Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde.

Desde há vários meses que tenho tido um problema em casa: o quadro eléctrico vai constantemente abaixo, aparentemente sem grande lógica. Pode passar dias sem que aconteça e depois acontecer 4, 5, 6 vezes seguidas num espaço de minutos.
    Já tentei encontrar alguma justificação e fazer um pouco de troubleshooting, mas sem sucesso.
    Basicamente a casa é dividida em 3 pisos, cada um com um quadro individual: cave (Fig. 2), piso do meio (Fig. 3) e sótão (Fig.4). Depois o piso do meio tem também o quadro central (Fig.1) que controla os outros 3. Quando a luz vai abaixo, só o interruptor geral do quadro central é que vai abaixo (Fig.1, número 1).
    Penso que os números 2, 3 e 4 sejam os interruptores gerais dos quadros respectivos (Figs. 2, 3 e 4).

FIGURA 1 - Quadro Central
    1-Quadro-central

FIGURA 2 - Quadro Cave
    2-Quadro-cave

FIGURA 3 - Quadro Máquinas
    3-Quadro-m-quinas

FIGURA 4 - Quadro Sótão
    4-Quadro-s-t-o

A luz já foi abaixo a meio do dia, durante a noite, com máquinas de lavar roupa/loiça ligadas e desligadas, luzes ligadas e desligadas, etc. Já foi abaixo sem ninguém ligar/desligar nada naquele momento, mas também vai por vezes quando ligamos alguma coisa (não sempre a mesma coisa).

Por exemplo, ontem foi abaixo 2 vezes seguidas quando liguei uma extensão no piso debaixo (cave). Mais uma vez, apenas o interruptor geral do quadro central (número 1) foi abaixo. Voltei a ligar o quadro e depois a extensão e voltou a ir abaixo. À terceira fiz a mesma coisa e já não desligou...

Já experimentei jogar com os interruptores gerais dos outros quadros (no quadro central - números 2, 3 e 4) mas a luz continua a ir abaixo com qualquer um deles individualmente desligado.. Parece não fazer sentido mas eu sinceramente não tenho o conhecimento necessário.

Qual será o passo mais lógico/fácil a seguir para tentar perceber o que está a causar o problema? Talvez tentar ir aos quadros individuais de cada piso e desligar os botões individuais 1 a 1? Não faço a menor ideia. Se alguém tiver alguma dica, agradecia imenso.
    Muito obrigado.
  2.  # 2

Sendo uma instalação trifásica pode existir desequilíbrio das fases.
    Recurso a um electricista
  3.  # 3

Olá Snak boa tarde,

Se dispara o diferencial então trata-se de uma fuga de corrente. Isto foi a parte fácil de concluir. Agora o mais difícil vai ser descobrir o onde e porquê :)

Primeira nota é que ter apenas um diferencial de 30mA para isso tudo parece-me pouco mas se diz que ele disparou até durante a noite, com tudo desligado, então provavelmente o problema não será ter muitos circuitos ligados a ele (ou pelo menos não será apenas isso).

Como diz que já fez esses testes e lhe parece que a luz vai abaixo de forma aleatória, eu desconfio que terá algum condutor com falha no isolamento.

Consegue fazer alguma relação entre a frequência com que a luz vai abaixo e a metrologia?

Tem tomadas/luzes no exterior? Jardim ou por exemplo um motor de poço / piscina?

Será que, principalmente na cave ou sótão, não andou lá um bichinho que possa ter ruído o isolamento de algum fio?
  4.  # 4

Colocado por: sizeSendo uma instalação trifásica pode existir desequilíbrio das fases.
    Recurso a um electricista

Mesmo acontecendo durante a noite com tudo desligado? E era o diferencial que disparava numa situação dessas??
  5.  # 5

Colocado por: elfo106
    Primeira nota é que ter apenas um diferencial de 30mA para isso tudo parece-me pouco

Já veio cá um electricista que também comentou o mesmo, mas vivemos nesta casa há mais de 20 anos...
    Também referiu que devíamos colocar disjuntores (nos números 2, 3 e 4) para evitar que disparasse sempre o geral (número 1) e dessa forma tentar perceber em que piso estava o problema.

