Iniciar sessão ou registar-se
  1. Em bem digo que o Ordenamento do Território é uma das ferramentas mais poderosas que temos, para resolver grande parte dos problemas duma sociedade. É isso que se aprende nas aulas de Urbanismo, e felizmente há centenas de bons e maus exemplos ao longo da História por esse mundo fora. Precisámos é que os politicos acudam a quem sabe, aos técnicos, a quem anda na rua.
    Assim como aquilo que acontece quando o ministério da Cultura tem mais uns pózinhos no seu orçamento.

Deixo aqui uma entrevista a um assistente social e investigador, sobre estes bairros em Lisboa, como o país os vê, como a polícia os vê, e como os seus residentes vêm o país e a polícia, talvez aprendámos alguma coisa:

Parte 1
    https://open.spotify.com/episode/6ob7A38a286SaYiaJmHOiq?si=Zcvdu8KZQeqM7PJoUkJJoQ
    Parte 2
    https://open.spotify.com/episode/07ZFDZC5K6e4ulJJrggqTI?si=LqXrhCawT22tHKwphdQbJA
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Soliva
  2. Quantos de vocês neste tópico são filhos de imigrantes, nascidos e criados em bairros problemáticos? Só pra perceber algumas coisas escritas aqui.

Li pra ai entrelinhas que a policia nao invadiu a casa da viuva e agrediu pessoas, que foi noticia fabricada, onde foram buscar essa informação? Eu sei por fontes seguras a informação certa acerca desse assunto, então queria perceber de onde veio essa info.

Todo este caso está infelizmente pejado de "disse que disse". Só os agentes agora poderão justificar a necessidade de matar o individuo e a justiça terá que lidar como for apropriado.

De resto, fica uma reflexão, feita por um amigo meu que faz todo o sentido. Nós, enquanto imigrantes, só queremos que, em caso de rebeldia nossa, recusa de obediência, seja por estupidez, seja por bebedeira, seja por influência de drogas, tenhamos a oportunidade de ser presos, levados a julgamento, receber a nossa punição e cumpri-la. Estamos fartos, principalmente muitos dos que vivemos nos bairros críticos, de levar porrada na carrinha pelos juízes de farda azul só porque não achamos por bem ter que ser revistado pela 3a vez na semana porque estão a fazer "uma operação" na zona.

E também li por aí e concordo: bodycams para ontem. Não só bodycams, mas condições melhores em tudo para quem diariamente tem a função de manter a ordem pública. Não basta subsidios de risco, ha toda uma diminuição de condições para os agentes que roça a falta de respeito, desde equipamento a instalações. Polícia frustrado é mau polícia. Um estado que não dá respeito à sua força policial tá condenado a ter cada vez mais situações destas.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, Soliva, AMG1, Dias12
  3. Colocado por: N Miguel OliveiraEm bem digo que o Ordenamento do Território é uma das ferramentas mais poderosas que temos, para resolver grande parte dos problemas duma sociedade. É isso que se aprende nas aulas de Urbanismo, e felizmente há centenas de bons e maus exemplos ao longo da História por esse mundo fora. Precisámos é que os politicos acudam a quem sabe, aos técnicos, a quem anda na rua.
    Assim como aquilo que acontece quando o ministério da Cultura tem mais uns pózinhos no seu orçamento.

Deixo aqui uma entrevista a umassistente social e investigador, sobre estes bairros em Lisboa, como o país os vê, como a polícia os vê, e como os seus residentes vêm o país e a polícia, talvez aprendámos alguma coisa:

Parte 1
    https://open.spotify.com/episode/6ob7A38a286SaYiaJmHOiq?si=Zcvdu8KZQeqM7PJoUkJJoQ
    Parte 2
    https://open.spotify.com/episode/07ZFDZC5K6e4ulJJrggqTI?si=LqXrhCawT22tHKwphdQbJA

Miguel, aqui alguém aprender alguma coisa, é dificil. Já eu agradeço os links e vou ouvir, tem sido útil muita informação partilhada ultimamente, principalmente por quem em cada lado sabe moderar discurso, ajuda a perceber perspectivas e chegar a soluções.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    • Soliva
    • 28 outubro 2024 editado
    Colocado por: dmanteigasOra vamos concordar que ninguem sabe o que se passou... mas o Soliva ja sabe que o agente tinha clara formacao insuficiente quando ninguem sabe ainda se agiu para la das funcoes ou nao? Nao faz exatamente o mesmo que disse na frase anterior?

