Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros confrades,

    Motivado pela qualidade geral dos contributos que observo neste fórum (parabéns, desde já), resolvi encetar aqui uma pequena thread relativa à reabilitação de uma casa que comecei no início do ano e onde pretendo passar a viver após o final das obras.

    Celebrei um contrato de empreitada com um empreiteiro que me foi recomendado (vale o que vale), sem prejuízo de ter deixado de fora da empreitada uma ou outra especialidade (cozinha, WCs, caixilharias e aquecimento). Também contratei um project manager para fazer aquilo que eu não sei fazer, procurando de alguma forma monitorizar o trabalho e a facturação do empreiteiro, para além de conselho.

    Trata-se de uma reabilitação de uma moradia com 95 anos em que na medida do possível a ideia é preservar o que está. Infelizmente, logo de início, concluiu-se pela impossibilidade de reabilitar o soalho (fungos) e paredes/tectos (dava trabalho...), pelo que o orçamento do empreiteiro desde logo contemplou soalho novo e pladur nas paredes, bem como substituição de todas as portas, mantendo o desenho das originais.

    Neste momento foram feitas as demolições interiores e impermeabilizada a cave, estando o pladur a ser aplicado.

    Para um dono de obra sem experiência e pouca pachorra como eu, é todo um processo caro, demorado e de vez em quando algo frustrante... espero que ao menos no final seja compensador!
  2.  # 2

    Força nisso, e boa sorte. Depois coloque umas fotos por aqui.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rcd2023
    • TzRi
    • 25 março 2024

     # 3

    Irei acompanhar!
    Queremos fotos! ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rcd2023
  3.  # 4

    Nos anos 30 do século passado era assim:

    Alçado lateral direito

    Alçado lateral esquerdo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: palmstroke
  4.  # 5

    Uau, espectacular.

    Vai manter a idade aparente, ou tentar modernizar? Pergunto porque me dá sempre pena ver esses imóveis "de época" completamente descaracterizados com guarda-corpos de vidro, corrimões INOX, e afins... Essas coisas para ficarem bem têm que ser muito bem pensadas, e normalmente não são (minha opinião apenas).

    Vou seguir o tópico!
    Concordam com este comentário: bit0
  5.  # 6

    Colocado por: jorgemlflorencioUau, espectacular.

    Vai manter a idade aparente, ou tentar modernizar? Pergunto porque me dá sempre pena ver esses imóveis "de época" completamente descaracterizados com guarda-corpos de vidro, corrimões INOX, e afins... Essas coisas para ficarem bem têm que ser muito bem pensadas, e normalmente não são (minha opinião apenas).

    Vou seguir o tópico!



    O objectivo é manter o que está. Dito isto, a boa pinta que a casa tinha nos primeiros cinquenta anos foi um pouquinho atropelada nos anos 80 :), quando o proprietário de então decidiu aumentar a cozinha e fazer um WC numa suite, mas ainda assim manteve o look and feel original.

    O ideal seria agora ter revertido integralmente para o projecto original, mas isso, para além de estar muito além orçamento, seria pouco prático.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  6.  # 7

    Plantas do rés do chão e do 1º andar originais.

    rdc

    1andar
  7.  # 8

    Um belo exemplar, se bem que me parece que os 95 anos estão um nadinha esticados :D
    Concordam com este comentário: marize
  8.  # 9

    Nuno, ia comentar o mesmo, a compra e primeira casa poderia ter 95 anos, mas esta parece ter 60 no máximo.
    •  
      marco1
    • 26 março 2024 editado

     # 10

    não marize Esta casa é um exemplo do estilo arquitetónico moderno, e reporta-se a uma idade temporal da primeira metade do sec. XX
    até parece algo que devia ser classificado, diria mesmo que terá sido construida entre 1920 / 1940 seguramente.
    merece sem duvida muita atenção pois uma má intervenção vai arruinar o seu valor.
    Concordam com este comentário: rcd2023
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, jorgemlflorencio
  9.  # 11

    Obrigada Marco1 pela contextualização, ao perder uma oportunidade para ter estado calada, ganhei uma oportunidade para aprender! Bem haja pela simpatia e discurso limpo.

