Iniciar sessão ou registar-se
    • Arad79
    • 5 Março 2019 editado

# 1

Boa noite, tenho a seguinte situação para resolver:

Na zona de instalação do forno e placa tenho uma caixa com uma linha a 2,5mm2, para ligação de placa e forno, protegida por disjuntor a 20A. Manifestamente insuficiente.

A instalação tem todos os sinais de ser feita com tubagem pré enfiada, o que pode significar que desentubar os cabos existentes e colocar cabos de 4mm2 é impossível. 4mm2 para os 2 equipamentos ´s também insuficiente, pelo que tenho lido.

Salvo melhor opinião, resta-me utilizar a linha existente para o forno (2400W) e passar exteriormente uma linha a 4mm2 protegida a 32A para a placa (7000W). 7000/230=30,43A, com disjuntor de 32A não dispara. Pelo que percebi, 4mm2 aquece a partir de 28A. Poucas vezes (quase nunca?) serão utilizados os 4 queimadores simultâneamente...

Isto leva-me à opção por calha técnica, direta ao quadro. Distância total: 12 metros, aproximadamente.

Calha de 15x10mm serve para 3 cabos de 4mm2? Alguma ideia melhor?

Não vou fazer o trabalho, não me sinto capacitado para tal, mas pretendo saber exatamente o que pedir. A ideia passa por ter uma instalação que ofereça confiança, sem passar calhas técnicas com uma dimensão que dê cabo do visual da casa...

Obrigado, desde já, pelas vossas opiniões.
  1. Ícone informação Anunciar aqui?

2.  # 2

Se mudar o disjuntor para 16A. já não corre o risco de incendiar esses cabos de 2.5mm2
    Como é obvio se mantiver o disjuntor de 20A e alterar os cabos para 4mm2, vai ficar muito bem.

PS: eu tenho uma vitro de 6400W + Forno electrico pendurado num único circuito de 2.5mm/ 16A. nunca tive problemas.... em 16 anos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Arad79
  3.  # 3

Das tabelas que tenho visto, o fio de 2,5mm2 pode ser protegido a 20A. Nessa linhha não vou mexer, porque não consigo trocar esses cabos por outros mais grossos. Fica para o forno e sobra.

O problema é que tenho lá essa linha para ligar placa e forno. Só a placa tem 7000W (2000x2 + 1500x2). Com o forno ligado, só poderia ligar 1 queimador, o que é muito pouco. Sem ligar o forno, ainda assim só poderia ligar 2 queimadores, dificilmente 3.

Tudo isto, em teoria e com os aparelhos pleno rendimento.

Se conseguisse passar uma linha a 4mm2 protegida a 32A, já arriscaria a ligar placa e forno. Como a instalação está (mal) feita com tubo pré enfiado de 16mm com 3 condutores de 2,5mm2, não me vou meter num sarilho desses.

4.  # 4

Olhe.. não meta 20A, em cabo de 2.5mm2... esta a a habilitar-se a derreter isso.
    Leu isso onde!!? 2.5mm2 protegido a 20A!!?

Opa eu ligo tudo, normalment estão dois focos em simultaneo + forno e nunca tive problemas... aquilo não está sempre a consumir no máximo.. entende!!?
  5.  # 5

meta 16A para 2.5mm2
  6.  # 6

Colocado por: Pedro BarradasOlhe.. não meta 20A, em cabo de 2.5mm2... esta a a habilitar-se a derreter isso.
    Leu isso onde!!? 2.5mm2 protegido a 20A!!?

Opa eu ligo tudo, normalment estão dois focos em simultaneo + forno e nunca tive problemas... aquilo não está sempre a consumir no máximo.. entende!!?

Não meti 20A em cabo de 2,5mm2. É isso que a casa tem lá instalado... Mas se lá vou ligar apenas um forno de 2400W, e vou mandar fazer uma linha à parte a 4mm2 para a placa, é exatamente porque não quero fogo de artifício.
    •  
      hangas
    • 6 Março 2019 editado

# 7

Eu tenho também um forno de 2400W e uma placa de indução (limitada a 2500W) numa única linha de 2.5mm protegida com 16A.
    Ainda considerei passar o disjuntor para 20A para poder usar o forno e placa ao mesmo tempo sem problemas.
    Mas como com uma utilização normal nunca senti limitações, acabei por deixar a proteção a 16A.
    Já chegamos a ter 3 zonas na placa. Ou o forno ligado e pelo menos 1 zona na placa.

Não é incomum haver linhas de 2.5mm2 protegidas a 20A. Alias o mesmo quadro tem zonas com os mesmos 2.5mm com 20A e é a instalação original conforme projecto.

Dependendo das condições 2.5mm podem ser protegidos a 20A.
    • Arad79
    • 6 Março 2019 editado

# 8

Colocado por: hangasEu tenho também um forno de 2400W e uma placa de indução (limitada a 2500W) numa única linha de 2.5mm protegida com 16A.
    Ainda considerei passar o disjuntor para 20A para poder usar o forno e placa ao mesmo tempo sem problemas.
    Mas como com uma utilização normal nunca senti limitações, acabei por deixar a proteção a 16A.
    Já chegamos a ter 3 zonas na placa. Ou o forno ligado e pelo menos 1 zona na placa.

Não é incomum haver linhas de 2.5mm2 protegidas a 20A. Alias o mesmo quadro tem zonas com os mesmos 2.5mm com 20A e é a instalação original conforme projecto.

