Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Prestes a iniciar uma aventura de uma reconstrução de uma cobertura, neste caso,
    e já tendo passado horas a ler este fórum e gostaria de opiniões para saberPormenor se o pormenor construtivo será o correcto.
    O projecto ainda está numa fase inicial de estudo.

    A ideia é manter as paredes existentes em pedra maciça e fazer o telhado muito parecido com o existente. A estrutura existente em grande parte parecem estar comprometida e precisa de ser substituída e como a casa é situada nos Açores é preferivel adicionar sub-telha uma vez que o destelhamento de coberturas ali é normal.

    Cobertura Existente:
    - Estrutura em madeira
    - Forra de Madeira
    - Telha de Canudo antiga

    Cobertura Nova:
    - Estrutura de Madeira Nova
    - Forra de Madeira
    - Membrana ou Tela impermeável respirável? qual?
    - Lã de Rocha 100mm com ripado cruzado
    - Onduline
    - Ripas de Madeira
    - Cobertura Existente de Canudo reabilitada.

    Muito Obrigada!
  2.  # 2

    Pormenor Anexado
      Captura de ecrã 2024-04-30 152312.png
  3.  # 3

    infelizmente aquele enchimento se for feito daquela forma nao permite um escoamento adequado de água em caso de haver uma infiltração. em vez de permitir a retirada da água faz com que fique ali para infiltrar a parede e causar problemas quer na estrutura quer no interior da casa. a subtelha devia ir até ao fim
    Concordam com este comentário: Sphere
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, Sphere
      Captura de ecrã 2024-04-30 163637.png
    • Sphere
    • 30 abril 2024 editado

     # 4

    Obrigada!!
    Assim estaria melhor?
    E por baixo da sub-telha preciso de algum tipo de tela?
      Captura de ecrã 2024-04-30 165852.png
  4.  # 5

    Colocado por: SphereObrigada!!
    Assim estaria melhor?
    E por baixo da sub-telha preciso de algum tipo de tela?
    está melhor mas continua a descrarregar a água sobre a parede. Eu subia a estrutura de madeira para fazer um meio encaixe com a madeira da parede (ver imagem anexa).. assim a subtelha vai ao limite. depois terá de descobrir a melhor forma de fazer o remate final... também dá para rematar o seu com alguma tela tipo chumbo ou aluminio entre a pedra e a subtelha, mas se for mal feito pode nao correr bem. depende do brio de quem o fizer

    vá por exemplo ao site da onduline ver os exemplos que lá existem
    havendo subtelha nao faz falta nenhuma tela por baixo.
    tenho de perguntar sobre o porquê das ripas cruzadas no meio do isolamento
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sphere
  5.  # 6

    O remate da subtelha é o Metafilm, serve para fazer o reencaminhamento de eventuais entradas de água por entre as telhas para o beirado.
    A outra tela que está prevista é a tela para vapor, que fica logo abaixo do isolamento.
    O ripado cruzado por baixo do isolamento serve de apoio a este assim como de estrutura do teto falso (forra de madeira).
    Resumindo, tirando aquele pormenor apontado pelo Antony a solução está bem pensada, mas... Falta saber o distanciamento entre os barrotes primários da estrutura de madeira, da forma como é apresentado o pormenor não dá para perceber como será aplicada a forra de madeira e/ou se o ripado cruzado efetivamente será mesmo necessário.
    Concordam com este comentário: Sphere
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, Sphere
  6.  # 7

    Colocado por: Vítor MagalhãesO remate da subtelha é oMetafilm,
    isso!.. faltava-me o nome e ainda por cima está no pormenor.. ando mesmo deslexico!

    Colocado por: Vítor MagalhãesO ripado cruzado por baixo do isolamento serve de apoio a este assim como de estrutura do teto falso (forra de madeira).
    obrigado

    Colocado por: Vítor MagalhãesResumindo, tirando aquele pormenor apontado pelo Antony a solução está bem pensada
    continuo a pensa rque pode subir aquilo tudo um pouco.. mete-me um pouco de confusão a água escoar para cima de algo plano
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sphere
  7.  # 8

    Colocado por: antonylemoscontinuo a pensa rque pode subir aquilo tudo um pouco.. mete-me um pouco de confusão a água escoar para cima de algo plano

    Não vai à parede, descarrega em cima do beirado.

