Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas tardes .
    O caso qual eu gostava de sondar opiniões e referente ao seguinte .
    A cerda de 2 semanas uma advogada entra em contacto comigo para eu assinar uma procuração, como e óbvio quis saber o motivo .
    O meu primo quer vender a casa do pai dele ,e tinha o negócio de 324 mil euros em mãos .
    Que tenho eu a ver com isso ? Tenho 2/24 do terreno da casa ,e tenho 12/24 da casa ao lado que pertence ao meu outro tio.
    Pasme - se ofereceram 375 euros pelo valor patrimonial .
    A minha mãe em vida nunca me falou de nada ,eu sou o único herdeiro ,não existiu necessidade de habilitação de herdeiros porque tudo ficou em meu nome .
    Pelos vistos os meus tios fizeram as casas enganado a minha mãe ,não existem papéis nada de nada ,apenas conversa falada,para os térmicos legais a minha mãe e a herdeira daquilo ,chegaram ao ponto de pago IMI sem nada dizer a minha mae .
    Agora querem que eu suporte papelada a burocracia toda e aceite 375 euros para poder vender por 324 mil euros ,sem o terreno nao existe negocio por parte do comprador.
    Situação complexa
  2.  # 2

Se a mãe nunca falou nada sobre o assunto, porque diz que foi enganada pelos irmãos?

Se calhar fez tudo de comum acordo.

Este tipo de abordagens deixam comichão.
  3.  # 3

A mãe nunca falou de nada, porque você não tem direito a nada, caso contrário ela teria falado. É apenas a minha opinião.
  4.  # 4

Nas finanças ,no registo predial está tudo em nome da minha defunta mãe .
    Não existe nada notariado.
    Ou seja a minha mãe morreu com aquilo ainda em nome da herança dela vinda de minha avó .
    E meus tios não legalizaram nada de nada ,tanto que sem mim agora não conseguem vender a casa .
    Aliás se não fosse a advogada a ligar nem sabia de nada já lá vão anos .
    Ou seja querem que eu faça a papelada e aceite a proposta por valor patrimonial
  5.  # 5

Colocado por: MatosseijuroNas finanças ,no registo predial está tudo em nome da minha defunta mãe .
    Ou seja a minha mãe morreu com aquilo ainda em nome da herança dela vinda de minha avó .
    E meus tios não legalizaram nada de nada ,tanto que sem mim agora não conseguem vender a casa .

Como o acordo foi com a irmã em vida, agora estão a fazer a venda da parte da irmã pelo mínimo legal, que é o valor patrimonial.

Se não é da "mãe", os primos até podem vender por 2 milhões.
  6.  # 6

Acordo que não está escrito ,atenção em nenhum lado a prova disso ,nem testemunhas não a papelada alguma e estão mortos todos os que supostamente selaram o acordo .
    Tecnicamente mal eu faça a habilitação de herdeiros tudo aquilo fica em meu nome .
    Se eu não fosse necessário já tinham vendido tudo .como e óbvio não irei aceitar 375 euros .
  7.  # 7

Antigamente a palavra ainda valia algo.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, fpacardoso
  8.  # 8

Então porque não escreveram ,eu não assisti a nada disso ,porque em 30 anos nunca falaram de tal só agora com 350 mil euros e que se lembraram de afinal não está legal .
    Uma coisa e certa terei de gastar 256 euros para legalizar vou receber 375 euros fico com 119 euros , para depois alguem lucrar 350 mil .
    Eu tenho basicamente 8% da área do negócio ,119 euros e irreal ,
  9.  # 9

Resumindo é dona de 8% de um terreno em que existem 2 casas.
    É proprietária de 50% de uma das casas.

Vão vender tudo? Vão vender apenas a casa, que não lhe pertence e o terreno onde está situada?

Os 50% da casa que lhe pertence ocupam mais que os 8% do Terreno que lhe pertence?

Acho que há várias variáveis aí que não estão explicitas, mas até pode ser justo não receber nada, se estão a vender tudo e é dona de parte já deverá receber na % percentagem que lhe pertence, diria eu.

Quantos aos restantes comentários (tal como o meu) são apenas feitos com muitas suposições, pois não foi esclarecedora na sua exposição.
  10.  # 10

Colocado por: MatosseijuroQue tenho eu a ver com isso ? Tenho 2/24 do terreno da casa ,e tenho 12/24 da casa ao lado que pertence ao meu outro tio.
    Pasme - se ofereceram 375 euros pelo valor patrimonial .

Colocado por: MatosseijuroNas finanças ,no registo predial está tudo em nome da minha defunta mãe .

Resumidamente, fizeram-lhe uma benfeitoria no terreno.

Você não tem direito a colher frutos dessa benfeitoria, apesar de ser em parte terreno seu.

Como não entrou com dinheiro na construção da casa, ainda que ilegal, não pode exigir dinheiro desse negocio. Muito resumidamente é isto que um advogado deve lhe dizer.

O que você pode fazer, é pedir uma avaliação externa e saber exactamente qual o valor real do terreno que lhe pertence e pedir o verdadeiro valor da sua parte.

Oferecer-lhe o valor patrimonial é cuspir-lhe na cara. Existem terrenos avaliados em 50 cêntimos e ninguém os vende por esse valor.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lubesa
  11.  # 11

Colocado por: NostradamusOferecer-lhe o valor patrimonial é cuspir-lhe na cara. Existem terrenos avaliados em 50 cêntimos e ninguém os vende por esse valor.