Não … a formação insuficiente que referi é uma referência ao tempo de formação das nossas polícias e o seu currículo.
    É público é consultar… se acha que 9 meses é suficiente para formar um agente e pô-lo apto para policiar bairros como o do local em questão ..,é uma opinião sua .

Colocado por: dmanteigasNao ha qq problema em chamar criminoso ao Odair, pois a ultima vez que verifiquei quem pratica um crime e criminoso. E o crime de desobediencia, ninguem lhe o tira.

Verdade … Mandela , MLK , Rosa Parks , André Ventura … tudo condenado ou preso …caramba até Cristo foi preso … eternos criminosos .
  4. Colocado por: N Miguel OliveiraConvenhamos que nem todos os cidadãos reconhecem que serão vistos pela polícia como um "cidadão normal"...

Historias fabricadas para enganar tolos. Aos olhos da Policia somos todos iguais. Como em tudo na vida, ja apanhei policias simpaticos, ja apanhei policias antipaticos, ja apanhei de tudo infelizmente (sou branco heterossexual e de nacionalidade portuguesa, mas devo ter alguma 'pecha' para os apanhar sempre que faco infracoes de transito!). A minha atitude tem sido sempre a mesma. Eu nenhum momento nao parei ou parti para a agressao. E as vezes vontade nao falta... porque passar ali no limite do laranja/vermelho, num sinal que nem interessa pra nada pq nao ha passadeiras, ha boa visibilidade, etc... mas um cidadao normal, se quer ser visto como tal, basta que para tal cumpra as ordens de quem representa a autoridade, quer o agente seja antipatico ou simpatico, tenha ou nao tenha razao. Quando eles exercem mais forca que o necessario, para alguma coisa vivemos num estado de direito.

Colocado por: desofiapedroNós, enquanto imigrantes, só queremos que, em caso de rebeldia nossa, recusa de obediência, seja por estupidez, seja por bebedeira, seja por influência de drogas, tenhamos a oportunidade de ser presos, levados a julgamento, receber a nossa punição e cumpri-la.

Eu acho que era mais facil nao desobedecer.
  5. Colocado por: SolivaVerdade … Mandela , MLK , Rosa Parks , André Ventura … tudo condenado ou preso …caramba até Cristo foi preso … eternos criminosos .

Nao seja por isso... tambem chamo criminoso ao Andre Ventura sem qualquer problema.
  6. Colocado por: dmanteigas

Nao seja por isso... tambem chamo criminoso ao Andre Ventura sem qualquer problema.

Se foi isso que tirou da frase … a substância da mesma ultrapassou-o .

7. Eu acho que era mais facil nao desobedecer.

Honestamente dmanteigas, o que você acha ou deixa de achar não tem nada a ver com aquilo que é aceitável. O que não é moralmente aceitável é um cidadão, seja quem ele for, levar tiros por não obedecer, o que não faltam são armas não letais para os mais teimosos. Um dia que você barafustar com algum agente mais mal disposto e o cano da arma tiver apontado à sua testa lembre-se dessa frase. Mas isso não vai acontecer, até porque provavelmente não vive numa zona considerada ZUS nem nunca lá entrou nem vai entrar.
  8. E antes que me tirem de contexto pra dizer o que querem, que é o que mais gostam de fazer, Odair estava desarmado. Obviamente que os agentes não vão usar armas não letais contra um palhaço com uma shotgun na mão.
  9. Colocado por: desofiapedroO que não é moralmente aceitável é um cidadão, seja quem ele for, levar tiros por não obedecer, o que não faltam são armas não letais para os mais teimosos.

Nao concordo. Eu sou da opiniao que a policia nao tem uma arma apenas para enfeitar.
    Obviamente que o uso da arma deve ser o ultimo recurso, mas nao quer dizer que nao tenha que ser usada em situacoes especificas. Nao sei se a situacao do Odair foi ou nao uma dessas situacoes, como tal abstenho-me de comentar se foi uma situacao onde podia ou nao ter sido alvejado. Sei que dias depois do Odair, atrairam a PSP para uma emboscada e alvejaram uma carrinha com uma 9mm. Gostava de saber que armas nao letais seriam eficazes contra bandidos que andam armados.

Concordo que fazem falta armas nao letais, bodycams, etc mas voces vivem num Pais onde ha esquadras que chovem la dentro e algumas nem carros operacionais tem existem outras prioridades.

Colocado por: desofiapedroMas isso não vai acontecer, até porque provavelmente não vive numa zona considerada ZUS nem nunca lá entrou nem vai entrar.

