Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa Noite.
    Comprei uma casa nova há 3 anos. Há cerca de 2 anos, eu e o meu marido começamos a reparar que a bancada da cozinha e o chão, ambos de granito, mancham com água, gordura e todos os liquidos derramados. Temos algumas manchas em ambos que já não saem. Conheço várias pessoas que também têm granito e não lhe acontece isso, porque a pedra foi devidamente polida e impermeabilizada.
    Falamos várias vezes com o construtor, a primeira vez disse que era mesmo assim o granito, que todas as pedras de granito mancham. E nós dissemos que não queriamos uma pedra assim. Então ele disponibilizou-se para colocar uma cera, que segundo ele, iria impermeabilizar a bancada e o chão. Resultado: o problema manteve-se, a bancada e o chão ficaram às manchas e baço, saiu cera em algumas partes da pedra logo na primeira lavagem.
    Falamos novamente com ele, ele disse que mudava a bancada po conta dele, mas que o chão era por nossa conta.E ateima que não é obrigado a mudar o chão.
    Então se a casa está dentro da garantia, ele não é obrigado a reparar todos os defeitos da casa? Como posso reclamar dele?
    Agradeço todas as respostas que me possam dar.
    M.F.
  2.  # 2

Não, o construtor não é obrigado a reparar TODOS os "defeitos" da casa. Só aqueles pelos quais é responsável.

É verdade que os granitos absorvem água e podem manchar com gorduras, etc.
    E mesmo que a pedra seja "devidamente" tratada (polida e levar um selante), este tratamento não é eterno. Basta «lavar» a pedra com um detergente suficientemente agressivo (daqueles que cheiram «bem»,... a amoníaco!) para que o polimento e o selante vão à vida.

Mas estou a falar por alto porque não estou a ver os defeitos...

Que tal umas fotografiazinhas??
    Estas pessoas agradeceram este comentário: monikitalex
  3.  # 3

Na minha opiniao, das duas uma, ou a bancada e o pavimento não mereceram o acabamento e preparação devidas para o uso a que foram destinadas; ou há negligência no uso do material como lavagens com materiais agressivos e/ou abrasivos.
    Eu acho que se não entendem devem fazer um esforço para obter uma opinião imparcial de outra entidade externa e não perder tempo em "teimas".

Por exemplo o moleanos absorve tudo e tem de ter uma preparaçao especifica para diferentes usos. Não sei que granito é esse mas existem alguns que são terriveis.
  4.  # 4

Boa Noite.
    Como disse anteriormente, conheço pessoas que têm granito e não têm os problemas que nós temos. Não é normal, uma bancada manchar com água e ficar com a sua marca permanentemente ou cair uma pinga de gordura, nós limparmos de imediato, e ficar com a sua marca também permanentemente. O que é que isso mostra? Que a pedra não foi tratada devidamente, nas condições que está não devia estar numa cozinha.
    E quando eu falo das responsabilidades do construtor, digo porque a pedra não tem as características iniciais, e nós limpamos a pedra logo quando cai alguma coisa e convenientemente, sem produtos abrasivos, usamos o Pronto para superficies de granito.
    O próprio construtor diz que foi enganado pelo homem que lhe vendeu as pedras e não se pode responsabilizar sózinho por esse defeito. Quer dizer, eu compro uma casa, que não foi tão barata quanto isso, esta tem garantia de 5 anos e eu ainda tenho de assumir uma parte dos custos dos seus defeitos.
    E o defeito não é só da nossa casa, todos os vizinhos têm o mesmo problema.
  5.  # 5

Já tirei as fotos mas estou a tentar diminui-las para vocês verem o estado da minha bancada e chão.
  6.  # 6

Isso deve ser um granito da loja dos 300, ou então o granito não foi polido.

Eu tenho granito no chão e na bancada e uma criança, e o granito está exatamente como há sete anos atrás qdo foi colocado. Morei numa casa onde a bancada era de granito e onde passaram muitos inquilinos (eu um deles) a granito manteve-se e mantém-se impecável

Daí que seja uma das pedras escolhidas para bancadas de cozinha.
  7.  # 7

Colocado por: monikitalex O próprio construtor diz que foi enganado pelo homem que lhe vendeu as pedras e não se pode responsabilizar sózinho por esse defeito.
    Se o que o construtor diz é verdade («foi enganado»), isso não o autoriza a enganar outros.
    Ele É RESPONSÁVEL pelo que vende.
    Você e os outros compradores é que não têm de ser penalizados pelo barrete que ele enfiou.

