Iniciar sessão ou registar-se
    • Soliva
    • 20 setembro 2024 editado
    Os 3 da vida airada vieram logo 😂…
    Parece açúcar para uma formiga .
    E como se esperava… o cerne da questão foi completamente ultrapassado… até porque convém desviar e redirecionar.
    Nem os partidos … um em especial … não quis tocar no assunto e manteve-se no contexto fogos /gemeas .
    Mas alguma vez iriam eles perder a oportunidade??
    Era logo … conferência de imprensa e exigir fumo e fogo .
    Mas …. 😴💤💤💤💤

Colocado por: dmanteigasa ultima coisa que me veio a cara foi um sorriso.

Não sei onde me viu a dizer que foi a primeira …, mas após a situação ter sido completamente minorizada( imagine-se porque 😏), sim … o 😏😒foi logo de seguida.

Deixe lá, todos nós temos um “dark side” eu pelo menos não nego o meu .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
  1. Colocado por: Solivanão consegui deixar de esboçar um sorriso ao ver que um puto branco entrou numa escola com uma faca e “esfaqueou” 6 outros putos…

E nem um … piu …
    Parabéns … aos que choram que a segurança do nosso país está a mudar e que “somos um país seguro, mas não por muito tempo” blá blá blá …
    Karma is a bitch … hipocrisia é claramente uma característica vossa …e é racismo e xenofobia sim senhor !

Colocado por: Solivamas após a situação ter sido completamente minorizada

Cherry picking genial.

Agora querias que abrissem o telejornal a falar da porcaria que aquele puto de 14 anos fez?

Isto não tem nada a ver com o bronze da pele do gajo, tanto importa se é azul, branco, amarelo, preto ou verde. Simplesmente convém não falar e nem é útil para a sociedade em geral, da mesma maneira que não é útil falar da operação da PJ que fechou a ponte 25 de abril ou os brasileiros que assaltaram aquele banco santander algures no Alentejo. Tudo acontecimentos desta semana.

Qual o interesse mesmo para a população? Dizer à população que a PJ funciona, brasileiros roubam bancos e portugueses traficam droga em Lisboa? Não admira que tenhamos quase 2h de noticias.

Se a comunicação social satisfizesse o teu desejo sórdido de querer majorar este acontecimento, o puto que fez aquela porcaria ficava com a vida completamente penhorada e feita em merd*. Não podia dar 1 passada fora de casa sem que alguém lhe apontasse o dedo, nos próximos 10 anos. E amanhã ele tem 18 anos.

Eu cheguei a ser suspenso da escola, e as pessoas olham hoje para mim e não acreditam no meu passado tendo em conta o meu percurso académico e profissional.

Aquele puto merece e vai ser punido, mas não é em horário nobre às 20h por Portugal inteiro através da TV. Essa missão agora compete aos progenitores.
    • Soliva
    Colocado por: NostradamusAgora querias que abrissem o telejornal a falar da porcaria que aquele puto de 14 anos fez?

Colocado por: NostradamusIsto não tem nada a ver com o bronze da pele do gajo, tanto importa se é azul, branco, amarelo, preto ou verde. Simplesmente convém não falar e nem é útil para a sociedade em geral

Levando em conta o que se tem dito por aqui … ( por exemplo quando foi o atentado ao centro Ismaili )… há meses …
    A ironia faz-se sozinha …

Colocado por: NostradamusQual o interesse mesmo para a população?

Exactamente!!
    É exactamente esse o cerne da questão … e a resposta é clara …
    Absolutamente 0
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
  2. Colocado por: SolivaE como se esperava… o cerne da questão foi completamente ultrapassado… até porque convém desviar e redirecionar.

Mas qual cerne? O vosso argumento sempre que se fala de criminalidade e 'ah mas a criminalidade tambem e praticada por nacionais portugues' que nao da sequer como rebater pois obviamente que num pais com 10 milhoes habitantes dos quais pelo menos 9 milhoes tem nacionalidade portuguesa, a maioria dos crimes sera cometida... por individuos de nacionalidade portuguesa.

