Colocado por: dmanteigas
O que e perfeitamente normal tendo em conta aquilo que o PSD se tornou no pos-Passos Coelho. O PSD passou de um partido que era 'ultra neo liberal de direita' para um partido que de acordo com o Rui Rio era de esquerda. O crescimento do Chega e da IL aconteceu porque o PSD decidiu fazer um corte tao radical com o Passos Coelho... que abriu espaco a sua 'direita'. Se bem que aqui tambem ha alguma culpa do CDS que nao soube 'ocupar' esse espaco devidamente.
Na minha humilde opiniao, que vale o que vale, o Chega e a IL aparecem como consequencia de uma leitura pessima da situacao por parte da Cristas e do Rui Rio. No Rui Rio, porque quando viu o pais 'virar a esquerda' achou que a solucao era tambem ele virar a esquerda. No caso da Cristas, porque depois do desaire perfeitamente natural em 2019, entregou o partido ao Chicao que era basicamente um Ventura da Wish e foi triturado por ele. Deixou o Ventura roubar varias bandeiras do CDS mas com muito mais eficacia. Eu percebo que depois do desaire tinham de existir consequencias, mas o CDS tinha todas as condicoes para ter capitalizado muitos dos votos que em 2022 foram para o Chega e IL se tivesse um lider com carisma, capacidade de comunicacao e forte. Como era o Portas. E nao faltavam la bons quadros, ate a propria Cristas.
Colocado por: SquireMais, o PSD não negoceia com o Chega porque tal é justamente o que o PS quer. Uma aliança Chega/PSD colocaria o PS como líder da oposição. Era uma questão de tempo até o PS voltar a ser governo.
Colocado por: SquireDepois de o PSD arrasar o PS, vai atrás do Chega. E para tal terá que roubar as suas bandeiras eleitorais: Segurança e identidade cultural. É uma questão de tempo.
Colocado por: reg
Pois mas assim quem é oposição é o Chega. E isso obviamente não convém ao PS.
Colocado por: reg
Aí já discordo. Não se consegue ser ao mesmo tempo social-democrata e de direita noutros assuntos.
Colocado por: AMG1A verdade é que o Chega não tem dado nenhum sinal que efectivamente não prefira estar isolado e até tirar partido desse suposto cordão sanitário, com a vitimizacao permanente.
Colocado por: HAL_9000A estratégia mais eficaz seria sem dúvida aumentar o poder de compra da populaçã em geral e da classe média em particular. Ocorrendo isso, sobra pouca margem para extremismos.
Colocado por: dmanteigasA populacao portugues, em media, mesmo durante o periodo Costa, viu o seu poder de compra e qualidade de vida aumentarNão sei de que população ao certo fala. Se comparar com o periodo da troika, talvez, mas esse foi um periodo negro. O referencial para a maioria da população é o periodo pré-troika.
Colocado por: SquireOnde eu quero chegar é que o PSD encosta-se ao centro para roubar os pensionistas ao PS.
Colocado por: SquireUma aliança Chega/PSD colocaria o PS como líder da oposição. Era uma questão de tempo até o PS voltar a ser governo.
Colocado por: HAL_9000Para os jovens então nem se fala, quem começou a trabalhar durante o periodo da troika, ou após este, que ganhos de poder de compra teve? Pois se nem sequer a básica habitação conseguem suportar.
Colocado por: HFSFEstá realmente complicado porque
Colocado por: SquireEu percebo que o pessoal de direita queira que o PSD se junte ao Chega, ou pelo menos queira que o PSD tenha uma politica mais de direita. Mas, a visão politica do Montenegro é mais de longo prazo. É quebrar a hegemonia do PS. Ou seja, o PSD prefere, a curto prazo, ir mais para o centro do que para a direita, por mera tática politica. Porque em termos de convicções não tenho a mais pequena dúvida que o PSD atual é de direita. É a minha opinião.
Colocado por: dmanteigasA verdade e que o Chega leva pancada de todo o lado. E 'insultado' por todos, sao completamente marginalizados e atacados pela CS
Colocado por: N Miguel OliveiraO que eu acho é que sem o "não é não"... o PSD nunca teria sido governo.
Colocado por: N Miguel OliveiraFelizmente, o LM está a revelar-se muito melhor que o esperado antes de ser eleito.
Colocado por: regComo assim? O PSD apenas é governo e assim será se o PS/Chega deixarem.
Colocado por: Squire
Depois de o PSD arrasar o PS, vai atrás do Chega. E para tal terá que roubar as suas bandeiras eleitorais: Segurança e identidade cultural. É uma questão de tempo.
E vamos analisar de forma fria e objetiva... nao tem razoes para isso? A verdade e que o Chega leva pancada de todo o lado. E 'insultado' por todos, sao completamente marginalizados e atacados pela CS... relativamente ao Orcamento, o que fez o Chega de diferente do PS? O PS passou de um quase impossivel, para um talvez seja possivel, para um impossivel porque temos 2 linhas vermelhas, agora temos uma 3a linha vermelha... mas depois o LM vai a TV em prime time atacar o Chega :) Idem para o CS que so fala das incoerencias, cata-vento, etc etc etc
Colocado por: HAL_9000
A estratégia mais eficaz seria sem dúvida aumentar o poder de compra da populaçã em geral e da classe média em particular. Ocorrendo isso, sobra pouca margem para extremismos.
Enquanto a estratégia não estiver centrada nisso, podem fazer cordões sanitários, ou normalizar que a extrema direita vai continuar a crescer.
Que sejamos honestos... e uma estrategia de ****. A propensao para mudar de voto de um pensionista e quase nenhuma. Basta tentar discutir politica com qualquer velhote. Em media, sao menos cultos, mais teimosos, e votam como se fossem clubes de futebol. Essa foi a estrategia de campanha do PSD, com os resultados de porcaria que teve.
Isso e tentar ir buscar votos ao eleitorado menos volatil que existe. Quem esta na 3a idade nao procura mudanca, procura estabilidade.
Que e aquilo que todos esperamos. Eu sou de direita, mas acho que e bom existir alternancia.
E repare que eu concordo consigo. Neste momento o PSD esta a trabalhar para ser o partido charneira, o unico com condicoes de governar. Aquilo que o PS tentou ser.
Eu so nao acredito e que isso seja uma boa estrategia.
A direita teve uma maioria de 1 milhao de votos. Eu acho que o PSD tinha todas as condicoes de dar o abraco de urso ao Chega. Eu concordo com a comparacao que fez entre BE/PCP e Chega. Mas em 2015, o BE e o PCP tiveram aquelas votacoes, porque as suas bandeiras eram a 'atualidade'. E o que fez o PS? Mudou essa atualidade. E precisamente isso que o PSD tinha que fazer tambem. Imigracao, justica, seguranca, corrupcao. Tomar medidas que 'forcem' o Chega a 'estar dentro' e ir retirando esses problemas da atualidade.
Tambem nao estou a dizer que tenho as respostas. Mais nao e que a minha opiniao, com base no meu vies e interacao pessoal. Mas eu faco parte da faixa etaria que mais vota Chega. E sei aquilo que era preciso para nos deixarmos de votar Chega. E nao e transformar Portugal no 3 reich.
Colocado por: dmanteigasMas nao vamos tapar os olhos. Toda a malta da minha geracão esta muito melhor hoje em 2024 que em 2014Obrigado, mal era.