Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: Vítor MagalhãesSejamos honestos, acham que uma casa comprada por 26,5K e vendida por 140K foi reabilitada como "deveria" ser?

    Sinceramente não me parece mal. 70-90k+IVA dá para umas coisitas ainda.
  2.  # 2

    Vítor> MuitAgradecida 🙌
  3.  # 3

    Colocado por: N Miguel Oliveira
    Sinceramente não me parece mal. 70-90k+IVA dá para umas coisitas ainda.

    Certo, se não houvesse interesse de lucrar com a reabilitação e posterior revenda. O problema é que não vejo gastarem 70K já com IVA sequer naquela reabilitação.
    Concordam com este comentário: marize
  4.  # 4

    Colocado por: Vítor MagalhãesCerto, se não houvesse interesse de lucrar com a reabilitação e posterior revenda. O problema é que não vejo gastarem 70K já com IVA sequer naquela reabilitação.


    Como em tudo.
    Assumir que se é para vender, é logo mal feito e cheio de artimanhas... mas que quando é HPP é tudo perfeito... também não leva a lado algum.

    Numa casa com 60-80m², mantendo as paredes exteriores, querendo fazer tudo amplo mais um WC, tendo 70-90k€+IVA... já se faz muita coisa. Até porque geralmente os vãos e compartimentos são poucos em numero e pequenos em tamanho.
    Sinceramente, eu acredito muito mais no conforto numa casinha assim, remodelada, que em metade das que conheço com 200-400m².
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migsan
  5.  # 5

    Assunções são tramadas.
    Eu se fizesse vida de reabilitar para vender, não ía estar a promover uns pladurzinhos, umas pinturas e uma relva sintética... Mostrava como se tratou aquilo que os olhos não vêem. Mas lá está, isso é muito técnico para o público alvo destas "influências".
    Miguel, eu no seu caso deixava de projetar moradias com mais de 100/120 m2, era fiel aos princípios que defendo 😉
    Concordam com este comentário: marize
  6.  # 6

    Colocado por: marizemandar tudo abaixo não pode, porque seguramente tem um soalho em madeira

    Se calhar é uma pergunta parva (sou leigo na matéria), mas qual é a razão do impedimento em "mandar tudo abaixo" por causa do soalho em madeira?
  7.  # 7

    Colocado por: Vítor MagalhãesMiguel, eu no seu caso deixava de projetar moradias com mais de 100/120 m2, era fiel aos princípios que defendo


    Não serei eu certamente que ditarei os gostos e necessidades do cliente. Isso ele é que sabe. Para mim, esses 100/120m² são mais que suficientes também, para HPP. De férias, até metade chegava.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  8.  # 8

    A minha casa atual é uma moradia T2 e tem menos de 50m2 úteis (isenta de CE), e é suficiente.
  9.  # 9

    Colocado por: MisushiSe calhar é uma pergunta parva (sou leigo na matéria), mas qual é a razão do impedimento em "mandar tudo abaixo" por causa do soalho em madeira?


    Nenhuma. Mas é uma forma de dizer que pode ter ai elementos como um diamante em estado bruto, como certos soalhos ou painéis trabalhados.

    Ha malta que vê elementos em madeira em casas antigas e ficam completamente doidas com o charme, eu é o contrario, fico é cheio de "nhufa".

    Vou lhe dar um relato de um colega de trabalho.

    Ele comprou recentemente uma casa antiga em pedra, estruturalmente até em estado muito aceitável. Tinha a estrutura da cobertura em madeira toda forrada também a madeira, e esta aparentava estar bom estado e sem bicharada. Não sabia o estado dos "madeiramentos" por trás, mas como as forras estavam boas, seguiu para a compra. Desmontar a casa para ver o que estava por detrás estava fora de questão por razões óbvias.

    O piso 1 é suportado por vigas em madeira, e precisou de cortar uma para fazer uma alteração interior (não me lembro se foi para passar uma conduta de uma lareira).
    Quando ele desmonta esta forra em madeira que até estava em bom estado, e vê que por de trás tinha as vigas de madeira cheias de bicho, caiu-lhe o mundo. Cheguei a ver partes, e aquilo parecia papel. Uma bomba relógio até cair.

    Nunca mais voltou a atacar as obras de remodelação. Simplesmente o custo de substituir toda a cobertura em madeira, passa largamente o capital disponível e ainda há outras obras de remodelação a fazer. Fazer a estrutura em aço não se coloca por causa de limitações da arquitectura.

    Tem agora ali um menino nas mãos e está em pleno bloqueio emocional, não ata nem desata porque não sabe mesmo se mais vale vender ou continuar a enterrar dinheiro. E é um gajo que já trabalhou nas obras.

    Portanto, ou você tem uma boa capacidade de bricolagem, ou tem capital para investir, porque esse negocio pode tornar-se no pesadelo da sua vida cujo retorno é impossível, mesmo a alugar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, migsan, Misushi
  10.  # 10

    Eu se tivesse que substituir um telhado, consideraria sempre de antemão substituir igualmente a estrutura fosse por pinho casquinha ou lamelado. Só não o faria se a estrutura estivesse mesmo em muito bom estado.
    Concordam com este comentário: marize
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migsan
  11.  # 11

    Sendo prático

    Antes de tudo precisa de saber o que está edificado e como está (uma espécie de avaliação técnica)

    Terá de começar pelo telhado.
    - como estão as telhas
    - como está a estrutura

    Terá que procurar nas paredes exteriores:
    - existência de rachas
    - existência de fissuras
    - existência de pontos de humidades

    Terá que verificar no interior:
    - se as divisões satisfazem ou não as suas pretensões
    - o que terá de refazer / renovar / atualizar

    Adicionalmente terá sempre que atualizar/ renovar a electricidade, ITED, água, esgotos, portas e janelas.

