Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: Luis K. W.Fernando,
    Não devia ter aberto esta guerra porque eu sou MUITO corporativista! :-)
    ...um arquitecto é aquele que leva com todas as responsabilidades organizativas em cima
    Excepto a responsabilidade organizativa da parte "simples", que é a da gestão da obra propriamente dita:
    lidar com operários, subempreiteiros e fornecedores (competência do Engenheiro/Director de Obra)... e até com o dono de obra, uma vez que em 8 de cada 10 obras (moradias, apartamentos,...) NUNCA vi o Arquitecto/Projectista e em 1 de cada 10 só o vi uma ou duas vezes.

... um arquitecto (...) está desde o inicio até ao fim de obra, e um engenheiro entra entra depois e sai antes do processo na maioria dos casos.
    Permito-me, ACRESCENTAR outra grande diferença:
    Após a conclusão da obra, o Arquitecto estará sempre pronto A RECEBER mais algum por conta dos direitos de autor, caso o (por exemplo, um novo) Dono-de-Obra queira fazer alguma alteração à casa.
    Em contrapartida, o Engenheiro estará sempre passível de ter DE PAGAR caso alguma coisa corra mal e a casa seja destruída (por uma enxurrada, deslizamento de terreno, tremor de terra ou incúria do proprietário).

além que geralmente a engenharia é sub-contratada pelo arquitecto logo a responsabilidade é do arquitecto e se faltar algo, há sempre outro técnico que pode assinar o livro e está dentro do processo.
    Não é bem assim. A substituição de um Tecnico Responsável não é feita como no futebol (sai um jogador e entra outro, por lesão ou só porque apetece ao treinador).
    O «normal» é haver SEMPRE VÁRIOS técnicos no processo (e este não foi o caso), mas cada um com as suas funções. E, já agora, segundo temos lido aqui no Forum,o NORMAL é haver PROBLEMAS COM ARQUITECTOS,E RARAMENTE COM ENGENHEIROS.

ahhh o normal haver vários técnicos...e o que é que eu disse?, ora leia lá, basta ler e compreender, e não aproveitar para ser corporativista, então você que não le escapa uma virgula agora não sabe ler interpretar?

deixe de corporativismos, na questão de substituição, olhe eu já substitui alguns engenheiros que foram tratar da sua vida porque não dava massa money, só dava transtornos"", apesar de terem assumido compromissos, e lá tive eu que assumir a direcção de obra, porque os senhores engenheiros foram à procura de massa"", isto que o user relata até chega a ser comum na minha experiência.
    você vive é muito na CAPITAL, e com clientes e processos muito especificos.

falo de arquitectos não falo de pessoas com titulo de arquitecto, assim como há engenheiros de titulo mas há outros de profissão mesmo.
    e o que disse é EXPERIÊNCIA! em ser arquitecto e trabalhar com engenheiros de profissão e de titulo mais de titulo.
    •  
      FD
    • 4 março 2010

# 22

Colocado por: MartaDExpliquem-me qual a razão desta ( e de outras) guerra

É a mesma de todas as outras: os humanos, mesmo que inconscientemente, têm de defender território, seja território ou qualquer outra coisa que assuma o mesmo princípio - simples instinto animal.
    Isto não é nem pretende ser um insulto ou piada, é uma constatação das causas das "guerras", sejam lá elas quais forem.
  2.  # 23

Colocado por: FD
    Colocado por: MartaDExpliquem-me qual a razão desta ( e de outras) guerra

É a mesma de todas as outras: os humanos, mesmo que inconscientemente, têm de defender território, seja território ou qualquer outra coisa que assuma o mesmo princípio - simples instinto animal.
    Isto não é nem pretende ser um insulto ou piada, é uma constatação das causas das "guerras", sejam lá elas quais forem.