Mostre lá essas fotografias. :-)
  8.  # 8

Bom dia.
    Envio-vos as fotografias da bancada e do chão da minha cozinha. Foram tiradas ontem de noite, mas penso que se percebem perfeitamente as manchas.
    A primeira foto é junto ao fogão, em redor são manchas de gordura. Quando cozinho, tenho sempre o cuidado de limpar após o uso do fogão. Mas mesmo assim a gordura teima em não sair.
    A segunda foto, mostra as manchas de água que vos falei anteriormente, é junto ao lava louças. São marcas de água que não saem, mesmo estando um dia sem usar essa zona.
    A terceira foto é uma mancha de gordura, que logo que caiu, limpamos e nunca mais saiu.
    A quarta foto, são pequenas manchas de água e gordura no chão. Esse que o construtor não quer mudar.

Já falamos com a Deco, e estes sugeriram o envio de uma carta registada ao construtor, com base num modelo que nos vão enviar hoje. Isto para resolver as coisas a bem. Caso ele não cumpra as suas obrigações, teremos de recorrer ao tribunal.
    Já alguém passou por uma experiência idêntica?
    É a primeira vez que estamos a passar por isto, daí as nossas dúvidas iniciais.

Bancada perto do Fogão Bancada com manchaBancada com manchasChão com manchas
  9.  # 9

Se o meu problema fosse o granito manchado estava eu feliz e contente. Sinceramente, não acho que seja um drama. O meu também absorve água e fica manchado (fica escuro em várias zonas), e eu sou muito esquisita com essas coisas, mas acho que não é motivo para reclamar dessa maneira (Deco e tribunal).
    Ainda bem que o problema na sua casa anda à volta disso.
    Mas não leve em conta o que eu disse. Para mim isso não é um defeito porque tenho problemas bem mais realistas e graves na minha casa, e isso sim, estou a tratar com o construtor.

Não sei se consegue resolver isso com a garantia, porque não sei se é defeito, aqui os granitos também ficam manchados.
    E como disse o Luís:

Colocado por: Luis K. W.Não, o construtor não é obrigado a reparar TODOS os "defeitos" da casa. Só aqueles pelos quais é responsável.

É verdade que os granitos absorvem água e podem manchar com gorduras, etc.
    •  
      FD
    • 26 fevereiro 2010 editado

# 10

Colocado por: monikitalexE o defeito não é só da nossa casa, todos os vizinhos têm o mesmo problema.

Se todos os vizinhos têm o mesmo problema, tem aí uma das razões para ele não querer substituir.
    É que se lhe substitui a si e multiplica o prejuízo por todos os vizinhos que reclamem... é uma pipa de massa.

De qualquer forma, as garantias são dadas para bens que não estejam em conformidade. Agora, falta dizer se é conforme uma bancada ou um chão absorverem e ficarem manchados quando em contacto com alguma matéria.
    Eu, pessoalmente, acho que uma bancada que se mancha com facilidade através do contacto com matérias naturais, a que está sujeita pelo seu uso, não está conforme - não é o comportamento previsto e aceitável. Já o chão, tenho algumas dúvidas...
    Se salpicar gordura para uma parede pintada, esta também ficará manchada... será que aí está conforme?
    E se um chão flutuante apanhar água (entornada sem querer) e inchar, será que está conforme?

É com esta definição que tem que se preocupar e, aí é que o juiz pode ser preciso.
  10.  # 11

Compreendo que não tem graça nenhuma vermos uma pedra que nos foi entregue imaculada começar a ganhar manchas.

Um solução seria lavar tudo com azeite. Assim ficavam as pedras todas uniformemente manchadas de gordura de uma vez.
    ESTOU A BRINCAR!

