Colocado por: jverissimo28acontece que esqueci me de mudar as moradas ficais de ambas
Colocado por: jverissimo28comprei em 2018 terreno com casa
Colocado por: jverissimo28voltei a comprar outra em 2022 com o mesmo fim,
Colocado por: jverissimo28voltei a comprar outra em 2022 com o mesmo fim
Colocado por: jverissimo28Então mas só tem HPP quem pede créditos para tal? isso não tem muito fundamento.
Colocado por: hangasMais Habitação: venda de segundas casas fica isenta de mais-valias se amortizar crédito
Eu tenho case uma que nem as finanças me souberam esclarecer, o que vale é que já pedi uma consulta com contabilista para perceber como é. Mas se nem as finanças sabem, corro sempre o risco de eles depois acharem que nao..
Partilho aqui um exemplo do "problema" com numeros redondos para facilitar.
2004 Compra de uma HPP com recurso a total crédito (ex. 100K Eur)
2021 Compra de 50% uma nova HPP com recurso parcial a crédito. (ex. 250K valor total dos quais 50K em CA, 2 proponentes)
2023 Venda da primeira HPP por 200K (que o era em 2021, mas já nao o é nesta altura), credito restante 75K
2023 Reinvestimento das mais valias do primeiro imovel:
- Parte do valor total da venda serviu forçosamente para liquidar o restante CA associado
- Do restante parte foi aplicado previamente na compra da nova HPP, na proporção dos 50%
- Dentro dos 3 meses depois da alienação da primeira HPP (que já nao o era) foi amortizado o restante CA da nova e actual HPP.
Ora no impresso, so posso indicar o reinvestimento na compra da nova HPP sem a parte do CA, e isto é valido para a venda de uma HPP para comprar outra nos 24 meses anteriores.
Mas para poder aplicar parte do valor no CA da segunda, a alienação tem que ser de segunda habitação. Ora nao posso dizer que era HPP para um caso e que era segunda para o outro.
Colocado por: jverissimo28acontece que esqueci me de mudar as moradas ficais de ambas,
Colocado por: bdrs1993Boa noite,
Eu e a minha companheira comprámos HPP em fevereiro 2022. Em janeiro 2023 vendemos a casa.
Queríamos agora voltar a comprar mas queríamos saber se somos "apanhados" pelo programa mais habitação que entrou em vigor a 7 de outubro de 2023 que diz que para reinvestir as mais valias de HPP (para ter isenção) é necessário que a casa tenha sido nossa durante 24 meses ou mais.
Como a casa foi vendida em Jan 2023 e o programa mais habitação só entrou em vigor em outubro 2023 será que podemos reinvestir o valor das mais valias beneficiando assim dá isenção do pagamento de imposto sobre mais valias?
Estávamos a contar ter 36 meses para reinvestir as mais valias, e isso foi algo que pesou para tomarmos a decisão de vender em Jan 2023(juntamente com a subida repentina dos juros).
Obrigado
Colocado por: bdrs1993Como a casa foi vendida em Jan 2023 e o programa mais habitação só entrou em vigor em outubro 2023 será que podemos reinvestir o valor das mais valias beneficiando assim dá isenção do pagamento de imposto sobre mais valias?