Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Eu tenho WAGO 221-613 para condutores até 6mm, andam a comprar/aconselhar nos sítios errados.
  2.  # 22

Colocado por: carlota74Mas existe algum problema em fazer a ligação normal com uma tomada?
    Colocar uma tomada finalizada na parede e na ponta do fio da placa a respetiva tomada? Porquê usar ligadores?

As placas podem chegar a potências perto dos 8kw, as tomadas normais são de 16A ou 3.2kw. Daí se colocar ligadores, que a meu ver deveriam ser cerâmicos dessa forma com um possível aquecimento nunca há problemas.
  3.  # 23

Colocado por: paulosAs placas podem chegar a potências perto dos 8kw, as tomadas normais são de 16A ou 3.2kw.

As placas de indução permitem programar por forma a restringir a potencia máxima, desse modo a adequar às condições da instalação elétrica existente, no caso de não cumprir com as necessidades "totais" da mesma.
    Ler o manual de instalação. A ultima que instalei nessas condições foi da hot-point (max. 7.3kW), restringi a cerca de 4kW (conectada a circuito de 2.5mm2 protegido a 16A). Está instalada faz uns 3 anos e nunca notei falta de desempenho. A placa fará a gestão de simultaneidade/ potencia dos diversos focos.
    Boa sorte.
  4.  # 24

Colocado por: JuliopintoabA casa foi remodelada( instalação elétrica idem) e a cozinha foi preparada para levar uma placa de indução. A única dúvida surgiu após ter visto que a placa trazia aqueles dois cabos acoplados e os ligadores da WAGOS que o electricista deixou e que saiem da parede, não dão para colocar os dois cabos que estão juntos. Já procurei maiores e sem sucesso. Comprei de 3 entradas e estava a pensar separar os dois fios para ligar no mesmo ligador junto com o que sai da caixa.

Bom dia Julio,
    Eu vejo a coisa assim:
    O facto de a casa, incluindo a instalação elétrica, terem sido renovadas não significa que tudo esteja conforme.
    Não quero dizer com isto que o trabalho está mal feito, quero é dizer que provavelmente quando o eletricista fez a instalação elétrica, você ainda nem sequer tinha comprado a placa para a cozinha. Portanto creio que o eletricista não conhecia as características técnicas da placa (tal como nós não conhecemos), e sem essa informação ele fez-lhe uma instalação “standard”, ou seja, condutores de 2,5mm2 de secção protegidos com um disjuntor de 16A no quadro.

O ponto de vista que eu lhe queria mostrar, é que se a placa foi comprada posteriormente e no ato da compra não tomou em conta a instalação elétrica já feita, é bem provável que a placa esteja sobredimensionada para a instalação “standard”.

Vou terminar a minha contribuição neste seu tópico com aos seguintes conselhos, que naturalmente são apenas isso e cabe-lhe a si decidir se lhe são úteis ou não:

-Consulte as características técnicas da placa.

-Se o consumo total da placa não exceder os 16 amperes, deixe estar tudo como está e ligue a placa aos condutores que estão na caixa com ligadores apropriados como já aqui lhe disseram.
    Os condutores da placa que estão juntos, pode perfeitamente separá-los para facilitar a ligação.

-Se o consumo da placa excede os 16 amperes mas está abaixo dos 23 amperes, troque o disjuntor por outro adequado e deixe ficar os condutores.

-Se o consumo se situa entre os 23 e os 28 amperes, substitua o disjuntor no quadro e aos condutores de 2,5mm2 por condutores de 4mm2.

-Se a placa tem um consumo acima de 28 amperes e abaixo dos 32 amperes, substitua igualmente o disjuntor no quadro por um adequado e os condutores atuais de 2,5mm2 por condutores de 6mm2.

Note que isto são também valores “standard” porque desconhecemos ainda muitas variáveis, por exemplo o comprimento dos condutores, temperatura ambiente dos condutores, etc…

Mas creio que se trata de um ambiente residencial e o comprimento do cabo e a temperatura não devem ter muito peso na equação, portanto com os valores acima deve estar “seguro “.

Se não quiser estar com mais trabalho nem ocupar o eletricista, compre uns bons ligadores com terminais suficientes, separe os condutores da placa e ligue-os corretamente aos condutores da caixa como já lhe explicaram mais atrás.

Se neste caso o consumo da placa em algum momento exceder a capacidade do disjuntor, este irá desarmar e interrompe a cocção do repasto!😊

Se a placa oferece as configurações referidas pelo amigo Pedro Barradas, siga o conselho dele e assunto resolvido.