Agora a sério.
    Como suponho que o chão da cozinha foi LAVADO várias vezes antes de lhe entregaram a casa, essas manchas no chão não podem ser SÓ de água, caso contrário a casa ter-lhe-ia sido entregue cheia de manchas.
    Se forem SÓ de água, ao colocar um secador de cabelo apontado para essas manchas durante uns minutos essas manchas desaparecerão.

Há um prédio aqui ao pé todo revestido a granito cinza. Quando chove fica «lindo», todo manchado e aos quadradinhos. Suponho que é por os topos das pedras não ter sido polido e a água conseguir entrar pelas juntas embebendo as pedras na zona das arestas. Quando pára de chover leva uns dias a secar mas volta ao original.
    Bom... eu não o vejo seco há já alguns meses!! LOL
      26022010(001).jpg
  11.  # 12

Pode ser má qualidade do material.
    A minha casa sofre de má qualidade dos materiais por todo o lado. O que fazer quando os alumínios escorrem água por todo o lado (porque são mesmo de má qualidade) e fazem apodrecer as madeiras ao pé e o chão em baixo? Vão mudar os alumínios da casa toda? Não.
    O que fazer quando a porcaria do chão flutuante de "plástico" fica todo manchado por causa das humidades e todo riscado por ser muito macio? Vão mudar para um melhor? Não.
    Há coisas que podem fazer, como arranjar rachas, pintar as paredes, etc, mas quando se trata mesmo da má qualidade do material, problema meu que devia ter visto antes a qualidade do mesmo.

Não estou a dizer que possa ser a falta de qualidade do granito, pode ser ou não ser.
    Mas duvido que o construtor vá mudar todos os granitos do prédio para uns com mais qualidade.
  12.  # 13

Há uns anos tive uma queixa semelhante de uma cliente a quem fiz obras na sua casa, relativamente à bancada da cozinha que era em Pedras Salgadas e que manchava com a humidade. Para convencer a Srª. que o granito seja ele qual for, absorve sempre água, levei-lhe para a garagem 4 ou 5 amostras de granitos diferentes polidos. Todos mancharam com água, vinho e azeite, incluíndo o mais caro de todos: um preto Zimbabwe.
    O problema dos selantes é que acabam por ir à vida em pouco tempo.
    Resolvi o problema da cliente, substituíndo a bancada de granito por uma de aglomerado de quartzo tipo silestone. Este sim, é um material completamente à prova de manchas, nem com vinho tinto vertido de véspera se consegue manchar.

P.S. a cliente é que pagou a substituição.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W.
  13.  # 14

Colocado por: J.FernandesHá uns anos tive uma queixa semelhante de uma cliente a quem fiz obras na sua casa, relativamente à bancada da cozinha que era em Pedras Salgadas e que manchava com a humidade. Para convencer a Srª. que o granito seja ele qual for, absorve sempre água, levei-lhe para a garagem 4 ou 5 amostras de granitos diferentes polidos. Todos mancharam com água, vinho e azeite, incluíndo o mais caro de todos: um preto Zimbabwe.

Então não é defeito. É feitio.
  14.  # 15

Boa tarde.
    D.Marta se a sua casa tem materiais de má qualidade, e não têm as características iniciais acho muito bem que reclame. Agora se acha que o problema que expus aqui, é um exagero, nisso não posso concordar consigo. Não aceito que a minha bancada tenha manchas e o chão também. Só revela falta de qualidade dos materiais. Como é que explicas que há granito que manche e outro que não?
    Conhecemos pessoas, quem têm granito e este nem sequer com água mancha. Porque foi devidamente polido e impermeabilizado antes de o começarem a usar.
    Sim , há coisas que se podem arranjar, outros podem não ter solução, o que não é o meu caso. Substituindo a bancada e o chao por materiais de qualidade, fica o problema mais do que resolvido. O material que tenho, torno a dizer, não tem qualidade, senão não ficavas como está nas fotos. Até o próprio construtor sabe disso e já assumiu. Tanto que ele agora fez outro prédio e disse que já não ía por mais essa pedra.
    Eu sei que ele não quer assumir as despesas sozinho, porque são todos os vizinhos a reclamar. Mas nós não temos culpa disso e como já referi, não temos de assumir monetariamente defeitos da casa.
    No vizinho de cima substitui-o a bancada/chão por um aglomerado de quartzo tipo silestone. A bancada foi gratuita e pelo chão pagaram apenas 300 euros, valor que aceitaram de imediato, porque já estavam fartos da situação.
    Ontem , a conversa era diferente para nós. Bancada por conta dele, o chão totalmente e mão obra do mesmo totalmente por nossa conta. Isso ía para os 1000 e tal euros. A cada vizinho ele faz uma conversa diferente, para ver se cola.Só revela falta de profissionalismo e não gostanto de ofender, sacanice.
    Se ele não quer resolver a situação a bem, vou prosseguir com o tribunal e depois veremos quem tem razão.
    Sempre apelei aos meus direitos e não é agora que vou baixar os braços.
  15.  # 16