Certo. Mas quando vejo estas guerras, entre pessoas inteligentes, parece que algo não bate certo. Não estamos na Era primitiva, apesar de parecer.
  3.  # 24

Colocado por: zedasilvaAposto que se tivesse decidido dizer mal dos arquitectos não faltavam aqui seguidores.

já falei zedasilva
    arquitectos de titulo
    é como tudo uns têm titulo outros têm o trabalho.
  4.  # 25

Eu não me meto nestas guerras. Mas, pensando bem, o director do Sol é arquitecto. E foi marrar com o primeiro-ministro que é (ele garante que sim e quem sou eu para duvidar) engenheiro. E o blogue de apoio ao primeiro chama-se Câmara Corporativa. Olha, tu queres ver que esta história toda da asfixia e do segredo de justiça e escutas e jogadores da bola é apenas uma questão corporativa?
  5.  # 26

agora tudo que der nestas conversas corporativistas da treta de palavra do j cardoso, coloco este belo ensinamento
    vão fazer umas couvinhas cozidas no mínimo, pelo menos faz bem à agricultura do pais ou de espanha.
    •  
      FD
    • 4 março 2010

# 27

Colocado por: MartaDCerto. Mas quando vejo estas guerras, entre pessoas inteligentes, parece que algo não bate certo. Não estamos na Era primitiva, apesar de parecer.

Como disse, muitas vezes não é consciente. Não somos nós que decidimos, somos impelidos por meios que o nosso cérebro desencadeia. Acho que não é uma questão de se ser "primitivo", é algo que nos é intrínseco, mais numas pessoas do que noutras.
    Eu, por exemplo, sou um paz de alma. Uma das únicas vezes em que me saltou a tampa foi com a minha filha. Alguém lhe fez mal e nesse momento nem eu me reconheci. :/

Ainda ontem estava a ouvir a Prova Oral e a convidada era Pilar Jericó que escreveu um livro sobre "medos": Medo Zero.
    Dizia ela que quando nascemos temos medos, os primitivos, do escuro, de coisas grandes, de coisas barulhentas, desconhecidas, de alturas, etc. É o nosso instinto.
    Com a aprendizagem, esses medos mudam e são adaptados ao que vamos passando ao longo da vida, medos de não aceitação social, de vergonha, de vencer, de perder, etc.
    Neste caso, este instinto de defesa do território, primitivo e perfeitamente perceptível nas crianças, adquire outra forma, como adquire com os fanáticos pelo futebol, pela política, pelos grupos ou estilos musicais, etc.

Isto tudo para dizer que estas "guerras" são perfeitamente naturais. :)
  6.  # 28

Colocado por: FDAinda ontem estava a ouvir a Prova Oral e a convidada era Pilar Jericó que escreveu um livro sobre "medos": Medo Zero.

xi passou-me ontem, mas que era tão importante nessa prova oral, anunciaram a semana toda
    vou ouvir pod cast
    já está muito off topic este topico, ajudo mais um pouco
    •  
      FD
    • 4 março 2010

# 29

Colocado por: Fernando Gabrielxi passou-me ontem, mas que era tão importante nessa prova oral, anunciaram a semana toda

Alvim e convidada passaram metade da hora a rir sem controlo. :)
  7.  # 30

FD, posso concordar sim (eu ainda tenho medo do escuro eheheh).
    Mas repare, um eng e um arq trabalham os dois em prol de um objectivo comum. Como podem ser assim um para o outro? Não se vejam como inimigos, ou uns melhores que os outros. São os dois necessários e fazem os dois um importante trabalho.
  8.  # 31

Na minha opinião tem sido esta guerra arq/eng que tem feito surgir um bom leque de profissionais responsaveis tolerantes e conscientes das responsabilidades de cada um.
    È a atravez desta guerra que temos aprendido muita coisa uns com os outros.
    Não passa de um arrufo de namorados já que não podemos viver uns sem os outros.
    Pelo menos daqui a 5 anos
  9.  # 32

Colocado por: zedasilvaNão passa de um arrufo de namorados já que não podemos viver uns sem os outros.

se sair-nos o euromilhões é que é pior :) acaba o namoro, e vamos para tribunal só mesmo para ser chato como o de cima ali entre as couves :)
  10.  # 33

Eu não vi aqui nenhuma guerra entre arq´s e eng´s, vi foi uma série de disparates do Fernando Gabriel, que quis demonstrar que os problemas que o Sb_pt teve com os eng´s, seriam evitáveis se no lugar destes estivessem arq´s.

