Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Queria desde já agradecer se me conseguirem ajudar. Estou interessada numa moradia que necessita de obras consideráveis, já reuni toda a informação que preciso para saber se seria um negócio vantajoso ou não e agora que me sinto pronta para avançar com uma prosposta pedi que me fossem facultados os documentos sobre o imóvel: Registo da Conservatória Predia e Caderneta Predial Urbana. Os documentos foram-me enviados com alguma demora e após alguma insistência, após vários ‘esquecimentos’ - o que me causou estranheza visto que todo o processo até à data se mexia a velocidade da luz.

    Ao analisar os documentos deparei-me com duas situações: a referência de uma penhora e a ausência de informação sobre os proprietários. Ao perceber que essa informação tinha sido ocultada entrei em contato com a imobiliária que se negou a facultar os documentos com toda a informação emitida dizendo que só o faria caso eu assinasse um CPCV, dizendo que esta a salvaguardar os interesses dos proprietários atuais. Contudo eu sinto que não está a existir transparência, e sem estas informações tenho receio de explorar este negócio, o que é uma pena pois já tinha investido bastante tempo neste processo. Sendo estes documentos emitidos por entidades oficiais, as imobiliárias podem ocular informação? Algum conselho que me possam dar para entender como navegar esta situação? Eu sinto que me tenho que salvaguardar e acho muito estranho, ainda para mais numa situação de penhora eu não ter acesso a tais informações- tenho receio de vir a herdar algo mais se avançar com a compra do imóvel. Obrigada desde já
  2.  # 2

    Colocado por: Raquel Almeidaas imobiliárias podem ocular informação?

    As imobiliárias podem ocultar o que quiserem.

    Colocado por: Raquel AlmeidaAlgum conselho que me possam dar para entender como navegar esta situação?

    Procurar outro imóvel.
  3.  # 3

    Obrigada - acho que é mesmo por aí.
    Contudo acho absurdo ocultarem até porque se bem entendo posso obter a certidão através da câmara? O que já me daria a informação que preciso é que está a ser ocultada, certo?
  4.  # 4

    Colocado por: Raquel AlmeidaContudo acho absurdo ocultarem até porque se bem entendo posso obter a certidão através da câmara?

    A certidão permanente é obtida aqui:

    https://www.predialonline.pt/PredialOnline/FRM001RPOLCP_input.action
  5.  # 5

    🙏🙏🙏
  6.  # 6

    Raquel,lamento a situação e fica de sobreaviso, antes de sonhar temos mesmo de pedir para ver a documentação 🙄

    Boa sorte na procura e que seja maravilhosamente surpreendida com o próximo negócio!
  7.  # 7

    Com essa certidão vai a uma conservatória e pede um registo simples, custa 1€por folha e fica com a informação completa.
    Quanto à penhora a mesma tem de ser cancelada antes da escritura de venda.
    Por isso se o imóvel lhe interessa não é motivo para desistir já.
    Concordam com este comentário: NLuz
  8.  # 8

    Agradeço imenso todas as respostas. Se não for abuso, permitam-me questionar se é mesmo possível pedir a certidão? Questiono porque toda a informação relativa ao imóvel foi também ocultada ou seja nos documentos que tenho não tem número de registo, nem artigo matricial. Então online não está a ser possível fazer o pedido…
    • NLuz
    • 18 abril 2024 editado

     # 9

    Sim, a certidão da Conservatória basta ir a uma Conservatória e pedir.
    Como já foi dito custa 1€ por folha.
    Diga que o motivo para quer a certidão é a compra do imóvel.

    E é normal existirem penhoras em imoveis que ainda não foram totalmente pagos...
    Portanto peça a certidão e veja o histórico da casa.
    Não é motivo para deitar já a toalha ao chão.
    Concordam com este comentário: sognim
  9.  # 10

    Colocado por: Pickaxe
    A certidão permanente é obtida aqui:

    https://www.predialonline.pt/PredialOnline/FRM001RPOLCP_input.action


    Não é preciso esta para já.