Nao. Isso nunca vai acontecer, porque eu respeito a autoridade.
    E ja tive uma situacao onde abusaram e bem da sua autoridade. E mesmo assim, ninguem me alvejou, porque eu decidi nao resistir. E bem, porque usando os meios do estado de direito, fez-se a justica que tinha que fazer.
  10. Colocado por: dmanteigas

Nao concordo. Eu sou da opiniao que a policia nao tem uma arma apenas para enfeitar.
    Obviamente que o uso da arma deve ser o ultimo recurso, mas nao quer dizer que nao tenha que ser usada em situacoes especificas. Nao sei se a situacao do Odair foi ou nao uma dessas situacoes, como tal abstenho-me de comentar se foi uma situacao onde podia ou nao ter sido alvejado. Sei que dias depois do Odair, atrairam a PSP para uma emboscada e alvejaram uma carrinha com uma 9mm. Gostava de saber que armas nao letais seriam eficazes contra bandidos que andam armados.

Concordo que fazem falta armas nao letais, bodycams, etc mas voces vivem num Pais onde ha esquadras que chovem la dentro e algumas nem carros operacionais tem existem outras prioridades.

Nao. Isso nunca vai acontecer, porque eu respeito a autoridade.
    E ja tive uma situacao onde abusaram e bem da sua autoridade. E mesmo assim, ninguem me alvejou, porque eu decidi nao resistir. E bem, porque usando os meios do estado de direito, fez-se a justica que tinha que fazer.

Então olhe, não concorde, debate fechado.

Também procure não se informar mais sobre os assuntos, começando por não ouvir os links que o Miguel colocou.

Relativamente ao nome do tópico, acho que o Governo deve procurar primeiro melhorar as condições dos agentes e em segundo promover atividades que promovam uma melhor relação entre policia e ZUS, para que os policias não tenham que ser recebidos à pedrada quando é necessário retirar maçãs podres, e para que não tenham que ter tanto medo de lá entrar que seja necessário logo recorrer a força excessiva.
  11. Colocado por: dmanteigasHistorias fabricadas para enganar tolos. Aos olhos da Policia somos todos iguais. Como em tudo na vida, ja apanhei policias simpaticos, ja apanhei policias antipaticos, ja apanhei de tudo infelizmente (sou branco heterossexual e de nacionalidade portuguesa, mas devo ter alguma 'pecha' para os apanhar sempre que faco infracoes de transito!). A minha atitude tem sido sempre a mesma. Eu nenhum momento nao parei ou parti para a agressao. E as vezes vontade nao falta... porque passar ali no limite do laranja/vermelho, num sinal que nem interessa pra nada pq nao ha passadeiras, ha boa visibilidade, etc... mas um cidadao normal, se quer ser visto como tal, basta que para tal cumpra as ordens de quem representa a autoridade, quer o agente seja antipatico ou simpatico, tenha ou nao tenha razao. Quando eles exercem mais forca que o necessario, para alguma coisa vivemos num estado de direito.

Somos parecidos então, branco, hetero, baptizado, português com todos os ascendentes do mesmo distrito, "pessoa de bem" como diz o outro. Em Portugal, nunca fui mal tratado nem descriminado por um polícia (que por uma coincidência do catano, também era regra geral branco, hetero, católico, etc). Agora, do alto do meu pedestal, não tenho dificuldade em entender que isso não é transversal a toda a população. Porquê? Porque vivi em 4 outros países também, e nalguns eu já não era "tão igual aos outros" assim, e aí sim senti algum desconforto. Ou será que eram "histórias fabricadas para enganar tolos"? Como por exemplo, num grupo de 4 ou 5, sair-me sempre a fava para fazer teste, controlo de documentos, etc. Como não acredito que os portugueses tenham um gene especial que os transforme em Madres Teresas de Calcutá, não me sai complicado imaginar que se isso me acontece fora com outros policias, não possa acontecer com qualquer português ou imigrante nos arredores de Lisboa que não seja branco como a farinha, hetero, católico, etc.

Quanto à actitude em parar na operação stop, não posso estar mais de acordo consigo.
    Eu nem o medo à multa tenho, ainda não apanhei nenhuma em 20 anos de carta (maldita mania de cumprir as regras), não creio que comece agora.
    Agora o ponto não é esse. É díficil para sí, e para mim, imaginar o que é ser-se descriminado pela PSP, não o sendo.
    Aliás, creio que nestes bairros, nem é a PSP normal que está presente... mas uma força mais musculada.

É como venho dizendo, é quando trata diferente que começam os problemas...
  12. Colocado por: N Miguel Oliveira

Agora o ponto não é esse. É díficil para sí, e para mim, imaginar o que é ser-se descriminado pela PSP, não o sendo.
    Aliás, creio que nestes bairros, nem é a PSP normal que está presente... mas uma força mais musculada.

