Colocado por: BRBEntrou em vigor em Novembro o Decreto-Lei 72/2023, de 23 de agosto que aprovou o regime jurídico do cadastro predial e estabelece o Sistema Nacional de Informação Cadastral e a carta cadastral.
Ou seja, a partir daquela data passou a ser competente para esse efeito a DGT, através da plataforma SNIC.
Colocado por: BRB
Falo por experiência própria quando digo que estou desde Dezembro, sensivelmente, no processo de actualização de áreas de um terreno rústico, para posterior passagem a urbano, e tem sido um filme.
Submeti um modelo 1 nas finanças que veio rejeitado com o fundamento que acima indiquei e, após diversos contactos com a DGT, obtive a informação que a plataforma está em fase de conclusão.
Colocado por: powerPT
Oh Grima fiz precisamente isso no mês passado.
Fez tudo certo, a repartição vai pedir os projetos à CM e depois irá confrontar os valores declarados com o projeto.
No total a mim durou umas 3 semanas, recebi a carta registada da avaliação na passada quinta-feira.
Colocado por: grima
Interessante, mas veio rejeitado já após ter entrado em fase de avaliação? Não sei se a minha situação será um pouco diferente, pois não quero atualizar áreas de um terreno rústico, mas sim passa-lo a urbano (submeti como "terreno para construção"). No meu caso a documentação já foi aceite, mas está há 3 semanas em avaliação e comecei a pensar até que ponto seria normal...
Ok, obrigado! então ainda deverá ser normal, faz esta semana 3 semanas que submeti os papeis com o alvará. Quando submeti o mod. 1 (já há uns meses), aquilo ficou parado porque queriam os papeis da CM do alvará, e ninguém me disse nada... Ou melhor, cheguei a ter informação da AT de que não seria necessário, mas depois mais tarde afinal já era, enfim.
Colocado por: grimaOk, obrigado! então ainda deverá ser normal, faz esta semana 3 semanas que submeti os papeis com o alvará. Quando submeti o mod. 1 (já há uns meses), aquilo ficou parado porque queriam os papeis da CM do alvará, e ninguém me disse nada... Ou melhor, cheguei a ter informação da AT de que não seria necessário, mas depois mais tarde afinal já era, enfim.
Colocado por: powerPT
Nota, no site das finanças ainda aparece "Em Avaliação" ao dia de hoje, mesmo depois da mesma já feita. Eu acho que isto é devido aos 30 dias que temos para pedir uma 2ª avaliação caso não aceitemos o que eles avaliam.
Colocado por: powerPTAinda não, está como rústica.
Eu suspeito que é por estes 30 dias de "estado de graça", depois após alguns dias volto a verificar pois não irei pedir 2ª avaliação, está tudo certo. Sim, tudo ok.
A si não aparece a caderneta no site das finanças já com as áreas da implantação, etc etc? Tive uma situação com o modelo 1 que demorou uns 6 meses, mas foi durante o COVID.
Para actualização de áreas. Colocado por: powerPTSim, tudo ok.
A si não aparece a caderneta no site das finanças já com as áreas da implantação, etc etc?
Tenho o documento que enviaram quando avaliaram, mas o estado ainda é "em avaliação" e não há qualquer atualização da caderneta predial... Pelas minhas contas já deveria estar disponível. Vou aguardar mais uns dias Sim isso é normal ainda que já esteja em avaliação.
Depois de ter recebido esse documento há um período que pode contestar, findo o mesmo (se não pedir 2ª avaliação), mais dia ou menos dia aparecerá a caderneta atualizada. Confere, de facto já apareceu mas criou-me outro problema... Na altura, por indicação da própria linha de apoio da AT, apenas passei parte do terreno a urbano, onde será feita a construção. Acontece que agora eliminaram completamente a restante área do terreno e apenas tenho a caderneta predial urbana correspondente a essa parte. Da linha de apoio da AT dizem que isto nunca poderia ter sido assim feito (não se pode eliminar desta forma áreas), e deveria indicar a proveniência do artigo urbano como o anterior artigo rústico, mas que é possível passar parte do terreno a urbano para efeito de IMI sem fazer destaque na câmara.
Mas da repartição de finanças responsável dizem que tenho de entregar o documento comprovativo de destaque (que não existe, não foi feito destaque), ou passar todo o terreno a urbano...0.0162 seg. NEW