Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

O meu pai sempre trabalhou na base do trabalho feito - trabalho pago.
    Quando construir a minha casa, qualquer empreiteiro/construtor que trabalhe na base no trabalho pago - trabalho feito leva uma cruz.

Sempre se disse que quem paga adiantado e mal servido. Uma coisa e adiantar algum na adjudicacao. Dai para a frente tem de funcionar em EAC (Estimate at Completion) e ser faturado com base no que esta feito, nao no que esta para fazer.
  2.  # 22

Colocado por: dmanteigas Sempre se disse que quem paga adiantado e mal servido. Uma coisa e adiantar algum na adjudicacao. Dai para a frente tem de funcionar em EAC (Estimate at Completion) e ser faturado com base no que esta feito, nao no que esta para fazer.

O João Dias sorriu...

Quanto aos restantes, logo se vê se leva uma chapada de realidade.
    Depende das empresas que tenham interesse em fazer o trabalho.

No meu caso paguei 50% na encomenda de caixilharias, AC, o resto fui pagando à medida do que ia sendo feito, porque acordei com quem lá andou.

Mas cada caso é um caso.
    Concordam com este comentário: diasmaria
  3.  # 23

Varejote
    não misture especialidades/trabalhos de cariz diferente
    por exemplo de for a uma empresa de cozinhas ( fora do ambito de uma empreitada geral) claro que lhe vão pedir uma adjudicação muito mais elevada, assim como uma de caixilharia etc...
    Concordam com este comentário: sousa80, rcd2023, Joao Dias
  4.  # 24

Como já foi aqui dito... é tudo uma questão de equilíbrio e bom senso! Ambos os lados têm receio que o outro falhe e todos querem que a coisa corram bem para ambos.
    Concordam com este comentário: sousa80
  5.  # 25

Em grandes empreitadas é normal o adiantamento, a empresa construtora tem custos de mobilização e montagem de estaleiro, por exemplo, mas em contrapartida entrega uma garantia bancária de valor igual ao adiantamento recebido. Se houver "problemas" o dono de obra não fica sem o dinheiro.
  6.  # 26

Colocado por: marco1Varejote
    não misture especialidades/trabalhos de cariz diferente
    por exemplo de for a uma empresa de cozinhas (fora do ambito de uma empreitada geral) claro que lhe vão pedir uma adjudicação muito mais elevada, assim como uma de caixilharia etc...
    Concordam com este comentário:sousa80

👍
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  7.  # 27

O meu no orçamento que me forneceu também tinha 30% na adjudicação. Mas eu disse logo que não podia cumprir com aquilo.
    Deixei claro que não tenho qualquer intenção que ele anda com muito dinheiro à frente, mas também não estaria na disposição de adiantar grandes somas de dinheiro.
    Para já, adiantei o montante da terraplanagem, e mais uns 3000€. Quando a primeira máquina entrar para a dita terraplanagem, logo pagarei nesse dia ou no máximo no outro mais 10/15mil e depois vamos andando e vamos vendo.
    Nunca na vida adiantarei 30/40 mil de uma vez
  8.  # 28

Colocado por: JCoimbraO meu no orçamento que me forneceu também tinha 30% na adjudicação. Mas eu disse logo que não podia cumprir com aquilo.
    Deixei claro que não tenho qualquer intenção que ele anda com muito dinheiro dele a frente, mas eu também não estaria na disposição de adiantar grandes somas de dinheiro.
    Para já, adiantei o montante da terraplanagem, e mais uns 3000€. Quando a primeira máquina entrar para a dita terraplanagem, logo pagarei nesse dia ou no máximo no outro mais 10/15mil e depois vamos andando e vamos vendo.
    Nunca na vida adiantarei 30/40 mil de uma vez

Cada caso empresa, DO etc. é um caso, o empreiteiro aceitou, como podia não ter aceite.