Cumprimentos e bom fim de semana.
    Concordam com este comentário: Juliopintoab, Pedro Barradas, Piafinho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12, Juliopintoab
  5.  # 25

Colocado por: CamõesPortanto creio que o eletricista não conhecia as características técnicas da placa (tal como nós não conhecemos), e sem essa informação ele fez-lhe uma instalação “standard”, ou seja, condutores de 2,5mm2 de secção protegidos com um disjuntor de 16A no quadro

Por esse ponto de vista o suposto eletricista deveria ter colocado cabo de 4mm pois é o que se coloca para placas, fornos e máquinas MR/ML
  6.  # 26

Colocado por: dom123
    Por esse ponto de vista o suposto eletricista deveria ter colocado cabo de 4mm pois é o que se coloca para placas, fornos e máquinas MR/ML

1 circuito 16A 2.5mm, para cada um.

Placa 1 circuito 20A 4mm.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 27

Colocado por: Juliopintoabcozinha foi preparada para levar uma placa de indução
    parece que não foi bem preparada, deve rever a secção dos condutores ou colocar mais uma fase.
  8.  # 28

Boa noite, adquiri uma placa de indução para substituir a de vitrocerâmica que já vinha com a casa e deparo-me aqui com umas dúvidas.
    A placa de indução vem com um cabo que tem 5 fios e as instalações possíveis no manual são que podem ver nas fotos:

Nesta altura tenho a placa de vitrocerâmica e o forno ligados no mesmo sitio com os fios de cada (3) ligados aos terminais que vêm da parede. A minha dúvida é se tenho de fazer alguma ligação no cabo e passar a 3 fios e senão vai causar problemas.
      fixa_placa_inducao.jpg
      estruturaexistente.jpg
      disjuntor.jpg
      sistemas possiveis.jpg
    • dom123
    • 15 janeiro 2025 editado

# 29

Compra ligadores wago de 5 e faz as ligações
    Verde/amarelo - terra
    Castanho com preto - fase
    Azul com cinza - neutro

Mas não é recomendável estar a placa e o forno no mesmo circuito, disjuntor
    Os fios que vêm do quadro são de que espessura?
    Parecem ser de 2.5mm o que é pouco para estar forno e placa ligados.
    Na fase parece ter aí já um sobreaquecimento 🤔
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Maxrunner
  9.  # 30

Acrescento ainda que, se manter essa configuração, tem de ter o cuidado de durante a utilização não usar o forno e a placa ao mesmo tempo.

Como referido. na fase parece que já tem ali qq coisa que indicia uso abusivo de potência electrica.
    Aproveito para deixar o link para um a discussão equivalente aqui no Forum:
    https://forumdacasa.com/discussion/61215/instalacao-para-placa-de-inducao/

PS: utilize a pesquisa e leia as n discussões sobre o tema. Boa sorte.
  10.  # 31

Pois neste caso acho que é tudo 2.5. Colocaram os 2 no mesmo disjuntor, pensava que o facto de ser 20AMP era melhor que ter 16A. A potência contratada é 4.60kva. Claro que com a placa vitroceramica não gastava tanto como esta mas não me lembro de o quadro disparar quando tive as 2 coisas ligadas. Já tive o forno mais 2 bicos da placa ligados e não caiu.
  11.  # 32

Colocado por: dom123Compra ligadores wago de 5 e faz as ligações
    Verde/amarelo - terra
    Castanho com preto - fase
    Azul com cinza - neutro

Mas não é recomendável estar a placa e o forno no mesmo circuito, disjuntor
    Os fios que vêm do quadro são de que espessura?
    Parecem ser de 2.5mm o que é pouco para estar forno e placa ligados.
    Na fase parece ter aí já um sobreaquecimento 🤔
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Maxrunner

E será possivel adicionar um novo disjuntor? nesse caso preciso de por cabos 4mm ou pode ficar 2.5mm?
  12.  # 33

Colocado por: Maxrunnernesse caso preciso de por cabos 4mm

se conseguir passar cabos 4mm, é melhor...de resto mantem.
  13.  # 34

Colocado por: Maxrunnerpensava que o facto de ser 20AMP era melhor que ter 16A

Tem menor proteção para os cabos de 2.5mm2. se meter os de 4mm2, mantenha os 20A
  14.  # 35

Colocado por: Pedro BarradasTem menor proteção para os cabos de 2.5mm2. se meter os de 4mm2, mantenha os 20A

Pois, porque se realmente tem fios de 2,5mm2 a serem protegidos por esse disjuntor de 20A, isso é uma aberração que foi executada pelo instalador. Se o Maxrunner não tivesse o interesse em perguntar, poderia provocar um problema feio.
    No papel, o fio de 2,5mm2 tem um limite máximo de uns 24A, mas antes disso já iria começar a derreter o isolamento em pouco tempo.
    Tente mesmo passar o fio de 4mm2 e mantenha o disjuntor. Se não conseguir, terá de mudar o disjuntor para 16A.
  15.  # 36

Colocado por: Ruikode
    Pois, porque se realmente tem fios de 2,5mm2 a serem protegidos por esse disjuntor de 20A, isso é uma aberração que foi executada pelo instalador. Se o Maxrunner não tivesse o interesse em perguntar, poderia provocar um problema feio.
    No papel, o fio de 2,5mm2 tem um limite máximo de uns 24A, mas antes disso já iria começar a derreter o isolamento em pouco tempo.
    Tente mesmo passar o fio de 4mm2 e mantenha o disjuntor. Se não conseguir, terá de mudar o disjuntor para 16A.

