Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite pessoal. Tenho 12 anos de experiência em construção civil e chegou altura de eu fazer casa e já tem um projeto em processo de legalização. Após a licença estar emitida, tendo eu feito um pedido de alvará em meu nome através do IMPIC, posso ser eu a levantar a licença de construção na Camara Municipal e ser eu a construir?(não sozinho obviamente).
    Concordam com este comentário: Fernando Gabriel
  2.  # 2

    Colocado por: marcelosilvaBoa noite pessoal. Tenho 12 anos de experiência em construção civil e chegou altura de eu fazer casa e já tem um projeto em processo de legalização. Após a licença estar emitida, tendo eu feito um pedido de alvará em meu nome através do IMPIC, posso ser eu a levantar a licença de construção na Camara Municipal e ser eu a construir?(não sozinho obviamente).

    Claro que sim, desde que cumpra todos os requisitos.
    Para pedir o alvará certamente que já possui seguro de AT e de RC correto?
    Agora vai necessitar de nomear um técnico para assumir a DT da obra.
    Tenha atenção aos trabalhadores que contrata para o ajudarem, esses tb tem que cumprir alguns requisitos
    Concordam com este comentário: marcelosilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, marcelosilva
  3.  # 3

    Colocado por: zedasilva
    Claro que sim, desde que cumpra todos os requisitos.
    Para pedir o alvará certamente que já possui seguro de AT e de RC correto?
    Agora vai necessitar de nomear um técnico para assumir a DT da obra.
    Tenha atenção aos trabalhadores que contrata para o ajudarem, esses tb tem que cumprir alguns requisitos
    Concordam com este comentário:marcelosilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário:marcelosilva


    Sim, é obrigatorio apresentar o seguro para levantar a licença penso eu. Nomear um tecnico DT como assim? Quais sao os requisitos desse DT e o que vai fazer?
  4.  # 4

    um DT e um DF

    diretor técnico de obra
    e diretor de fiscalização de obra
  5.  # 5

    Colocado por: marcelosilvaNomear um tecnico DT como assim? Quais sao os requisitos desse DT e o que vai fazer?
    .. pois penso que vc como responsável futura da sua obra deve aprofundar um pouco mais sobre quais as suas responsabilidades... não é só abrir atividade e siga..

    Colocado por: fernandoFerreiraum DT e um DF

    diretor técnico de obra
    e diretor de fiscalização de obra
    sendo ela própria a construir a sua própria obra nao vejo necessidade de um DF. isso é para quando o DO contrata um construtor á parte.
  6.  # 6

    Colocado por: fernandoFerreiraum DT e um DF

    e um CSO
  7.  # 7

    Colocado por: antonylemossendo ela própria a construir a sua própria obra nao vejo necessidade de um DF. isso é para quando o DO contrata um construtor á parte.

    Pelo menos o termo de responsabilidade tem que entregar na câmara
  8.  # 8

    Colocado por: PickaxePelo menos o termo de responsabilidade tem que entregar na câmara
    sim.. mas nao passa disso, só paga o papel
  9.  # 9

    Colocado por: marcelosilvaposso ser eu a levantar a licença de construção na Camara Municipal


    Claro que sim, felizmente ainda não se lembraram de proibir agentes da construção e projecto de trabalhar para si e poupar algo.
    Concordam com este comentário: Camões
  10.  # 10

    Colocado por: Fernando GabrielClaro que sim, felizmente ainda não se lembraram de proibir agentes da construção e projecto de trabalhar para si e poupar algo.

    Ideal seria que os DO pudessem fazer o mesmo, como particulares e para HPP.
    Concordam com este comentário: Camões, Iko
  11.  # 11

    Colocado por: treker666Ideal seria que os DO pudessem fazer o mesmo, como particulares e para HPP.


