Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 221

Colocado por: SupporterComo estão as vossas declarações?

No dia 1-AGO fiz uma reclamação. Resposta da AT:

"A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) agradece o seu contacto.

Informa-se que a declaração por si entregue será alvo de liquidação em breve, não sendo possível prever em concreto o dia em que ocorrerá.
    Com os melhores cumprimentos
    AT- Autoridade Tributária e Aduaneira"

Nesse mesmo dia passou a "DECLARAÇAO COM REEMBOLSO". A título de curiosidade fui ver o estado agora e está em "LIQUIDAÇÃO PROCESSADA".
  2.  # 222

Eu estou na mesma, mas como vou ter de pagar e pela simulação já tenho uma ideia de quanto vai ser. O limite para pagar é sempre em 31 de Agosto.
  3.  # 223

Ora eu sou mais uma que tive que explicar que não posso viver no terreno.

Quem está em situação idêntica, já está resolvido?

Obrigada
  4.  # 224

Após divergências por duas vezes (Modelo G) foi considerada resolvida a divergência semana passada, passado 2 dias a declaração com a declaração com reembolso e hoje a reembolso emitido.
    Resumindo, após ser considerada resolvida as divergências, demorou nem uma semana a ficar com reembolso emitido e aguardar o €€€ na conta.
    Mas este ano foi muito mau...
  5.  # 225

Colocado por: FresiasOra eu sou mais uma que tive que explicar que não posso viver no terreno.

Quem está em situação idêntica, já está resolvido?

Obrigada

Sim, tive exatamente na mesma situação e foi rapidamente resolvida após a minha resposta a essa divergência.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fresias
  6.  # 226

Eu respondi á minha divergência pelo portal das finanças no dia 22/07 e ainda não tenho resposta e está no estado "não resolvida".

No meu caso a justificação pediram a comprovação das despesas do imóvel vendido.

Entretanto já recebi a demonstração de liquidação de IRS onde tenho de pagar até dia 04/09/2024.

É normal a demora na resposta/resolução da divergência?
    E para além disso, faz sentido emitir a liquidação de IRS sem ter a divergência resolvida?
  7.  # 227

Boa noite,

Eu também tive que apresentar faturas relativas a obras efetuadas num imóvel alienado. Recebi agora resposta à divergência indicando que:
    "
    As faturas que apenas referem materiais adquiridos para realização da obra, separadamente da mão-de-obra, porque a mera aquisição dos mesmos não basta para comprovar a realização das referidas obras no imóvel alienado, não podem tais encargos (meros materiais adquiridos) ser considerados como elegíveis para efeitos do estabelecido no artigo 51.º do Código do IRS"

Ou seja não me querem aceitar faturas, sem mão de obra associada, estou a pensar voltar a responder indicando que fui eu que instalei os equiamentos indicados (termoacumulador, placa, forno, móvel encastrar...)

Alguém com uma situação semelhante? que possa explicar como resolveu a situação.

Obrigado.
  8.  # 228

Ok, mas no caso das divergências até se compreende o atraso no tratamento mesmo que o tempo não esteja a ser razoável.

No entanto, em declarações certas e enviadas em abril não se compreende porque ainda não estão processadas. O estado deveria compensar os contribuintes para além dos juros moratórios. Vem aí o envio das certidões de liquidação de IRS para as escolas dos miudos, e agora? E se eu precisasse de um financiamento ? Quem se acredita que a esta hora do campeonato não tenho a nota de liquidação disponivel? Isto para não falar do reembolso que continua do lado de lá....
    • FFAD
    • 9 agosto 2024

# 229

o meu passou a liquidação processada. já não volta atrás?
  9.  # 230

Submetida a 11 de abril e passou a "declaração certa" no dia 18 de julho. Não se compreende esta demora. E a minha declaração não é muito complicada tendo apenas um anexo G(acho que será este) onde foi declarado um fundo de investimento com um valor super baixo.
    Este ano isto não é nada normal
  10.  # 231

Para além de não ser normal é INCUMPRIMENTO!

Que palhaçada as respostas da AT são inconclusivas e não se comprometem com prazos.

Colocado por: FFADo meu passou a liquidação processada. já não volta atrás?

Colocado por: FFADo meu passou a liquidação processada. já não volta atrás?

Estando liquidação processada vai dentro de dias a pagamento, está tudo ok. O problema das divergências é entre a declaração certa e a liquidação processada. Há também quem tenha logo erros antes da declaração certa.
  11.  # 232

Hoje recebi a declaração processada. Dão o prazo de pagamento até 15/10.
    A boa noticia é que vou pagar menos do que estava no simulador. Em anos anteriores os valores coincidiam. Graças ao pacote do Costa...
    • AMG1
    • 29 agosto 2024

# 233

Colocado por: Carvai... Graças ao pacote do Costa...

A sério?
    Confesso que tive de ler três vezes para confirmar que tinha sido o Carvai a escrever isto.
    • Carvai
    • 29 agosto 2024 editado

# 234

Colocado por: CarvaiHoje recebi a declaração processada. Dão o prazo de pagamento até 15/10.
    A boa noticia é que vou pagar menos do que estava no simulador. Em anos anteriores os valores coincidiam. Graças ao pacote do Costa...

Sim o pacote do Costa baixou a taxa de IRS das rendas de 28 para 26%. Mas aparentemente entre anúncios e promulgações gerou confusão que a própria AT teve dificuldade em fazer as contas daí terem demorado 3 meses a calcular o que eu tinha de pagar.
    Eu também nem me apercebi logo da grande diferença no novo pacote dos contratos a mais de 5 anos que agora pagam 15%. Este ano alterei os contratos com os meus Inquilinos de 3 para 5 anos e assim diminui o saque fiscal em 10% e não aumentei as rendas. Ganhamos todos graças ao Costa.
    • AMG1
    • 29 agosto 2024

# 235

Colocado por: Carvai
    Eu também nem me apercebi logo da grande diferença no novo pacote dos contratos a mais de 5 anos que agora pagam 15%. Este ano alterei os contratos com os meus Inquilinos de 3 para 5 anos e assim diminui o saque fiscal em 10% e não aumentei as rendas. Ganhamos todos graças ao Costa.

A alteração da tributação em função da duração dos contratos foi aqui alvo de debate, logo quando o pacote saiu, mas na altura toda a gente se fixou e estava sobretudo interessada em debater a tontisse do arrendamento compulsivo em vez de olharem para o que havia de positivo.
    Ainda me lembro de alguém mencionar que a tx de IRS até pode chegar a 5%, nos prazos mais longos.
  12.  # 236

Submeti a minha declaração de IRS no dia 1 de Abril e passou a declaração certa ontem, a 29 de Agosto. Quase 5 meses para validar a declaração...
  13.  # 237

Uma vergonha. Nunca tal me tinha acontecido. A minha declaração continua como submetida à data de hoje. Já abri duas vezes reclamação no ebalcão disseram-me para pacientar.
  14.  # 238

Boa tarde,

Mais alguém continua à espera de ver a situação do IRS resolvida a esta altura do ano?

Obrigado.

0.0442 seg. NEW