monikitalex:
    As pessoas mais experientes já aqui disseram que é normal o granito ficar manchado. Mas se há um que mancha e outro não, deve ser da qualidade do material. E se a qualidade é má, o construtor não vai trocar por um melhor.
    Também tenho aqui em casa muitos materiais de má qualidade, confirmado pelo dono da construtora, nem era preciso ele confirmar, basta ver. Mas já se sabe como são muitos construtores, compram do barato e vendem caro. Quanto a isso não podemos reclamar pois aceitámos comprar.
    O meu está muito pior que o seu e é bastante mais escuro, no entanto, nota-se imenso. Foi coisa que eu não meti na reclamação de coisas a arranjar, porque realmente não é defeito, é feitio (como já disse atrás).
    Por outro lado, uma casa com 1 ano, cheia de rachas, tinta a cair, madeiras inchadas e podres, portas inchadas, chão manchado, humidade, etc, isso sim, entrou tudo para a reclamação que fiz. A bancada, nem acho que seja importante. É granito, absorve água, paciência.
    Mas bem... tente que lhe mudem isso para uma outra coisa sem ser granito.
  16.  # 17

MartaD Ja apuraram qual o motivo de tantos problemas ?
  17.  # 18

Colocado por: J.FernandesHá uns anos tive uma queixa semelhante de uma cliente a quem fiz obras na sua casa, relativamente à bancada da cozinha que era em Pedras Salgadas e que manchava com a humidade. Para convencer a Srª. que o granito seja ele qual for, absorve sempre água, levei-lhe para a garagem 4 ou 5 amostras de granitos diferentes polidos. Todos mancharam com água, vinho e azeite, incluíndo o mais caro de todos: um preto Zimbabwe.
    Resolvi o problema da cliente, substituíndo a bancada de granito por uma de aglomerado de quartzo tipo silestone. Este sim, é um material completamente à prova de manchas, nem com vinho tinto vertido de véspera se consegue manchar.

Estas pessoas agradeceram este comentário:Luis K. W.

Mancharam em quanto tempo? Quer dizer, deixou lá uma pocinha para experimentar? É que eu usei uma bancada de granito durante vários anos e nunca dei por que manchasse (só se manchou no sítio onde havia manchas da pedra!). Quando lá passar um dia destes vou ver melhor, que já tem quase 10 anos.
  18.  # 19

Colocado por: lobito

Estas pessoas agradeceram este comentário:Luis K. W.

Mancharam em quanto tempo? Quer dizer, deixou lá uma pocinha para experimentar? É que eu usei uma bancada de granito durante vários anos e nunca dei por que manchasse (só se manchou no sítio onde havia manchas da pedra!). Quando lá passar um dia destes vou ver melhor, que já tem quase 10 anos.

Mancharam depois de terem uma poça de água em cima durante 24hrs. Naturalmente, se não se puser água e estiver tempo seco, as manchas desaparecem.
    Que tipo de granito é o seu?
  19.  # 20

Não faço ideia. Comprei na Bélgica, numa empresa belga em que quase todos os empregados são portugueses ;-) Nunca me preocupei em saber porque parti do princípio que todos os granitos eram muito pouco porosos.

Eu não sou especialmente cuidadosa com o material e portanto acho que se era de manchar tinha manchado mesmo. Tenho uma pedra com o lava-loiça por baixo (sem escorredor, até) e outra com o fogão (indução), em que de vez em quando tudo transborda.

0.0303 seg. NEW