Não valia a pena, é colocar aqui videos com recados insultuosos para os interlocutores da discussão (já não é a primeira vez), na falta de argumentos que tenham um mínimo de lógica.
  11.  # 34

Colocado por: J.FernandesEu não vi aqui nenhuma guerra entre arq´s e eng´s, vi foi uma série de disparates do Fernando Gabriel, que quis demonstrar que os problemas que o Sb_pt teve com os eng´s, seriam evitáveis se no lugar destes estivessem arq´s.

Não valia a pena, é colocar aqui videos com recados insultuosos para os interlocutores da discussão (já não é a primeira vez), na falta de argumentos que tenham um mínimo de lógica.

esta sua intervenção é que era escusada, falta de interpretação, vejo que muitos engenheiros faltas-lhes algum português e matéria de interpretação nos seus estudos.
    se quiser explico outra vez, aqui vai então
    "devia ter contratado um arquitecto" ou qualquer coisa assim que disse...
    traduzido no contexto e no resto da conversa que deixei: se tivesse um arquitecto seriam dois técnicos e não um, e um com a responsabilidade coordenador de projectos além de assistência de obra e do processo do inicio ao fim.

disparate e ínutil só mesmo esta sua intervenção.
    insultuoso só vi aqui o comentário do j cardoso e o seu.
    se quiser continuar a conversa de xaxa esteja há vontade.
    eu vou mesmo participar em outros tópicos que não descambem nestas conversas.
    cumprimentos
  12.  # 35

Boas

insultuoso só vi aqui o comentário do j cardoso

Interpretou mal, não fui insultuoso nem nada que se pareça.

gosto da tretice do fundamento tretas, é bem desenvolvido!

Quer que desenvolva? Está bem:

existe apenas uma pessoa no processo técnico de construção directamente contratada pelo dono de obra,

Suponho que só está mal por essa pessoa ser um engenheiro, pelas suas intervenções se for só um mas arquitecto já está tudo bem, certo? Não, errado.

um arquitecto é aquele que leva com todas as responsabilidades organizativas em cima

Se não quer que diga que é treta, eu reformulo: é mentira e você sabe ou, pelo menos, tem obrigação de saber.

... o arquitecto ... está desde o inicio até ao fim de obra, e um engenheiro entra entra depois e sai antes do processo na maioria dos casos.

Grande asneira: é mentira e você sabe ou, pelo menos, tem obrigação de saber.

além que geralmente a engenharia é sub-contratada pelo arquitecto

Onde, na sua rua? O mundo é muito maior que a sua rua. Presunção e água benta cada um toma a que quer.

logo a responsabilidade é do arquitecto

A responsabilidade dos projectos de especialidade são do arquitecto? Argolada da grossa ou, se calhar, apenas desinformação.

se faltar algo, há sempre outro técnico que pode assinar o livro e está dentro do processo.

Claro está que isto é falso, basta ler a lei. Se fosse verdade o Sb_pt nem sequer tinha o problema que agora tem.

E o resto?

olhe eu já substitui alguns engenheiros que foram tratar da sua vida porque não dava massa money, só dava transtornos"", apesar de terem assumido compromissos, e lá tive eu que assumir a direcção de obra, porque os senhores engenheiros foram à procura de massa"", isto que o user relata até chega a ser comum na minha experiência.

Já tem idade para saber que esses problemas não têm a ver com a classe profissional, tem a ver com as pessoas em si e é um problema - maus profissionais - que afecta todas as classes. Se reparar há aqui (no forum) muitas mais queixas sobre arquitectos que sobre engenheiros e não é por isso que se vai lançar o manto da suspeição sobre a classe.

agora tudo que der nestas conversas corporativistas da treta de palavra do j cardoso, coloco este belo ensinamento
    vão fazer umas couvinhas cozidas no mínimo, pelo menos faz bem à agricultura do pais ou de espanha.