Mas o seu argumento e o mesmo que o meu pai usa quando discutimos o tabaco. 'Ha pessoas que nao fumam e tambem apanham cancro do pulmao'. Certo... 1 em cada 10 casos. Nao deixa de ser esmagadora a evidencia de que quem fuma tem maior probabilidade de apanhar cancro do pulmao. Da mesma forma que antes dos dados serem ocultados, os estrangeiros estava sobrerepresentados nos nossos estabelecimentos prisionais (o que no argumentario de esquerda e do qual eu nem discordo inteiramente, se deve a serem pobres e como tal serem mais condenados frequentemente. a minha concordancia neste argumento e essencialmente que eles sao pobres e como tal mais propensos a cair em criminalidade).

E as vezes sinto que me ando a repetir constantemente, mas eu ja disse varias vezes que a criminalidade e um fait diver no que toca a imigracao. Serve para os populistas do Chega atacarem um certo tipo de imigracao que pelas suas diferencas culturais extremas geram as tais sensacoes na populacao.
    • reg
    • 20 setembro 2024
    Colocado por: dmanteigaspor individuos de nacionalidade portuguesa.

dentro dessa categoria continuam a existir imigrantes, porque a obtenção da nacionalidade não lhes tira o rotulo de imigrantes.
    Concordam com este comentário: justme
  3. Colocado por: Solivapor exemplo quando foi o atentado ao centro Ismaili

Continua a insistir com o Whataboutism

Quando um homem adulto esfaqueia e mata várias mulheres em Portugal, é sempre noticia, independentemente da raça ou daquilo que come ao pequeno almoço.

Continuar a insistir que se deveria ter falado mais neste esfaqueamento da escola, porque no passado se fez uma grande cobertura com o caso do centro Ismail, ou porque em Vila Verde o Sr. Manel espetou a forquilha na Dona Ermelinda, é no mínimo ridículo.

São casos incomparáveis com repercussões completamente diferentes na vida dos intervenientes. Não tem nada a ver com a cor da pele do puto, mas sim com a idade. Acho que não é difícil de se perceber.
    Concordam com este comentário: HAL_9000, MdeW, dmanteigas
    • Soliva
    Colocado por: NostradamusSão casos incomparáveis com repercussões completamente diferentes na vida dos intervenientes. Não tem nada a ver com a cor da pele do puto, mas sim com a idade.

Portanto um homem adulto não terá repercussões de futuro na sua vida ?
    Não poderá um homem adulto cometer um crime … acto de terror e posteriormente ter uma remissão social na sua vida ?
    Aliás todos estes argumentos só reflectem a estrategia “deflect, redirect”… muito parecido com as reações em tiroteios em massa nos “states”… se é de minoria étnica é atentado … se for branco … é problema de saúde mental …(quando o verdadeiro problema é acessibilidade a armas …)

Consegue entender … a dualidade de pensamento ?

No entanto vou acumulando para o meu ficheiro pessoal, as desculpas dadas .
    1. Não é relevante para a sociedade
    2. É devido á idade do puto .

Venham mais que hoje tenho mais tempo…

Espero é que tenha servido para perceber que a menção de etnia quando existem crimes é algo totalmente irrelevante que se torna arma em esferas da sociedade que servem somente para ostracizar minorias na sociedade.
    Não condeno a criança que claramente sofreu influências de índole nazi e foi absorvida por mensagens do grupo 1143 sem ter a capacidade racional de perceber o que as mensagens significavam.
    Levaram-na ao extremo, no entanto é um exemplo de como a menção de dados irrelevantes para o acto pode ser extrapolado ou como ferramenta de minorização.

Pois temos de ser honestos e perceber que como a etnia não foi mencionada … foi só mais um acto estranho á sociedade mas ultrapassável dentro das instâncias próprias e será certamente em meio familiar.
    Mas ao ter sido feito por minoria étnica e a mesma mencionada ( como é usual) , transforma-se numa bola imparável com consequências generalizadas.
  4. Colocado por: dmanteigasEste numero magico tem que ser determinado pelo governo com base nas estimativas de postos de trabalho que nao sera possivel preencher com nacionais e com a disponibilidade de recursos publicos.