    Concordam com este comentário: Sphere
  8.  # 9

    Ja fui ler mais um bocadinho do site da onduline :)


    Colocado por: Vítor MagalhãesO remate da subtelha é oMetafilm, serve para fazer o reencaminhamento de eventuais entradas de água por entre as telhas para o beirado.


    O beirado da telha de canudo deverá assentar na parede exterior não é? (é assim que está agora) e põe-se o tal Metafilm entre as telhas do beirado e a Onduline?


    Colocado por: Vítor MagalhãesA outra tela que está prevista é a tela para vapor, que fica logo abaixo do isolamento.


    Seria essa mesma mas fiquei na duvida se não é uma redudância e para que serve exactamente?

    Qual é a melhor tela? Uso a da Onduline tambem?

    Colocado por: Vítor MagalhãesO ripado cruzado por baixo do isolamento serve de apoio a este assim como de estrutura do teto falso (forra de madeira).
    Resumindo, tirando aquele pormenor apontado pelo Antony a solução está bem pensada, mas... Falta saber o distanciamento entre os barrotes primários da estrutura de madeira, da forma como é apresentado o pormenor não dá para perceber como será aplicada a forra de madeira e/ou se o ripado cruzado efetivamente será mesmo necessário.
    Concordam com este comentário:Sphere
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Sphere


    Poiis tambem é uma dúvida que tenho, existe alguma regra?



    Muito obrigada por todas as respostas!
  9.  # 10

    Sendo os Açores uma zona muito húmida tambem me preocupa a ventilação da cobertura..

    Especialmente preocupou-me o seguinte achei isto meio esquesito..
      Captura de ecrã 2024-04-30 174313.png
  10.  # 11

    as coisas pretas sao para os passaros nao irem fazer ninho..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sphere
  11.  # 12

    Sphere, porque não considera o painel ondutherm da Onduline, já pode incluir o forro do teto, o isolamento e o suporte à subtelha e posterior telha.

  12.  # 13

    Colocado por: SphereSendo os Açores uma zona muito húmida tambem me preocupa a ventilação da cobertura..

    Especialmente preocupou-me o seguinte achei isto meio esquesito..
      Captura de ecrã 2024-04-30 174313.png


    Esses pentes são para impedir a entrada de pássaros, uma cagarra não cabe aí com toda a certeza 😁
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sphere
  13.  # 14

    Colocado por: Vítor MagalhãesSphere, porque não considera o painel ondutherm da Onduline, já pode incluir o forro do teto, o isolamento e o suporte à subtelha e posterior telha.



    Achei que era um sistema mais pesado para por numa estrutura de madeira
    fiquei com a ideia que Onduline seria o mais indicado.

    Na zona usa-se muito fibrocimento mas tenho ideia que não é o melhor...
    • Sphere
    • 30 abril 2024 editado

     # 15

    Colocado por: antonylemosas coisas pretas sao para os passaros nao irem fazer ninho..
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Sphere


    É muito feio!!!
    • Sphere
    • 30 abril 2024 editado

     # 16

    Colocado por: Vítor Magalhães
    Esses pentes são para impedir a entrada de pássaros, uma cagarra não cabe aí com toda a certeza 😁
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Sphere

    ahahhaha!!
  14.  # 17

    Update do desenho:

    Tenho uma dúvida, a zona tem muitos Ratos este sistema não será fácil para eles entrarem?

    Obrigada!
      Captura de ecrã 2024-05-10 102630.png
  15.  # 18

    O sistema sela no beirado, tem de assegurar que fica igualmente selado nas laterais e na cumeeira.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sphere
  16.  # 19

    Colocado por: Vítor MagalhãesO sistema sela no beirado, tem de assegurar que fica igualmente selado nas laterais e na cumeeira.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Sphere


    OK :)
    e em alternativa o sistema ondutherm seria pior para ventilar mas seria melhor para os ratos?
    Obrigada!
 
0.0210 seg. NEW