Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

a opacidade é a cortina ideal para o toca a despachar e faturar rapidamente. mas não é só nos caixilhos.
    Concordam com este comentário: argo
  2.  # 2

Colocado por: rcd2023

As marcas dos caixilhos. Super difícil de contactar, sites manhosos, informação fornecida por telefone escassa e errónea,... articulação com os instaladores muito fraca, para não dizer mais, enfim tudo um mundo de como não vender ou prestar um serviço.

Isso falei diretamente com os instaladores, não falei com as marcas, o serralheiro até era meu conhecido e sabia que trabalhava bem, apenas pedi outros orçamentos para comparação.

Foi tudo Schuco Living 82 MD, nada a apontar no material e nada na instalação, após isso já me fez mais algumas coisas.

Tranquilo.
  3.  # 3

Colocado por: rcd2023Nos anos 30 do século passado era assim:

Alçado lateral direito

Alçado lateral esquerdo
    Estas pessoas agradeceram este comentário:palmstroke

Que maravilha de casa!
    E as divisões também.
    Tudo muito bem "pensado" para uma pessoa se sentir bem.
  4.  # 4

Afinal é mais caro M2 de "construção de novo" ou M2 de"remodelação total"?
  5.  # 5

Finalmente o telhado 😏😁:

6.  # 6

Voltando à *porra* das caixilharias. Que parte da obra tão frustrante. Já escolhi a caixilharia, mas há pormenores que não tenho como decidir.

Alguém me pode dar dicas de como escolher a exacta forma de instalar?

Como penso já ter referido escolhi uma caixilharia da Sosoares LT 67 folha oculta, que tem aro fixo de 45 mm, oscilo-batente.

Perguntas:

1) como vou ter capoto, quantos cm do aro fixo das caixilharias devo recobrir? Eu escolhi precisamente ter uma caixilharia minimalista mas tb acho que só se ficar a ver o vidro pode ficar mal.

2) nas janelas em que vou ter estores, devo deixar as calhas de estores à mostra?

3) em termos de cores, gostava que as caixilharias fossem em alumínio natural mate. Tenho contudo o problema de nas bow windows ter soleiras redondas, o que impede ter alumínio natural (as soleiras têm de ser soldadas pelo que para disfarçar terão de ser em seguida lacadas. Há alguma solução para esta questão? Ponho tudo lavado (de que cor?) ou é possível outra solução? Soleiras em zinco? Ou fica mal?

4) nas bow windows, fica mt mal fazer vãos planos? É que se não forem planos as janelas ficam com mais alumínio do que vidro... Ver desenhos abaixo.

Ah porra para a reabilitação, não tenho pachorra nenhuma.

Qualquer ajuda é bem vinda!

Obrigado
  7.  # 7

Relativamente ao ponto 4 acima, deixo aqui o desenho. Não me é possível dividir os vãos das bow windows em 3 porque mesmo com umas caixilharias minimalistas fica com demasiado alumínio. Daí, ter de recorrer a uma solução alternativa de fazer um único vão, que assinalei a azul na imagem abaixo.

Ficará muito mal? Alguma ideia?

Obrigado!
  8.  # 8

Colocado por: marco1Esta casa é um exemplo do estilo arquitetónico moderno, e reporta-se a uma idade temporal da primeira metade do sec. XX
    até parece algo que devia ser classificado, diria mesmo que terá sido construida entre 1920 / 1940 seguramente.
    merece sem duvida muita atenção pois uma má intervenção vai arruinar o seu valor.

rcd, vou citar um comentário anterior, para que se balize, ou use para o guiar nas suas escolhas.
    Tendo dito isto, como é a sua caixilharia actual, é alumínio, de que cor ?
    Por outro lado, e só para saber, vai manter a cor da casa (os exteriores, pinturas e materiais exteriores)?
    Tem uma foto de uma janela ? Talvez da bay window que possa partilhar ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rcd2023
  9.  # 9

A casa tinha telhado ?
      2d7ba92e-bfb0-40f4-801d-b7765fc4d176.jpg
  10.  # 10

A bay window era onde, ou acresceu à posteriori ?
      c271dc2c-a11f-4e7c-8053-81a79a59a879.jpg
  11.  # 11

Colocado por: CMartin
    rcd, vou citar um comentário anterior, para que se balize, ou use para o guiar nas suas escolhas.
    Tendo dito isto, como é a sua caixilharia actual, é alumínio, de que cor ?
    Por outro lado, e só para saber, vai manter a cor da casa (os exteriores, pinturas e materiais exteriores)?
    Tem uma foto de uma janela ? Talvez da bay window que possa partilhar ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rcd2023

As caixilharias actuais, sem hipótese de recuperação, são de ferro fundido.

No projecto de execução estava previsto uma caixilharia de ferro fundido de uma marca qq Suiça, tudo muito giro e de bom tom, não duvido, mas com custo de... 200 mil euros.

Alternativa abaixo dos 50 mil euros: alumínio.

A casa actualmente tem cor branca e as caixilharias escuras, mas a cor resulta de uma intervenção nos anos 80 um pouco manhosa.