    (agora só me resta pedinchar ao OP se não há possibilidade de deixar aqui uma ou outra foto.. fiquei curiosa!)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rcd2023
  10.  # 12

    Sim, já me tinha ocorrido o mesmo. Umas fotos vinham mesmo a calhar!
    Concordam com este comentário: marize
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rcd2023
  11.  # 13

    Preferia não colocar fotos do exterior, mas aqui vão algumas do interior:

    1

    2

    3

    4
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  12.  # 14

    Outras quantas:

    1

    2

    3
  13.  # 15

    E alguns detalhes:

    1

    2

    3

    4

    5

    5

    6
  14.  # 16

    Tem aí pano para mangas para investir e sonhar!

    Muitos parabéns pelo movimento 🙌
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rcd2023
  15.  # 17

    Entretanto deixo aqui a planta do rés-do-chão e do primeiro andar. Além disto, há apenas o -1.

    Como referi acima, nos anos 80 a casa foi renovada e ampliada, pelo que o projecto actual parte dessa última intervenção.

    Que vos parece? Alguma coisa menos bem ou mal? 😏😁

    Obrigado.


    rdc

    primeiro andar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
  16.  # 18

    parabens parece uma recuperação muito interessante, a ampliação do 1ºandar para criar o wc integra-se na filosofia original da casa.
    tenha atenção á porta de correr na cabeceira da cama, pode não ser muito agradável e repare que se os armários desse closet vão ter portas então se calhar nem precisava de ter porta nenhuma para o closet tornando tudo mais fluido. acho tambem que o armário na wc ( da suite) na zona dos lavatórios talvez excessivo e a atrofiar o espaço,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, rcd2023
  17.  # 19

    Obrigado pelos comentários úteis, marco1.

    A ampliação do 1º andar para criar o WC foi feita nos anos 80, assim como uma ampliação da cozinha. Agora, o que estou a fazer é quase só a reabilitação da casa, com alterações relativamente modestas.

    Estas eram as plantas da ampliação nos anos 80:

    rdc

    primeiro andar
  18.  # 20

    Algo em que estou a ter dificuldades - já partilhadas noutro tópico mas que espelho aqui na esperança de alguém me poder iluminar - é nas caixilharias.

    Eu tenho um projecto de execução para as caixilharias que seria, na minha opinião, o ideal - caixilharia em ferro fundido, com uma estética muito acertada com aquilo que eu em tese pretenderia.

    O problema é o preço da solução em ferro fundido, que é cerca de 5x a 6x maior do que o preço da solução em alumínio, o que inevitavelmente me conduz a uma solução de... alumínio.

    Pois bem, o problema agora é ter uma solução em alumínio, devidamente orçamentada, que seja minimamente compatível com o projecto de execução de caixilharias de ferro fundido... Acreditem, não é fácil, em especial para um tipo como eu que não percebe nada disto.

    Deixo aqui um exemplo para uma janela Oscilo-batente 2.905 x 1.180.

    Projecto (ferro fundido):


    Orçamento (Sosoares LT 67 folha oculta):


    Desde logo não é possível fazer as janelas com aquelas barras horizontais porque como as "molduras" de alumínio são muito mais grossas do que em ferro fundido, ficaria muito mal, mesmo usando uma série como esta (Sosoares LT 67 folha oculta) em que a largura da moldura é de apenas 47 mm. Se esquecermos essa divisão horizontal das janelas, como neste caso a área é grande, a solução de alumínio até disfarça. A alternativa de meter umas barras "postiças" decididamente não me convence, por ser uma solução não funcional (no sentido que essas barras nada lá estariam a fazer).

    E se estivermos a falar de janelas mais pequenas, então a solução de alumínio, mesmo com um perfil "minimalista" (idiota designação) fica ainda mais esquisita. E se for uma série com largura de moldura maior (como por exemplo a Sosoares ST 71), ainda pior...

    Alguém tem alguma dica que me possa dar?

    Obrigado.


    PS: já para não falar que o tipo que orçamentou a solução em alumínio fez as aberturas das janelas de forma simétrica com o que está previsto no projeto de execução... Que nabo... Enfim, dono de obra sofre 😏😁.
 
0.0220 seg. NEW