Iniciar sessão ou registar-se
    • migg
    • 10 junho 2024

# 1

Olá a todos,

Ando a pensar e a investigar fazer um investimento de built-to-rent, para quem não conhece é construir já a pensar para o mercado de arrendamento.

Estava a pensar em apartamentos/casas T2 de 80-90m2.

Acham que ficaria mais baratos (sem contar terreno, arquitecto, licenças, etc) construir 4 casas em banda ou um prédio com 4 apartamentos?

A nível de construção como fariam as casas/apartamentos de forma a sair o mais barato possível mas com níveis de conforto mínimo e com o mínimo de manutenção possível e as rendas ficarem no final a um bom preço.

Estava a pensar fazer T2 sem garagem, com sala e cozinha open space, 1 suite, 1 casa de banho comum e 1 quarto.

A nível da construção estava a pensar usar bloco térmico, telhado tradicional em telha, usar pladour para as paredes internas (sem teto falso), janelas de PVC vidro duplo, bomba de calor AQS, VMC simples na cozinha e casas de banho, não ia colocar armários, cozinha apenas equipada com exaustor, os restantes electromésticos seriam comprados por o inquilino, ar condicionado em todas as divisões.

Pensei em colocar capoto/ETIC mas caso coloca-se acham que valia apena instalar ar condicionado ou fazia só a pré-instalação?

O que fariam diferente se fizessem um investimento built-to-rent?
  1.  # 2

Colocado por: miggAndo a pensar e a investigar fazer um investimento de built-to-rent, para quem não conhece é construir já a pensar para o mercado de arrendamento.

Não era mais fácil omitir o estrangeirismo e simplificava a frase ?....Enfim
    The world is a crazy place , ou para quem não conhece " isto anda tudo doido"
    • migg
    • 10 junho 2024

# 3

Colocado por: 4por1

Não era mais fácil omitir o estrangeirismo e simplificava a frase ?....Enfim
    The world is a crazy place , ou para quem não conhece " isto anda tudo doido"

Ando a pensar e a investigar fazer um investimento de "construir para arrendar", não me parece bem...
    Existem expressões/conceitos que mais vale manter em inglês, não é crime nenhum... E quem não conhece fica a conhecer...
  2.  # 4

Num investimento de um milhão de euros deve ter uma boa equipa de técnicos, caso contrário não vai dar certo
  3.  # 5

Pegas no teu money, procuras um Bob constructor com um prédio em obras, e tentas fazer um deal directamente com ele, de por exemplo uma acquisition de varias frações ao mesmo time.
    Concordam com este comentário: migg, coelhinho78, snob, AMG1, marize, André Cordeiro, master_chief, HAL_9000
    • migg
    • 10 junho 2024

# 6

Colocado por: bettencourtNum investimento de um milhão de euros deve ter uma boa equipa de técnicos, caso contrário não vai dar certo

Sim ando a reunir-me com várias pessoas do ramo, etc.. E inicialmente vou fazer algo numa escala pequena para ver como corre...
    • migg
    • 10 junho 2024 editado

# 7

Colocado por: NostradamusPegas no teu money, procuras um Bob constructor com um prédio em obras, e tentas fazer um deal directamente com ele, de por exemplo uma acquisition de varias frações ao mesmo time.
    Concordam com este comentário:migg

Já pensei nessa possibilidade mas os prédios em construção as plantas não estão pensadas para renting mas para venda. assim como a sua localização...
  4.  # 8

A nível de construção o prédio fica mais barato, pois a estrutura é mais económica (partilha uma fundação e pilares para todos), só tem uma cobertura a fazer, tem menos área a isolar e consegues centralizar todas as infraestruturas.

Construção barata = construção tradicional. Esquecia o bloco térmico e reforçava no isolamento exterior. Procurar uma boa qualidade construtiva e ser comedido nos acabamentos (que é onde existem sempre as maiores tentações e ataques à carteira). Deixar tudo bem definido e estudado em fase de projeto, para não existirem surpresas e estar tudo bem pensado de raiz.

