Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

Desenho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rcd2023
      fiber_4-1-300x300.png
  2.  # 142

Colocado por: rcd2023CMartin neste caso são um bocadinho diferentes, são redondas e o que está em causa é não ter as 3 colunas em cada uma das 3 janelas, pq com alumínio não dá.

Mas em pvc, dá. (Sei o que vai (ou o que poderão) dizer a seguir, mas vou esperar para ver).
  3.  # 143

Colocado por: CMartinDesenho
      fiber_4-1-300x300.png

Obrigado. Não percebo o suficiente do assunto mas acho que esse desenho assim não pode ser feito pq há duas colunas de betão que separam as 3 janelas.
  4.  # 144

Colocado por: CMartin
    Mas em pvc, dá. (Sei o que vai (ou o que poderão) dizer a seguir, mas vou esperar para ver).
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rcd2023

Admito que sim, mas neste momento já tenho a coisa vista com alumínio...

Obras! Blhac! 😏😁
  5.  # 145

Percebo a questão de, mais nas suas janelas laterais da bow window a expressão do alumínio pode realmente ser factor determinante, não sei a dimensão dessas laterais, e que passaria a ser quase zenital a entrada de luz por aí. A imagem que anexo vem do catálogo da Sosoares.
    No entanto, a Sosoares certamente que tem essa solução - repito que desconheço a dimensão (largura) das laterais.
    Ainda assim, as janelas frontais é que trariam a percentagem maior de luz, as laterais seriam sempre um acréscimo (talvez um acréscimo não preponderante). Ou seja, as laterais seriam quase mais um "faz feitio".
    As laterais têm quanto de largura, e o perfil da Sosoares em alumínio tem quantos mílimetros, sabe ?
      Screenshot_20240610-151900_Samsung Notes.jpg
  6.  # 146

A acrescentar a isto, a sua folha é oculta, o que, se meter os caixilhos pela parede adentro nas laterais, e nos topos, como mais atrás falou, de ficar com apenas vidro à mostra, isso pode em parte compensar (e quem sabe até permitir talvez) ter depois a maior quantidade de folhas a perfazer o redondo.
  7.  # 147

Colocado por: rcd2023Obrigado. Não percebo o suficiente do assunto mas acho que esse desenho assim não pode ser feito pq há duas colunas de betão que separam as 3 janelas.

Sei. Estou a fazer um espécie be brain storm para eu própria chegar lá :))
  8.  # 148

Colocado por: rcd2023caixilharia da Sosoares LT 67 folha oculta, que tem aro fixo de 45 mm, oscilo-batente.
      Screenshot_20240608_165228_Drive~2.jpg
  9.  # 149

Colocado por: rcd20234) nas bow windows, fica mt mal fazer vãos planos? É que se não forem planos as janelas ficam com mais alumínio do que vidro... Ver desenhos abaixo.

E eu estou a tentar desconstruir para responder a esta questão que colocou, porque, para mim, perder as bow windows seria uma pena, sim.
  10.  # 150

Não indo para series super caras, super especiais e exclusivas.
    Mande fazer um caixilho em madeira, com acabamento idêntico aos demais soluções escolhidas. como irá ser em lacado, pode utilizar madeira lamelada de casquinha vermelha, devidamente lacada (não aconselho a utilização de cores escuras).

Imagem representativa. neste caso não esta pintada/ lacada.

Boa sorte.
  11.  # 151

Obrigado CMartin e Pedro Barradas pelas dicas.

Hoje estive na obra com um amigo de um amigo, já velhinho mas com boa cabeça, que foi um arquitecto conhecido do Igespar durante uns 500 anos 😏😁 e conhecia bem a obra do arquitecto original da casa.

Entre outras coisas recomendou manter a estrutura das janelas - 3 colunas em cada uma das 3 janelas. Nada de vãos planos. Disse que de certeza a Sosoares tem "prumos" (foi a expressão usada) que podem fazer as separações entre os vidros.

