Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos!

    Acho que o título acaba por ser auto-explicativo mas deixo uma explicação e a minha situação.

    Vivo num apartamento (pago) e os meus pais têm um terreno em Odivelas. Os meus pais vivem certas temporadas comigo. De resto sou só eu.

    Tinha ideia de fazer obras de renovação no apartamento tanto para mudar canalização como para o deixar mais ao meu agrado mas estava agora a pensar se não seria mais sensato pegar nesse dinheiro, tentar um empréstimo e construir no terreno permitindo-me ter espaço jardim e ao mesmo tempo dando mais condições aos meus pais no futuro (já que o apartamento é num prédio sem elevador). Queria apenas perceber, antes de gastar dinheiro a fazer um projecto de arquitectura se é possivel construir por este valor. Sei que é pouco mas não consigo pedir mais ao banco sendo apenas eu e não um casal. Talvez seja possível pedir um pouco mais mas não quero estar a contar com isso porque acho pouco provável

    A ideia seria fazer uma casa pequena e simples. Estou neste momento num apartamento de 70mt2, imagino que uma casa com até 100 seja mais que suficiente. Não sei se me é permitido fazer apenas um piso térreo por causa da urbanização (espero que sim) e tenho também o problema do terreno ter um certo declive

    Tendo em conta que estou em Odivelas, Lisboa - faz sentido pensar em seguir esta rota?
  2.  # 2

    Zona de Lisboa, 150 mil € nem pensar - independentemente do tamanho.

    Se nas aldeias já é difícil "convencer" um pedreiro construir pequeno e barato, muito pior é nas cidades onde não falta procura.

    A única forma de conseguir fazer isso é se aos 150 mil do banco adicionar o valor posterior da venda do seu apartamento. Mas isso requer uma jogada muito bem estudada com uma construção sem atrasos.
  3.  # 3

    Colocado por: Rr18Olá a todos!

    Acho que o título acaba por ser auto-explicativo mas deixo uma explicação e a minha situação.

    Vivo num apartamento (pago) e os meus pais têm um terreno em Odivelas. Os meus pais vivem certas temporadas comigo. De resto sou só eu.

    Tinha ideia de fazer obras de renovação no apartamento tanto para mudar canalização como para o deixar mais ao meu agrado mas estava agora a pensar se não seria mais sensato pegar nesse dinheiro, tentar um empréstimo e construir no terreno permitindo-me ter espaço jardim e ao mesmo tempo dando mais condições aos meus pais no futuro (já que o apartamento é num prédio sem elevador). Queria apenas perceber, antes de gastar dinheiro a fazer um projecto de arquitectura se é possivel construir por este valor. Sei que é pouco mas não consigo pedir mais ao banco sendo apenas eu e não um casal. Talvez seja possível pedir um pouco mais mas não quero estar a contar com isso porque acho pouco provável

    A ideia seria fazer uma casa pequena e simples. Estou neste momento num apartamento de 70mt2, imagino que uma casa com até 100 seja mais que suficiente. Não sei se me é permitido fazer apenas um piso térreo por causa da urbanização (espero que sim) e tenho também o problema do terreno ter um certo declive

    Tendo em conta que estou em Odivelas, Lisboa - faz sentido pensar em seguir esta rota?

    De uma forma muito crua, categoricamente não. Na área metropolitana de Lisboa provavelmente nem o seu apartamento compra por 150k quanto mais fazer uma casa de raiz
  4.  # 4

    Colocado por: Joao Dias
    De uma forma muito crua, categoricamente não. Na área metropolitana de Lisboa provavelmente nem o seu apartamento compra por 150k quanto mais fazer uma casa de raiz


    Em Sintra, há 2 anos gastei praticamente isso a remodelar uma moradia, quando mais a fazer de raíz em 2024.

    Só em sonhos.
  5.  # 5

    Colocado por: Joao Dias
    De uma forma muito crua, categoricamente não. Na área metropolitana de Lisboa provavelmente nem o seu apartamento compra por 150k quanto mais fazer uma casa de raiz


    Nao compro de certeza, mesmo tendo mais de 30 anos os valores na minha zona estão mais altos que isso

    Tinha visto algures por aqui que a média estaria nos 1500/m2 mas já percebi que são valores irrealistas.