A nível de garagem, o município deve obrigar a criar aparcamento para veículos automóveis, pode é arranjar uma solução exterior para não ter de investir em garagens.
  5.  # 9

Construir novo para arrendar acho arriscado pois terrenos bem localizados para o efeito devem ser muito caros e o período de decisão de investimento até ao arrendamento é muito longo.
    O melhor é comprar prédio bem localizado devoluto e em mau estado e reconstruir.
    Concordam com este comentário: marize, jorgemlflorencio
    • migg
    • 10 junho 2024

# 10

Colocado por: CarvaiConstruir novo para arrendar acho arriscado pois terrenos bem localizados para o efeito devem ser muito caros e o período de decisão de investimento até ao arrendamento é muito longo.
    O melhor é comprar prédio bem localizado devoluto e em mau estado e reconstruir.

Sim estão caros os terrenos mas estou apostar numas localizações mas periféricas da minha cidade a 5 min do centro de carro.. Já tive a ver prédios devolutos, etc mas o preço que pedem por eles penso que justifica mais fazer novo...
  6.  # 11

Rir logo pela manhã também é bom!
    É que dois comentários abaixo de dizer que há expressões/conceitos que mais vale manter em inglês lembra-me de aconselhar que, após ler as suas questões base, this might be out of your league.

E atenção que não sou de todo contra sonhar ou ainda melhor, materializar os sonhos, mas o/a migg do que parece não é da área, não parece que tenha visão diferente de quem é (pelo menos não pelas perguntas que faz), mas dá a entender que quer fazer diferente.

Fazer diferente é tudo de bom! Mas ou faz sozinho para morar, ou se quer fiscalizações e certificados vai sair ainda mais caro do que pretende e não é com amigos que também lá vai.

Da leitura (mesmo muito rasa) que estou a fazer, este foguetão que lançou tem tudo para cair em breve e vem quebra de expectativa pelo caminho.

Colocado por: miggas plantas não estão pensadas para renting mas para venda
    • migg
    • 11 junho 2024

# 12

Colocado por: marize
    Rir logo pela manhã também é bom!
    É que dois comentários abaixo de dizer que há expressões/conceitos que mais vale manter em inglês lembra-me de aconselhar que, após ler as suas questões base, this might be out of your league.

E atenção que não sou de todo contra sonhar ou ainda melhor, materializar os sonhos, mas o/a migg do que parece não é da área, não parece que tenha visão diferente de quem é (pelo menos não pelas perguntas que faz), mas dá a entender que quer fazer diferente.

Fazer diferente é tudo de bom! Mas ou faz sozinho para morar, ou se quer fiscalizações e certificados vai sair ainda mais caro do que pretende e não é com amigos que também lá vai.

Da leitura (mesmo muito rasa) que estou a fazer, este foguetão que lançou tem tudo para cair em breve e vem quebra de expectativa pelo caminho.

Vocês e o inglês que se passa neste forum são todos nacionalistas ao nível máximo... Também traduzem ETIC ou tantos outras siglas e conceitos que anda não foram transpostos para a língua portuguesa são termos técnicos que por vezes não se traduzem pelo menos na minha indústria...

Não quero fazer nada de diferente, nem inventar nada de novo mas há que pensar e adaptar as coisas para a situação e ver algumas coisas que fazem lá fora para este tipo de conceito e quero tudo legal e certificado não me meto em maluqueiras!

Não sou da àrea é verdade isto é um projecto a médio-longo prazo por isso tenho andado a falar com construtores, canalizadores, electristas, arquitectos, etc a absorver a opinião de cada um para tirar as minhas conclusões... Mas quando comecei na minha indústria também não sabia nada e fui crescendo...
  7.  # 13

Colocado por: miggneste forum são todos nacionalistas ao nível máximo

That's bullshit, you know?

Colocado por: migge ver algumas coisas que fazem lá fora para este tipo de conceito

Mas que tipo de conceito? Construir para arrendar, que sempre se fez neste país?
    Concordam com este comentário: marize
    • migg
    • 11 junho 2024

# 14

Colocado por: Ruikode
    That's bullshit, you know?