    Esse já é um campo muito sensível. Até se poderia pensar nisso legalmente e liberalmente, mas teriam de existir na mesma responsabilidades civis, aprovações e fiscalizações.
    Há sempre o denominado aluguer"" de alvará, conseguindo contornar a lei.
  12.  # 12

    Algo que me parece que existe em alguns estados dos USA, em que as pessoas vão marcando as visitas de fiscalização e à medida que passam ou chumbam, avançam para a próxima fase. A mim parece-me muito bem!
  13.  # 13

    Colocado por: marizeAlgo que me parece que existe em alguns estados dos USA, em que as pessoas vão marcando as visitas de fiscalização e à medida que passam ou chumbam, avançam para a próxima fase. A mim parece-me muito bem!


    Também já ouvi falar disso na França, através de relatos de emigrantes.
  14.  # 14

    Em frança, para casas não é preciso fiacalizaçao nem nada disso
    Tem é que tirar um seguro dommage ouvrage que servira de garantia caso haja algum problema durante os 10anos de garantia
  15.  # 15

    Colocado por: PickaxePelo menos o termo de responsabilidade tem que entregar na câmara

    A prepósito desta questão de muitos técnicos continuarem a assumir coisas de cruz.
    Ainda há pouco me ligou um colega a alertar para uma situação. Assinou (de acordo com a nova lei) TR final da obra atestando em como tinham cumprido os projetos todos.
    A câmara passou no local e detetou que em duas empenas tinham construído pequenos vão de ventilação do desvão da cobertura.
    Resultado, o DO vai ser informado que os elementos entregues contem informação falsa e vai ser feita participação à ordem.
    Parece que as câmara estão a começar a agir de acordo com aquilo que eu já suspeitava.
    Foi-lhe retirado algum protagonismo pelo que nos próximos tempos vão fazer tudo para provar que o seu controlo é fundamental pois os técnicos e DO são todos uns aldrabões.

    Quem se vai trilhar com F são os técnicos.
  16.  # 16

    Colocado por: zedasilvaQuem se vai trilhar com F são os técnicos.


    Trilhar porquê?
    Quem não deve não teme.

    Então o seu colega assumiu uma coisa errada e ainda se queixa?

    Só tinha que ter feito o seu trabalho, como disse que fez ao assinar o Termo.

    Se era uma empena e havia ventilação para o vizinho, esperava o quê?
  17.  # 17

    Colocado por: N Miguel OliveiraEntão o seu colega assumiu uma coisa errada e ainda se queixa?

    Não se queixou, antes pelo contrário teve a grandeza de assumir que fez fezes e alertar os colegas que as coisas vão começar a fiar fino.


    Colocado por: N Miguel OliveiraSe era uma empena e havia ventilação para o vizinho, esperava o quê?

    Não são propriamente empenas mas sim fachas laterais com os devidos afastamentos ao vizinho.
    São pequenos janelos de 40x40 apenas para ventilação.
    Aquilo que qualquer um diria:
    Isto tem que ter licenciamento mas a câmara não vai chatear por tão pouco.

    Quem já não o fez?
  18.  # 18

    Colocado por: zedasilvaas coisas vão começar a fiar fino.


    Claro, tem que se ocupar os técnicos municipais com alguma coisa agora que o simplex atirou a batata quente para os técnicos.
  19.  # 19

    Colocado por: N Miguel OliveiraClaro, tem que se ocupar os técnicos municipais com alguma coisa agora que o simplex atirou a batata quente para os técnicos.

    Eu temo é que vamos começar a assistir a uma verdadeira caça às bruxas.
    Os técnicos municipais não são burros. A grande maioria conhece quem trabalha no concelho e sabe onde onde ir procurar uma falha.
    Não existem obra imaculadas nem técnicos que levam tudo à risca. Se assim fosse as obras custavam o dobro.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, Fernando Gabriel, HAL_9000
  20.  # 20

    Boa tarde gostaria de saber um orçamento para fazer uma placa ou laje para uma área de 90 M2 , com respiradores de PVC por baixo da caixa de ar. E também para uma parede com drenagem prk uma das 4 paredes está encostada a terra ou pedra ? Visto que as outras 3 não precisam prk são revestidas por fora com capoto
 
0.0220 seg. NEW