Aí é que está.
    Você tem as certezas todas, por mera percepção. Eu digo que não sei. 3% parece-me possível sim, porque não tenho nada extremamente grave que me aponte o contrário.
    Se hoje somos 100, e aparecem mais 3 para comer, tudo se resolve sem stress durante esse ano. Se no ano a seguir aparecem mais 3, tudo se resolverá também.

Em certas freguesias, diria que a população que emigrou foi bem mais que 3%/ano (sem certezas, é uma perscepção minha apenas, afinal também tenho direito)... e os serviços continuaram os mesmos, mais aliviados portanto. Se agora, a população voltou a crescer, os serviços estarão como estavam antes. Nota: sou duma zona onde muitos trabalham na construção, muita gente mesmo emigrou ali pelo 2011-2014, eu incluído.

Aqui, acho que muito se deveu à estupidez de extinguir o SEF, no momento que mais fazia falta.

Por outro lado, muitos serviços passaram a digital... pelo que, hoje em dia, é muito mais pacifico ir a uma repartição de finanças, conservatória, câmara, serviços de água, luz e telefone, segurança social, etc... que há uns 5-10 anos.

Acredito que tudo esteja mais congestionado agora nos hospitais, funerárias, lares de idosos... Por outro lado, muitos desses serviços são curiosamente realizados por estrangeiros... há lá coisas.
  5. Colocado por: regdentro dessa categoria continuam a existir imigrantes, porque a obtenção da nacionalidade não lhes tira o rotulo de imigrantes

Sim, há uma necessidade incrível em rotular essas pessoas, como que se fossem piores cidadãos que os nativos... ou como que se fossem "menos" portugueses porque o pai ou mãe nasceu noutro país.
  6. Colocado por: Solivamuito parecido com as reações em tiroteios em massa nos “states”… se é de minoria étnica é atentado … se for branco … é problema de saúde mental …(quando o verdadeiro problema é acessibilidade a armas …)

Só um pequeno parênteses.
    Tenho a certeza que este caso a acontecer do outro lado do "lago", em vez de facas da cantina seria uma arma qualquer. E em vez de feridos seriam 5 ou 6 mortos.
    Podem ser os mais "ricos" mas os EUA muito ainda têm de aprender com a europa.
  7. Colocado por: dmanteigasmesmo nao havendo casas e servicos publicos para sustentar esse crescimento

Deve ser erro de leitura meu...
    Por vezes fico com a sensação que os nossos imigrantes são todos uns malandros que andam a vaguear em Odemira ou a apalpar moças no Saldanha... Claro que se há mais crianças e doentes dum dia para o outro, não se conseguem formar médicos e professores em menos de 5-10 anos. Mas vou dar-lhe uma novidade... no meio desses imigrantes todos que entram, nem todos são conductores de UBER... entram também professores, bombeiros, médicos, enfermeiros, auxiliares de escolas, de lares de idosos, oculistas, fisioterapeutas, arquitectos, etc etc etc... em que não é pelo facto de falarem com um sotaque engraçado que sejam menos capazes profissionalmente.

Aliás, o facto de trazerem consigo outra bagagem pode inclusivé ser um factor de melhoria dos nossos serviços... e deixarmo-nos de pensar que Portugal é o suprassumo da modernidade e do progresso. Não é por existirem centenas de favelas mundanas, que o Brasil, a Índia, Angola, etc... não tenham coisas com as quais possamos aprender também.

Dou-lhe o exemplo do México, desde donde lhe escrevo isto...
    Este país maravilhoso e extraordinário, em muitos sectores dá 10-0 ao melhor que vi em Portugal.
    Desde a banca às obras de colossal engenharia, dos serviços de finanças ao íncrivel atendimento ao cliente, etc etc...
    Contudo, imagino que a perscepção lusa se foque e se resuma ao crime e pobreza (que também existe), como que se não houvesse nada além disso.