Mas se diz que ele disparou até durante a noite, com tudo desligado, então provavelmente o problema não será ter muitos circuitos ligados a ele (ou pelo menos não será apenas isso).

Concordo que, em princípio, não será (apenas) disso.

Colocado por: elfo106Como diz que já fez esses testes e lhe parece que a luz vai abaixo de forma aleatória, eu desconfio que terá algum condutor com falha no isolamento.

Atenção que os testes que fiz são mesmo muito limitados e não me permitiram chegar a conclusão nenhuma. Isto porque a luz vai abaixo (suposamente) aleatoriamente. Ou seja, não consigo testar quando quero/devo.

Colocado por: elfo106Consegue fazer alguma relação entre a frequência com que a luz vai abaixo e a meteorologia?

Ontem choveu muito, mas a luz foi abaixo bastante antes de começar a chover. Hoje não choveu ainda e há umas horas a luz voltou a ir abaixo cerca de 2 ou 3 vezes num espaço de 5 minutos. Agora tem estado bem.

Tem tomadas/luzes no exterior? Jardim ou por exemplo um motor de poço / piscina?

Sim, tomadas e casquilhos em varandas. Há vários anos 1 casquilho exposto no exterior deu problemas mas desligámos permanentemente o interruptor e resolvemos a situação.

Será que, principalmente na cave ou sótão, não andou lá um bichinho que possa ter ruído o isolamento de algum fio?

No sótão duvido, é sótão mas é um piso praticamente normal. Não é de arrecadação.
    Na cave, não digo que não.

Muito obrigado pela ajuda.

Posto isto (e sendo mesmo muito leigo) lembrei-me de outras questões. Por exemplo, o facto de disparar sempre o geral (número 1) e nunca um dos gerais que controla um dos outros 3 quadros (números 2, 3, 4), significa que o problema está nos interruptores individuais do quadro central? (fila de cima da figura 1) ou não propriamente?
  6.  # 6

Colocado por: SnakPosto isto (e sendo mesmo muito leigo) lembrei-me de outras questões. Por exemplo, o facto de disparar sempre o geral (número 1) e nunca um dos gerais que controla um dos outros 3 quadros (números 2, 3, 4), significa que o problema está nos interruptores individuais do quadro central? (fila de cima da figura 1) ou não propriamente?

Não. Simplesmente o 1 dispara em situações diferentes do que os 2, 3 e 4. Os equipamentos 2, 3 e 4 são disjuntores. O seu objectivo é proteger a integridade da instalação e disparam quando detetam um excesso de corrente a atravessar os condutores (fios). Já o equipamento 1 é um diferencial e o seu objectivo é proteger as pessoas contra choques elétricos e disparam quando detetam uma fuga de corrente. De forma simplificada é isto.

O eletricista que aí foi ia preparado com equipamento para medir correntes de fuga e isolamentos? Chegou a alguma conclusão?
    Fazia-lhe diferença estar por exemplo 1 ou 2 dias com o 2, 3 e 4 desligados (não necessariamente todos ao mesmo tempo)? É que sem ir aí com equipamento para diagnosticar, a caça passa um bocado por isto...desligar secções, ver o comportamento..e ir apertando o cerco.
  7.  # 7

Coloque um diferencial em cada quadro parcial
    Concordam com este comentário: Camões, manelvc, jorgemlflorencio
  8.  # 8

Colocado por: RicardoPortoColoque um diferencial em cada quadro parcial
    Concordam com este comentário:Camões,manelvc

Exatamente isto.
    O eletricista que não se esqueça é que os disjuntores do quadro central que vão para cada quadro secundário não devem estar depois do diferencial. Devem ligar direto do DCP
  9.  # 9

Se é o interruptor diferencial a ir abaixo, tem algum equipamento que devera ter defeito se isolamento.

0.0147 seg. NEW