Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Colocado por: ndbrolei é discriminativa. A crise do imobiliário atinge todos, independentemente da idade.
    É verdade sim senhor. Os juros bonificados pelo estado até 2002 também são discriminativos. Onde me devo dirigir para poder também beneficiar de juros bonificados e assim corrigir essa discriminação?

A dedução de juros do CH em sede de IRS para quem fez empréstimos até dez 2011 também é discriminativo face a quem fez depois disso. Onde me devo dirigir para também poder deduzir os juros que pago no meu IRS e assim se poder acabar com essa discriminação.

A isenção de IMI pelo periodo de 10 anos também é discriminativo face a quem só beneficiou 3 e paga IMIs bem mais gordinhos fruto da atualização do valor patrimonial. Onde me devo dirigir para beneficiar de mais 7 anos de isenção (assumindo que tinha beneficiado de 3, o que nao aconteceu porque as finanças acharam por bem atribuir a minha casa um valor patrimonial elevado) e poder corrigir o valor patrimonial para valores de 2012, e assim corrigir está discriminação?

Eu tenho mais de 35 e como tal não irei beneficiar dessa medida.
    Também eu acho que ela não vai resolver nada e apenas contribuir para aumentar ainda mais os preços da habitação. Também eu concordo que é injusta para aqueles que têm 35-40 anos e apanharam em cheio com a crise financeira quando iniciaram a sua vida profissional. Agora o motivo para não concordar com ela, nada tem a ver com discriminação em função da idade. De discriminações estamos nós cheios.
    Concordam com este comentário: Dias12, desofiapedro
  2.  # 82

Colocado por: PalhavaEnquanto a Saúde e a Escola Pública forem tendencialmente gratuitas
    Mas que saúde e que escola?
    Na escola publica, o que mais vejo hoje em dia é que pode recorrer a explicadores privados.

Tomemos como exemplo o curso de medicina pois ainda é um dos que permitem entrar no tal elevador social. Já experimentou ver o background familiar dos alunos que entram em casa ano? Diria que mais de 90% são provenientes de famílias de classe média/média alta.
    A meritocracia funciona bem se todos tiverem o mesmo ponto de partida e as mesmas "armas" à disposição. Não sendo assim, a meritocracia não funciona bem.

Mas claro, há exceções e é verdade que mesmo sendo pobre consegue estudar, pelo menos para tentar sair daquela pobreza para uma pobreza menos limitante.
    Concordam com este comentário: sisu
  3.  # 83

Colocado por: HAL_9000Também eu acho que ela não vai resolver nada e apenas contribuir para aumentar ainda mais os preços da habitação.
    Ja agora nao concordo com a medida porque no actual cenário, acho que a isenção do IMT vai acabar no bolso de quem vende e não necessariamente no bolso de quem está a comprar.
  4.  # 84

Colocado por: HAL_9000o curso de medicina pois ainda é um dos que permitem entrar no tal elevador social

Nos dias de hoje ninguém tem reverência por professores, advogados, médicos.

Passou-se do 8 ao 80.

Querem ter prestígio social?
    Vão para jogadores de futebol, modelos, actores, bloggers e influencers.
  5.  # 85

Colocado por: Palhavareverência por professores, advogados, médicos.
    Quem falou de reverência? Falo de dinheiro mesmo.

Professores e advogados, nem todos, agora médicos ainda conseguem ter uma vida financeira confortável.
  6.  # 86

Eu não sou a favor desta lei, acho que seria preferivel que o IMT fosse revisto totalmente, pois os escalões não são realistas, leva-nos á 15-20 anos atrás quando era possível comprar apartamentos por 100.000 EUR em zonas interessantes, hoje em dia um qq apartamento em qq cidade custa mais de 250k, e para esse intervalo de preços já estamos a falar de classes ricas.

Portanto em vez de darem esmolas aos pobres, deveriam sim era olhar para a realidade do país em termos de habitação e adequar os escalões á realidade em 2024.