    Não esquecer que na maioria das câmaras têm de informar a câmara da sua pretensão, julgo que só se pretender alterar o aspecto exterior da casa obrigatoriamente terá que tratar do licenciamento.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, marize
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migsan
  12.  # 12

    Só mais uns pozinhos.

    Se a renovação for para ser feita um pouco pelo próprio, potencialmente os custos poderão ser menores, mas a duração da mesma será maior
    Concordam com este comentário: marize
  13.  # 13

    Colocado por: amartinsNão esquecer que na maioria das câmarastêm de informar a câmarada sua pretensão, julgo que só se pretender alterar o aspecto exterior da casaobrigatoriamenteterá que tratar do licenciamento.


    Atenção a este ponto.
    Este tipo de casitas... e pelo aspecto que têm... serão eventualmente anteriores ao RGEU. Porém, tenho-me deparado muitas vezes com a seguinte situação:

    Nos logradouros, muitas vezes surgiram novos volumes ali pelos anos 70-80, sobretudo de casas de banho, e alpendres/marquizes... ou construções no fundo do lote com barraquinhos para guardar tralha de jardinagem, etc etc.
    Muitos destes acrescentos estão ilegais.

    Do mesmo modo, na casinha em sí, por vezes surge a ideia de subir o telhado para encaixar um ou dois quartos no sótão, surgem claraboias, janelas novas, etc...

    Isto poderá constituir uma ilegalidade também.

    Também já vi casos, em que o nivel interior muda, e os degraus de acesso à rua aparecem na via pública...

    Cuidado com os "faça você mesmo", sem pelo menos uma acessoria dum Arquitecto ou Advogado. Não se fie no empreiteiro ou agente imobiliário.

    As pessoas assumem que por causa da idade da casa se pode fazer o que se quer. Muitas vezes nem a idade da própria casa está registada na câmara. A malta fia-se na caderneta predial, como que se valesse muito. E muitas vezes essa, esta datada nos anos 80... pelo que de pouco serve também.

    O pior que pode haver é enterrar dinheiro com obras ilegais. Um dia vem tudo abaixo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, migsan, Dias12
  14.  # 14

    Colocado por: N Miguel OliveiraFez-me lembrar esta:
    https://www.instagram.com/reel/C1nYhBTMnMN/?igsh=MTBlZjE4YzMxOA==


    Comprou por 26500... et voilá... não teve custos nenhuns na renovação. Teve sorte que lhe apareceu o Aladino.
    Concordam com este comentário: migsan
  15.  # 15

    Olá a todos.

    Entretanto consegui ir ver a casa e tirar umas fotos.
    Embora tenha ficado entusiasmado com a casa, fiquei um pouco preocupado pois parece-me que as obras (€€) seriam maiores do que inicialmente estava a pensar.

    Envio algumas fotos para poderem comentar :)

    Obrigado.
      WhatsApp Image 2024-04-08 at 11.15.52 (13).jpeg
      WhatsApp Image 2024-04-08 at 11.15.52 (10).jpeg
      WhatsApp Image 2024-04-08 at 11.15.52 (11).jpeg
  16.  # 16

    Do interior
      WhatsApp Image 2024-04-08 at 11.15.52 (9).jpeg
      WhatsApp Image 2024-04-08 at 11.15.52 (8).jpeg
      WhatsApp Image 2024-04-08 at 11.15.52 (6).jpeg
  17.  # 17

    E mais :)
      WhatsApp Image 2024-04-08 at 11.15.52 (16).jpeg
      WhatsApp Image 2024-04-08 at 11.15.52 (15).jpeg
      WhatsApp Image 2024-04-08 at 11.15.52 (10)2.jpeg
  18.  # 18

    essa lareira, forno de chão, tem muita pinta!!!!

    a má notícia poderá ser que tem aí algumas construções que parecem ter sido feitas à posteriori e não estarão legais, o que do pouco que percebo, poderá requer tentativa de licenciamento ou mesmo demolição
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migsan
  19.  # 19

    Sem mencionar na legalidade de alguns acrescentos que aí tem, tem aí muitos € para enterrar numa reabilitação em condições.
    Muito honestamente, no seu lugar, eu chegaria ao ponto em que tomava 2 decisões:

    1) - Vendia conforme está;

    2) - Contratava um gabinete de projetos para fazer uma reabilitação em condições.


    Notas:
    Para vender terá que perceber a legalidade do que aí está ou se vende apenas considerando o terreno.
    Para reabilitar, atualmente, não vejo que isso fique por menos de 120-150K incluindo projetos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  20.  # 20

    Esqueça, meta o dinheiro noutro cavalo.

    Nem canalização e luz isso tem em condições. Mesmo que aproveitasse no limite as paredes (que não são grande coisa), seria para as partir na mesma.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migsan
 
0.0241 seg. NEW