Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Finalmente, estamos no processo de pedido de orçamentos para a construção da nossa casa.

    A casa tem uma área bruta de 236,8m2 e uma cave em betão apenas para arrumos com 62,05m2.


    Para já recebemos dois orçamentos:
    1º orçamento: escavações + estrutura casa + cave + 2 muros "normais" (falta orçamentar um muro de cerca de 26m com algumas partes em betão) = 83k €. E para acabamentos (trolha) 70k.
    2º orçamento: estrutura casa + cave + 2 muros "normais" + muro em betão (falta escavações) = 105k. Não deu orçamento para acabamentos.

    O que acham destes orçamentos?

    Obrigada desde já.
      Cave.png
      Casa.png
  2.  # 2

    Colocado por: Luísa CO que acham destes orçamentos?

    Acho que falta incluir impermeabilizações e drenagens.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luísa C
  3.  # 3

    Que encargos serviram de base para esses orçamentos ?
    • snob
    • 11 abril 2024

     # 4

    Eu não sou profissional.
    Mas da minha experiência, digo-lhe que esses orçamentos estão muito pouco descriminados. O que envolve o trabalho de trolha nos acabamentos?
    abrir roços, fechar roços, colocar betonilhas, nivelar chãos, revistemento de paredes, colocação de capoto, acentamento de pedras/soleiras/etc, assentaento de ladrilhos, ligação às redes de saneamento e águas pluviais???

    Tem de ter orçamentos mais discriminados, caso contrário é meio caminho para ser enganada.

    Outra dica, não aceite orçamentos sem contemplar igualmente a fase de acabamentos, é que depois pode ser surpreendida por valores mais altos do que está a contar. O meu empreiteiro, dizia-me assim "não se preocupe que isso é barato", depois quando me deu o preço dos acabamentos nem queria acreditar tal era o valor elevado...
    Concordam com este comentário: JoãoEduardoDias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio
    • JRMO
    • 12 abril 2024

     # 5

    Bom dia,
    Posso dar a experiência pela qual estou a passar neste momento.
    Casa com ~270m2 brutos, incluíndo garagem. Piso térreo c/ pouco trabalho de terreno a fazer.

    Tenho 4 orçamentos:
    1) 127K, p/ estrutura (até ao telhado, 4 águas, e inclui bloco térmico+EPS 8cm e tijolo tradicional por dentro, c/ caixas de estores e soleiras/peitoris). Impermeabilização de 45m2 de cobertura plana.
    2) 122K, p/ o mesmo do 1) menos o EPS, e inclui impermeabilização das fundações (tela, drenos, etc.)
    3) 149K, p/ o mesmo do 1) mais tetos falsos, reboco interior, roços, betonilhas prontas a aplicar o chão, e inclui impermeabilização das fundações (tela, drenos, etc.).
    4) 190K, p/ o mesmo do 3), e inclui um muro de ~15x2m.

    Tudo +IVA.

    De qualquer das formas, reforço o que os outros membros disseram. Sem tudo discriminado, é muito difícil comparar, quer com outros exemplos, quer mesmo entre orçamentos que vá receber. Eu coloquei todos em forma de tabela, para comparar, e cheguei à conclusão que há muuuuitos pormenores que escapam. Ou porque um não tem as caixas de estore, ou outro não fala de impermeabilizações, etc etc. Até mesmo a zona onde vai construir tem uma influência brutal nos valores! Sou da Zona Centro.

    Espero que tenha ajudado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ciccardi
  4.  # 6

    Este é daqueles exemplos que com um investimento num projeto de execução detalhado, facilmente paga o custo do projeto, fiscalização e mais umas coisitas.

    Sem saber as toneladas de aço, m3 de betão, e por ai fora, é um tiro no escuro, a proposta mais barata pode ser na realidade a mais cara, e pode facilmente arrebentar bom um orçamento.

    A minha sugestão, pegue nuns euritos, faça um projeto de execução... entretanto o iva baixa para 6% e ganha mais uma folgazita no orçamento.
  5.  # 7

    A minha sugestão, pegue nuns euritos, faça um projeto de execução... entretanto o iva baixa para 6% e ganha mais uma folgazita no orçamento.


    Fiz precisamente isto, e no meu caso está a dar bastante jeito para poder comparar os orçamentos. Não só todos os empreiteiros têm a mesma base de preparação do orçamento, como facilita a comparação posterior dos orçamentos e até as medições das execuções da obra.

    Fiquei com uma dúvida: Como é que o IVA baixa para 6%?
  6.  # 8

    Colocado por: Tiago1993

    Fiz precisamente isto, e no meu caso está a dar bastante jeito para poder comparar os orçamentos. Não só todos os empreiteiros têm a mesma base de preparação do orçamento, como facilita a comparação posterior dos orçamentos e até as medições das execuções da obra.

    Fiquei com uma dúvida: Como é que o IVA baixa para 6%?



    https://forumdacasa.com/discussion/96838/2/novas-medidas-governo-para-construcao/#Item_20
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tiago1993
  7.  # 9

    Boa tarde,

    Agradeço a ajuda de todos. Somos realmente leigos no tema.

    Nós contratamos o projeto de execução, que o arquiteto ainda está a fazer e que nos referiu que com o projeto de arquitetura e de especialidades já conseguiríamos obter orçamentos para a estrutura para podermos avançar enquanto esperamos pelo projeto de execução. E que o projeto de execução serviria para pedir orçamento das especialidades. - Não funciona assim, então?

    Relativamente aos orçamentos, tenho apenas o detalhe de um, que anexo. Estou a aguardar o orçamento detalhado dos restantes.
    Com base neste orçamento, têm alguma sugestão ou opinião que me possam ajudar? Que trabalhos faltam?

    Obrigada
      Orçamento 1 - continuação.png
      Orçamento 1.png
  8.  # 10

    No meu mapa separei betão, aço e cofragem, serviu e bem para controlar os preços.

    O aço desceu bastante (e continua a descer), o betão subiu muito este ano.
 
0.0130 seg. NEW