Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Meus caros,
    Pretendo realizar uma instalação VMC na minha cave com cerca de 180m2 e 2,30m de altura.
    O ar será insuflado na parte mais distante da cave, que também é a mais saturada e retirado no outro extremo.

A minha questão prende-se com a utilização de tubos retangulares com a dimensão de 160x60mm no traçado mais distante, com cerca de 20m. No final, deste tubo existirá outro em T com aprox. 6m, com as bocas de regulação da saída de ar.

Pareceu-me bem imaginar o tubo retangular no teto. Este tubo retangular é recomendado? Alguém já teve experiencia com este tubo? Parece-me que as ligações dos acessórios são muito frágeis e permite facilmente a fuga de ar. Embora não seja grave, fica sempre com marcações dessa saída.

Também poderá ser redondo, mas não encontro à venda tubo redondo, branco,150mm e respetivos acessórios para este fim.

A renovação do ar terá que ser aproximadamente 2 vezes o volume da cave por hora e segundo os meus cálculos de vasão, o diâmetro da conduta para o ar com velocidade máxima de 7m/s, deverá ser de 150mm de diâmetro.

Toda a instalação terá que ficar à vista.

Agradeço opiniões
    • SrR
    • 10 julho 2024

# 2

A Siber tem tubagem redonda e rectangular
  2.  # 3

Colocado por: [email protected]A renovação do ar terá que ser aproximadamente 2 vezes o volume da cave por hora
    assumindo que estamos somente a falar de renovação de ar a taxa de renovação recomendada é 0,5 0,6 renovações hora
  3.  # 4

existem diversos fabricantes com tubagens quadradas em PP e respectivos acessorios.
  4.  # 5

Colocado por: jorgealvesassumindo que estamos somente a falar de renovação de ar a taxa de renovação recomendada é 0,5 0,6 renovações hora

Obrigado Jorge,

Se é 0,5 vezes por hora, isso reduz substancialmente a secção da tubagem e do VMC duplo fluxo.

Vou verificar melhor essa marca.
  5.  # 6

Colocado por: [email protected]velocidade máxima de 7m/s,
    a velocidade máxima deverá ser 5m/s e mesmo assim tem uma brutal perda de carga gerando muito ruido

Sucintamente está a fazer mal os calculos
  6.  # 7

Que tal a experiência com essas condutas quadradas, em particular no que diz respeito ao ruído? Receio que estas condutas, que são basicamente condutas de PVC rígido, resultem em ruído considerável.

0.0104 seg. NEW