A cor original de 1937 seria rosa pálido.
  12.  # 12

Colocado por: CMartinA casa tinha telhado ?
      2d7ba92e-bfb0-40f4-801d-b7765fc4d176.jpg

Tinha sim, com um declive pequeno que não se vê.
  13.  # 13

Colocado por: CMartinA bay window era onde, ou acresceu à posteriori ?
      c271dc2c-a11f-4e7c-8053-81a79a59a879.jpg

São as janelas que assinalei abaixo.

Por dentro, na parte de baixo, é isto assim:
  14.  # 14

Colocado por: rcd2023Não me é possível dividir os vãos das bow windows em 3 porque mesmo com umas caixilharias minimalistas fica com demasiado alumínio.

Não lhe é possível, ou o rcd não quer ?
  15.  # 15

Colocado por: rcd2023Daí, ter de recorrer a uma solução alternativa de fazer um único vão, que assinalei a azul na imagem abaixo.

Ficará muito mal? Alguma ideia?

Pessoalmente, acho que seria uma opção que eu evitaria a todo o custo.
    A vantagem do alumínio é ter uma expressão muito menor, face, por exemplo o pvc (embora já haja marcas minimalistas em pvc). E esta arquitectura aguenta bem a "carga" da expressão dos perfis de alumínio, os arquitectos podem ajudar no comentário, mas, até digo que é manter o desenho actual (retirando a quantidade de travessas na horizontal de cada folha de janela talvez) e transpor o desenho apenas para o alumínio.
    Por outro lado, e embora compreenda - dada a altura da janela - acho esse fixo nos topos, tal como o rcd usou a expressão, esteticamente "manhoso". Muito fora de contexto.
    Logo, talvez se possa equacionar, a quantidade de travessas, na horizontal, face a ter esse fixo que obriga a ter apenas uma travessa nos topos, mas que, esteticamente, na minha opinião, choca-me.
    Em vez das 5 travessas como tem actualmente, talvez apenas 3 travessas, para não ser ver (passar despercebida) essa divisão do fixo (horrível) no topo.

Colocado por: rcd20233) em termos de cores, gostava que as caixilharias fossem em alumínio natural mate. Tenho contudo o problema de nas bow windows ter soleiras redondas, o que impede ter alumínio natural (as soleiras têm de ser soldadas pelo que para disfarçar terão de ser em seguida lacadas. Há alguma solução para esta questão? Ponho tudo lavado (de que cor?) ou é possível outra solução? Soleiras em zinco? Ou fica mal?

A sua opção pelo alumínio natural mate (penso que seja "anodizado" o termo correcto para o acabamento) parece-me adequada para esta arquitectura da sua casa.
    Em pvc há uma solução de, não sendo, imagine, 3 folhas soldadas umas ás outras, mas antes 3 janelas separadas com postes de ângulos, e, assim, perfaz, dessa forma o redondo da bay window.
    Imagino que não tendo sido apresentada a solução, é porque em alumínio, a solução é conforme diz, somente por solda.
    Ainda assim, parece-me, claramente, que, estando a escolha entre fazer as bay windows rectas ou, tendo como alternativa, ter que dispensar o "natural' do alumínio natural mate (anodizado), e ter antes que lacar, ia eu para esta última escolha, lacar. Escolhia uma cor ao mesmo nível, ou que equiparasse o mais possível à escolha actual. Sim, tudo lavado à mesma cor.
  16.  # 16

Ainda sobre bandeiras (a travessa no topo do fixo), poderiam ser dispensadas se se conseguisse abrir a janela por inteiro, mesmo com a altura que tem, se em vez da ferragem ser a meio da janela, viesse cá para baixo, de forma a estar alcancável, mesmo numa janela de peitoril.
    No pvc a ferragem pode baixar uns 15/20cms (é pouco e não dava no seu caso)
    No alumínio não sei, é outra solução que nada tem a ver uma coisa com a outra (o pvc e o alumínio nas ferragens e outros aspectos), e pode ser que o alumínio possa permitir trazer a ferragem cá para baixo e, assim, evitar o fixo. Se quiser equacionar a hipótese, pergunte à Sosoares da possibilidade.
  17.  # 17

18.  # 18

A Finstral costuma ter boas soluções para estas estéticas (com isto não estou a dizer que a Sosoares não tenha também).
  19.  # 19

Colocado por: rcd2023

1) como vou ter capoto, quantos cm do aro fixo das caixilharias devo recobrir? Eu escolhi precisamente ter uma caixilharia minimalista mas tb acho que só se ficar a ver o vidro pode ficar mal.

No contexto de tudo o que eu lhe disse acima, e neste contexto (repito), pode até fazer todo o sentido, e ficar muito bem, assim sendo (deste contexto).
  20.  # 20

Colocado por: rcd20234) nas bow windows, fica mt mal fazer vãos planos? É que se não forem planos as janelas ficam com mais alumínio do que vidro... Ver desenhos abaixo.

Depende, há arquitecturas que, "reinterpretadas", até fica bem. Mas, aí, não é apenas trocar as janelas para planas, é dar uma outra linguagem à arquitectura e isso, geralmente, implica mais do que a troca do formato das janelas.

0.0352 seg. NEW