    Pode pedir esta numa conservatória e basta dizer a morada do imóvel:


    Colocado por: NLuzSim, a certidão da Conservatória basta ir a uma Conservatória e pedir.
    Como já foi dito custa 1€ por folha.
    Diga que o motivo para quer a certidão é a compra do imóvel.

    E é normal existirem penhoras em imoveis que ainda não foram totalmente pagos...
    Portanto peça a certidão e veja o histórico da casa.
    Não é motivo para deitar já a toalha ao chão.


    A ficha das Finanças, não dão.
  10.  # 11

    Colocado por: NLuzE é normal existirem penhoras em imoveis que ainda não foram totalmente pagos...


    Se for decorrente do crédito bancário.

    Penhoras de outra natureza também estão registadas na Certidão da Conservatória de Registos.
  11.  # 12

    Ponha advogado para verificar tudo.
    Mais vale ir em frente com confiança.
    Concordam com este comentário: marize
  12.  # 13

    Colocado por: PalhavaNão é preciso esta para já.


    Pode pedir esta numa conservatória e basta dizer a morada do imóvel:

    Para que é que vai à conservatória pedir um documento que pode pedir Online? Só se justifica ir à conservatória, se não tiver o nº de registo ou o nº da matriz.
    A certidão custa 15€, se quiser poupar pede uma Informação predial simplificada, que custa 5€
  13.  # 14

    Mas eu não tenho essa informação- foi também ocultada ou seja tenho de ir mesmo a uma conservatória. Obrigada
  14.  # 15

    Pode sempre pedir então para lhe enviarem o CPCV para análise prévia, à partida os promitentes vendedores estarão identificados e o imóvel também. No CPCV também deverá constar que o imóvel é entregue sem dívidas associadas (muito comuns em dívidas de condomínios, por exemplo). Mas também acho um pouco estranha essa atitude por parte da imobiliária.
    Concordam com este comentário: marize
  15.  # 16

    Colocado por: Pickaxe
    Para que é que vai à conservatória pedir um documento que pode pedir Online? Só se justifica ir à conservatória, se não tiver o nº de registo ou o nº da matriz.
    A certidão custa 15€, se quiser poupar pede uma Informação predial simplificada, que custa 5€



    Já me aconteceu pagar e não encontrarem a informação.
    Porque estava em livro ou não encontravam pela morada.
    Perdi os 15€.

    Indo lá dão a informação simples na hora caso exista. Pois ainda há imóveis sem registo.
  16.  # 17

    Colocado por: Marta MarquesMas também acho um pouco estranha essa atitude por parte da imobiliária.


    Se a pessoa desistir e depois comprar findo o prazo do contrato, estão salvaguardados na mesma...
  17.  # 18

    Colocado por: PalhavaPerdi os 15€.


    Ainda me deram um email para pedir a devolução.
    Não fiz, porque fui um procrastinador.
  18.  # 19

    Colocado por: Marta MarquesPode sempre pedir então para lhe enviarem o CPCV

    Pois claro. Será que a imobiliária está á espera que o comprador chegue lá, metem os papeis á frente e são assinados de olhos fechados? Realmente não se entende estas manobras...

    Colocado por: PalhavaSe a pessoa desistir e depois comprar findo o prazo do contrato, estão salvaguardados na mesma...

    Pois a ideia da imobiliária é essa, ou pior, ocultar os podres do negócio e passar a rasteira ao comprador. Imobiliária que faz isso, de sériedade tem pouco, como grande parte delas infelizmente.
  19.  # 20

    Colocado por: Ruikodeocultar os podres do negócio e passar a rasteira ao comprador.


    Não me parece que haja imobiliária que faça isto.

    Enfim...

    Na verdade a única coisa que eles querem é receber a comissão.
    E NA ALTURA DO CPCV!!!!!!!.

    Uma vergonha, não esperarem pela boa conclusão do negócio que se consubstância na realização da escritura.
 
0.0183 seg. NEW