Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Esta tinta tem um acabamento mate e um bom acabamento principalmente em cores escuras. Na pintura do pladur eu utilizo um rolo de pelo curto em vez dos tradicionais "anti-gota". Pode ser preciso mais uma demão que o normal mas o acabamento fica mais perfeito.
  2.  # 22

    Caro pdavid,

    Muito obrigado pelos seus esclarecimentos! Para já fico descansada relativamente ao risco magnético, uma vez que se trata apenas de particulas de ferro misturadas na tinta.

    Se a tinta que irá cobrir a faixa magnética é aquosa, não é lavável, certo?

    Se cobrir a tinta magnética com a REP ela perderá o efeito? (uma vez que a REP me parece mais resistente à lavagem, seria a melhor solução...)

    Obrigada!
  3.  # 23

    Uma tinta de base aquosa é lavável... com a secagem, polimeriza ... pode ser mais ou menos suscéptivel a determinados detergentes de limpeza...
    • pdavid
    • 3 março 2010 editado

     # 24

    Boa tarde Mafapinto,
    Todas as tintas aquosas são laváveis, umas mais que outras. Um esmalte aquoso é um produto que é mais lavável que uma tinta plástica normal, uma tinta acetinada (meio brilho) é mais lavável que uma tinta mate. O que pode acontecer se pintar com a REP é, no local que lavar com um detergente de ph neutro, a parede ganhar um pouco de brilho (polimento).
    Pode pintar a parede com REP que não vai perder o efeito.
    Logo vou tentar por umas fotos com o acabamento.
    Cumpts.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W.
  4.  # 25

    Boa tarde

    então a tinta REP mate lavada, mesmo que só com água, vai sempre ficar com brilho?
    isso não é exactamente o que a Robbialac publicita. Quando se diz que uma tinta é resistente à lavagem é minha interpretação que não sofre alteração no acabamento!...

    Se se pode aplicar uma tinta plástica por cima da magnética porque é que a CIN explicita que se deve aplicar uma aquosa? Já tem a experiência de não perder o efeito mesmo pintando por cima com uma plástica?

    Obrigada pela paciência! :)
  5.  # 26

    Uma tinta "plastica"...é uma tinta aquosa.

    também já temos esmaltes aquosos...
  6.  # 27

    Boa tarde,

    Eu pintei uma parte da parede do quarto das minhas filhas com essa tinta (previamente misturada com uma tinta da Agatha Ruiz de la Prada). o Iman funcionou até bem demais, ou seja ao retirar vinham bocados da tinta agarrados.
  7.  # 28

    Viva Mafapinto,


    então a tinta REP mate lavada, mesmo que só com água, vai sempre ficar com brilho?
    isso não é exactamente o que a Robbialac publicita. Quando se diz que uma tinta é resistente à lavagem é minha interpretação que não sofre alteração no acabamento!...

    Uma caracteristica das tintas que é estudada em laboratório é a resistência ao polimento (nº de vezes que se esfrega no mesmo sitio sem haver alteração do acabamento). Quando se diz que uma tinta é lavável quer-se dizer que se consegue remover as nódoas com relativa facilidade. Mas há um preço a pagar!! Se for continuamente lavada no mesmo sitio, a tinta tem um desgaste maior e a forma como isso se nota é ganhando brilho.

    Se se pode aplicar uma tinta plástica por cima da magnética porque é que a CIN explicita que se deve aplicar uma aquosa? Já tem a experiência de não perder o efeito mesmo pintando por cima com uma plástica?

    Tinta plástica e tinta aquosa é a mesma coisa. O que a CIN explicita é que o efeito magnético não pode ser coberto por uma tinta de base solvente (sintéticos, poliuretanos, etc.). Não tenho a experiência mas se o efeito resulta quando é coberto com um esmalte aquoso, que é um produto que deixa uma película mais grossa de tinta, também resulta com uma tinta plástica.
    Cumpts.
  8.  # 29

    Viva,
    Conforme prometido, junto imagens do efeito magnético.
    A parte cinzenta é a cor do efeito, a parte verde é o efeito pintado com esmalte aquoso mate.




    Este é a rugosidade com que fica uma parede lisa.




    Com um íman pequeno.




    Com um íman mais forte.

    Cumpts.
  9.  # 30

    Ok! Obrigada pdavid!

    As fotos foram esclarecedoras para o efeito da rugosidade e para o suporte que se consegue com imanes.

    Então, não vê incoveniente em que a magnética seja pintada por cima com a tinta REP idêntica ao que vou usar para o resto do quarto (o que me facilita em termos de acabamento igual).

    Relativamente aos esclarecimentos sobre a resistência à lavagem da tinta, se a tinta se altera e fica brilhante então isso não é ser resistente à lavagem. E nem foi essa a ideia que me "venderam" nas lojas robbialac.

    Obrigada!
  10.  # 31

    Boa noite Mafapinto,

    Então, não vê inconveniente em que a magnética seja pintada por cima com a tinta REP idêntica ao que vou usar para o resto do quarto (o que me facilita em termos de acabamento igual).

    Nenhum, pode pintar à vontade

    Relativamente aos esclarecimentos sobre a resistência à lavagem da tinta, se a tinta se altera e fica brilhante então isso não é ser resistente à lavagem. E nem foi essa a ideia que me "venderam" nas lojas robbialac.

    Possivelmente se lá voltar hoje e lhes perguntar se isto pode acontecer a resposta já vai ser outra.Experimente.
    Com isto não quero dizer que a enganaram, deve ter havido alguma falha de comunicação. Possivelmente a Sª. perguntou por uma tinta mate que fosse lavável e, dentro da gama das tintas mate da Robbialac, a REP é a mais lavável.

    Cumpts.
 
0.0169 seg. NEW