Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Comprei um terreno que não tem projeto aprovado mas tem um projeto feito, após a compra do terreno o consultor imobiliário conduziu-nos ao arquiteto que fez o projeto associado ao terreno, na qual já tivemos 3 reuniões em que na última nos foi apresentado os termos do mesmo, o que nos deixou um pouco de pé atrás pois uma das cláusulas é que o mesmo não segue a obra, na qual falei com o meu empreiteiro (familiar) e o mesmo me perguntou quem fecha o livro de obra, quando pus essa questão ao arquiteto o mesmo me diz que não é responsabilidade dele fazer esse processo, na qual eu pergunto. Mas afinal quem fecha o livro de obra?
  2.  # 2

    O empreiteiro tem de ter um director técnico de obra.
    Do seu lado tem de contratar um técnico que possa efectuar a direção de fiscalização de obra.
    São esses que serão responsáveis pela obra e por seguir os projectos executados e aprovados.


    O arquitecto autor do projecto de arquitectura e/ou coordenador de projectos. Não tem mais responsabilidade do que isto mesmo. Devendo no entanto prestar assistência técnica. Responder a dúvidas, erros e omissões do projecto.

    Possivelmente o seu arquitecto não soube esclarecer os papéis dos técnicos neste processo. Ou não entendeu a explicação.
    Concordam com este comentário: Pickaxe, acj
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, snob, Robertasilva97
  3.  # 3

    Quem deveria escolher o arquiteto deveria ser você, e não o consultor imobiliário
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Robertasilva97
  4.  # 4

    O empreiteiro disse-nos que tem sim um engenheiro interno da obra, mas que nao teriam de ser eles a fechar o livro de obra.

    Mas então eu tenho que contratar um técnico para fiscalizar a obra? Caso o arquiteto seguisse a obra não poderia ser o mesmo a assinar?

    Obrigada desde já pelo esclarecimento
  5.  # 5

    Mas neste caso ainda não assinei o contrato com o arquiteto, mas assinei o papel onde ele nos apresenta a valor e o que faz ou não, caso pretenda não seguir com ele terei de pagar algo?
  6.  # 6

    Na portaria 71a artigo 5 tem o termo de fecho passado pelo direitor de fiscalização a entregar na camara.

    Já não é preciso entregar o livro de obra na câmara , sera o mesmo que dizer o livro já nem será fechado.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Robertasilva97
  7.  # 7

    Eu , que estou no mesmo barco , fui informada que , embora o livro de obra não seja necessário ser entregue, o mesmo deverá ser preenchido e feito o encerramento do mesmo. Poderá ser encerrado pelo DT e DF ou apenas por um dos dois. Poderemos ser fiscalizados até à emissão do recibo/licença.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 8

    Colocado por: Robertasilva97mas que nao teriam de ser eles a fechar o livro de obra.

    Mas tb não é o arquitecto , autor do projeto.

    É como já lhe disseram.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Robertasilva97
  9.  # 9

    Colocado por: Robertasilva97O empreiteiro disse-nos que tem sim um engenheiro interno da obra, mas que nao teriam de ser eles a fechar o livro de obra.

    Errado!
    O responsável máximo pela obra é o DT ou seja o técnico do empreiteiro que assume a responsabilidade pela Direção técnica.
    Este é o único profissional que pode definir o momento em que a obra está concluída e registá-lo no livro de obra. Ou seja fazer o fecho do livro de obra.
    A emissão do termo de responsabilidade para a câmara pode ser feita por ele ou pelo diretor de fiscalização com base nos registos que o DT fez no livro de obra
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Robertasilva97
  10.  # 10

    Colocado por: Robertasilva97pois uma das cláusulas é que o mesmo não segue a obra,
    não é esse o trabalho dele.

    Colocado por: Robertasilva97mesmo me diz que não é responsabilidade dele fazer esse processo,
    exacto, isso é da responsabilidade do DT do empreiteiro. o seu empreiteiro devia saber isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Robertasilva97
  11.  # 11

    Colocado por: Robertasilva97Caso o arquiteto seguisse a obra não poderia ser o mesmo a assinar?
    o arquitecto autor do projecto (esse ou outro da sua escolha) não segue (fiscaliza) a obra. vc tem de contratar vc mesmo a fiscalização. e nao peça ao empreiteiro. para isso mais vale nao ter nada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Robertasilva97
  12.  # 12

    Então eu tenho que ter
    -arquiteto
    -empreiteiro
    - diretor de obra ou engenheiro?
  13.  # 13

    Colocado por: Robertasilva97Então eu tenho que ter


    Autor do projeto de arquitetura (salvo raras exceções, tem que ser arquiteto)
    Autor do projeto acústico
    Autor do projeto de águas pluviais
    Autor do projeto de alimentação e distribuição de energia elétrica e projeto de instalação de gás, quando exigível
    Autor do projeto de arranjos exteriores
    Autor do projeto comportamento térmico
    Autor do projeto de demolição (se aplicável)
    Autor do projeto de estabilidade que inclua o projeto de escavação e contenção periférica
    Autor do projeto de instalações telefónicas e de telecomunicações
    Autor do projeto de recolha de resíduos sólidos (se aplicável)
    Autor do projeto de redes prediais de água e esgotos
    Autor do projeto /ficha de segurança contra incêndio em edifícios
    Autor do projeto de ventilação, exaustão de fumos e de climatização
    Autor do Plano de segurança e Saúde no Trabalho
    Coordenador de projeto
    Diretor de fiscalização
    Coordenador de segurança
    Empreiteiro
    Diretor de obra

    Acho que não me esqueci de ninguém.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, Robertasilva97
  14.  # 14

    Concordam com este comentário: Nostradamus
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, Robertasilva97
  15.  # 15

    Falta o autor do Plano de Gestão de Resíduos da Construção e da Demolição. Em alguns municípios exigem.
  16.  # 16

    Colocado por: Robertasilva97Então eu tenho que ter
    -arquiteto
    -empreiteiro
    - diretor de obra ou engenheiro?

    O empreiteiro é que tem que contratar o diretor de obra.
    Você tem que contratar todos os que o zédasilva referiu.
  17.  # 17

    Pode precisar de Arqueologo também. Depende da zona PDM.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  18.  # 18

    Colocado por: zedasilvaAcho que não me esqueci de ninguém.


    Certo.

    Mas na prática, basta contratar um Arquitecto, um Empreiteiro e um Fiscal.

    Os restantes são subcontratados pelos primeiros...
    • MDM
    • 13 maio 2024 editado

     # 19

    Ia dizer topógrafo mas parece que é só para loteamentos.
  19.  # 20

    Colocado por: Robertasilva97Então eu tenho que ter
    -arquiteto
    -empreiteiro
    - diretor de obra ou engenheiro?


    arquitecto (ou gabinete de projectos que trate de todos os projectos referidos pelo zédasilva)
    empreiteiro com seu próprio diretor de obra
    fiscalização autónoma dos restantes.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
 
0.0209 seg. NEW