Outro exemplo, coincidência ou não... os professores que mais me marcaram na universidade em Portugal falavam com sotaque castelhano, ou porque eram estrangeiros, ou porque eram filhos de estrangeiros. Marcaram tanto que terminei por trabalhar com um deles depois do curso. Na escola trouxeram uma abertura de horizontes, assim como os colegas estudantes que faziam intercâmbio. O facto de serem imigrantes, não prejudicou em nada a turma, bem pelo contrário.

Isto apenas para dizer, que no âmbito daquilo que não é quantificável, há muitas perscepções que são positivas também. Nem tudo é mau. Podendo estes imigrantes participar na melhoria dos serviços, dando aulas, consultando pacientes, trabalhando na AIMA, Finanças, etc etc... Olhe, como acontece em grande medida no sector da construção por exemplo. Em que são uma mais valia para colmatar a falta de mão de obra. Claro que eles próprios aumentam a procura de casa, mas o problema não advém disso pois o seu nº é residual, advém sobretudo do facto de levarmos muitos anos (10-15 anos) a construir aquém do necessário.
    • AMG1
    • 20 setembro 2024
    Mas afinal o que é que estão a discutir?
    Alguem tem dúvidas que se o miudo não fosse português, a esta hora ja se sabia tudo sobre ele e qu3 ainda naobtinham parado as manchetes nos pasquins?
    Como é que os CM e outros ganham a vida?
    E evidente que não faz qualquer sentido empolar o evento e com isso estragar a vida a uma criança que é o que ele é, a questão é que isso seria também verdade se ele tivesse nascido na Índia, só que nesse caso, não posso deixar de concordar com o Soliva, o.mais provável é que ja tivesse passado por aqui.
    Ainda ontem aqui andou um tiroteio em vila do Conde, terá sido porque os intervenientes eram portugueses ou chineses?
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, Soliva
  8. Colocado por: Dias12Podem ser os mais "ricos" mas os EUA muito ainda têm de aprender com a europa.

Como aquele francês que juntou 70 tipos à vez para violar a mulher que drogou enquanto ele filmava?
    Ou aquele norueguês que fusilou dezenas de crianças numa ilha tipo acampamento de férias há uns anos?

Todos temos que aprender, e há sempre bons e maus exemplos em qualquer lado.
    Creio que o Soliva estava precisamente a criticar a dualidade de critérios nos EUA em função da raça. Dudivo que a Europa (sobretudo a leste) seja muito melhor nesse aspecto.
    Quanto ao "ricos"... se levamos páginas e páginas de comentários a falar do problema socio-economico dos imigrantes... ser mais "rico" um bocado... ajuda a diminuir o tal "problema". Em casa onde não há pão...

Tivesse Portugal um PIB per capita como o dos EUA, e seria um paraíso... Já ninguém ligava ao facto de termos 10-20% de imigrantes.
    Concordam com este comentário: Soliva, AMG1
  9. Colocado por: SolivaPortanto um homem adulto não terá repercussões de futuro na sua vida ?
    Está portanto o Soliva a dizer que o puto de 12 anos deve ser tratado, para efeitos de justiça, como se de um adulto de tratasse?

Já agora em que meio de comunicação social viu referida a cor da pele do ? Não que isso interesse, mas já que a referiu gostava de saber em que se baseia.