Já nem falo da falta de oferta face á procura, porque se fossemos por ai...
  7.  # 87

Colocado por: HAL_9000Quem falou de reverência? Falo de dinheiro mesmo.

Muitos tiram o curso em Portugal e vão trabalhar para o estrangeiro onde há salários como deve ser.
  8.  # 88

Colocado por: pribeiroJá nem falo da falta de oferta face á procura, porque se fossemos por ai...

Lx Living...
    T2 sem áreas por aí além. Com cozinha/sala...

800/900 mil euritos.

😐
  9.  # 89

Colocado por: Palhava

Lx Living...
    T2 sem áreas por aí além. Com cozinha/sala...

800/900 mil euritos.

😐

Jovens de menos de 35 anos têm benefícios fiscais para imóvel semelhante?
  10.  # 90

Jovens de menos de 35 anos têm benefícios fiscais para imóvel semelhante?

Para já só algumas Camaras estão a dar isenção do IMT o resto são promessas. Mas julgo que os valores não irão ultrapassar os 250K. A Camara de Lisboa já quis aplicar a isenção mas a Esquerda não deixou.
  11.  # 91

Já foi aprovado.
    Agora deve ser publicado em DR.

"...Num mercado com pouca oferta de casas, este aumento da procura vai refletir-se numa subida dos preços."

https://www.rtp.pt/noticias/economia/imobiliarias-preveem-aumento-dos-precos-das-casas-com-isencao-do-imt-para-os-jovens_a1578960
  12.  # 92

Duvido que a isenção de IMT e IMI vá agravar a procura de imóveis de forma significativa , já a garantia pública acredito que o faça.
    Mas não creio que a medida vá para a frente .
  13.  # 93

Colocado por: Solivagarantia pública acredito que o faça.

O que é isso?
  14.  # 94

15.  # 95

🙈
  16.  # 96

Colocado por: PalhavaJá foi aprovado.
    Agora deve ser publicado em DR.

Está previsto entrar em vigor em Agosto de 2024.

Por outro lado...
    Já há municípios que se anteciparam:
    Vila Real de Trás os Montes
    Penafiel

https://www.jn.pt/687653067/municipios-ja-gastam-milhares-de-euros-com-isencao-de-imt/
  17.  # 97

Está previsto entrar em vigor em Agosto de 2024.

Por outro lado...
    Já há municípios que se anteciparam:
    Vila Real de Trás os Montes
    Penafiel

https://www.jn.pt/687653067/municipios-ja-gastam-milhares-de-euros-com-isencao-de-imt/

Adorei o título da notícia, "já gastam", devia ser "já não chulam"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carvai
  18.  # 98

Olá, a todos,

Aproveito este tópico para perguntar se têm ideia de quando estará efetivamente em vigor o imt jovem.

Supostamente a medida já foi promulgada pelo PR: https://www.presidencia.pt/atualidade/toda-a-atualidade/2024/06/presidente-da-republica-promulga-decreto-da-assembleia-da-republica/

Penso que apenas falta sair no DR. Mas já ouvi tantas versões (noutras plataformas); desde:

Ficará em vigor assim que saia no DR;
    Estará em vigor a 1 de Agosto;
    Produzirá efeitos 60 dias após estar em vigor.

Já para não falar de que acredito que não seja o simples ato de ir às finanças pedir a isenção e sair da mesma já com a referida isenção. O processo deverá demorar algum tempo (acham que existirá algum processo de pedido de reembolso?).

Para quem tem escritura expectável para as próximas semanas está um pouco à deriva.

Agradeço a todos desde já :)
  19.  # 99

Para que não restem dúvidas, o governo alterou a última frase para "O decreto-lei produz efeitos a 1 de agosto"

https://www.portugal.gov.pt/pt/gc24/governo/comunicado-do-conselho-de-ministros?i=623
      1111.png
  20.  # 100

Quantas escrituras estarão em stand by até dia 1 de agosto?

0.0314 seg. NEW