Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Moro num prédio que é da altura em que instalavam tanques de água no vão do telhado, um para cada fracção. Dos 4 tanques que existiam, apenas 1 ainda se encontra em funcionamento, correspondente a uma das fracções do prédio.

Acontece que esse tanque teve uma fuga que se infiltrou no meu apartamento (moro no último andar) e fez alguns estragos. Estou a tentar perceber que seguro deverá ser activado. Para mim faz sentido que seja o seguro da fracção do tanque, pois apesar do tanque estar numa área comum, o tanque pertence especificamente a uma fracção.

Caso seja o seguro do condomínio, como deverei proceder sendo que não temos um seguro único, mas sim cada fracção tem o seu seguro?

Desde já obrigado,
  2.  # 2

Terá que ser o seguro MULTIRRISCOS da fração, caso exista. Se não existir terá que ser o proprietário a ter que reparar esses danos,
  3.  # 3

Update sobre esta situação:

O meu vizinho cooperou nesta situação e contactou o seguro dele. Foi-lhe dito que o primeiro passo era eu pedir um orçamento para a reparação. Já com o orçamento, o meu vizinho submeteu-o juntamente com as fotos dos danos ao seguro dele. Passados 3 dias veio o perito verificar os danos.

Hoje (passadas 3 semanas) recebi o montante da reparação sem IVA. Visto que sou particular e não tenho maneira de deduzir o IVA, entendo que a seguradora deveria ter pago o montante com IVA. Ou estou enganado?

Obrigado,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  4.  # 4

Paulo não posso ajudar em relação há questão, mas queria dizer "uau!!!" 3 meses pra ter resposta da seguradora e ter tudo resolvido (fora esse constrangimento do iva), muito bom! Pode partilhar qual foi a seguradora que foi accionada?
  5.  # 5

Sim, foi rápido. A partir do momento que o sinistro foi registado e o orçamento enviado, demorou cerca de 3 semanas até receber o dinheiro na conta. A seguradora do meu vizinho (a que foi accionada) é a Ocidental.

Entretanto quanto ao IVA, encontrei aqui um post no forum que cobre esse assunto:
    "Normalmente a companhia liquida pelo orçamento sem IVA e ao apresentar recibo liquidam o IVA."

Cumprimentos,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  6.  # 6

Pequeno update sobre este assunto.

Após a reparação dos danos enviei a factura para a Ocidental no dia 17 de Setembro, para obter o reembolso do IVA. Está agora a fazer 2 meses e ainda não obtive qualquer resposta. Telefonei para me certificar que tinham recebido a factura, o que me foi confirmado que sim. Tentei por várias vezes contactá-los por email e simplesmente até agora nada, nem uma resposta.

É frustrante. Não basta ter sido afectado por danos devido a negligência e que nada tinham a ver com a minha fracção, como depois perder imenso tempo com a reparação, acabar com um resultado longe do ideal e agora andar atrás do Iva da reparação que tive que adiantar.

Cumprimentos,
    • size
    • 11 novembro 2024

# 7

Colocado por: paulo-mPequeno update sobre este assunto.

Após a reparação dos danos enviei a factura para a Ocidental no dia 17 de Setembro, para obter o reembolso do IVA. Está agora a fazer 2 meses e ainda não obtive qualquer resposta. Telefonei para me certificar que tinham recebido a factura, o que me foi confirmado que sim. Tentei por várias vezes contactá-los por email e simplesmente até agora nada, nem uma resposta.

É frustrante. Não basta ter sido afectado por danos devido a negligência e que nada tinham a ver com a minha fracção, como depois perder imenso tempo com a reparação, acabar com um resultado longe do ideal e agora andar atrás do Iva da reparação que tive que adiantar.

Cumprimentos,

Há que insistir de forma persistente, por escrito, junto da seguradora.
    Alerte também ao condómino lesante que a seguradora não procedeu ao total ressarcimento do seu dano, pelo que deverá intervir junto da mesma seguradora, sob pena da diferença ter que recair sobre o referido lesante.
  7.  # 8

Colocado por: paulo-mEntretanto quanto ao IVA, encontrei aquium post no forumque cobre esse assunto:
    "Normalmente a companhia liquida pelo orçamento sem IVA e ao apresentar recibo liquidam o IVA."

É prática comum e não vai ser fácil receber terá de fazer muitas insistências.

A meu ver, como não deduzem o IVA, preferem que o cliente arranje alguém que faça o serviço ao negro (eles tb no querem fatura), muitas vezes o orçamento é empolado, pelo q o lesado tb mete uns euros ao bolso, e portanto tb n tem interesse na fatura.

Era simples de resolver, obrigar as companhias de seguro a ter cópia da fatura relativamente às indemnizações pagas... Mas por enquanto basta o orçamento...
  8.  # 9

Boa tarde a todos,

Recebi na semana passada (finalmente) o valor do IVA. Isto depois de ter escrito um email para um endereço próprio da companhia para reclamações e também após abrir um caso no Portal da Queixa.

Cumprimentos,

0.0137 seg. NEW