Colocado por: AMG1Alguem tem dúvidas que se o miudo não fosse português, a esta hora ja se sabia tudo sobre ele e qu3 ainda naobtinham parado as manchetes nos pasquins?
    Eu tenho. Pelo menos nos últimos anos deixei de ve referências à cor da pele ou etnia nos noticiários deste tipo de situação (nacionalidade, por vezes ainda referem). Da í a minha questão ao soliva.
  10. Colocado por: AMG1o.mais provável é que ja tivesse passado por aqui.
    Ainda ontem aqui andou um tiroteio em vila do Conde, terá sido porque os intervenientes eram portugueses ou chineses?
    Seguindo a sua lógia e a do soliva, o pessoal aqui já deveria estar a empolar essa situação pelo facto dos intervenientes serem chineses. E no entanto, não viu nada disso.
    • AMG1
    • 20 setembro 2024
    Colocado por: dmanteigas

E as vezes sinto que me ando a repetir constantemente, mas eu ja disse varias vezes que a criminalidade e um fait diver no que toca a imigracao. Serve para os populistas do Chega atacarem um certo tipo de imigracao que pelas suas diferencas culturais extremas geram as tais sensacoes na populacao.

Pode ser um fait diver, mas foi o suficiente para você nos chamar quase burros, porque não conseguiamos ver num grafico que mostrava o aumento da criminalidade, que isso era resultante do aumento da imigração.
    Ninguém negou que você até pode ter razão, mas também pode não a ter e por isso e até para não alimentar a "conversa populista do Chega", talvez fosse conveniente nesta matéria não fazermos afirmações que não se conseguem confirmar.
    Ja agora os dados da população prisional estao disponiveis e identificam os estrangeiros, não dizem é a origem deles.
    Eu há varios dias já aqui disse que esses números não mostram uma sobrerepresentacao dos estrangeiros nas prisões. Mas isto não serve, porque o que se quer provar é que os estrangeiros de determinda origem, ou como você diz, os pobres, estão sobrerepresentados.
    É bem provável que os estrangeiros pobres estejam sobrerepresentados nas prisões, porque também é isso que acontece com os portugueses, mas o que tem a ver isso com imigração, nada. Por isso é que não se percebe a insistência nessa conversa, salvo no caso dos "populistas do Chega" ou de quem ocasionalmente lhe veste a pele, mesmo que se sinta desconfortavel com o fato.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, Soliva
    • Soliva
    Colocado por: HAL_9000Está portanto o Soliva a dizer que o puto de 12 anos deve ser tratado, para efeitos de justiça, como se de um adulto de tratasse?

Foi essa a conclusão que tirou do meu comentário ?… se sim … não o posso ajudar .
  11. Colocado por: N Miguel OliveiraMas vou dar-lhe uma novidade... no meio desses imigrantes todos que entram, nem todos são conductores de UBER... entram também professores, bombeiros, médicos, enfermeiros, auxiliares de escolas, de lares de idosos, oculistas, fisioterapeutas, arquitectos, etc etc etc... em que não é pelo facto de falarem com um sotaque engraçado que sejam menos capazes profissionalmente.

Entram?

Eu acho que isso e muito wishfull thinking. O que tem entrado e malta para servicos de baixo valor acrescentado.
    Ate porque muitas das profissoes nem pode exercer ca devido aos interesses instalados ou porque simplesmente nao e possivel. Um professor no brasil pode dar aulas de Matematica em Portugal? Quando ate um licenciado sem formacao em ensino tem enormes dificuldades? Nao e assim tao preto no branco.
    Tomara nos que a imigracao fosse assim tao heterogenea. Mais uma vez... sem dados... e uma questao de percepcao. A minha e uma, a sua e outra. No fundo... vamos concordar em discordar!

Colocado por: AMG1Eu há varios dias já aqui disse que esses números não mostram uma sobrerepresentacao dos estrangeiros nas prisões. Mas isto não serve, porque o que se quer provar é que os estrangeiros de determinda origem, ou como você diz, os pobres, estão sobrerepresentados.

