Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Junto à minha casa, há uma máquina de ventilação que serve uma secretaria regional e está ligada 24 horas por dia, todos os dias. Aquela máquina está a menos de um metro da parede de empena da minha casa. Essa parede é bem grossa, já que foi construída uma parede ao lado da já existente quando se reconstruiu a casa há um ano. Mesmo assim, na minha casa, e especialmente nos quartos juntos àquela perde ouve-se um ruído do tipo zumbido ou hummmm que aquela máquina produz. Já me queixei à Câmara Municipal e averiguaram junto da secretaria que estava tudo a funcionar normalmente. Agora há-de vir um técnico do INOVA daqui uns meses ou lá quando quiserem para fazer medições e determinar se aquele ruído está dentro ou não dos valores admissíveis. Na minha opinião não está, já que só consigo dormir com tampões nos ouvidos e mesmo assim ainda oiço um pouco aquela máquina. O ruído também se ouve na rua mas em casa é diferente, parece que faz alguma ampliação e o som é diferente, mais irritante. Até esse técnico vir vou ter de me aguentar, e caso tudo esteja dentro do normal não sei o que vou fazer...
    Alguém já passou por algo assim? Será que se vai encontrar uma solução fácil? Há mais alguma coisa que possa fazer para resolver este assunto?
  2.  # 2

    Conseguiria atenuar esse eco colocando no exterior um painel que refletisse o som noutras direções, tipo uma espuma piramidal isto em termos práticos e para resolver a situação temporariamente. Em termos de aspeto pode ficar uma autêntica aberração na fachada...
    Consegue partilhar fotos da empena e da maquina?
    • size
    • 19 abril 2024

     # 3

    Já se queixou/solicitou junto do proprietário da máquina ?
  3.  # 4

    Apoios anti vibraticos na máquina em condições
  4.  # 5

    Colocado por: sizeJá se queixou/solicitou junto do proprietário da máquina ?


    A Câmara Municipal faz isso por mim. Pela secretaria não há problema nenhum, tudo a funcionar normalmente sem problema.

    Vou arranjar fotos da empena e da máquina e vou postá-las aqui.
  5.  # 6



  6.  # 7

    Supostamente hoje vão colocar uns pés anti vibratórios nessa máquina e vamos ver se melhora alguma coisa...
  7.  # 8

    Segundo me informou o engenheiro da secretaria regional que tenho conversado nestes dias por causa deste problema de ruído, os técnicos foram ao local e verificaram que a máquina já tem os pés anti vibratórios. Continua tudo da mesma, ficaram de tentar encontrar uma solução mas é tudo devagar devagarinho e pela conversa do engenheiro que diz que não está a ver uma solução não me parece que se resolva tão cedo. Entretanto ando a dormir mal e não tenho descanso. Já estou à espera há um mês que a câmara municipal me envie um email com o que andam a fazer, nomeadamente o pedido de medições de ruído ao INOVA.
  8.  # 9

    Há tubagens que estão fixas na empena da minha casa como se pode ver nas fotos no post anteiror. Alguém sabe se isso é legal?

    Os responsáveis da secretaria regional da saúde não querem fazer nada para atenuar o ruído. Só vão fazer alguma coisa quando se obtiver o relatório das medições de ruído que uma técnica do INOVA veio fazer há 2 semanas. Até lá, não mudam nada mesmo que sejam pequenas coisas, como trocar os apoios antivibração, colocar algum material isolante na parede, nada.

    Inclusive, o engenheiro da secretaria diz que não há vibração porque foi pôs a mão em cima do muro que as máquinas estão em cima e não sentiu nada... Mas quando eu lhe digo que sinto vibração colocando as duas mãos contra a parede o quarto, aí já não é a forma de se medir essas coisas... Engenheiro...?
  9.  # 10

    isso durante a noite ás vezes avariam muito facilmente.
  10.  # 11

    Bom dia.

    Apenas curiosidade, essas maquinas foram colocadas depois de aí estar a viver, ou quando foi para aí viver ja existiam?

    Relativamente ao ruído, terá de ser a Camara a medir e caso ultrupassem o limite, impor medidas...

    Esse tipo de problemas infelizmente nunca é facil ter solução.
  11.  # 12

    Já havia uma casa antes sequer do edifício daquela secretaria ter sido construído. A casa estava desabitada há mais de uma década e a precisar de obras. Fiz as obras, já haviam máquinas e tubagens, mas julgo que a grande que provoca o ruído e que pelas fotos parece mais nova e com tubagens também mais novas ainda não estava lá a funcionar. Só no final do ano passado quando se retomou a obra, depois de estar parada no verão por culpa do empreiteiro que não aparecia, é que notei que havia aquele barulho dentro de casa. Até então julgo que funcionavam um chillers que não fazem nem metade do barulho da máquina.

    O erro foi cometido pela secretaria que sabia que aquilo era uma moradia e que não devia ter instalados as máquinas e tubagens a menos de um metro da parede da casa vizinha. Alguém com dois dedos de testa devia perceber que instalar uma máquina de ventilação industrial barulhenta que fica ligada 24 horas por dia, todos os dias, num corredor entre dois edifícios sem qualquer isolamento sonoro e bem em cima da casa do vizinho, não pode acontecer.
 
0.0119 seg. NEW