Eu não percebo muito disto, mas na foto que coloquei aqui, o disjuntor que diz placa + forno tem la a referencia C20, que assumo que seja de 20AMP. Mas se mudar o disjuntor para 16AMP não é pouco para ter o Forno e a Placa na mesma?É que acho estranho os outros todos serem de 16AMP e só o do forno/placa ser de 20AMP.

A ver se percebo as opções:

A - mudar os fios para 4mm2, não mexer no disjuntor
    B - mudar disjuntor para 16amp e manter fios 2.5mm2
    C - separar a placa do forno com outro disjuntor, manter/mudar fios para novo disjuntor

Relativamente aos fios que saem da parede é que não sei se são mesmo de 2.5 ou 4mm, mas as ligações wargo teriam de ser diferentes assumo eu. Há e depois de mudar as placas, reparei que uma dessas ligações tinha o plastico meio derretido(dá para ver na imagem que aí coloquei, portanto claramente isto não pode ficar assim.
  16.  # 37

Consegue perceber melhor se são de 2 ou 4 mm2 se verificar junto dos disjuntores, compare com os restantes, normalmente os de 16A são fio de 2.5 (qualquer tomada)
  17.  # 38

Colocado por: Maxrunnero disjuntor que diz placa + forno tem la a referencia C20, que assumo que seja de 20AMP
    Correto.

Colocado por: MaxrunnerMas se mudar o disjuntor para 16AMP não é pouco para ter o Forno e a Placa na mesma?
    Repare, a principal função dos disjuntores não é proteger um qualquer equipamento (haverá casos específicos em que isso faz sentido), nem sequer proteger as pessoas de choques elétricos (essa função cabe aos diferenciais).
    A normal função dos disjuntores é garantir que, em caso de um consumo muito elevado de um equipamento (principalmente placas e fornos), o limite da capacidade dos fios elétricos não seja excedida, danificando os mesmos ou até provocando um incêndio (devido a aquecimentos nos fios, material derretido, etc).
    Cada secção de fio elétrico tem um limite máximo e um valor recomendado de proteção, a partir do qual o disjuntor correspondente deverá atuar, fazendo a proteção. No caso do fio de 2,5mm2, a proteção deverá ser de 16A.
    Por isso mesmo, caso se verifique que esses fios que aí tem sejam mesmo de 2,5mm2, nunca poderia utilizar esse disjuntor de 20A.

Colocado por: MaxrunnerA ver se percebo as opções:

A - mudar os fios para 4mm2, não mexer no disjuntor
    B - mudar disjuntor para 16amp e manter fios 2.5mm2
    C - separar a placa do forno com outro disjuntor, manter/mudar fios para novo disjuntor

Basicamente é isso mesmo que tem de fazer, seguir uma dessas soluções, conforme for melhor de implementar. Idealmente seriam circuitos distintos para placa e forno. E idealmente esses circuitos seriam com cabo de 4mm2... Veja o que consegue fazer, qualquer intervenção já é melhor que o que parece ter neste momento.

Boa sorte.
    Concordam com este comentário: djouze
  18.  # 39

Colocado por: MaxrunnerEu não percebo muito disto, mas na foto que coloquei aqui, o disjuntor que diz placa + forno tem la a referencia C20, que assumo que seja de 20AMP. Mas se mudar o disjuntor para 16AMP não é pouco para ter o Forno e a Placa na mesma?É que acho estranho os outros todos serem de 16AMP e só o do forno/placa ser de 20AMP.

A questão aqui é que se o forno e a placa "pedirem" até 16A, o fio de 2.5 é seguro; se pedirem mais do que isso, por exemplo 20A, o fio pode começar a aquecer e eventualmente provocar um incêndio. O que lhe estão a sugerir é que coloque um dijuntor de 16A se mantiver o fio de 2.5, porque esse disjuntor vai cortar a corrente se ela ultrapassar os 16A, impedindo que a casa pegue fogo. Isto provavelmente vai implicar que não consegue ligar os quatro "bicos" e o forno ao mesmo tempo e que vai ter que gerir isso.
    A alternativa é usar o fio de 4, que já aguenta com a corrente de 20A, sendo que neste caso já pode manter o disjuntor de 20A com segurança.
    Concordam com este comentário: Ruikode, Pedro Barradas, barreira
    • dom123
    • 16 janeiro 2025 editado

# 40

Se der para trocar os fios de 2.5 por 4.0, eu passava duas fases e dois neutros, um para a placa é outro para o forno, em disjuntores diferentes.
    Em último caso pode partilhar o neutro com o formo e a placa, ficando só a fase independente.
    Se der para passar 2 fios fase, dois fios neutro e um fio terra de 4mm é o ideal.
    Caso não dê pode passar um fio neutro, dois fios fase e um fio terra.

0.0239 seg. NEW