Confesso que não queria acreditar quando vi a mensagem que me envia por vídeo. Acredito que tenha sido fruto de alguma irritação de momento pelo que espero que caia em si e tome a atitude que achar conveniente. Ou então não será o caso e a mensagem/insulto é mesmo a sua intenção.Neste caso sinto-me na obrigação de o informar que certos tipo de afirmações só t~em valor - pelo menos para mim - quando feitas cara a cara

cumps
    José Cardoso
  13.  # 36

Colocado por: j cardosoConfesso que não queria acreditar quando vi a mensagem que me envia por vídeo. Acredito que tenha sido fruto de alguma irritação de momento pelo que espero que caia em si e tome a atitude que achar conveniente. Ou então não será o caso e a mensagem/insulto é mesmo a sua intenção.Neste caso sinto-me na obrigação de o informar que certos tipo de afirmações só t~em valor - pelo menos para mim -quando feitas cara a cara

cumps
    José Cardoso

tenha alguma atenção na interpretação do que lê, aquela mensagem é de humor e não de irritação foi direccionada para mim mesmo e para quem tem humor, se não tem paciência, se gosta de entrar em guerras desnecessárias esteja à vontade mas não me meta no meio, pois se entro numa guerra é mesmo para a fazer.
    e sim insultou com "tretas e menos tretas" e se quer chamar tretas ao que digo faça-o na minha cara, eu também funciono assim.
    por mim já chega destas conversas essas sim da treta.
  14.  # 37

para relembrar onde tudo começou, para verem como as pessoas interpretam mal, e buscam logo corporativismos e guerras, e sim eu também sou pessoa e também por vezes o faço mas não foi o caso e caa menos o faço-o, e sim "vão mas é trabalhar"- metaforicamente assim como eu "vou mas é trabalhar", que há mais que fazer do que perder com estes belos dilemas.

Colocado por: Fernando Gabriel
    Colocado por: Sb_pt- Contratou-se um Eng. Civil para se efectuar um projecto e respectivo acompanhamento de construção de uma casa (Vivenda).

contrata-se um arquitecto, que quer que lhe diga, apenas que o seu caso é um bom exemplo do que não se deve fazer.
    agora tem de lidar com dois engenheiros armados em doutores, talvez para receber um presunto.

quem assinou a abertura do livro deve ser o mesmo tecnico a fechar o mesmo.
    se nunca chegou a assinar o livro, pode ser outra qualquer pessoa técnico a assinar.
  15.  # 38

E eu (que tenho estado a trabalhar ininterruptamente desde coloquei aquela mensagem lá em cima, há mais de 6 horas), aproveito para pedir desculpa ao Fernando se me excedi na defesa da honra da (minha) classe.

Mas confesso que não gostei do empolamento da importância do Arquitecto, subalternando os Engenheiros, nem de algumas afirmações muito pouco correctas, nem daquela dos "engenheiros armados em doutores", porque:

- o que vemos nas obras (quando aparecem) não são os engenheiros, mas sim outro tipo de profissionais armados em doutores;

- e porque EU SOU Engenheiro E doutor. Não preciso de me armar! :-)

E agora vou comer qualquer coisa que estou esganado...
  16.  # 39

Colocado por: Luis K. W.E eu (que tenho estado a trabalhar ininterruptamente desde coloquei aquela mensagem lá em cima, há mais de 6 horas), aproveito para pedir desculpa ao Fernando se me excedi na defesa da honra da (minha) classe.

Mas confesso que não gostei do empolamento da importância do Arquitecto, subalternando os Engenheiros, nem de algumas afirmações muito pouco correctas, nem daquela dos "engenheiros armados em doutores", porque:

- o que vemos nas obras (quando aparecem) não são os engenheiros, mas sim outro tipo de profissionais armados em doutores;

- e porque EU SOU Engenheiro E doutor. Não preciso de me armar! :-)

E agora vou comer qualquer coisa que estou esganado...

Hoje é dia de cozido aqui na tasca do lado
  17.  # 40

cozido às 4 da tarde?
    Já deve tar é recozido.

0.0266 seg. NEW