Dependendo das condições 2.5mm podem ser protegidos a 20A.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Arad79

Então parece-lhe bem manter a linha de 2,5mm2/20A para o forno e adicionar uma linha de 4mm2/25A para a placa? 4mm2 podem ser protegidos a 32A, ou já é abuso?
    •  
      hangas
    • 6 Março 2019 editado

# 9

Colocado por: Arad79Então parece-lhe bem manter a linha de 2,5mm2/20A para o forno e adicionar uma linha de 4mm2/25A para a placa? 4mm2 podem ser protegidos a 32A, ou já é abuso?

Se tem a hipótese de adicionar a linha de 4mm2 só para a placa obviamente que fica melhor (eu no meu caso não tinha essa hipótese sem passar cabos por fora).
    32A dá para 7200W que é a potência com tudo no máximo da maioria das placas, por isso parece-me adequado.
    De qualquer forma só poderá a placa com tudo no máximo com 6.9Kva contratados, mas duvido que na pratica seja alguma vez necessário, ou sequer perto disso.
  7.  # 10

Colocado por: hangas

Se tem a hipótese de adicionar a linha de 4mm2 só para a placa obviamente que fica melhor (eu no meu caso não tinha essa hipótese sem passar cabos por fora).
    32A dá para 7200W que é a potência com tudo no máximo da maioria das placas, por isso parece-me adequado.
    De qualquer forma só poderá a placa com tudo no máximo com 6.9Kva contratados, mas duvido que na pratica seja alguma vez necessário, ou sequer perto disso.

Contratei 6,9KVA e a linha de 4mm2 será passada em calha técnica, que remédio... o que lá tenho é tubo anelado de 16mm.
  8.  # 11

Se planeia ter a placa ligada ao máximo, os 6,9kva (30A) não chegam correcto?

Eu tenho um circuito separado para o Forno, a placa de indução está ligada com o exaustor e mais uns pozinhos. Por acaso o circuito está protegido com 20A (o disjuntor de 16 avariou em tempos e tinha um de 20A à mão). Nunca tive de puxar muito pela placa, nem sei bem se alguma vez tive 3 tachos ligados em simultâneo...

Ao preço que está a potência contratada.. vai ficar assim, isso é certo. Benvindo ao clube dos ricos (segundo o nosso Governo). 6,9kva's é luxo... Mas nao dá para as placas de indução :) isso é para os Ronaldos..
    •  
      hangas
    • 6 Março 2019 editado

# 12

Colocado por: slicer6,9kva's é luxo... Mas nao dá para as placas de indução

Ora não dá.... eu tenho a placa de indução com 4.60KVa :)
    E se calhar até conseguia com os 3.45 que o ministro diz.
    Afinal a placa e o forno estão no mesmo circuito de 16A e nunca disparou (sem ser de propósito para testar)
  9.  # 13

Colocado por: slicerSe planeia ter a placa ligada ao máximo, os 6,9kva (30A) não chegam correcto?

Eu tenho um circuito separado para o Forno, a placa de indução está ligada com o exaustor e mais uns pozinhos. Por acaso o circuito está protegido com 20A (o disjuntor de 16 avariou em tempos e tinha um de 20A à mão). Nunca tive de puxar muito pela placa, nem sei bem se alguma vez tive 3 tachos ligados em simultâneo...

Ao preço que está a potência contratada.. vai ficar assim, isso é certo. Benvindo ao clube dos ricos (segundo o nosso Governo). 6,9kva's é luxo... Mas nao dá para as placas de indução :) isso é para os Ronaldos..

Vai ter de dar. 4 zonas da placa ligadas simultaneamente é algo de que me lembro apenas em dias de festa. 1 ou 2 vezes/ano.

Para já deixarei 6,9KVA contratados, depois logo vejo. Quero é o circuito elétrico da casa feito como deve ser para não derreter cabos nem andar constantemente a caminho do quadro.
  10.  # 14

Colocado por: Arad79

Vai ter de dar. 4 zonas da placa ligadas simultaneamente é algo de que me lembro apenas em dias de festa. 1 ou 2 vezes/ano.

Para já deixarei 6,9KVA contratados, depois logo vejo. Quero é o circuito elétrico da casa feito como deve ser para não derreter cabos nem andar constantemente a caminho do quadro.

Sim claro, faz bem.
    Eu também tentei passar cabos novos, foi um esforço do caraças e só cheguei até metade da cozinha.. de 2,5mm. 4mm nem pensar.
    Só estava a referir que se a placa de facto puxar os 30A, não vai poder ter mais nada ligado. Suponho eu, nunca estive nessa situação.
  11.  # 15

Colocado por: hangas

Ora não dá.... eu tenho a placa de indução com 4.60KVa :)
    E se calhar até conseguia com os 3.45 que o ministro diz.
    Afinal a placa e o forno estão no mesmo circuito de 16A e nunca disparou (sem ser de propósito para testar)

Claro. Também tenho 4 AC's em casa, Frigorífico + Arca, Forno, Micro-Ondas, Placa de 7400w, Exaustor com motor etc etc.
    Claro que posso ter os 3,45 como o Sr. Ministro diz. Ligo a placa e mais nada, Ligo o Forno e mais nada, alias uso o calor residual fo forno para aquecer a casa, e por fim ligo um dos AC's com as portas todas abertas e aqueço a casa toda.. às escuras! uso a televisão ou o telemovel para me iluminar.........

Eu disse que era Rico, o Sr. Ministro tem toda a razão.
  12. Ícone informação Anunciar aqui?

data-ad-format="auto" data_ad_region="test">