Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: angelicous

    Claro então... Alguém que tem 50% de uma casa herdada, e familia que acha que tem direito a tudo então já enfia advogada ao processo para despachar pelo VP do imóvel... E o chico esperto parece-lhe outro... Tá bem. Quanto ao terreno não é que não ache que existe "aproveitamento" do OP ao pedir 7500€, mas claramente para quem tem depois 50% do segundo imóvel do negócio, e só pede 10/15% do valor a ser comercializado, a teoria cai por terra quanto ao aproveitamento...

    Já agora, segundo o desafiapedro, quanto acha que era o valor justo pelas duas parcelas a pagar ao herdeiro legitimo olhando para o valor global do negócio de mais de 600 mil euros?

    E já agora, uma vez que a herança nunca foi partida, a responsabilidade dos bens recai sobre o cabeça de casal. Os custos são suportados pela herança. É obrigação do cabeça de casal, comunicar aos outros. E nas suas contas de "custo de manter" não se esqueça de incluir os devidos de usufruto das propriedades, já agora.


    Primeiro que não é desafiapedro pq aqui ngm desafia ngm, eu n tenho que achar nada sobre o negocio, e já disse tudo o que tinha a dizer sobre o mesmo, a conversa é sempre a mesma e a conclusao tbm.
  2.  # 2

    Vou ali fazer pipocas.
    E já volto para ver o resto do filme.
  3.  # 3

    Colocado por: MatosseijuroOu seja a herança remonta para os tempos da minha avó
    Dos quais a minha mãe e herdeira e os meus tios e ninguém legalizou nada nos documentos aparece apenas a divisão para ambos os filhos ,nunca ninguém mexeu até aparecer este negócio e como referi nunca fiz habilitação de herdeiros ,sou filho único e a minha mãe era viúva .

    A habilitação de herdeiros é facultativa, a comunicação do óbito e relação de bens às finanças é obrigatório.

    O resto já referi acima.
  4.  # 4

    Eu que não percebo a ponta de direito sucessório , fica a pergunta hipotética .
    Os meus pais morrem … eu comunico o óbito e sendo filho unico herdo automaticamente os bens dos meus pais .
    Quem me informa que os meus pais são também “herdeiros” de outros bens sucessórios que obviamente passaram para mim ?

    Não vou negar que o OP , está só ver lucro, ignorando a sua quota parte das despesas de manutenção dos bens ( algo que já tinha dito anteriormente ) , a ser justo desse lucro tem obviamente ter de subtrair as ditas quota parte das despesas de anos de manutenção dos bens .

    Por outro lado as outra contra partes também andaram a “mamar” por cima dos outros, constrói-se … usufrui-se … ( negociatas de boca vale o que vale ) e agora vendia-se … sem dar cavaco a ninguém , metendo logo advogados com propostas diga-se ridículas também.

    No fim , já vi a novela , o OP não assina nada ( e sem aconselhamento legal … bem ) , os negócios não se concretizam ( até porque negócios á pressa sem dar conhecimento prévio a todos os herdeiros, tinha tudo para falhar ) … e mais uma família que se vai morder para sempre , para algo que sentados a uma mesa de calhar resolvia -se em 1h.
  5.  # 5

    Colocado por: SolivaEu que não percebo a ponta de direito sucessório , fica a pergunta hipotética .
    Os meus pais morrem … eu comunico o óbito e sendo filho unico herdo automaticamente os bens dos meus pais .
    Quem me informa que os meus pais são também “herdeiros” de outros bens sucessórios que obviamente passaram para mim ?

    Quando o cabeça de casal vai comunicar o óbito às finanças(até ao final do terceiro mês após o óbito), o filho único, filho mais velho etc., informa quais são os herdeiros, que não existe testamento etc., as finanças vão tirar todo o cadastro em nome do autor da herança, seja propriedade em bens imóveis, copropriedade em outras heranças indivisas, cotas em sociedades etc.

    Portanto a história do OP dizer que não sabia que a mãe era coproprietária num ou vários imóveis de uma herança indivisa é mentira.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Soliva
  6.  # 6

    Como já referi não fiz habilitação de herdeiros dei baixa da pensao ,tenho a certidão de óbito e nada mais .
    Por isso e que a advogada fala em procuração .
    A minha mãe não tinha dividas eu segui a minha vida não sabia de nada ,porque não fui lá paguei o funeral tratei das reformas e segui vida
    Disseram que não e obrigado a fazer habilitação de herdeiros não fiz e não toquei mais nisso .
    E o cabeça de casal não disse nada de nada , passaram anos e anos e nada só soube pela advogada que para apressar o negócio falou numa procuração .
    Volto a referir nunca fui a finanças porque não tinha indícios que existia algo ,e ninguém me contactou .não podia adivinhar negócios de boca e patrimónios indivísos .
  7.  # 7

    Parece-me bem pedir 30 mil euros para um negocio de 600mil.

