Iniciar sessão ou registar-se
    • FFAD
    • 16 julho 2024 editado

# 1

Colocado por: Carvai
    Não é até 30 de Agosto. Como fiz a simulação e sei quanto vou pagar não tenho stress nenhum. No meu caso deve ser por causa do anexo F.

Salvo erro, é 31 de Agosto para pagar mas 31 de Julho para receber...
  1.  # 2

Colocado por: FFAD

Salvo erro, é 31 de Agosto para pagar mas 31 de Julho para receber...

JULHO
    Até 31
    Até 31 de março, a AT deve enviar a nota de liquidação do IRS. Mas para isso é necessário que o IRS tenha sido entregue dentro do prazo legal. É nesse documento que a AT demonstra como calculou o imposto. Este é também o prazo limite para receber o reembolso, se for o caso.

AGOSTO
    Até 31
    Se tiver de pagar imposto adicional ao Estado, deve fazê-lo até dia 31 de agosto. Isto se cumpriu o prazo de entrega do IRS. Caso contrário, tem até 31 de dezembro para efetuar o pagamento.

de acordo com https://www.montepio.org/ei/ultimas/impostos-ultimas/os-prazos-do-irs/

se bem que tem logo uma gafe em julho ao referir março...
  2.  # 3

Ainda não passou de certa. A senhora das finanças disse-me que o reembolso seria até 31 de agosto , que ainda estava no prazo...
  3.  # 4

DECLARACAO COM REEMBOLSO Entregue em: 2024-06-04
  4.  # 5

Colocado por: carlota74Ainda não passou de certa. A senhora das finanças disse-me que o reembolso seria até 31 de agosto , que ainda estava no prazo...

Estranho.... Tudo onde leio aparece 31 de Julho...
  5.  # 6

De declaração certa passou a liquidação com reembolso, mas ao mesmo tempo com divergências(sem apresentarem quais) mas já com número de liquidação mas sem demonstração da mesma...
    Este ano está uma palhaçada total o preenchimento de IRS.
  6.  # 7

Colocado por: PJ2022De declaração certa passou a liquidação com reembolso, mas ao mesmo tempo com divergências(sem apresentarem quais) mas já com número de liquidação mas sem demonstração da mesma...
    Este ano está uma palhaçada total o preenchimento de IRS.

E eu pelos visto é exatamente igual. E também foi hoje.
    Como sabes que tem divergências?
  7.  # 8

Colocado por: JCoimbra

E eu pelos visto é exatamente igual. E também foi hoje.
    Como sabes que tem divergências?

Porque aparece declaração com divergências, mas vou ver e não aparece o motivo.
    Já verifiquei que muita gente tb está na mesma situação e falam que existe um bug nessa informação...vamos a ver.
  8.  # 9

Atenção que passar a Declaração Certa não significa "nada", visto que eu já por mais de uma vez me aconteceu isso no passado para depois aparecerem Divergências...

Em relação às notas de liquidação, a minha declaração este ano já há um mes aparece como Declaração com Reembolso mas até ao dia de hoje quando abro a Nota de Liquidação diz que "não está disponível".

Enfim....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zé Meirinho
  9.  # 10

A minha mudou para Liquidação processada ontem.
    No entanto ao abrir a Nota de Liquidação refere "Ainda não é possível obter a Demonstração de Liquidação de IRS."
  10.  # 11

A minha mudou na semana passada para declaração certa e ontem para declaração com divergência no campo 4 e 5 do anexo G.

Hoje enviei a justificação, agora é aguardar mais um longooooo período de tempo.

É o que temos.
  11.  # 12

Passou de certa a com divergências. Anexo G , campo 4 e 5.
    A justificação possível é enviar as faturas? É o que tenho feito nos últimos 2 anos...
  12.  # 13

A minha pelos vistos também passou de Certa a "DECLARACAO COM REEMBOLSO" ontem.
    Até agora nenhuma menção sobre divergências, o que segundo o balcao de atendimento é quase certo nos casos em que há compra de reinvestimento antes da venda.
  13.  # 14

Hangas eu em 2022 ao fazer o IRS de 2021 tive divergencias...

Comprei o terreno uns 3 meses antes de fazer a venda da HPP...
    Em 2023 ao fazer o IRS de 2022 correu bem.
    Em 2024 ao fazer IRS de 2023 parece ter corrido bem.
    A verdade é que em 2025 ao fazer o IRS de 2024 é que "fecha as contas do reinvestimento", aí logo se vê se não me aparecem divergências de novo.
  14.  # 15

Como muitos já comentaram, este ano parece atípico.
    Este foi o meu 3º ano a preencher o anexo J - sempre igual e o reembolso surge cerca de 2 meses após submissão.
    Este ano já passou os 3 meses.
  15.  # 16

Declaração entregue a 22/04/2024 - Estado: Declaração Certa!

Enfim...
  16.  # 17

Semana passada para declaração certa e ontem para declaração com divergência no campo 4 e 5 do anexo G.
    Exigem comprovativo dos valores colocados (faturas).
  17.  # 18

Colocado por: PJ2022Semana passada para declaração certa e ontem para declaração com divergência no campo 4 e 5 do anexo G.
    Exigem comprovativo dos valores colocados (faturas).

Faturas em papel????
    • PJ2022
    • 17 julho 2024 editado

# 19

Colocado por: Joseba
    Faturas em papel????

Sim, as que suportem os valores colocados no campo 5 do anexo G.
    Mas isso é normal... se colocamos valores investidos de 50 ou 60K, é normal que deveremos apresentar um justificativo que suporte os valores apresentados.
    Neste meu caso já o ano passado o meu IRS tb teve a mesma divergência e fui chamado a apresentar as faturas dos valores colocados para as mais valias.
    Mas parece que nem todos são chamados a justificar, por isso julgo ser aleatório.
    • FFAD
    • 18 julho 2024

# 20

Colocado por: Joseba
    Estranho.... Tudo onde leio aparece 31 de Julho...

acho que é 31 de Julho quando há lugar a reembolso, e 31 de Agosto quando o contribuinte tem de pagar...

0.0371 seg. NEW