Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: CarvaiAcho muito bem apoiar os jovens na compra de HPP uma vez que em Portugal destruíram o mercado de arrendamento. A medida com mais impacto seria a possibilidade de financiamento a 100%. Isso já existiu e não foi por isso que houve uma crise bancária.
    Há 40 anos atrás até havia apoio ao pagamento dos empréstimos dos jovens e vez de IMT havia a Sisa mas que tinha muitas possibilidades de fuga.
    Discutir se jovem é aos 35 ou 36 é estupido pois tem de haver um valor limite. Quem chega aos 40 ou mais anos de vida e ainda não tem vida organizada não sei se merece ajuda do Estado.

realmente faz sentido essa lógica , aqui de 1988 .
    Depois dos famosos anos 80/90/2000 acabarem achas que isto esteve bom ?
    Concordam com este comentário: sisu, Palhava
  2.  # 42

Até parece que nos anos 80/90/00 tudo vivia bem e agora vive tudo mal.
    Concordam com este comentário: sisu
  3.  # 43

Colocado por: CarvaiAcho muito bem apoiar os jovens na compra de HPP uma vez que em Portugal destruíram o mercado de arrendamento. A medida com mais impacto seria a possibilidade de financiamento a 100%. Isso já existiu e não foi por isso que houve uma crise bancária.
    Há 40 anos atrás até havia apoio ao pagamento dos empréstimos dos jovens e vez de IMT havia a Sisa mas que tinha muitas possibilidades de fuga.
    Discutir se jovem é aos 35 ou 36 é estupido pois tem de haver um valor limite. Quem chega aos 40 ou mais anos de vida e ainda não tem vida organizada não sei se merece ajuda do Estado.

que tem 40 hoje merece mais ajuda que esses 35 que segundo o que dizes não têm a vida organizada, mas eu com 40 já tenho que ter a vida organizada segundo essa lógica.

é que o pessoal da minha idade teve ajudas em quê?
    Isenção de ImI por 3 anos caso tenha pago menos de 125mil pela casa, e como comprei uma casa devoluta juntamente com a de habitação (porque estavam juntamente à venda por um unico valor) e sendo assim pago IMI logo desde o 1o ano por esta casa, antes destes 3 anos eram os tais 8 ou 10 anos de isenção (já nao me calhou)
    Propinas tive que trabalhar enquanto estudava para as pagar, hoje são á pala ou estão para ser, de qualquer maneira estão bem mais baixas que no meu tempo.

não me vou estender mais, mas é tudo assim e depois temos que ver isto tudo aceitar e calar?
    é que esses 35 ou 36 que está a falar grande parte começou a trabalhar no primeiro emprego já perto dos 30 anos, outros foram para o estrangeiro fazer dinheiro
  4.  # 44

Colocado por: CarvaiQuem chega aos 40 ou mais anos de vida e ainda não tem vida organizada não sei se merece ajuda do Estado.

Mais do que ninguém, merece ajuda quem não teve oportunidades.

Um dia essas pessoas que não terão quem as valha na velhice e vão viver aonde?

Os filhos, quem os tem, não querem saber de pais "pobres".

É uma grande miséria o que o futuro trará.
    Nem terão capacidade para pagar um Lar de idosos.
    Com a falência da Segurança Social que se avizinha...

-----
    Planeassem antes!
    Podem dizer.

Pois...
  5.  # 45

Colocado por: Nostradamus

gif
    Concordam com este comentário:sisu

Enquanto a Saúde e a Escola Pública forem tendencialmente gratuitas e não apenas ao alcance de alguns, os SONHOS não são logo tolhidos por completo à nascença.

-----

Claro que há cunhas.
  6.  # 46

A questão do financiamento a 100% tem muito que se lhe diga.

É muito fácil entrar num negócio sem capital próprio, e passar o risco todo para terceiros.

Por outro lado, tira incentivo à poupança.. se hoje em dia o objetivo de um jovem é poupar para dar entrada numa casa, deixava de ser..

Outra coisa que achava interessante o banco de Portugal fazer, era legislar o crédito automóvel.

Basicamente, obrigar a uma entrada inicial sempre..
    se para ter uma casa, cujo direito está consagrado na constituição, eu tenho que entrar com 10% de capital meu, sério normal que fosse obrigatório uma entrada inicial de 30/40% para compra de um automóvel.

Acho absurdo o parque automóvel da nossa juventude..
    Concordam com este comentário: desofiapedro, sisu, HAL_9000
  7.  # 47

Colocado por: Bragas VA questão do financiamento a 100% tem muito que se lhe diga.