    Não se deixe enganar pelos moralistas aqui do fórum, o que vale é a lei, e se você também tem propiedade, deve receber a sua parte.
    Concordam com este comentário: Susi
  8.  # 8

    Fale com um advogado antes e não tome decisões de cabeça quente...
    Concordam com este comentário: marco1, Susi
  9.  # 9

    Colocado por: palmstrokeParece-me bem pedir 30 mil euros para um negocio de 600mil.

    Não se deixe enganar pelos moralistas aqui do fórum, o que vale é a lei, e se você também tem propiedade, deve receber a sua parte.


    Sem duvida.

    Falar com um advogado é a melhor coisa que faz. Eu até aposto que o advogado diz-lhe na hora que você é burro em pedir 37 mil porque tem direito a mais(mais do triplo até se os valores dos imoveis que referiu são verdade).

    Você tem a sua cota de responsabilidades nas despesas, e não é desculpa invocar desconhecimento. Mas como tem todos os outros herdeiros, e o responsável de gerir as coisas, é sempre o cabeça de casal. Afinal é para o que serve. Se alguém está mal neste processo é quem meteu as propriedades no mercado, celebrou promessas de venda de propriedades que não possuem, e agora tem o nó na garganta... Além disso se a propriedade era ocupada, também tiveram o usufruto dela sem você ser compensado por isso.

    Colocado por: Matosseijuro
    Como foi falado a necessidade da procuração e para supostamente contornar o facto de eu não me declarar herdeiro ...como iria saber algo que nunca fiz .


      Ai cheira-me que tem mais coisas ao barulho. Renunciar à herança em seu nome, é deserdá-lo. Se é isso a intenção que tem na procuração, rasgue-lho na frente dos olhos. Na hora. Eles devem ter feito a habilitação de herdeiros, e excluiram-no da questão visto que você nunca foi notificado de nada e agora que iam vender a coisa deu pro torto quando reuniram a documentação... Se foi isso que aconteceu, e quem fez a habilitação o excluiu, sabendo da sua existência e legitimidade como herdeiro, essa pessoa pode ser deserdada. Não estou a incentivar esse caminho atenção, estou a dizer que a lei contempla isso.

      Como já lhe disse, aparentemente você até tem direito a mais dinheiro. Mas não será do seu interesse também chatear-se com a familia para tal. Se lhe levantarem muito as orelhas quanto ao valor que pede, diga que só negoceia o valor através de advogado e em tribunal, e nunca para baixo. A advogada percebe logo a mensagem e mete os interessados no sitio. Caso contrário, não tenha medo que o levem a tribunal por não ceder na venda de algo que é seu sem que seja recompensado justamente por isso. Um juiz ri-se logo do caso, lhe garanto.
    •  # 10

      Pelo que eu percebi segunda feira tenho de ir ao registo predial / finanças levando meu cartão de cidadão e certidão de óbito e certamente irão me dar algumas luzes do assunto .
      A margem disso a advogada relembrou me qque o negócio cai por terra esta semana e eu serei culpado por tal e que tenho o dever moral de não destruir vidas e respeitar a família e a palavra de defuntos .
      Mas não adiantou valores ou informação .
    •  # 11

      Colocado por: PickaxeA mãe nunca falou de nada, porque você não tem direito a nada, caso contrário ela teria falado. É apenas a minha opinião.


      Colocado por: VarejoteAntigamente a palavra ainda valia algo.

      Não li a história nem os pormenores. E este é apenas um lado. Provavalmente o outro lado terá uma versão diferente.

      No entanto, se a mãe fez um acordo em que remove património da herança do filho, só faria sentido que o tivesse declarado ao filho, que nessa altura, ou concordava (e assim, dava a sua palavra) ou não concordava e ter-se-ia que arranjar outra solução.

      O filho, não sabendo de nada, não deu a sua palavra, nem podia dar, pq terá sido um acordo/compromisso entre outras pessoas. Não me parece que eticamente tenha que honrar compromissos de outros (a mãe informou, mesmo verbalmente que era isto que queria?)
    •  # 12

      Colocado por: MatosseijuroPelo que eu percebi segunda feira tenho de ir ao registo predial / finanças levando meu cartão de cidadão e certidão de óbito e certamente irão me dar algumas luzes do assunto .
      A margem disso a advogada relembrou me qque o negócio cai por terra esta semana e eu serei culpado por tal e que tenho o dever moral de não destruir vidas e respeitar a família e a palavra de defuntos .
      Mas não adiantou valores ou informação .


      E uma coima, uma vez que a comunicação do óbito e relação de bens até ao terceiro mês é obrigatório, caso existam bens, como parece ser o caso.
    •  # 13

      E pago a coima como e óbvio , logo ai esse valor depois espero recuperar na venda .
      A minha mãe nunca me falou de negócios ou ficou escrito se assim o fosse teria sido legalizado a altura por meus tios ,de salientar que também a data dessas negociatas eu era menor
    •  # 14

      Colocado por: pguilherme


      Não li a história nem os pormenores. E este é apenas um lado. Provavalmente o outro lado terá uma versão diferente.