Resumo: Em 2020, o número de reclusos estrangeiros, nas prisões portuguesas, era de 1764, perfazendo 15,5% do total de reclusos no sistema prisional português[2]. Por outro lado, no mesmo período, o número de imigrantes residentes no país era de 5,4%[3].

https://novarefugeelegalclinic.novalaw.unl.pt/?blog_post=uma-analise-critica-acerca-da-sobre-representacao-de-reclusos-estrangeiros-nos-presidios-portugueses

Repare... eu acho que continuar com a vossa lenga lenga do 'nao ha dados' (porque os escondem) ou simplesmente assobiar para o lado e ignorar o problema e o que da origem aos populismos. Onde os dados existem... eu facilmente desmonto os seus argumentos. Os estrangeiros estao factualmente sobrerepresentados nas prisoes portuguesas.
    Obviamente que os dados de criminalidade nao reportarem a origem nao da para concluir factualmente que o aumento se deveu aos imigrantes. Agora sabemos claramente que a imigracao aumentou substancialmente em 2022 e 2023 e chegamos a 2023 com numeros de criminalidade como quase ja nao viamos quase ha uma decada, depois de sucessivas quedas. Nao e preciso ser um 'genio' para fazer esta relacao. Agora tambem nao era preciso ser um genio para se afirmar que Portugal nao se tornou um pais inseguro. O Portugal de hoje e bem mais seguro que o Portugal de ha 10 anos, ou de ha 15 anos ou de ha 20 anos. Estes dados nao mostram uma 'explosao' de criminalidade, bem pelo contrario. Ate demonstram que mesmo com o aumento da imigracao nao tivemos uma 'explosao' de criminalidade que nos levou para o seculo passado. Portanto servia muito mais o interesse de toda a gente que se divulgassem os dados, que se admitisse que o aumento recente e devido a imigracao, que esse aumento nao tornou isto no Far West, e garantir a populacao que o estado esta atento e a tomar medidas.

Enquanto se andar nesta negacao, so vai contribuir para os populismos e para aumentar a sensacao de inseguranca. Isto agora e controverso, mas eu continuo a ter uma conviccao profunda que nao se combate desinformacao com ocultacao. Isso e o que se tem feito com os resultados que conhecemos por esse mundo fora.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
    • Carvai
    Colocado por: dmanteigasAte porque muitas das profissoes nem pode exercer ca devido aos interesses instalados ou porque simplesmente nao e possivel

Eu sou do tempo da "invasão" dos Dentistas brasileiros. Na altura ir ao dentista era um luxo e no SNS uma utopia. A partir dessa altura ir ao Dentista deixou de ser apenas em caso de urgência.
    E também do caso dos Médicos Cubanos que vieram para o SNS. Um caso de escravatura moderna pois o Estado português pagava ao Estado Cubano e os Médicos apenas recebiam uma pequena fração.
  12. Colocado por: dmanteigasEntram?

Eu acho que isso e muito wishfull thinking. O que tem entrado e malta para servicos de baixo valor acrescentado.
    Ate porque muitas das profissoes nem pode exercer ca devido aos interesses instalados ou porque simplesmente nao e possivel. Um professor no brasil pode dar aulas de Matematica em Portugal? Quando ate um licenciado sem formacao em ensino tem enormes dificuldades? Nao e assim tao preto no branco.
    Tomara nos que a imigracao fosse assim tao heterogenea. Mais uma vez... sem dados... e uma questao de percepcao. A minha e uma, a sua e outra. No fundo... vamos concordar em discordar!

É o que tenho vindo a dizer. São percepções em função do que cada um vive.
    Pelo que leio aqui, só vejo malandros e criminosos... e muitas certezas.

Quanto aos profissionais de serviços de valor acresecentado...
    Não tenho dados nem numeros... mas a julgar pela quantidade de pedidos de colaboração de Arquitectos (brasileiros sobretudo) que vamos recendo, bem dá para ver que têm capacidades e conhecimentos suficientes. Idem para os Engenheiros, ou aqueles que sem "curso" se ajeitam bem a renderizar 3Ds...
    Visitei muitas vezes o lar de idosos da minha freguesia... e boa parte dos auxiliares são mulheres brasileiras também, muitas delas com uma estatura física de maior volume, essencial para poderem carregar com os idosos, etc...
    Sem contar com os enfermeiros e médicos com sotaque brasileiro, cubano, etc... que os meus pais vão encontrando no hospital da cidade.

0.3774 seg. NEW