Mas que tipo de conceito? Construir para arrendar, que sempre se fez neste país?

Era em modo pergunta/sarcamos!

Já deve ter sido feito claro mas ainda é algo recente em portugal.

https://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2024/05/29/64205-projeto-de-build-to-rent-nasce-em-lisboa-sao-14-apartamentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: coelhinho78
    • EFHV
    • 11 junho 2024

# 15

@migg

Aconselho-o vivamente a ver os 2 episódios deste documentário: https://www.rtp.pt/play/p11858/portugal-uma-casa-para-todos . Há lá uma parte específica sobre... Acho que vai ser um eye-opener .

Se nem as grandes empresas do ramo build to rent conseguiram implementar-se em Portugal... Só mesmo quem não tem a mínima noção do mercado e legislação sobre o arrendamento em Portugal

Good luck ;)
  8.  # 16

Colocado por: miggOlá a todos,

Ando a pensar e a investigar fazer um investimento de built-to-rent, para quem não conhece é construir já a pensar para o mercado de arrendamento.

Estava a pensar em apartamentos/casas T2 de 80-90m2.

Acham que ficaria mais baratos (sem contar terreno, arquitecto, licenças, etc) construir 4 casas em banda ou um prédio com 4 apartamentos?

A nível de construção como fariam as casas/apartamentos de forma a sair o mais barato possível mas com níveis de conforto mínimo e com o mínimo de manutenção possível e as rendas ficarem no final a um bom preço.

Estava a pensar fazer T2 sem garagem, com sala e cozinha open space, 1 suite, 1 casa de banho comum e 1 quarto.

A nível da construção estava a pensar usar bloco térmico, telhado tradicional em telha, usar pladour para as paredes internas (sem teto falso), janelas de PVC vidro duplo, bomba de calor AQS, VMC simples na cozinha e casas de banho, não ia colocar armários, cozinha apenas equipada com exaustor, os restantes electromésticos seriam comprados por o inquilino, ar condicionado em todas as divisões.

Pensei em colocar capoto/ETIC mas caso coloca-se acham que valia apena instalar ar condicionado ou fazia só a pré-instalação?

O que fariam diferente se fizessem um investimento built-to-rent?

Já construiu alguma vez uma casa?
  9.  # 17

Voces têm que abrandar este apedrejamento ao jovem...
    ele apenas quer saber como funciona a cena
  10.  # 18

built to rent ?
    mais vale construir um motel
  11.  # 19

Para iniciar neste ramo seria mais sensato comecar com algo mais pequeno. Nao é facil e as estimativas de obra derrapam muito depressa. A gestao da obra e os timings podem ser frustrantes.
    Com o simplex pode ser que nao tenha de esperar 1 ano para iniciar a obra, nem 1 ano para receber a LU. Uma simples reabilitação de um predio mini pode demorar muito tempo... é desesperante ter tanto capital parado e nao poder fazer nada , a nao ser esperar por documentos.
    Saiu um estudo que dizia que os agregados familiares estao a mudar, sendo constituidos maioritariamente por 1 pessoa, dai estarem a investir em T0 e T1.
    Invista com cautela. Nao se fie nos orçamentos "estimados" por quem nao constroi (acrescente mais uns 20% no mínimo).
    Sabe quais os benefícios fiscais que pode usufruir? Sabe fazer o calculo da rentabilidade, ROI, etc?
    Boa sorte.
  12.  # 20

O master_chief tem razão.
    O "young boy", apenas quer ter aqui uma reunião com os maiores, tal como está a ter reuniões com canalizadores, construtores, etc e depois eu admiro-me que quando quero contratar um deles, eles nem me cheguem a dar orçamentos de tão pouco tempo têm para trabalhar em 2024, quanto mais em 2025/2026.

Arriscaria dizer que é um projecto a longo/muito longo prazo, mas como eu sou "menor" retiro-me do aconselhamento, que não foi à minha procura que veio.

0.0235 seg. NEW