Colocado por: HAL_9000
Na vossa opinião, que conhecem o EUA fruto de vivência real, quais foram as principais motivações dos eleitores que deram a vitória a Trump?
Visto do lado de cá e via TV, parece-me que sejam fatores económicos. Ou seja os eleitores são muito mais sensíveis à perda real de poder de compra do que ao "discurso fofinho" de direitos humanos, democracia, decência, etc... Todos esses temas penetram muito melhor no eleitorado quando o mesmo se encontra financeiramenete bem.
Falo aqui em discurso fofinho, porque estou a fazer um paralelo com a europa. Continua-se a descurar a perda de poder de compra dos europeus, e a Extrema direita lá vai fazendo o seu caminho.
Porém posso ter uma perceção profundamente errada, daí perguntar, qual a vossa perceção in loco.
Colocado por: AMG1Os eleitores não querem saber da complexidade dos problemas, preferem quem lhes prometa soluções simples e milagrosas e os politicos com menos escrúpulos fazem-lhes a vontade e evidentente recolhem os louros.
Colocado por: euÉ uma coisa completamente absurda, indigna em democracia representativa.
Colocado por: AMG1Os eleitores não querem saber da complexidade dos problemas, preferem quem lhes prometa soluções simples e milagrosas e os politicos com menos escrúpulos fazem-lhes a vontade e evidentente recolhem os louros.
Colocado por: J.FernandesÉ equivalente, em escala superior, a ter círculos uninominais que tanta gente anseia para Portugal.
Colocado por: Dias12Quem é que anseia por círculos uninominais??
Colocado por: ClioIIJá eu acabava com a parvoíce dos círculos e fazia a distribuição dos deputados por percentagem dos votos do país inteiro.
Colocado por: J.FernandesSe se usam os métodos de Hondt e outros tipos de regras eleitorais é para tentar que a representatividade de diferentes regiões seja minimamente garantida.
Colocado por: euRepresentatividade de regiões? Quando existe disciplina de voto na assembleia da república? Quando os candidatos por determinadas regiões não são de lá e só lá poem os pés na campanha eleitoral? Representatividade de regiões? Tretas !!!!
Os deputados estão na assembleia a representar o partido, ponto final.
Colocado por: J.Fernandes
Mas os eleitores (ou grande parte deles) também não querem que perante problemas reais que os preocupam, como por exemplo a imigração, os partidos ditos frequentáveis, sistematicamente, despachem a questão, rotulando quem a quer discutir, como xenófobo, racista, fascista e radical de direita.
Colocado por: J.FernandesE a culpa é da lei eleitoral?! Acabar com os círculos eleitorais atuais e criar apenas um, melhoria a situação em que aspeto?
Colocado por: AMG1Pode ser que eu me engane, mas ainda vamos ouvir falar muito deste vice presidente. O Trump que se cuide!Por acaso ontem encomendei o livro dele. Parece-me alguém bem mais inteligente que o Trump (e talvez por isso bem mais perigoso).
Colocado por: euNos Distritos pequenos já poderias votar IL ou BE com a certeza que o teu voto teria impacto no resultado nacional.
Colocado por: AMG1Parece-me que está a transpor o que se passa nos Estados Unidos, com outras geografias que também têm outras realidades.
Colocado por: J.FernandesPura ilusão. Qualquer voto tem sempre impacto no resultado nacional (percentagem), não se traduz obrigatoriamente é em mandatos.
O sistema atual é que permite, isso sim, que eleitores em distritos pequenos como em Beja, possam eleger deputados. Num só círculo nacional, a possibilidade de não haver comunistas no parlamento, por exemplo, era maior.
Não é por acaso que os pequenos partidos são os maiores defensores do sistema atual, são eles que não lhes interessa que haja alterações.
Colocado por: J.FernandesNum só círculo nacional, a possibilidade de não haver comunistas no parlamento, por exemplo, era maior.
Colocado por: J.FernandesPura ilusão.