    Muito obrigada pelas respostas
  6.  # 6

    Veja por exemplo moradias degradas dentro das caraterísticas que pretende nas zona que refere e veja o preço que pedem por elas?
    Mesmo vendendo o terreno mais 150k, duvido que encontre o que pretende, claro estamos a falar em zonas urbanas e nas zonas onde refere.
    Mas veja este tópico, pode ir ao encontro do que procura:
    https://forumdacasa.com/discussion/97459/1/pip-de-loteamento-carros-em-frente-as-casas/
  7.  # 7

    Colocado por: FTavaresVeja por exemplo moradias degradas dentro das caraterísticas que pretende nas zona que refere e veja o preço que pedem por elas?
    Mesmo vendendo o terreno mais 150k, duvido que encontre o que pretende, claro estamos a falar em zonas urbanas e nas zonas onde refere.
    Mas veja este tópico, pode ir ao encontro do que procura:
    https://forumdacasa.com/discussion/97459/1/pip-de-loteamento-carros-em-frente-as-casas/


    Comprando não encontro de certeza, os valores estão altissimos mesmo para ruínas. A especulação é muita e o mercado está ultra cado, só não pensei que o valor de construção tivesse tão alto também mas é o mercado a funcionar. A ideia era aproveitar o terreno mas não sendo uma opção neste momento, prefiro fazer alguns melhoramentos ao apartamento e não me meter em encargos com o banco mas tenho pena claro, a qualidade se vida é completamente diferente. Um dia :)
  8.  # 8

    Outra questão é, o que é que o terreno permite fazer... Qual a área? Há alvará de loteamento? É o pdm que está em carga? o que diz a Certidão predial e a caderneta perdial?
  9.  # 9

    Colocado por: LupanOutra questão é, o que é que o terreno permite fazer... Qual a área? Há alvará de loteamento? É o pdm que está em carga? o que diz a Certidão predial e a caderneta perdial?


    Houve em tempos projecto aprovado para 2 pisos + cave e sótão, não me recordo de areas. Tem alvará de loteamento. O terreno tem 304mt2 com 166mt2 de implantação.
    Não percebi a questão do pdm estar em carga?
  10.  # 10

    Rr18 há 5 dias

    Olá a todos!

    Acho que o título acaba por ser auto-explicativo mas deixo uma explicação e a minha situação.

    Vivo num apartamento (pago) e os meus pais têm um terreno em Odivelas....
    Parece que para alguns é mais barato construir na Lua do que em portugal! É certo que há uma especulação louca, descontrolada, desregulada, 3º mundista, mas não exagerem! Os preços estão 3 a 4x acima dos valores reais, dado o oportunismo e selvajaria imobiliária. Não há fundamento para esses preços, só para oportunistas enriquecerem à bruta.

    Não ligue aos pessimistas, tanto que as suas opiniões são infundadas (devem estar a referir-se há 2 anos atrás, quando começou a especulação louca). Felizmente o imobiliário está em queda a pique, na procura e nos preços, com aumento de oferta. Os preços na construção estão em queda, nos materiais é acentuada, na mão de obra está a baixar, pouco, mas a baixar, em relação à loucura dos preços absurdos na sequência do oportunismo com a guerra dos imperialistas russos.

    Os "treinadores de bancada", nem tiveram em conta que o preço da construção depende do que se pretende. Se for construção económica é um, se for construção baseada no índice qualidade/preço (recomendado) é outro e se for construção de luxo ainda é outro. Não há muito tempo consultei um construtor na zona de Santarém, que me disse "conte para aí com 750 eur/m2", ou seja, tendo em conta este preço a sua moradia de construção de qualidade media sairia para aí a uns 80 mil! Portanto, procure várias opiniões/orçamentos de construtores/empreiteiros fiáveis. De certeza que com a quebra de procura vão encolher as "garras" e fazer preços mais aceitáveis. 1300 eur/m2 já é para se construir com qualidade aceitável. Resumindo, acredito que se procurar bem, com cautela, consegue construir abaixo de 150 mil.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rr18
  11.  # 11

    Oh Hab23, perante tanta certeza onde estão números a comprovar todas as afirmações que fez?
    É que eu estou no início da minha e com um trabalho de procurement imenso, não constato o que diz sobre essas quedas a pique.
    Concordam com este comentário: treker666
  12.  # 12

    Colocado por: Hab23Não há muito tempo consultei um construtor na zona de Santarém, que me disse "conte para aí com 750 eur/m2",
    que informação credível.
    Concordam com este comentário: treker666
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AMG1
  13.  # 13

    Olá Rr18.
    Eu na sua posição, tentaria outro caminho.

    Consegue ir viver um ano ou dois para casa dos seus pais?

    Isto porque genericamente o banco empresta em função da taxa de esforço e não em função da quantidade de elementos que constituem o empréstimo.