Agora não é porque o seu e o meu aceitaram, que passa a ser regra.
  9.  # 29

Varejote, se o meu batesse o pé, não o podia contratar porque nem tinha o cacau dos 30%, e em segundo, mesmo que o tivesse disponível, nunca aceitaria! Cada caso, um caso.
    E no limite se aceitasse, tinha que no mínimo ter cláusulas de penalização por dia de atraso na conclusão da obra.
    Aos preços atuais, 30% de obra (se tiver incluído IVA) são facilmente 80k. Quem adianta 80k a alguém que ainda não pregou um prego na obra? Quem é louco, ou muito crente em minha opinião
  10.  # 30

Colocado por: JCoimbraVarejote, se o meu batesse o pé, não o podia contratar porque nem tinha o cacau dos 30%, e em segundo, mesmo que o tivesse disponível, nunca aceitaria! Cada caso, um caso.
    E no limite se aceitasse, tinha que no mínimo ter cláusulas de penalização por dia de atraso na conclusão da obra.
    Aos preços atuais, 30% de obra (se tiver incluído IVA) são facilmente 80k. Quem adianta 80k a alguém que ainda não pregou um prego na obra? Quem é louco, ou muito crente em minha opinião

Também nunca faria isso, atualmente andam quase todos por essa regra, os honestos e os trambiqueiros.
  11.  # 31

Fo*#@€di-me sempre que paguei adiantado.
  12.  # 32

Sempre defendi 10% no máximo, para trabalhos específicos e feitos á medida, Caixilharias carpintaria, pago de bom gosto o material feito á medida.
    Investigue a empresa, em último recurso um bom advogado mesmo.
    E nunca a fiscalização deve estar do mesmo lado, grande asneira só aí.
  13.  # 33

Já tenho a obra neste estado e só agora vou dar os primeiros 15% . Adiantado nunca.
    Concordam com este comentário: dmanteigas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kajuda
      IMG20240718185831_Easy-Resize.com.jpg
  14.  # 34

Colocado por: kapoingJá tenho a obra neste estado e só agora vou dar os primeiros 15% . Adiantado nunca.

Se você desistir da obra agora, por um azar qualquer, como fica o empreiteiro?
    Fica de maos a arder.
  15.  # 35

Colocado por: marizeVenham morar para Mangualde.

Dois empreiteiros, três canalizadores e um serviço de tractor, ninguém quis receverantes e para receber ainda temos de ir ter com eles e insistir para marcar um dia para nos encontrarmos

A maior vantagem de adjudicar com uma empresa "familiar", é que moram umas casas aqui ao lado, são quem faz os serviços e quando não podem, têm sempre um primo que faz.
    Concordam com este comentário:Dias12,PJ2022

Como eu o compreendo...
    O meu já recebeu um ultimato se atrasar mais de uma semana no envio da fatura para lhe efetuar o pagamento, que iria pegar nesse dinheiro e investir numa piscina :)
  16.  # 36

Se você desistir da obra agora, por um azar qualquer, como fica o empreiteiro?
    Fica de maos a arder.

Existe um contrato assinado em notário com as condições de pagamento e devidas indemnizações que protegem ambos em caso de alguma eventualidade.
  17.  # 37

Colocado por: kapoingJá tenho a obra neste estado e só agora vou dar os primeiros 15% . Adiantado nunca.

Em que zona do País?
  18.  # 38

Acabei de construir a minha casa em 2022 posso dizer que não tive que adiantar qualquer valor.
    Todos os meses, por volta do dia 28 reuniamos em obra e comparavamos o que esta feito com o orçamento e todos os meses as contas eram feitas sobre o que estava construido.

A obra atrassou 6 meses, entre a parte estrutural e acabamentos chegou a estar parada 7 meses devido a baixas por covid mas não me preocupei muito pois não havendo dinheiro adiantado é um sossego.
    Concordam com este comentário: rpmmsantos
  19.  # 39

Colocado por: BrunoMoreira_1993Acabei de construir a minha casa em 2022 posso dizer que não tive que adiantar qualquer valor.
    Todos os meses, por volta do dia 28 reuniamos em obra e comparavamos o que esta feito com o orçamento e todos os meses as contas eram feitas sobre o que estava construido.

A obra atrassou 6 meses, entre a parte estrutural e acabamentos chegou a estar parada 7 meses devido a baixas por covid mas não me preocupei muito pois não havendo dinheiro adiantado é um sossego.
    Concordam com este comentário:rpmmsantos

Pois, uma moradia em construção na minha zona, já é o 3 empreiteiro que fica entalado, de vez em quando aparecem lá um ou outro Zé da carrinha e a construção faz no próximo mês 5 anos.
  20.  # 40

Pois, por isso mesmo ir terminar trabalhos dos outros só pagando a peso de ouro e com uma grande adjudicação. Já fiquei a arder por 2 vezes e não haverá uma terceira
    Concordam com este comentário: Joao Dias, NGC

0.0231 seg. NEW