Colocado por: angelicous
Claro então... Alguém que tem 50% de uma casa herdada, e familia que acha que tem direito a tudo então já enfia advogada ao processo para despachar pelo VP do imóvel... E o chico esperto parece-lhe outro... Tá bem. Quanto ao terreno não é que não ache que existe "aproveitamento" do OP ao pedir 7500€, mas claramente para quem tem depois 50% do segundo imóvel do negócio, e só pede 10/15% do valor a ser comercializado, a teoria cai por terra quanto ao aproveitamento...
Já agora, segundo o desafiapedro, quanto acha que era o valor justo pelas duas parcelas a pagar ao herdeiro legitimo olhando para o valor global do negócio de mais de 600 mil euros?
E já agora, uma vez que a herança nunca foi partida, a responsabilidade dos bens recai sobre o cabeça de casal. Os custos são suportados pela herança. É obrigação do cabeça de casal, comunicar aos outros. E nas suas contas de "custo de manter" não se esqueça de incluir os devidos de usufruto das propriedades, já agora.
Colocado por: MatosseijuroOu seja a herança remonta para os tempos da minha avó
Dos quais a minha mãe e herdeira e os meus tios e ninguém legalizou nada nos documentos aparece apenas a divisão para ambos os filhos ,nunca ninguém mexeu até aparecer este negócio e como referi nunca fiz habilitação de herdeiros ,sou filho único e a minha mãe era viúva .
Colocado por: SolivaEu que não percebo a ponta de direito sucessório , fica a pergunta hipotética .
Os meus pais morrem … eu comunico o óbito e sendo filho unico herdo automaticamente os bens dos meus pais .
Quem me informa que os meus pais são também “herdeiros” de outros bens sucessórios que obviamente passaram para mim ?
Colocado por: palmstrokeParece-me bem pedir 30 mil euros para um negocio de 600mil.
Não se deixe enganar pelos moralistas aqui do fórum, o que vale é a lei, e se você também tem propiedade, deve receber a sua parte.
Colocado por: MatosseijuroComo foi falado a necessidade da procuração e para supostamente contornar o facto de eu não me declarar herdeiro ...como iria saber algo que nunca fiz .
Colocado por: PickaxeA mãe nunca falou de nada, porque você não tem direito a nada, caso contrário ela teria falado. É apenas a minha opinião.
Colocado por: VarejoteAntigamente a palavra ainda valia algo.
Colocado por: MatosseijuroPelo que eu percebi segunda feira tenho de ir ao registo predial / finanças levando meu cartão de cidadão e certidão de óbito e certamente irão me dar algumas luzes do assunto .
A margem disso a advogada relembrou me qque o negócio cai por terra esta semana e eu serei culpado por tal e que tenho o dever moral de não destruir vidas e respeitar a família e a palavra de defuntos .
Mas não adiantou valores ou informação .
Colocado por: pguilherme
Não li a história nem os pormenores. E este é apenas um lado. Provavalmente o outro lado terá uma versão diferente.
No entanto, se a mãe fez um acordo em que remove património da herança do filho, só faria sentido que o tivesse declarado ao filho, que nessa altura, ou concordava (e assim, dava a sua palavra) ou não concordava e ter-se-ia que arranjar outra solução.
O filho, não sabendo de nada, não deu a sua palavra, nem podia dar, pq terá sido um acordo/compromisso entre outras pessoas. Não me parece que eticamente tenha que honrar compromissos de outros (a mãe informou, mesmo verbalmente que era isto que queria?)
Colocado por: MatosseijuroE o dever dos tios me avisarem ? Não fiquei com nada aliás em termos legais devolvi as pensões paguei o funeral o qual fiquei a arder ,tempos difíceis esses não existia nada a última coisa que pensei era mesmo gastar mais dinheiro em papelada e finanças ,segui a minha vida e anos e anos nunca ninguém abriu a boca ,o que tiver que pagar pago a coima pois agora a vida e outra ,agora não vou ficar a perder como e óbvio largar dinheiro em coimas e afins e habilitações para depois receber o valor patrimonial ,tal como pagarei qualquer imposto ou mais valia .
E vim a saber que a casa esteve arrendada durante 4 meses cada ano a um valor de 900 euros mês para férias de turismo e eu com 12/24 do terreno do imóvel recebi bola durante anos e anos
Colocado por: Matosseijuroa advogada relembrou me qque o negócio cai por terra esta semana e eu serei culpado por tal e que tenho o dever moral de não destruir vidas e respeitar a família e a palavra de defuntos .
Colocado por: Matosseijurobloqueei o número da advogada que me estava a importunar
Colocado por: MatosseijuroTenho 2/24 do terreno da casa ,e tenho 12/24 da casa ao lado que pertence ao meu outro tio.