Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

o zedasilva está em Espanha?
  2.  # 42

Colocado por: MartaD Certo. Mas quando vejo estas guerras, entre pessoas inteligentes, parece que algo não bate certo. Não estamos na Era primitiva, apesar de parecer.

A natureza humana é a natureza humana - na era primitiva ou no séc. XXV.
  3.  # 43

Não! Mas como o tempo se começa a contar do Norte para baixo, aqui já são 15.39 que contando com o tempo de sentar á mesa comer as azeitonas e a manteiguita dá 4.00h até por o dente no recozido
    •  
      MRui
    • 4 março 2010

# 44

Acredito que há vida inteligente noutros planetas. E, em certas ocasiões, chego a acreditar que também a haja neste.
  4.  # 45

Colocado por: Luis K. W.E eu (que tenho estado a trabalhar ininterruptamente desde coloquei aquela mensagem lá em cima, há mais de 6 horas), aproveito para pedir desculpa ao Fernando se me excedi na defesa da honra da (minha) classe.

Mas confesso que não gostei do empolamento da importância do Arquitecto, subalternando os Engenheiros, nem de algumas afirmações muito pouco correctas, nem daquela dos "engenheiros armados em doutores", porque:

- o que vemos nas obras (quando aparecem) não são os engenheiros, mas sim outro tipo de profissionais armados em doutores;

- e porque EU SOU Engenheiro E doutor. Não preciso de me armar! :-)

E agora vou comer qualquer coisa que estou esganado...

Luis não é sub alternos eu já fui contratado por engenheiros, e não me sinto sub-alterno, acho que quem me conhece sabe que nunca diria isso, apenas a minha intervenção foi no sentido de que o projecto de uma casa não se faz por um engenheiro mas por vários técnicos entre os quais um arquitecto é fundamental, mesmo só dois técnicos por vezes é pouco para um projecto de uma moradia, por exemplo eu mesmo contratado por engenheiros sou eu que tomo a rédea do projecto base no sentido que sou eu que dou a cara sou o receptor pessoa que dialoga com os clientes em variados aspectos, ou seja sou eu que dou a cara por mim e pelas especialidades, e não me importo, porque até acho que os engenheiros devem é intervir mais é em obra, assistência e coordenador de projectos de engenharia.

e isso de armados em doutores é para engenheiros como podia serem dois arquitectos no mesmo caso, mas eu acrescento lá em cima para não haver mais duvidas.
    eu quero que se lickse os canudos, o meu apontamento foi mesmo para o armar-se em doutores"" sendo engenheiros, arquitectos ou técnicas de limpeza, que foi que me parece que está a acontecer neste caso, ninguém quer assumir nada, o meu apontamento foi para o fugir a Responsabilidades mesmo, epá basta verem as minhas intervenções sobre problemas com arquitectos também, ai tiram logo as duvidas de mal interpretações.
    podia ser ao contrario, ser um engenheiro e um arquitecto ter-se descartado de responsabilidades ai dizia está armado em doutor arquitecto.
    vou retomar o trabalho
    já agora peço desculpa também se respondi ao respondido, mas sinceramente isto de classes deixa-me arrepiado também, sejam eles arquitectos engenheiros, médicos enfermeiros etc etc
    e sinceramente não gosto que me apontem dentro deste esquema de corporativismos.
  5.  # 46

por aqui vou é atacar no feijão verde com ovo e vinagre que está ali à minha espera.
    • eu
    • 4 março 2010

# 47

Colocado por: Fernando Gabrielpor aqui vou é atacar no feijão verde com ovo e vinagre que está ali à minha espera.

E essa comida foi feita por um Engenheiro ou Arquitecto ? ;)
  6.  # 48

Colocado por: eu
    Colocado por: Fernando Gabrielpor aqui vou é atacar no feijão verde com ovo e vinagre que está ali à minha espera.

E essa comida foi feita por um Engenheiro ou Arquitecto ? ;)

essa nem um nem outro :) e estava boa :)
    • ng3
    • 5 março 2010

# 49

Isto é uma verdadeira palhaçada, desde que comecei a minha casa, que engenheiro responsável nem vê-lo, arquitecta foi duas ou três vezes a obra mas era a arquitecta do subempreiteiro, depois foi a vergonha que foi, tive de andar eu centenas de horas a fiscalizar a obra pois, caso contrario arriscava-me a a minha futura casa, era ferro a menos do que estava no projecto malha de aço de medida mais pequenas etc etc um sem fim de anomalias, livro da obra ainda nem lhe pus a vista em cima, é vergonhoso pagar o dinheiro que se paga por um projecto, e não existir qualquer fiscalização, onde até esses senhores que se dizem os técnicos que o ganham todos deviam ser avaliados se não servem, perdem a acreditação e são expulsos da ordem, no meu trabalho se cometo uma irresponsabilidade, sou punido com processos e mais processos, neste campo nem vê-los, a casa está a entrar nos acabamentos e sinais de quem fiscaliza nem sinais simplesmente vergonhoso, o cidadão devia denunciar todas estas prevaricações as ORDENS para que certos senhores perdesses as carteiras profissionais, tenho dito...
  7.  # 50

é vergonhoso pagar o dinheiro que se paga por um projecto, e não existir qualquer fiscalização, onde até esses senhores que se dizem os técnicos que o ganham todos deviam ser avaliados se não servem, perdem a acreditação e são expulsos da ordem, no meu trabalho se cometo uma irresponsabilidade, sou punido com processos e mais processos, neste campo nem vê-los, a casa está a entrar nos acabamentos e sinais de quem fiscaliza nem sinais simplesmente vergonhoso, o cidadão devia denunciar todas estas prevaricações as ORDENS para que certos senhores perdesses as carteiras profissionais, tenho dito...