Sim, é sempre discutível, mas pensar que alguém pode viver numa casa alugada e ao mesmo tempo poupar para uma entrada é complicado. No fundo ao comprar a casa mesmo sem entrada é um método de poupança. E se as casas não desvalorizarem de repente os riscos são baixos desde que se tenha juízo. E sobretudo não serem demasiado ambiciosos e quererem aos 30 anos comprar ou construir a casa para a vida.
    Como disse e com toda a razão comprar um carro a crédito é um risco muito grande pois estes desvalorizam rapidamente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Iko, desofiapedro
  8.  # 48

Cuidado com as generalizações...
    Há muito boa gente que trabalha uma vida inteira, e com os seus gastos bastante controlados, e basta um percalço (saúde, desemprego, divórcio, negócios mal sucedidos, etc...) e ficam completamente arruinados durante vários anos...

Não há muito tempo atrás, o próprio Fórum da Casa estava inundados de tópicos de pessoas em dificuldades.
  9.  # 49

...
  10.  # 50

Colocado por: CarvaiQuem chega aos 40 ou mais anos de vida e ainda não tem vida organizada não sei se merece ajuda do Estado.

Nao sei em que pais você vive, mas em Portugal não é..
  11.  # 51

Há quem ache que aos 40 já somos velhos 😂

Quis ir ao Arraial da minha antiga faculdade. 2 amigos disseram que já não era para nós...
  12.  # 52

Quem fala assim, ve-se que n sabe o que é a vida. E provavelmente teve o papás a dar-lhe casa como é o que n falta por aí.
  13.  # 53

Colocado por: pmfgomes1

Quem fala assim, ve-se que n sabe o que é a vida. E provavelmente teve o papás a dar-lhe casa como é o que n falta por aí.

Se não estou em erro, o user Carvai sabe muito bem "o que é a vida".
    Proporcionou casa foi aos filhos, e ensinou-lhes a pescar, não lhes deu apenas o peixe.
    ------
    Quem tem experiência de vida, às vezes vê situações com as quais não concorda, e depois não se compadece com as coisas não resultarem.

Eu creio que não se pode generalizar porque cada caso é um caso.
  14.  # 54

Sou totalmente apologista destas medidas, assim como do iva a 6%, apesar de achar justo ser para a compra da 1ª HPP de maneira generalizada.
    Mas custa-me ler certos comentários de pura inveja (típica do povo português) em relação a estas medidas: se eu não tive, ele também não pode ter. Os meus pais são caso típico de quem comprou moradia de cave, R/C, 1º piso e sótão, com cerca de 300m2 mais jardim, a 26.500 escudos, que dá cerca de 130000€, com isenção de IMI a 10 anos. E como eles, muita gente daquela geração. Agora não podem generalizar e dizer que os jovens de hoje são mimados e querem tudo feito, quando as condições são completamente diferentes, como por exemplo, o caso da sua formação e começarem a trabalhar mais tarde.
    Eu tenho 33 anos, fui trabalhadora estudante, e só agora comprei o meu terreno para futura construção.
    Conclusão: mais compaixão pelo outro!
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Dias12, sisu, Fresias
  15.  # 55

Cada um usa aquilo que tem à sua disposição, no seu tempo e oportunidade.
    Concordam com este comentário: DianaDuarte
  16.  # 56

Colocado por: DianaDuarteSou totalmente apologista destas medidas, assim como do iva a 6%,
    ..
    e só agora comprei o meu terreno para futura construção.
    Conclusão: mais compaixão pelo outro!
    Concordam com este comentário:desofiapedro,Dias12,sisu

É muito fácil compreender a sua opinião, mas é que tal sentir alguma compaixão por quem acabou de construir há 15 dias e pagou 23%?
  17.  # 57

18.  # 58

Colocado por: Bragas V

É muito fácil compreender a sua opinião, mas é que tal sentir alguma compaixão por quem acabou de construir há 15 dias e pagou 23%?

De uma vez?
  19.  # 59

Colocado por: Bragas V

É isso que está em causa? Se eu conseguisse prever o futuro... Tempo e oportunidade.
    Fiz a escritura do meu terreno o mês passado e também paguei IMT e imposto de selo. Vê a queixar-me? Lá está, compaixão!
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  20.  # 60

Pagaríamos de cara alegre se eles empregassem bem os nossos impostos.

----
    Cada um 🏃 como pode.

0.0260 seg. NEW