Colocado por: Luis K. W.Fernando,
Não devia ter aberto esta guerra porque eu sou MUITO corporativista! :-)...um arquitecto é aquele que leva com todas as responsabilidades organizativas em cimaExcepto a responsabilidade organizativa da parte "simples", que é a da gestão da obra propriamente dita:
lidar com operários, subempreiteiros e fornecedores (competência do Engenheiro/Director de Obra)... e até com o dono de obra, uma vez que em 8 de cada 10 obras (moradias, apartamentos,...) NUNCA vi o Arquitecto/Projectista e em 1 de cada 10 só o vi uma ou duas vezes.... um arquitecto (...) está desde o inicio até ao fim de obra, e um engenheiro entra entra depois e sai antes do processo na maioria dos casos.Permito-me, ACRESCENTAR outra grande diferença:
Após a conclusão da obra, o Arquitecto estará sempre pronto A RECEBER mais algum por conta dos direitos de autor, caso o (por exemplo, um novo) Dono-de-Obra queira fazer alguma alteração à casa.
Em contrapartida, o Engenheiro estará sempre passível de ter DE PAGAR caso alguma coisa corra mal e a casa seja destruída (por uma enxurrada, deslizamento de terreno, tremor de terra ou incúria do proprietário).além que geralmente a engenharia é sub-contratada pelo arquitecto logo a responsabilidade é do arquitecto e se faltar algo, há sempre outro técnico que pode assinar o livro e está dentro do processo.Não é bem assim. A substituição de um Tecnico Responsável não é feita como no futebol (sai um jogador e entra outro, por lesão ou só porque apetece ao treinador).
O «normal» é haver SEMPRE VÁRIOS técnicos no processo (e este não foi o caso), mas cada um com as suas funções. E, já agora, segundo temos lido aqui no Forum,o NORMAL é haver PROBLEMAS COM ARQUITECTOS,E RARAMENTE COM ENGENHEIROS.
Colocado por: MartaDExpliquem-me qual a razão desta ( e de outras) guerra
Colocado por: FDColocado por: MartaDExpliquem-me qual a razão desta ( e de outras) guerra
É a mesma de todas as outras: os humanos, mesmo que inconscientemente, têm de defender território, seja território ou qualquer outra coisa que assuma o mesmo princípio - simples instinto animal.
Isto não é nem pretende ser um insulto ou piada, é uma constatação das causas das "guerras", sejam lá elas quais forem.
Colocado por: zedasilvaAposto que se tivesse decidido dizer mal dos arquitectos não faltavam aqui seguidores.
Colocado por: MartaDCerto. Mas quando vejo estas guerras, entre pessoas inteligentes, parece que algo não bate certo. Não estamos na Era primitiva, apesar de parecer.
Colocado por: FDAinda ontem estava a ouvir a Prova Oral e a convidada era Pilar Jericó que escreveu um livro sobre "medos": Medo Zero.
Colocado por: Fernando Gabrielxi passou-me ontem, mas que era tão importante nessa prova oral, anunciaram a semana toda
Colocado por: zedasilvaNão passa de um arrufo de namorados já que não podemos viver uns sem os outros.
Colocado por: J.FernandesEu não vi aqui nenhuma guerra entre arq´s e eng´s, vi foi uma série de disparates do Fernando Gabriel, que quis demonstrar que os problemas que o Sb_pt teve com os eng´s, seriam evitáveis se no lugar destes estivessem arq´s.
Não valia a pena, é colocar aqui videos com recados insultuosos para os interlocutores da discussão (já não é a primeira vez), na falta de argumentos que tenham um mínimo de lógica.
insultuoso só vi aqui o comentário do j cardoso
gosto da tretice do fundamento tretas, é bem desenvolvido!
existe apenas uma pessoa no processo técnico de construção directamente contratada pelo dono de obra,
um arquitecto é aquele que leva com todas as responsabilidades organizativas em cima
... o arquitecto ... está desde o inicio até ao fim de obra, e um engenheiro entra entra depois e sai antes do processo na maioria dos casos.
além que geralmente a engenharia é sub-contratada pelo arquitecto
logo a responsabilidade é do arquitecto
se faltar algo, há sempre outro técnico que pode assinar o livro e está dentro do processo.
olhe eu já substitui alguns engenheiros que foram tratar da sua vida porque não dava massa money, só dava transtornos"", apesar de terem assumido compromissos, e lá tive eu que assumir a direcção de obra, porque os senhores engenheiros foram à procura de massa"", isto que o user relata até chega a ser comum na minha experiência.
agora tudo que der nestas conversas corporativistas da treta de palavra do j cardoso, coloco este belo ensinamento
vão fazer umas couvinhas cozidas no mínimo, pelo menos faz bem à agricultura do pais ou de espanha.
Colocado por: j cardosoConfesso que não queria acreditar quando vi a mensagem que me envia por vídeo. Acredito que tenha sido fruto de alguma irritação de momento pelo que espero que caia em si e tome a atitude que achar conveniente. Ou então não será o caso e a mensagem/insulto é mesmo a sua intenção.Neste caso sinto-me na obrigação de o informar que certos tipo de afirmações só t~em valor - pelo menos para mim -quando feitas cara a cara
cumps
José Cardoso
Colocado por: Fernando GabrielColocado por: Sb_pt- Contratou-se um Eng. Civil para se efectuar um projecto e respectivo acompanhamento de construção de uma casa (Vivenda).
contrata-se um arquitecto, que quer que lhe diga, apenas que o seu caso é um bom exemplo do que não se deve fazer.
agora tem de lidar com dois engenheiros armados em doutores, talvez para receber um presunto.
quem assinou a abertura do livro deve ser o mesmo tecnico a fechar o mesmo.
se nunca chegou a assinar o livro, pode ser outra qualquer pessoa técnico a assinar.
Colocado por: Luis K. W.E eu (que tenho estado a trabalhar ininterruptamente desde coloquei aquela mensagem lá em cima, há mais de 6 horas), aproveito para pedir desculpa ao Fernando se me excedi na defesa da honra da (minha) classe.
Mas confesso que não gostei do empolamento da importância do Arquitecto, subalternando os Engenheiros, nem de algumas afirmações muito pouco correctas, nem daquela dos "engenheiros armados em doutores", porque:
- o que vemos nas obras (quando aparecem) não são os engenheiros, mas sim outro tipo de profissionais armados em doutores;
- e porque EU SOU Engenheiro E doutor. Não preciso de me armar! :-)
E agora vou comer qualquer coisa que estou esganado...