Pergunta inocente: em que medida é que o ng3 acautelou a fiscalização? Que medidas tomou para garantir que os deveres profissionais decorrentes do contrato são cumpridos ?
  8.  # 51

Para levantar a licença de construção foi necessário entregar um termo de responsabilidade, assinado pelo técnico responsável pela obra (suponho que terá sido antes da lei 31/2009). Que contrato estabeleceu com ele?
  9.  # 52

Caro ng3... Os Projectistsa executam os Projectos e poderão ir à obra ou esclarecem por telefone/ e-mail; Fax caso surjam dúvidas devido a erros/ omissões ou dificuldades de interpretação - é a chamada assistência técnica.

Os projectistas, podem ir fiscalizar a obra.. se fizer um contrato que inclua esse serviço, é pago naturalmente.
    O dono de Obra pode e DEVE, nomear (a pagar) um técnico para fiscalizar os trabalhos de construção civil.

O Director Técnico da Obra... que assinou o Termo de responsabilidade da Direcção técnica... TEM de verificar o cumprimentos dos trabalhos de construção civil.
  10.  # 53

ng3
    Quando você vai ao médico e ele lhe receita umas injecções também exige que ele vá fiscalizar o enfermeiro que lhas vai dar?
  11.  # 54

LOLOL
    ... e verificar se o ajudante de farmácia, ou o farmacêutico aviaram o medicamento correcto e escreveram a dosagem correcta na caixa..
    • ng3
    • 6 março 2010

# 55

não acho que só cá estão para levar o dinheiro o resto faço eu, assim é que é!!!!
  12.  # 56

Eu percebo-o, ainda noutro dia larguei mais de 300€ por um móvel do IKEA e ninguém se dignou a aparecer cá em casa a ver se aquilo estava a ser montado como deve ser...
    •  
      MRui
    • 7 março 2010

# 57

Colocado por: AugstHillEu percebo-o, ainda noutro dia larguei mais de 300€ por um móvel do IKEA e ninguém se dignou a aparecer cá em casa a ver se aquilo estava a ser montado como deve ser...

Os móveis do IKEA trazem instruções completas e pormenorizadas de montagem para serem seguidas passo-a-passo. E, qualquer pessoa menos bafejada pela inteligência (como é o meu caso) consegue levar a bom porto essa tarefa.
    Os projectos - sejam de arquitectos, sejam de engenheiros - trazem instruções completas e pormenorizadas de procedimentos para os clientes?
    O IKEA sabe e percebe que os seus clientes não são "montadores" frequentes de móveis. Por isso, preocupa-se e esclarece-os como devem proceder para montar "o" móvel. Por isso, têm sucesso. Por isso, raramente têm reclamações. Os seus clientes sentem-se acompanhados no processo de montagem. Os seus clientes não se sentem defraudados, mesmo que não percebam nada de montagem de móveis.

Peço desculpa ao AugstHill, companheiro de fórum que muito estimo e aprecio, por ter pegado no seu comentário para iniciar este post. Podia ter pegado noutros, eventualmente mais "chocantes", mas calhou este por ser o último e estar mais à mão.

Com o "exemplo" IKEA, só pretendo sublinhar que muitas vezes os profissionais, sejam arquitectos, engenheiros, publicitários, empresários, pedreiros, etc., esquecem-se que o cliente não percebe "da poda". No caso das "casas", esquecem-se que o cliente não é um "construtor" frequente. Na esmagadora maioria das vezes, ele (o cliente) é principiante e ignorante na matéria. Não podemos, à posteriori, culpabiliza-lo por isto e por aquilo que devia ter feito e não fez. Porque, pura e simplesmente, ninguém antes o avisou e ele não sabia por não ser "construtor" frequente.

A questão levantada neste tópico, infelizmente, é frequente.
    • Neon
    • 7 março 2010

# 58

Colocado por: MRuiNa esmagadora maioria das vezes, ele (o cliente) é principiante e ignorante na matéria.

Boa Noite

Olhe que a maioria dos "profissionais" do nosso pais também :)

Abraços
  13.  # 59

MRui, não tem de pedir desculpa, quem diz o que quer ouve o que não gosta. E as metáforas valem o que valem, mas adiante.
    O manual de instruções do projecto chama-se projecto de execução, mas os clientes acham demasiado caro, o que querem é aquilo aprovado e depois na obra logo se vê.
  14.  # 60

Colocado por: AugstHillO manual de instruções do projecto chama-se projecto de execução, mas os clientes acham demasiado caro, o que querem é aquilo aprovado e depois na obra logo se vê.

Apoiado.

0.0244 seg. NEW