Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

rcd2023,

Parabéns pelo seu projecto. Gostei bastante das cores e caixilharias escolhidas.

Pode partilhar o valor aproximado de quando custa essa reabilitação, já com as especialidades?

Estou equacionar um projecto semelhante brevemente e essa informação ajuda-me bastante.

Nos posts anteriores não encontrei informação sobre a área de construção. Pode também partilhar?

Grato antecipadamente.
  2.  # 2

Preferia não referir publicamente valores certos, desculpe, mas se quiser para o seu Excel pode usar um intervalo entre 1.75 e 2.25 k por m2, já com IVA, que é o que eu tenho visto em reabilitações relativamente "poupadinhas", áreas de 200 a 300 m2.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosgoncalves05
  3.  # 3

Colocado por: rcd2023Preferia não referir publicamente valores certos, desculpe, mas se quiser para o seu Excel pode usar um intervalo entre 1.75 e 2.25 k por m2, já com IVA, que é o que eu tenho visto em reabilitações relativamente "poupadinhas", áreas de 200 a 300 m2.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:carlosgoncalves05

Obrigado. Já me permite enquadrar o meu projecto.

Continuação de bom trabalho com a sua casa.
  4.  # 4

Caros confrades, um pedido de ajuda no que respeita a licenciamentos.

As obras que estou (ainda) a fazer têm 95% de comunicação prévia e 5% de licença de obra (basicamente é o alargamento de um vão).

Assim:
    -> antes do início das obras fiz a comunicação prévia de início dos trabalhos (obras isentas) e entretanto até já foram feitas 2 visitas da Câmara, está tudo a correr bem.
    -> para a parte que previsa de licença, apresentei entretanto o pedido de licença de obra de edificação, que foi depois aprovado, após o que fiz o pedido de pagamento de taxas (incluindo apresentar todos os docs necessários) e finalmente enviaram-me hoje a referência MB para pagar as taxaas, o que já fiz.

Há mais alguma coisa que deva agora fazer? É que também me foi dito isto:
    «Após pagamento das taxas será emitido o título de licença.
    Até 5 dias antes do início das obras deve apresentar a comunicação de início das obras. [RJUE, art.º
    80.º-A, n.º 1] Caso não o faça, incorre numa contraordenação punível com coima.
    »

Como é que devo fazer a comunicação de início das obras (estas, sujetias a licencimento, entretanto aprovado)?

Obrigado pela ajuda
  5.  # 5

Deverá consultar o portal da sua autarquia para confirmar os procedimentos específicos (formulário ou plataforma digital) e os documentos necessários, que podem variar entre os diferentes municípios.

Pesquise, comunicação de inicio de trabalhos (obra sujeita a controle prévio)
  6.  # 6

Obrigado pela nota, Pedro. Efectivamente recebi uma comunicação subsequente da Câmara, o "Envio de título" onde é mencionado que devo agora, e até 5 dias antes do início das obras, apresentar a comunicação de início das obras, o que é feito através do site da Câmara.
    Curiosamente, perguntei a duas pessoas que tinham obrigação de o saber e disseram-me que nada era preciso.

🤷‍♂️
  7.  # 7

A outro propósito - ferragens de caixilharias, um tema fascinante 🤣, estás partes de plástico são mesmo assim? Não deviam ser de metal?

Não têm lá grande aspecto...

Na realidade é apenas nesta portada maior.
    Todas as outras têm ferragens com melhor aspecto, acho...

8.  # 8

Colocado por: rcd2023Alguém me pode dar uma referência de preço de instalação (material, base assentamento, aplicação, etc) das grelhas de enrelvamento?

2 alternativas:

e

Obrigado!

Boa tarde a todos,

Acabei por optar pela 2ª alternativa de grelhas de enrelvamento, ou seja, este tipo:

Link: https://aclweb.pt/pt/produtos/pavimentos/grelhas-de-enrelvamento/pitonada?c=6738&f=

Tenho uma camélia antiga que gostava de não mudar de sítio, alguém sabe como devo proceder com estas grelhas? Não vi que haja "canteiros" para colcoar à volta da planta.

Obrigado
  9.  # 9

Portanto eu esperava ter isto concluído entre julho e outubro 😅, só que não. Enfim, está quase, tenho-me entretido a comprar o mobiliário 😁. Uma pergunta: nos roupeiros e armários que o arquitecto desenhou, na casa de banho está uma solução curiosa que gostava de perceber, que é um painel inclinado na zona da janela.

Qual será o motivo?

PS: sim, eu sei que poderia perguntar ao arquitecto, don't ask 😅.
      Screenshot_20260125_231743.jpg
  10.  # 10

puramente estetico, não vejo relevancia em termos de incidencia solar
    mais valia assumir uma prateleira ao nivel da janela e por baixo podia ficar aberto até ao topo do movel.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rcd2023
  11.  # 11

Olá... eu diria que estando a janela a 1,30m do chão, talvez seja para facilitar o acesso ao tentar abrí-la. Mas preferia não tê-lo. Assim poderia pousar umas coisas na placa/topo do armário (1,10m do chão). Imagino que ele não quisesse ver aquele bocado de parede debaixo da janela, nem subir o armário aos 1,30, e daí o plano inclinado.
  12.  # 12

Pois... Para colocar umas toalhas em cima não dá 😁, mas eu não quis estar a mexer no projecto, ficou assim.
  13.  # 13

Colocado por: rcd2023Pois... Para colocar umas toalhas em cima não dá 😁, mas eu não quis estar a mexer no projecto, ficou assim.

Não entendo como é que este tipo de relações Dono de Obra / Arquitecto acontece.

Simule no local: Como acede à janela. Em função da ergonomia para o seu corpo e do seu conjuge. Puxe o armário todo aos 1,30... ou simplesmente tire o tampo inclinado. 1,10 é uma boa altura para um aparador que usa estando de pé, tipo mudar fraldas...
  14.  # 14

Cá para mim é para recolher a agua da chuva...
  15.  # 15

Colocado por: rcd2023Qual será o motivo?
    é ao que parece um toque 'artístico' que torna aquela área inútil.. se quiser mantem, se não quiser e preferir usar o espaço para pousar coisas mande eliminar
  16.  # 16

Um amigo super-entendido no tema, um pouco "surpreso" 🤣 com a solução, explicou-me que teria ali ficado muito bem um tampo na mesma pedra que o resto do quarto de banho, que é crema marfil.

Oh well.
  17.  # 17

Não faça o painel inclinado abaixo da janela.
  18.  # 18

Colocado por: Pedro BarradasNão faça o painel inclinado abaixo da janela.

Para o bem ou para o mal, já está...
  19.  # 19

Bom, só para vos dar conta que...

...

... Sim, as obras de carpintaria ainda prosseguem 🙄. Seja como for está quase (onde é que eu já ouvi isto).

Após a carpintaria, em fase final, falta instalar louças sanitárias, umas réplicas de umas portas exteriores antigas (que demoraram imenso tempo, a ver vamos) e as partes exteriores.

Que processo. Enfim, como em tudo, podia ter sido pior.

0.0711 seg. NEW