É como venho dizendo, é quando trata diferente que começam os problemas...

Sem tirar nem pôr.

13. Não … a formação insuficiente que referi é uma referência ao tempo de formação das nossas polícias e o seu currículo.
    É público é consultar… se acha que 9 meses é suficiente para formar um agente e pô-lo apto para policiar bairros como o do local em questão ..,é uma opinião sua .

Sem entrar em discussão...
    o porquê de diferenciar esse bairro de outros, se calhar o problema está nos bairros...
    assim tiro conclusão tem tem bairros "perigosos"....ect...e se são assim, porque os são??
    claro nem todos são iguais(indivíduos)...

E sim, na minha opinião já devia existir as tais bodycams... e assim já não havia problemas de como foi....
    quer para o lado da autoridade quer para o civil...
    • Soliva
    • 28 outubro 2024 editado
    Colocado por: desofiapedroObviamente que os agentes não vão usar armas não letais contra um palhaço com uma shotgun na mão.

Óbvio que não … venha o primeiro polícia que responde com arma de fogo como primeiro recurso , na formação de agente de PSP … a área correspondente a métodos de detenção sem recurso a área de fogo está englobado no capítulo de “Táctica das Forças de Segurança “ … um tópico de suma importância que está relegado a … 40h .
    Alguma vez isto é suficiente ? ( a título de comparação … Tiro … 55h)

Num contexto mais pessoal :
    Há uns anos atrás , fui parado numa operação STOP .. normal até ao ponto em que um agente me mandou sair do carro, e outro agente com uma caçadeira apontada a mim.
    Recusei-me a sair do carro por entender não haver condições de segurança exigi a presença de um responsável.
    Após mais umas ordens e Ameaças de detenção e inclusive me retirarem á força, veio o responsável .
    Após vir o responsável e explicar-lhe que como cidadão não aceitava que me empunhassem uma caçadeira sem motivos , recebi a resposta que a mesma era procedimento padrão e que era para a segurança destes.
    A minha resposta : … e a minha segurança ?
    O responsável parou , olhou para trás e mandou o agente que até ao momento continuava a empunhar a caçadeira, se retirar.
    A partir daí todo o processo foi regular e standard e segui a minha viagem.

Isto para denotar que qualquer cidadão pode confrontar agentes de segurança e enfrentar procedimentos que apesar de serem padrão para eles não quer dizer que os aceitemos de livre e espontânea vontade , no entanto educação e diálogo resolve muitas questões.

Desobedeci a ordens naquela operação STOP não é por isso que eu merecia um tiro ou sou criminoso.
    Quem sóvê preto e branco … facilmente se esquece que existe um cinzento.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, N Miguel Oliveira
    • AMG1
    • 28 outubro 2024
    Colocado por: dmanteigas

Historias fabricadas para enganar tolos. Aos olhos da Policia somos todos iguais. Como em tudo na vida, ja apanhei policias simpaticos, ja apanhei policias antipaticos, ja apanhei de tudo infelizmente (sou branco heterossexual e de nacionalidade portuguesa, mas devo ter alguma 'pecha' para os apanhar sempre que faco infracoes de transito!). A minha atitude tem sido sempre a mesma. Eu nenhum momento nao parei ou parti para a agressao. E as vezes vontade nao falta... porque passar ali no limite do laranja/vermelho, num sinal que nem interessa pra nada pq nao ha passadeiras, ha boa visibilidade, etc... mas um cidadao normal, se quer ser visto como tal, basta que para tal cumpra as ordens de quem representa a autoridade, quer o agente seja antipatico ou simpatico, tenha ou nao tenha razao. Quando eles exercem mais forca que o necessario, para alguma coisa vivemos num estado de direito.