Isto … perca um tempo ( não assine nada entretanto ) reúna a papelada possível e vá a um advogado para o aconselhar .
    Mais vale largar 90€ numa consulta inicial e ver como poderá agir e com que linhas se pode reger.

Independentemente se a sua mãe sabia ou não , se terá direito ou não … não abdique de direitos sem estar devidamente informado.
    A meu ver está a ser prejudicado com esse valor irrisório, sobre a quota parte do terreno.
  12.  # 12

Colocado por: Nostradamus

Resumidamente, fizeram-lhe uma benfeitoria no terreno.

Você não tem direito a colher frutos dessa benfeitoria, apesar de ser em parte terreno seu.

Como não entrou com dinheiro na construção da casa, ainda que ilegal, não pode exigir dinheiro desse negocio. Muito resumidamente é isto que um advogado deve lhe dizer.

O que você pode fazer, é pedir uma avaliação externa e saber exactamente qual o valor real do terreno que lhe pertence e pedir o verdadeiro valor da sua parte.

Oferecer-lhe o valor patrimonial é cuspir-lhe na cara. Existem terrenos avaliados em 50 cêntimos e ninguém os vende por esse valor.

O valor patrimonial é para cumprir os mínimos de venda, não é que esteja a vender pelo valor patrimonial. É como aqueles casos que se vendem empresas por 1 euro.

Para pagar poucos estão disponíveis, para receber quase todos estendem a mão.
  13.  # 13

Estabeleça o valor do terreno com alguma imobiliaria, estabeleça o preço da sua parte, informe a advogada do valor que pretende. Essa parte que saia do valor da venda se este inclui o terreno.

Não assine procuração nenhuma senão está a transmitir poderes a alguém que não conhece. Procure consultar advogado.

A palavra das pessoas tem valor, mas o papel de registos tem mais. Que tivessem registado tudo que era a sua obrigação legal. E a advogada sabe-o senão não lhe estavam a "oferecer" dinheiro para tal.

Outra coisa, se a sua mãe tinha parcela, você como herdeiro também devia ver. Como é que pagavam o imi ás escondidas? Você não recebe as contas?
  14.  # 14

Colocado por: angelicousEstabeleça o valor do terreno com alguma imobiliaria, estabeleça o preço da sua parte, informe a advogada do valor que pretende. Essa parte que saia do valor da venda se este inclui o terreno.

Não assine procuração nenhuma senão está a transmitir poderes a alguém que não conhece. Procure consultar advogado.

A palavra das pessoas tem valor, mas o papel de registos tem mais. Que tivessem registado tudo que era a sua obrigação legal. E a advogada sabe-o senão não lhe estavam a "oferecer" dinheiro para tal.

Outra coisa, se a sua mãe tinha parcela, você como herdeiro também devia ver. Como é que pagavam o imi ás escondidas? Você não recebe as contas?

A correspondência do IMI desse terreno, vai para para o cabeça de casal da herança indivisa desse imóvel, que certamente não será a mãe, mas um dos tios.
    Concordam com este comentário: Soliva
  15.  # 15

Que certamente se vai bater que ele é que pagou o IMI durante anos sozinho e agora não tem de dar nada a ninguém.
  16.  # 16

Colocado por: SolivaQue certamente se vai bater que ele é que pagou o IMI durante anos sozinho e agora não tem de dar nada a ninguém.

Já tinha respondido acima...
    "Para pagar poucos estão disponíveis, para receber quase todos estendem a mão".
    Concordam com este comentário: Soliva, desofiapedro
  17.  # 17

Quem pagava o IMI era o cabeça de casal nunca comunicou nada a minha mãe .
    O negócio de 350 mil euros e na venda da casa onde tenho o terreno .
    As casas são coladas uma a outra ,ou seja o comprador só avança se o terreno vier .
    Eles ia fazer o contracto de compra em venda mas foi negado por eu ter lá 2/24 do terreno .
    O comprador diz que só liberta os 350 mil euros com o terreno daí os 8% .
    Os 12/24 são da casa ao lado ,onde o senhor reside e agora quer ir para o lar ( esqueci do pormenor e o filho dele ) quer também vender o imóvel ou seja dois negócios diferentes ,com dois herdeiros diferentes .
    Na prática ambos querem vender os imóveis mas não conseguem sem eu assinar ( nao sei o valor dos 12/24 pois não me adiantaram mais nada apenas que teria de assinar uma procuração )
  18.  # 18

Colocado por: angelicousEstabeleça o valor do terreno com alguma imobiliaria, estabeleça o preço da sua parte, informe a advogada do valor que pretende.

Isto aplica-se em ambos os negócios. …
    Vá a um advogado e tome as suas decisões baseadas nos valores estabelecidos para a sua quota parte.
  19.  # 19

Não se conhece a historia na sua totalidade mas vejo que para pagar o IMI ninguém sabia de nada, era às escondidas, mas para receber estão cá todos...

Colocado por: MatosseijuroQuem pagava o IMI era o cabeça de casal nunca comunicou nada a minha mãe .

Como coproprietário também não procurou saber o que tinha a pagar.
  20.  # 20

Colocado por: SolivaQue certamente se vai bater que ele é que pagou o IMI durante anos sozinho e agora não tem de dar nada a ninguém.

Se a herança nunca foi dividida, esse IMI sai das próprias contas da herança para reembolsar o cabeça de casal então, se este o assumiu.

Tentar enfiar uso capeão nesta situação não me parece que cole.

0.0221 seg. NEW