arca térmica tem vedantes para a temperatura não sair nem entrar.
    Por isso agora se defender que as casas devem ser arcas térmicas.
    Como precisamos de viver lá dentro, lá vamos nós gastar dinheiro em VMC e outras maquinetas
  13.  # 13

    Colocado por: zedasilva
    Piso radiante é sem dúvida uma boa solução mas será que compensa investir 20k ou 30k nesta casa?
    Estas questões o potencial comprador tem que ponderar muito bem.
    Sem esquecer que valor de uma casa não está só relacionado com o seu tamanho ou qualidade construtiva.
    Por vezes a localização é aquilo que mais contribui para o maior ou menor valor do investimento


    Sim, claro. Apenas apresentei a solução, por aquilo que vi das fotos. Cabe ao proprietário avaliar o risco investimento.
  14.  # 14

    Colocado por: zedasilva<
    Uma arca térmica tem vedantes para a temperatura não sair nem entrar.
    Por isso agora se defender que as casas devem ser arcas térmicas.
    Como precisamos de viver lá dentro, lá vamos nós gastar dinheiro em VMC e outras maquinetas


    Não acho que os "vendantes" sirvam para isolar, no maximo evitam a dissipação de energia por conveção.
    O EPS serve para impedir a dissipação de energia por condução.

    E sim, cada vez mais as casas são estanques e termicamente isoladas, e é mesmo por isso que cada vez se utiliza mais VMC e outras maquinetas como disse.

    Em relação a questão do tópico:

    Se a construção em ICF for bem executada e sem pontes térmicas em teoria o AC deve chegar para a climatização da moradia.

    Com base nas fotos e como já foi referido pelos restantes utilizadores, não me parece o caso.
  15.  # 15

    Andamos (eu pelo menos ainda há pouco o fiz) a recomendar as construções de raiz, por terem métodos e materiais melhores, e depois os contrutores fazem uma cag#da dessas... Só me meteria nessa casa se fosse muito bom negócio. Mas são opiniões...

    Sobre o aquecimento, eu deixaria o AC (pelo menos na fachada sul, para o verão), mas pediria para instalarem radiadores (especialmente na fachada norte, para o inverno).

    Ah, contrate um "fiscal". Vão ser as "centenas de euros mais bem gastas", vai ver.

    Boa sorte com a sua decisão!
  16.  # 16

    Pouco interessa ter muitos engenheiros, fiscais, projetos e o diabo a sete, se na prática quem mete as mãos na massa, são poucos e fracos, bons se contam pelos dedos de uma mão.

    Ainda na semana passada, para ser aplicado tinta efeito microcimento tipo veneziano à espátula, a 40€ m2 + iva só mão de obra.

    Quem quer bem aplicado paga, mai nada.
  17.  # 17

    Se a construção em ICF for bem executada e sem pontes térmicas em teoria o AC deve chegar para a climatização da moradia.

    Com base nas fotos e como já foi referido pelos restantes utilizadores, não me parece o caso.


    Acho que é só isto que me falta perceber. O que que se ve de errado nas fotos exatamente? É os "rasgos" para passar a cabelada?
    • marize
    • 26 março 2024 editado

     # 18

    Em primeiro lugar dar-lhe os parabéns por estar a ponderar avançar com um negócio de moradia.

    Independentemente dos seus motivos para procurar uma casa, é natural que sinta que se não avançar agora, outra pessoa fica com o negócio e você, continua no sítio onde está e a querer mudar sem aparecer novo negócio que compactue com a sua linha de investimento.

    Creio que a verdadeira situação é que a maior parte das perguntas que fez e que tem acompanhado como resposta, vão trazer outras questões mais sérias que se calhar não estão detectáveis em imagens.

    Sente-se confortável em dizer o valor de compra e se vai investir com dinheiro próprio ou se vai pedir empréstimo por "x" anos?!

    É porque encontrar uma pedra no sapato no sapato e sacudi-la e continuar a caminhar é uma coisa, já comprar um sapato que tem uma pedra cravada na palmilha interior e ter de o vender a outra pessoa porque tem de o pagar, é outra totalmente diferente.

    Colocado por: keyisthekey
    O que que se ve de errado nas fotos exatamente?
  18.  # 19

    Colocado por: NalotilUma arca térmica também não tem materiais densos como o tijolo ou o betão, mas o EPS é mais que suficiente para manter a temperatura interior quer seja quente ou frio.


    Porque a inércia térmica de uma arca ou frigorífico é feita pelos próprios alimentos que la estão dentro. Nenhuma maquina dessas é feita para trabalhar vazia e sem carga no interior.

    E não é por acaso que quando temos um frigorífico demasiado vazio, ele acaba por consumir mais que um frigorífico a meio. Abrir e fechar constantemente e várias vezes ao dia perde-se o frio num instante, e o compressor tem de trabalhar sempre a cada abertura.
    A vivência do dia-a-dia de uma casa é igual.

    Colocado por: Nalotil

    Um carro não tem isolamento, nem inercia térmica, e ainda por cima é em metal que é optimo para condução térmica. Ou seja não tem nada a ver com uma moradia.


    Os carros não tem isolamento? Esse é nova.

    Aos anos que já trazem camadas de isolamento, que combatem principalmente a troca de calor por radiação (porque é metal), e é bastante fácil de a ver entre o habitáculo e a parte inferior e frontal do carro.
  19.  # 20

    Entao a inércia térmica quanto mais melhor?
    E nos dias de calor?
    Depois nao basta abrir a janela à noite para arrefecer
 
0.0229 seg. NEW