    Ora se conseguir arrendar o seu apartamento em Lisboa, e declarar esses rendimentos. Quando for pedir crédito habitação e entregar a declaração de IRS vai ter uma taxa de esforço mais folgada.
    Pode ser que assim consiga construir a casa e manter o apartamento.
    Cumps
    Concordam com este comentário: diouf_matos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rr18
  14.  # 14

    Aqui tudo é exagerado...

    Faça o seguinte, procure fazer o projecto (apenas arquitectura) da moradia simples para o terreno em causa e depois com isso, peça orçamentos a empresas de construção, de preferência empresas de fora de Lisboa e arredores.

    Aí terá a resposta que procura e não me parece que seja descabido esse orçamento (150k) para uma casa de 100 m2 com acabamentos simples.
    Sem ter a arquitectura em mãos é que fica mais difícil obter estimativas de valores para o que pretende.
  15.  # 15

    Vá poupando, a economia é ciclica, isto é facto! o imobiliario quando a economia cair no charco (seja la quando for) também vai cair. Nessa altura será o momento, isto se puder e quiser esperar. Neste momento o imobiliári a não ser para quem tenha bolsos muito fundos é para esquecer.
  16.  # 16

    jorferr
    vá esperando sentado, quanto muito as casas existentes poderão em algumas zonas ter uma quebra do preço mas construir cada vez será mais caro a não ser que se adotem técnicas construtivas tipo pre fabricadas
  17.  # 17

    Colocado por: justmeFaça o seguinte, procure fazer o projecto (apenas arquitectura) da moradia simples para o terreno em causa e depois com isso, peça orçamentos a empresas de construção

    Neste momento, nenhuma empresa (digna desse nome) irá perder tempo a dar orçamento para algo que não está definido.
    É verdade que na região sul irá contudo encontrar muita gente disponível para dar orçamento.
    É uma região com algum volume de construção e preços mais altos. Isso faz com que existam muitas "empresas" quase todas muito recentes, com muito pouca capacidade técnica mas com uma enorme vontade de aproveitar a maré.
    Por vezes corre bem, por vezes ...
  18.  # 18

    Hab23

    Percebo que noutras zonas seja mais barato mas estou em Lisboa e por mais que o mercado esteja inflacionado pela procura, de nada me vale que o preço real seja mais baixo se não tiver ninguém que a construa por esse valor. Era bom se fosse. Conheço também quem tenha construído na zona de onde a minha família é por menos de 100k. Infelizmente não é a minha realidade

    Nalotil

    A casa onde estou era originalmente dos meus pais :) eles estão neste momento a morar na aldeia, deixaram de trabalhar e preferem (tambem eu!) O sossego do campo. Vender ou arrendar esta não é opção, seria mais simples assim.

    Justme

    Não me faz sentido estar a fazer um projecto e a gastar dinheiro nisso quando não é provavel, pelo que dizem aqui, que consiga construir. Ainda é bastante dinheiro e posso sempre esperar/poupar durante uns anos e fazê-lo mais tarde (ou eventualmente vender o terreno). Se um "talvez" fosse mais consensual, então aí talvez valesse a pena explorar.
  19.  # 19

    Tente procurar fora dessa zona.
    O meu cunhado está a remodelar uma moradia daquelas antigas na zona de Carcavelos em que só fica a fachada da frente tudo o resto é demolido e feito de novo portanto até nem deve ser bem considerado remodelação mas que seja.
    Recebeu alguns orçamentos de empresas perto que ia dos 400k aos 700k.
    Como ele achou exagero pois já tinha feito algo parecido na zona onde mora em espinho por cerca de 230k acabou por levar o mesmo empreiteiro para lá e o orçamento fica basicamente pelo mesmo valor com acréscimo de estadia / alimentação e deslocações semanais.
    Resumindo nem que gaste mais 50k nisso tudo num ano que não gasta mas arredondando para esse valor ainda poupa 120k comparando com o orçamento mais barato que recebeu de malta da zona.
    É preciso alargar horizontes e não procurar só junto à porta.
    Não é por acaso que se vê montes de empresas do norte a trabalhar no sul.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  20.  # 20

    Conheço malta que está a fazer uma obra em Oeiras, praticamente todos são de Viseu, Viana do Castelo, Ponte de Lima e pelo que vejo não andam aqui a trabalhar para a bucha.

    O que vejo é que praticamente não se arranja ninguém por aqui, para trabalhar.
 
0.0243 seg. NEW