      No entanto, se a mãe fez um acordo em que remove património da herança do filho, só faria sentido que o tivesse declarado ao filho, que nessa altura, ou concordava (e assim, dava a sua palavra) ou não concordava e ter-se-ia que arranjar outra solução.

      O filho, não sabendo de nada, não deu a sua palavra, nem podia dar, pq terá sido um acordo/compromisso entre outras pessoas. Não me parece que eticamente tenha que honrar compromissos de outros (a mãe informou, mesmo verbalmente que era isto que queria?)


      Isso não foi o que se passou aqui, independentemente de a mãe ter feito ou não acordo verbal com os irmãos, o dever do Matosseijuro, era no prazo legal comunicar o óbito e relação de bens e já ficava a saber que a mãe oficialmente tinha imóveis em copropriedade de uma herança indivisa.
      Concordam com este comentário: pguilherme
      Estas pessoas agradeceram este comentário: mmgreg
    •  # 15

      E o dever dos tios me avisarem ? Não fiquei com nada aliás em termos legais devolvi as pensões paguei o funeral o qual fiquei a arder ,tempos difíceis esses não existia nada a última coisa que pensei era mesmo gastar mais dinheiro em papelada e finanças ,segui a minha vida e anos e anos nunca ninguém abriu a boca ,o que tiver que pagar pago a coima pois agora a vida e outra ,agora não vou ficar a perder como e óbvio largar dinheiro em coimas e afins e habilitações para depois receber o valor patrimonial ,tal como pagarei qualquer imposto ou mais valia .
      E vim a saber que a casa esteve arrendada durante 4 meses cada ano a um valor de 900 euros mês para férias de turismo e eu com 12/24 do terreno do imóvel recebi bola durante anos e anos
      Concordam com este comentário: Susi
    •  # 16

      Colocado por: MatosseijuroE o dever dos tios me avisarem ? Não fiquei com nada aliás em termos legais devolvi as pensões paguei o funeral o qual fiquei a arder ,tempos difíceis esses não existia nada a última coisa que pensei era mesmo gastar mais dinheiro em papelada e finanças ,segui a minha vida e anos e anos nunca ninguém abriu a boca ,o que tiver que pagar pago a coima pois agora a vida e outra ,agora não vou ficar a perder como e óbvio largar dinheiro em coimas e afins e habilitações para depois receber o valor patrimonial ,tal como pagarei qualquer imposto ou mais valia .
      E vim a saber que a casa esteve arrendada durante 4 meses cada ano a um valor de 900 euros mês para férias de turismo e eu com 12/24 do terreno do imóvel recebi bola durante anos e anos


      A família terá certamente a versão deles da história.

      Mas é um problema que vai ter de resolver com a família, a bem ou a mal.
      Concordam com este comentário: desofiapedro
    •  # 17

      Colocado por: Matosseijuroa advogada relembrou me qque o negócio cai por terra esta semana e eu serei culpado por tal e que tenho o dever moral de não destruir vidas e respeitar a família e a palavra de defuntos .


      Essa advogada deveria vir bater á minha porta … saia com os olhos no chão num instante.

      Obviamente e está claro que ouve aqui displicência ( intencional ou não ) nos procedimentos legais após óbito por parte do OP , no entanto os seus direitos permanecem.

      Parece-me claro também que existe uma tentativa absurda de deserdar alguém de forma até leviana, baseando-se em supostas negociatas de boca ( estando obviamente uma parte da negociata falecida sem forma de defesa, passando a ser a lei de direito sucessório que impera ) , tendo o cabeça de casal assumido posições e decisões que não lhe cabiam tomar unilateralmente e ter falhado na gestão dos imóveis , não mantendo os herdeiros a par das despesas e lucros dos bens .

      Está mais que óbvio que os negócios actuais não poderão ir para a frente e que as partilhas terão de ser realizadas com os tempos devidos.
      Espero que o OP tenha já contactado um advogado e recuse qualquer contato não oficial com a advogada do cabeça de casal, remetendo-a para o seu próprio representante legal.
      Concordam com este comentário: Susi
    •  # 18

      Segunda feira às 9 já irei regularizar as coimas ,fazer a habilitação e tratar das finanças ,após ter a papelada irei me deslocar a um advogado .
      Como disse pretendo 30 mil euros a 35 mil euros e a bem assinarei a documentação ,agora com custos que serão altos e pelo valor patrimonial não irei aceitar .
      Para mais sabendo que alugavam a casa na época balnear a candonga e lucravam 900 euros durante 2 décadas .
      Já bloqueei o número da advogada que me estava a importunar .
    •  # 19

      Colocado por: Matosseijurobloqueei o número da advogada que me estava a importunar

      Eu não bloqueava, gravava era a conversa.
    •  # 20

      Colocado por: MatosseijuroTenho 2/24 do terreno da casa ,e tenho 12/24 da casa ao lado que pertence ao meu outro tio.


      12/24 é igual a 1/2!
     
    0.0248 seg. NEW