Fiquei de ver com o empreiteiro e o tipo das caixilharias e o project manager que todos tinham jurado a pés juntos não ficar lá muito bem... Veremos. Raisparta obras! 😏😁

Disse também que não vale a pena meter estores/persianas - "afinal de contas uma casa não é um bunker" - e que o alarme é o mais importante.

Em vez dos estores/persianas caros e grosseirões sugeriu uns estores interiores japoneses deste estilo:

Por acaso foi engraçado, pq me fez recordar um candeeiro antigo que ainda lá está na casa e que já disse quero recuperar:

Que acham, caríssimos confrades de forum?

Obrigado!
  12.  # 152

Colocado por: rcd2023Entre outras coisas recomendou manter a estrutura das janelas - 3 colunas em cada uma das 3 janelas. Nada de vãos planos. Disse que de certeza a Sosoares tem "prumos" (foi a expressão usada) que podem fazer as separações entre os vidros.

Precisamente !

Colocado por: rcd2023Disse também que não vale a pena meter estores/persianas - "afinal de contas uma casa não é um bunker" - e que o alarme é o mais importante.

Em vez dos estores/persianas caros e grosseirões sugeriu uns estores interiores japoneses deste estilo:

Exactamente.

E com isto, dizemos, bendita visita do senhor arquitecto do Igespar que evitou quase uma heresia ! :))
  13.  # 153

Colocado por: rcd2023Fiquei de ver com o empreiteiro e o tipo das caixilharias e o project manager que todos tinham jurado a pés juntos não ficar lá muito bem

Desculpe a expressão, deixe-os falar e vá pelo senhor do Igespar.
    Não levem a mal, mas raramente se vê ora empreiteiro ora tipos de caixilharias com sensibilidade estética. Haverá, mas não é coisa muito corrente !
  14.  # 154

Colocado por: rcd2023Que acham, caríssimos confrades de forum?

Bonito o candeeiro. É para um hall de entrada, uma casa de banho ou para um corredor ?
  15.  # 155

Colocado por: CMartin
    Bonito o candeeiro. É para um hall de entrada, uma casa de banho ou para um corredor ?

Vou deixar onde está há já muitos anos, me parece, que é o início das escadas.

Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  16.  # 156

Entretanto, no meio de tanta indecisão e confusão, com coisas importantes por decidir e numa total inversão das prioridades 🤡... lá escolhi um pormenor: a cor exterior!

17.  # 157

Acho que não podia ter escolhido uma cor melhor para a casa. É perfeita, é mesmo isto ! Cor de chá !

Colocado por: rcd2023numa total inversão das prioridades 🤡... lá escolhi um pormenor: a cor exterior!

Por vezes fazemos isto, numa ânsia do que nos dá gosto, mais sobre o que nos dá chatice, e numa aproximação de querer ver terminado, e bonito, como imaginamos. A verdade é que, para isso, tudo vai contar, e temos que nos debruçar com igual gosto e sem facilitar sobre o que, aparentemente, apenas transparece como chatice.
    Concordam com este comentário: snob
  18.  # 158

Colocado por: rcd2023Mas sim, as paredes de fora vão ter Pladur e o chão vai ter madeira nova pq basicamente (i) não há ninguém disponível para recuperar a madeira (que supostamente teria bicho) e (ii) paredes de pedra é difícil abrir sulcos pelo que o mais fácil é à bruta meter Pladur...

Nada disto soa bem.
    Como as janelas planas com estores também não soavam bem.
    Estes trabalhos do pladur e chão novo já estão em curso, ou ainda se vai a tempo de debater ?
  19.  # 159

Ehehehe já não vai a tempo...

Madeira "toda a gente" dizia que não dava para recuperar tinha bicho e mais não sei o quê... Admito que não estivesse famoso e que seja a solução quick-and-dirty para não perderem tempo... e facturar.

O pladur não estava no projecto de execução mas resulta de as paredes serem de pedra o que torna dificil instalar cabos, tubos, condutas etc...

Cenas... Por um lado deve melhorar a parte térmica etc, mas basicamente vi-me obrigado a aceitar.
  20.  # 160

Que cena.

O que vai por no chão?

0.0396 seg. NEW