Iniciar sessão ou registar-se
    • Smcz
    • 10 junho 2024

# 1

Boa noite.
    Alguém que me elucide por favor.

Os meus pais tem um terreno, que eu gostava de construir nele. O terreno é gigante (mais de 7mil m2).
    Obviamente, como tenho irmãos, o terreno é para dividir por todos.
    A questão aqui é que os meus pais não tem capacidades económicas para se fazer o loteamento do terreno e eu sou a filha com mais urgência no terreno.
    A dúvida que se coloca é a seguinte:
    Há possibilidade de delimitar apenas a minha parte do terreno para eu construir?
    Ou lotear apenas a minha parte do terreno?

Que técnico me pode ajudar nesta questão?

Obrigada desde já.
  1.  # 2

Colocado por: SmczHá possibilidade de delimitar apenas a minha parte do terreno para eu construir?

Há, faz um destaque dessa parcela e ficam com 2 parcelas, o problema é que só podem fazer novo destaque daqui a 10 anos.
    A solução é um loteamento, mas isso implica um custo brutal, demora vários anos e a burocracia é tanta que só é aconselhável para profissionais.

Sabe se é possível construir nesse terreno? e em todo o terreno ou só em parte?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Smcz
    • Smcz
    • 10 junho 2024

# 3

O terreno é rústico, teria que ser passado para urbano certo?
    O ano passado cheguei a falar com um arquiteto que trabalha na câmera e ele disse que era possível.

Faltam 2 anos para a hipoteca terminar.
    Se a minha irmã quiser no próximo ano construir, não pode por causa do meu destaque?
    • Smcz
    • 10 junho 2024

# 4

Colocado por: Pickaxe
    Há, faz um destaque dessa parcela e ficam com 2 parcelas, o problema é que só podem fazer novo destaque daqui a 10 anos.
    A solução é um loteamento, mas isso implica um custo brutal, demora vários anos e a burocracia é tanta que só é aconselhável para profissionais.

Sabe se é possível construir nesse terreno? e em todo o terreno ou só em parte?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Smcz

Sabe dizer me um intervalo de valores para um loteamento de um terreno nestas dimensões?
  2.  # 5

Quantos irmãos tem ?
    estão todos interessados em dividir pelo processo de loteamento?
    quais os desejos deles sobre esse terreno, é para tambem terem um e construírem a sua casa?
    O loteamento é complicado se bem que as coisas bem feitas pode advir dai um bom rendimento com algum ou alguns lotes para venda
    inclusive em parceria com um promotor que trataria das coisas.
    Os custos são elevados para estar por si ou mesmo apenas com os irmãos a custear todo o processo.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
    • Smcz
    • 10 junho 2024

# 6

Colocado por: marco1Quantos irmãos tem ?
    estão todos interessados em dividir pelo processo de loteamento?
    quais os desejos deles sobre esse terreno, é para tambem terem um e construírem a sua casa?
    O loteamento é complicado se bem que as coisas bem feitas pode advir dai um bom rendimento com algum ou alguns lotes para venda
    inclusive em parceria com um promotor que trataria das coisas.
    Os custos são elevados para estar por si ou mesmo apenas com os irmãos a custear todo o processo.

Somos 4.
    Mas neste momento eu sou a mais interessada numa parte do terreno.
    A minha irmã tavam bem mas não tem urgência.
    Os outros 2 só tem planos a longo prazo.
    • Smcz
    • 10 junho 2024

# 7

Colocado por: Smcz

Somos 4.
    Mas neste momento eu sou a mais interessada numa parte do terreno.
    A minha irma também ,mas não tem urgência.
    Os outros 2 só tem planos a longo prazo.
  3.  # 8

Smcz
    tem, têm muito trabalho de casa por fazer antes de mais, aconselho tambem desde já a ir á camara falar com o técnico da zona para tomar consciência de várias coisas importantes.
  4.  # 9

Colocado por: SmczO terreno é rústico, teria que ser passado para urbano certo?

Não, ser rustico ou urbano não interessa para nada, quer dizer, até interessa, neste momento é melhor ser rústico porque paga menos IMI.
    O que interessa é o que está no PDM, é necessário ir à câmara pedir para o consultar e alguém que lhe explique o que pode lá construir.
    Também pode ser consultado online, mas isso é para quem tem alguma experiência.

Colocado por: SmczSabe dizer me um intervalo de valores para um loteamento de um terreno nestas dimensões?

Não sei, mesmo conhecendo o local, são custos difíceis de estimar, mas adianto já que são sempre valores acima de 100.000€, e começa a investir agora e só daqui por uns 4 anos poderá iniciar a sua construção e vender algum lote para ajudar nas contas.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  5.  # 10

Mentira.. pode construir e escriturar mesmo sem receção provisória agora.
  6.  # 11

Colocado por: RicardoPortoMentira.. pode construir e escriturar mesmo sem receção provisória agora.