"Aos olhos da polícia somos todos iguais" diz você. Como é que sendo "branco, heterossexual e de nacionalidade portuguesa" sabe como é que a policia trata p.e. um negro, homossexual, estrangeiro?
    Obviamente que não sabe, como também não sabe como é a vida dessas pessoas que são diferentes de si.
    Independentemente do que somos, onde vivemos e do que pensamos, todos temos como obrigação cumprir a lei, incluindo aqueles que tem a obrigação de a fazer cumprir.
    Você proprio diz que ninguém sabe o que se passou verdadeiramente, coisa com que eu concordo, mas fico-me por aí, já voce não.
    Mesmo que o homem tenha efectivamente desobedecido a ordem para parar, sem que estivesse em causa qualquer outra coisa, será que isso é motivo para que um agente da PSP disparar sobre um cidadão?
    Os regulamentos existentes validam esta actuação?
    Ninguém sabe o que se passou, por isso talvez seja mesmo mais sensato esperar antes de lançar libelos acusatorios seja ao policia ou ao cidadão. Quem sabe se, no limite, nao estaremos só perante um daqueles momentos infelizes em que uma acção impensada desencadeia outra igualmente insensata, resultando ambas na destruição de duas vidas.
    Deixemos o aproveitamento politico para os politicos e como cidadãos aguardemos que nos esclareçam capazmente o que de facto se passou enquanto lamentamos a morte de um homem e por certo a destruição da vida do outro.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Soliva, N Miguel Oliveira
  14. Colocado por: dmanteigasAos olhos da Policia somos todos iguais.

Citando um professor meu … “ Incrivel como é cor de rosa , o mundo do homem branco …”
  15. Colocado por: Soliva

Óbvio que não … venha o primeiro polícia que responde com arma de fogo como primeiro recurso , na formação de agente de PSP … a área correspondente a métodos de detenção sem recurso a área de fogo está englobado no capítulo de “Táctica das Forças de Segurança “ … um tópico de suma importância que está relegado a … 40h .
    Alguma vez isto é suficiente ? ( a título de comparação … Tiro … 55h)

Num contexto mais pessoal :
    Há uns anos atrás , fui parado numa operação STOP .. normal até ao ponto em que um agente me mandou sair do carro, e outro agente com uma caçadeira apontada a mim.
    Recusei-me a sair do carro por entender não haver condições de segurança exigi a presença de um responsável.
    Após mais umas ordens e Ameaças de detenção e inclusive me retirarem á força, veio o responsável .
    Após vir o responsável e explicar-lhe que como cidadão não aceitava que me empunhassem uma caçadeira sem motivos , recebi a resposta que a mesma era procedimento padrão e que era para a segurança destes.
    A minha resposta : … e a minha segurança ?
    O responsável parou , olhou para trás e mandou o agente que até ao momento continuava a empunhar a caçadeira, se retirar.
    A partir daí todo o processo foi regular e standard e segui a minha viagem.

Isto para denotar que qualquer cidadão pode confrontar agentes de segurança e enfrentar procedimentos que apesar de serem padrão para eles não quer dizer que os aceitemos de livre e espontânea vontade , no entanto educação e diálogo resolve muitas questões.

Desobedeci a ordens naquela operação STOP não é por isso que eu merecia um tiro ou sou criminoso.
    Quem sóvê preto e branco … facilmente se esquece que existe um cinzento.
    Concordam com este comentário:desofiapedro

Exato, eu continuo a dizer que nenhum de nós está impune de entrar em "conflito" com agentes, aliás, a maior parte dos cidadãos já entrou, porque, pasme-se, estamos perante humanos, que também têm as suas lutas diárias, más disposições e afins, e às vezes, naquele momento tão-se completamente a **** pra protocolo, quer é que a pessoa se cale e cale-se já antes que a coisa comece a escalar, se o cidadão então tiver razão às vezes é pior ainda, tomam como afronta. Agora imaginem isso em ZUS... ui.
    Concordam com este comentário: Soliva
  16. Colocado por: desofiapedroSem tirar nem pôr.

Sim, eu sobre a PSP nunca tive nenhum stress...
    Em duas operações stop até recordo momentos de confraternização.

Numa em Guimarães, o agente era tão porreiro, que até aproveitei o momento (havia poucos fregueses) para pedir-lhe orientações sobre uma cidade para a qual me acabava de mudar. Eh pá, o homem nem sequer me insultou por ser de Braga... Uma jóia mesmo.
    Noutra, às tantas da madrugada quando vivia no centro do Porto, o agente engraçou tanto com o carro clássico que levava, que ficamos ali uns bons 15-20min a mais a conversar sobre o carro. Naquela noite de calor, só faltou mesmo uma cervejinha...
    Todas as outras, tudo normalíssimo.

Agora, coincidência do catano, já me aconteceu de estar de passageiro em que o conductor era um bocado mais escuro que eu, barba por fazer, e a operação stop demorar um bocado mais e sem nenhum rasgo de confraternização... Ainda assim, nada que fosse estranho ou inaceitável.

Mas com tão poucas amostras, não posso concluir nada...
    Da minha parte, não tenho nenhuma razão de queixa.
    Não posso é falar por essa comunidade ostracizada, não fazendo parte dela. Daí os links...

0.6409 seg. NEW