Deixe de ser palerma.
    Pois pode, mas as obras de urbanização tem que estar num estado bastante adiantado, e ninguém lhe ia comprar um lote sem as obras de urbanização concluídas.
    Eu não vou explicar aqui todos os pormenores, quem tiver dúvidas vai ler o RJUE.
  7.  # 12

Basta haver garantia bancária que a CM tem e resolver..nada impede de fazer o que disse.

Muitos prêdios e moradias são construídos assim..no fim vê-se. Não precisa esperar anos para tal..
  8.  # 13

Colocado por: RicardoPortoBasta haver garantia bancária que a CM tem e resolver..nada impede de fazer o que disse.

Claro sem garantia bancária não inicia as obras de urbanização.
    Há isso e muitas outras coisas.
    Mantenho o que disse inicialmente e reforço que loteamentos é para profissionais, ou então para alguém que contrate um profissional para gerir todo o processo.
  9.  # 14

Destacar a sua parte é a solução mais rápida e simples para o que pretende, mas depois os seus irmãos têm que esperar 10 anos se quiserem fazer novo destaque. Se isto não for um problema para eles, ou se chegar a acordo de qualquer maneira, força!

Lotear envolve muito mais custos, tempo e burocracia, não é nada que não se faça, mas não casa bem com a palavra "urgente". Logicamente que dependendo do terreno, o lucro pode ser muito maior ao lotear.

Para explorar esta segunda via, pode por exemplo ver loteamentos recentes/em construção aí na zona, e entrar em contacto com os promotores para lhes apresentar o terreno. Tanto podem ter interesse em comprar, como em permuta (darem-lhe uma % das casas construídas, ou até em outros empreendimentos do promotor). Dependendo da zona normalmente poderá receber 15-25% do valor das casas acabadas (1 casa em cada 4 a 7 construídas). Logicamente que isto varia imenso com a zona, é preciso as pessoas quererem morar aí, terrenos com mais de 7000m2 há muitos por esse país fora, mas lotear e construir está tão caro que só é economicamente viável onde haja procura e poder de compra.

Nesta última opção, pode também abordar as imobiliárias com maior estrutura aí da zona (normalmente as cadeias que toda a gente conhece), que terão todo o gosto em ajudar a montar o negócio de loteamento, inclusivé a abordagem a promotores, em troca da exclusividade na venda das moradias. Tenha muito cuidado é com o que assina, e vai sempre ser pressionada para lhes dar negócio, nem que seja a venda do próprio terreno.
  10.  # 15

Não sei, mesmo conhecendo o local, são custos difíceis de estimar, mas adianto já que são sempre valores acima de 100.000€, e começa a investir agora e só daqui por uns 4 anos poderá iniciar a sua construção e vender algum lote para ajudar nas contas.

Mas esse valor é apenas burocracias ou toda a infraestrutura de 1 loteamento??

Eu fico "varado"🤯🤯 com esses valores.
  11.  # 16

Colocado por: Pereira_89Mas esse valor é apenas burocracias ou toda a infraestrutura de 1 loteamento??

É uma estimativa para tudo, sem saber que infraestruturas, arruamentos, movimentos de terra são para fazer, é um tiro no escuro.
    Fica "varado" porque acha caro ou barato?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pereira_89
  12.  # 17

É uma estimativa para tudo, sem saber que infraestruturas, arruamentos, movimentos de terra são para fazer, é um tiro no escuro.
    Fica "varado" porque acha caro ou barato?

Acho caro, nunca me passou pela cabeça que podesse chegar a esses valores e a um tempo de concretização tão alto.
    Nunca trabalhei, nem nunca tive qualquer contacto com esse tipo de trabalho, se calhar é normal achar caro para quem está de fora.
  13.  # 18

Eu acho pouco, é uma estimativa por baixo.
    Vamos supor que dá para 6 lotes, fica a 16.666€ por lote, e por regra já ficam as taxas pagas, quem vai construir já não paga taxas urbanísticas, tem os ramais de todas as infraestruturas dentro do lote, é barato, é melhor estimar um valor superior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pereira_89
  14.  # 19

Colocado por: PickaxeEu acho pouco, é uma estimativa por baixo.
    Vamos supor que dá para 6 lotes, fica a 16.666€ por lote, e por regra já ficam as taxas pagas, quem vai construir já não paga taxas urbanísticas, tem os ramais de todas as infraestruturas dentro do lote, é barato, é melhor estimar um valor superior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pereira_89

Pois, para quem tem capacidade para investir pode ser um bom negócio.
    Para o comum dos mortais ou se endivida ou nunca terá essa capacidade.
  15.  # 20

Colocado por: Pickaxeadianto já que são sempre valores acima de 100.000€

E este valor é aplicado em quê?

0.0217 seg. NEW